substituir o FAp por minimi e FAl por MD97

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
nay
Júnior
Júnior
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 1:06 pm

substituir o FAp por minimi e FAl por MD97

#1 Mensagem por nay » Ter Ago 02, 2005 4:27 pm

Tranks pessoal!!!!
Em primeiro lugar gostaria de propor um debate sobre a compra de metralhadoras leve 5,56mm como mnimi para substituir o Fap nas grandes unidades e depois para o restante das OM ja que se encontra a ordem p compra de MD97 e grande quantidade. alem do que ja foraum feitas ja que me leva a crer q seja a melhor opcao no momento.
E se teria informacao sobre o alac para compras grandes ja q um oficial
me falou que custa 1/3 do AT4

Não seria a melhor dupla?
ate ja vlw!!!!!!!!!!!!!!!!!




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#2 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 02, 2005 9:26 pm

Mas é isso que vai acontecer no EB, o MD97 pra tropa e o Minimi seriam interessante para padronização, já que é a arma padrão dos FN.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

#3 Mensagem por Don Pascual » Ter Ago 02, 2005 11:57 pm

Seria uma boa idéia, e um grande avanço pra o Brasil, se dotase-mos o EB com essas armas. O unico problema que vejo, é que o md-97 é uma arma de 2a geração, sendo que ja estão sendo desenvolvidas armas de 5a geração. Estaremos substituindo uma arma obsoleta (sim, o FAL pode ser bom, mas é fato consumado que ele esta obsoleto), por uma arma que muito em breve já estara (ou JÁ esta, se comparar-mos com certos setores do mundo militar) obsoleta.




Avatar do usuário
thicogo
Sênior
Sênior
Mensagens: 808
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 2:32 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Agradeceram: 17 vezes

#4 Mensagem por thicogo » Qua Ago 03, 2005 12:39 am

Pessoal, o m16-a2 é de qual geração?VALEU 8-]




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#5 Mensagem por ZeRo4 » Qua Ago 03, 2005 12:58 am

O MD-97, assim como o MAA-1 já nasceram obsoletos! Problema de BraZil mesmo... não ficaria surpreso se tentassem uma versão "pesada" do MD-97 nos mesmos moldes de armas como FAP e RPK.

Teria sido de mais proveito ter tentado a fabricação local sob-licença (do mesmo modo em que o FAL é produzido...) de armas mais novas e com mecanismos inovadores como G-36, Tavor, An-94, FAMAS e etc.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
nay
Júnior
Júnior
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 1:06 pm

#6 Mensagem por nay » Qua Ago 03, 2005 1:02 am

Don Pascual e fato que o imbel MD97 nao e o ideal mas se o exercito comprar mesmo essa dupla MD97 , minimi e pq nao ja q se tem uma boa quantidade de AT4 na FAs a fabricacao do alac não seria os USA mas daria conta detodos os paises da SA com sobra; e ai outros paises de 3 mundo e ate 2 como se fala dos ex_sovieticos

Se compararmos com a argentina ta ganho, ja que a nova arma anti-carro e uma copia muito mal feita do LAW. Que dizer ter uma grande quantidade deste tres acho q seria um grande salto. pelo q ja falei um oficial do EB d comando vizinho pratcamente delatou q estas sao por falta de verba a prioridade para a infantaria num curto tempo (5 a 10) para estar nas tropas!!!!

Isso sem falar mesmo sendo um outro equipamento o NVG esta mesmo sendo fabricado no brasil pelo AGRJ com as primeiras unidades ja sendo qualificadas e testadas pelas Brigadas de selva e Fars. em visita pelo menos a possibilidade d 2500 ja pa esse ano.

Resumindo MD97 mnimi Alac e NVG ate mesmo os USA teriaum serios problemas para eles. O resto dos equipamentos de todas as armas em primeiro lugar RCC e dada com certa a compra de leopard 2A4 e modernizacao dos A1 e M60 TTS. mais um progresso relativo pa nos!

Faltaria a artilharia anti-aerea sendo que quem teve a oportunidade de ir ao Laad 05 viu que esta em andamento uma compra nao sei o modelo mas, e tida como certa q seria de medio

Entao para terminar falta muita coisa mas e um bom progresso ou Vc acham q alemanha italia frança e outors paises com verbas muito maiores q as nossas nao tem sucata !!! se acham vao ter q entrