A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54823
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2318 vezes

Re: A-12

#13216 Mensagem por P44 » Seg Fev 20, 2017 4:02 pm

Bem, vcs nao sao caso único, consta que Portugal tem mais Almirantes que a USN




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: A-12

#13217 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Fev 20, 2017 8:32 pm

joao fernando escreveu:
J.Ricardo escreveu:Tomara que a MB acorde de seus sonhos lulísticos e comece a levar mais a sério a produção dos NP500 e NPO, esses sim estão fazendo muita falta. A Amazônia também esta precisando de mais atenção, a situação lá e "passa boi, passa boiada", lembrando que até madeira é contrabandeada usando os rios da Amazônia...
Vai abandonar os sonhos Lulisticos e ser uma marinha de pescaria de fim de semana.
Podemos seguir o meu plano original.

Subs Nucleares com mísseis de cruzeiro.

E quem sabe umas ogivas nucleares.

I can dream, you know...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: A-12

#13218 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Fev 20, 2017 8:34 pm

joao fernando escreveu:
J.Ricardo escreveu:Se abandonar os lulismania significar ser uma ótima guarda costeira, já vai fazer mais pelo Brasil do que faz hoje...
Todos estamos carecas de saber que a grana do SP vai acabar. Sem meios, sem verbas. Qual politico vc acha que fará algum a coisa? Não me venha com Bozonaro pq se ele fosse mesmo fodão pegava a familia e ia pro Espirito Santo ou subia algum morro carioca estilo Rambo pai e Rambo filho.
Bem, por essa lógica, vamos fechar o Fórum.

Se tendo um meio ineficaz que consome parte substancial da verba da marinha temos recursos ou então sem esse meio nauseabundo não temos verba, então não haverá solução...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: A-12

#13219 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Fev 20, 2017 8:43 pm

joao fernando escreveu:
Túlio escreveu:Sempre vou preferir o que só BOM ao que é só BONITO. 33 nós, POWS!!!
Acho muita velocidade, não precisamos de tanta velocidade.
MB.

Marinha

Barrichello

:lol: :lol: :lol:




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
wilsonjsjr
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Seg Out 31, 2005 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 5 vezes

Re: A-12

#13220 Mensagem por wilsonjsjr » Seg Fev 20, 2017 9:20 pm

Túlio escreveu:Estaremos vendo o surgimento da Mini-MB? Primeiro trocaram Fragatas de 6.000 tons por umas trapizongas com pouco mais de um terço do deslocamento (que fim levou aquela charla de "aço é barato e ar é grátis"?), agora falam em Mini-NAe. Seguindo essa linha, acabaremos tendo um Mini-CFN composto por ANÕES!!! [003] [003] [003] [003]

O futuro da MB

http://www.matrixgames.com/forums/upfil ... 866193.jpg




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36609
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: A-12

#13221 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 20, 2017 9:44 pm

J.Ricardo escreveu:É a criação de uma PMN (Polícia Militar Naval) poderia muito bem ocupar o lugar de uma guarda costeira, sem os salários de um PF, mas acho que isso também significaria a morte da MB aos poucos...
Já houveram propostas ao longo dos anos para que tanto prefeituras de municípios ao longo da costa pudessem ter um serviço naval especializado, assim como possibilitar à PF e às PM's também lançar mão deste mesmo expediente. O DPF hoje possui incumbências do ponto de vista legal sobre o exercício de polícia judiciária dentro das 12 milhas e ao longo da linha costeira. Mas nunca teve, ou tem, as mínimas condições para isso, e muito menos interesse, além, propriamente contar com toda a contrariedade,e uma certa concorrência da MB com as capitanias dos portos... :roll:

Ademais, a criação de uma guarda costeira a partir da infra-estrutura que a MB já possui no país faria com que ela, no mínimo, fosse reduzida a metade do que é hoje. Obviamente que isso levaria em conta muitos fatores diferentes, mas entende que o principal deles seria a separação dos orçamentos, e por consequência, do custeio e das prioridades e capacidades - e capacitações - de cada força.

E isso não significaria em hipótese nenhuma a morte da MB, pelo contrário, lhe permitiria sim investir naquilo que lhe é essencial, e primário em termos de missão, deixando à guarda costeira o peso de arcar com as onipresentes e insistentes petições do mundo político por "ajuda" em diversos questões e querelas que definitivamente jamais deveria ser objeto de uso de uma força armada.

Com menos gente e menos assuntos secundários para dar conta, sobre com certeza mais tempo e recursos para investir naquilo que é o básico: ser uma marinha de águas azuis. Com o tempo claro.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36609
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: A-12

#13222 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 20, 2017 10:15 pm

JL escreveu:Eu modestamente gostaria de que em um futuro a Marinha fosse completada com um esquadrão de Gripen navalizados com RBS 15 para uso em bases em terra, para que ela pudesse ter a sua aviação de ataque com pelo menos no alcance destes caças como fator dissuador. Mas isso é devaneio.
Peguei apenas esta parte do seu comentário JL porque me parece que o pessoal anda esquecendo uma coisa muito simples aqui nesta discissão toda. A aviação naval de asa fixa, para existir na MB não depende da obrigatoriedade da existência de um Nae.

Como coloquei no post anterior, o que se pode, e o que deveria ser feito, penso, é começar ou recomeçar pelo básico. investir na frota de helos, dividir o trabalho, e o peso dos custos, com uma guarda costeira, e investir na formação de uma aviação de patrulha e geral a partir de terra. Além disso, usar os A-4 até quando der, junto com os A-29, mantendo-se assim a existência ativa do VF-1 e dando-lhe condições de continuar formando novos caçadores navais e manter os que já estão lá, ao longo do tempo até que tenhamos uma solução para a questão do Nae.

E iria mais longe. Quem disse que precisamos navalizar, neste momento, o Gripen E/F para ele poder operar no VF-1? :|

Lembre que vamos desenvolver a versão F do cito caça. Nada mais natural que a AN participar de perto deste desenvolvimento e ir definindo junto com a FAB os seus requisitos. Queriam 48 para dois Nae's no PEAMB I.Beleza. Porque não podemos comprar 12 agora, e formar um esquadrão naval operando a partir de terra? Marinhas como a russa e chinesa para citar exemplos clássicos, fazem isso com seus caças e ninguém aqui, e nem em outro canto ao que eu saiba, jamais questionou a validade disso na aviação naval deles, e seus Su-30. Que nada mais é que um caça multifuncional. Ou seja, exatamente o que o Gripen F será. Se eles podem com Su-30, porque não nós com o Gripen F? Para se questionar mesmo.

No mais, a SAAB está as voltas com a concorrência indiana para 57 caças navais. Vai que acontece deles ganharem? :wink:

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
WSANTANA
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 12:04 pm
Localização: São Paulo
Agradeceram: 13 vezes

Re: A-12

#13223 Mensagem por WSANTANA » Ter Fev 21, 2017 8:52 am

Prezados,

Eu a priori não sou nem um pouco a favor de cortar mão de obra. De qualquer forma acho que nossas FFAA tem claros problemas de gestão e racionalidade. Forças mal distribuídas no território nacional, muita gente em áreas administrativas (lá em Brasília tem 03 prédios com os comandos de cada força singular e cada força ainda tem suas instalações de comando - so no DF o EB tem o espaço na esplanada e o Forte Apache). O papo pode ser redundante mas a forma que nossas FFAA têm sido administradas não condizem com nossa realidade. Muitas coisas podem ser feitas sem traumas. A tradição, entretanto, precisa ser subvertida. Além disso, projetos factíveis e sensatos precisam ganhar vez. Do fuzil ao PA, passando por mísseis e blindados, o que se vê é muita exortação patriótica e pouco ou nada de resultados práticos.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6181
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: A-12

#13224 Mensagem por Matheus » Ter Fev 21, 2017 8:54 am

FCarvalho escreveu:
JL escreveu:Eu modestamente gostaria de que em um futuro a Marinha fosse completada com um esquadrão de Gripen navalizados com RBS 15 para uso em bases em terra, para que ela pudesse ter a sua aviação de ataque com pelo menos no alcance destes caças como fator dissuador. Mas isso é devaneio.
Peguei apenas esta parte do seu comentário JL porque me parece que o pessoal anda esquecendo uma coisa muito simples aqui nesta discissão toda. A aviação naval de asa fixa, para existir na MB não depende da obrigatoriedade da existência de um Nae.

Como coloquei no post anterior, o que se pode, e o que deveria ser feito, penso, é começar ou recomeçar pelo básico. investir na frota de helos, dividir o trabalho, e o peso dos custos, com uma guarda costeira, e investir na formação de uma aviação de patrulha e geral a partir de terra. Além disso, usar os A-4 até quando der, junto com os A-29, mantendo-se assim a existência ativa do VF-1 e dando-lhe condições de continuar formando novos caçadores navais e manter os que já estão lá, ao longo do tempo até que tenhamos uma solução para a questão do Nae.

E iria mais longe. Quem disse que precisamos navalizar, neste momento, o Gripen E/F para ele poder operar no VF-1? :|

Lembre que vamos desenvolver a versão F do cito caça. Nada mais natural que a AN participar de perto deste desenvolvimento e ir definindo junto com a FAB os seus requisitos. Queriam 48 para dois Nae's no PEAMB I.Beleza. Porque não podemos comprar 12 agora, e formar um esquadrão naval operando a partir de terra? Marinhas como a russa e chinesa para citar exemplos clássicos, fazem isso com seus caças e ninguém aqui, e nem em outro canto ao que eu saiba, jamais questionou a validade disso na aviação naval deles, e seus Su-30. Que nada mais é que um caça multifuncional. Ou seja, exatamente o que o Gripen F será. Se eles podem com Su-30, porque não nós com o Gripen F? Para se questionar mesmo.

No mais, a SAAB está as voltas com a concorrência indiana para 57 caças navais. Vai que acontece deles ganharem? :wink:

abs.
Também acho que essa é a saída. Só não vejo lógica no A-29. Faz a formação básica pela FAB e vai pros Gripen F. Cria uma guarda costeira com recursos próprios para não tirar orçamento da MB. Esqueça, por enquanto, Nae, até ter aquisições de escoltas decentes.




JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: A-12

#13225 Mensagem por JL » Ter Fev 21, 2017 10:59 am

FCarvalho escreveu:
JL escreveu:Eu modestamente gostaria de que em um futuro a Marinha fosse completada com um esquadrão de Gripen navalizados com RBS 15 para uso em bases em terra, para que ela pudesse ter a sua aviação de ataque com pelo menos no alcance destes caças como fator dissuador. Mas isso é devaneio.
Peguei apenas esta parte do seu comentário JL porque me parece que o pessoal anda esquecendo uma coisa muito simples aqui nesta discissão toda. A aviação naval de asa fixa, para existir na MB não depende da obrigatoriedade da existência de um Nae.

Como coloquei no post anterior, o que se pode, e o que deveria ser feito, penso, é começar ou recomeçar pelo básico. investir na frota de helos, dividir o trabalho, e o peso dos custos, com uma guarda costeira, e investir na formação de uma aviação de patrulha e geral a partir de terra. Além disso, usar os A-4 até quando der, junto com os A-29, mantendo-se assim a existência ativa do VF-1 e dando-lhe condições de continuar formando novos caçadores navais e manter os que já estão lá, ao longo do tempo até que tenhamos uma solução para a questão do Nae.

E iria mais longe. Quem disse que precisamos navalizar, neste momento, o Gripen E/F para ele poder operar no VF-1? :|

Lembre que vamos desenvolver a versão F do cito caça. Nada mais natural que a AN participar de perto deste desenvolvimento e ir definindo junto com a FAB os seus requisitos. Queriam 48 para dois Nae's no PEAMB I.Beleza. Porque não podemos comprar 12 agora, e formar um esquadrão naval operando a partir de terra? Marinhas como a russa e chinesa para citar exemplos clássicos, fazem isso com seus caças e ninguém aqui, e nem em outro canto ao que eu saiba, jamais questionou a validade disso na aviação naval deles, e seus Su-30. Que nada mais é que um caça multifuncional. Ou seja, exatamente o que o Gripen F será. Se eles podem com Su-30, porque não nós com o Gripen F? Para se questionar mesmo.

No mais, a SAAB está as voltas com a concorrência indiana para 57 caças navais. Vai que acontece deles ganharem? :wink:

abs.
Deixo esclarecer um detalhe quando digo "navalizar" um Gripen não quero dizer adapta-lo para operar em Nae, mas sim adaptar para operar longas distâncias sobre o mar, em termos de comunicações, transponders de emergência e balsa inflável que funcionem caso o avião caia no mar, tratamento anti corrosão, limpeza de acumulo de sal no para-brisas. aviônicos de navegação para o oceano, radio altímetro para voar rente ao mar. etc. Coisinhas necessárias para voar sobre o mar rasante.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 697 vezes

Re: A-12

#13226 Mensagem por EduClau » Ter Fev 21, 2017 1:59 pm

Acompanhando a discussão me surgiu uma pergunta meio ingênua.
Já que a força está nessa situação, não seria melhor ficar pensando em navios já que é a marinha ?

SDS.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60739
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6396 vezes
Contato:

Re: A-12

#13227 Mensagem por Túlio » Ter Fev 21, 2017 2:52 pm

EduClau escreveu:Acompanhando a discussão me surgiu uma pergunta meio ingênua.
Já que a força está nessa situação, não seria melhor ficar pensando em navios já que é a marinha ?

SDS.
FATO! Uma Marinha que está à beira de um "apagão de Escoltas" vai ficar esquentando a cabeça com avião, ainda mais com Gripen Naval, Super Tucano naval & quetales? A meu ver a ingenuidade não é bem de tua parte não... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54823
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2318 vezes

Re: A-12

#13228 Mensagem por P44 » Ter Fev 21, 2017 4:15 pm

As casas nao se costumam começar a construir pelo telhado...




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 697 vezes

Re: A-12

#13229 Mensagem por EduClau » Ter Fev 21, 2017 6:19 pm

Sonhos úmidos de grande país quando não passamos de um país grande.

É que eu também queria ver umas 3 dúzias de Su-30 com Brahmos, ou outro vetor moderno nas cores da MB, nem precisa ser embarcado, distribuidos numas duas bases no litoral já seria suficiente...

Mas... antes eu queria ver uma esquadra crível, também nem precisava ser muito, tipo aquelas duas esquadras e dezenas de navios sonhados para daqui a não sei quantas décadas quando provavelmente nem vou estar vivo pra ver.

Por enquanto podiam ser só as Tamandaré planejadas, os Scorpenne, o Bahia e mais alguns patrulhas e, claro, fragatas modernas de defesa de área. Seria menos do queremos, mas mais do que merecemos.

sds.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36609
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3160 vezes

Re: A-12

#13230 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 21, 2017 9:38 pm

Matheus escreveu:
FCarvalho escreveu: Peguei apenas esta parte do seu comentário JL porque me parece que o pessoal anda esquecendo uma coisa muito simples aqui nesta discissão toda. A aviação naval de asa fixa, para existir na MB não depende da obrigatoriedade da existência de um Nae...
Também acho que essa é a saída. Só não vejo lógica no A-29. Faz a formação básica pela FAB e vai pros Gripen F. Cria uma guarda costeira com recursos próprios para não tirar orçamento da MB. Esqueça, por enquanto, Nae, até ter aquisições de escoltas decentes.
O papel do A-29 iria muito além de um mero treinador. Isso a MB já faz de fato com a FAB, na formação inicial dos seus pilotos. Ele na verdade faria o trabalho de não deixar o esquadrão morrer em termos operacionais, posto que os A-4 terão sua vida, e talvez sua modernização, encurtados aquém do necessário. Vai ficar difícil manter o VF-1 em dia com uma aeronave dos anos 50's sem maiores melhorias que permitam alguma modernidade, além da questão da segurança de voo.
Quanto a um novo Nae, isso é algo apenas para 2030 em diante.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder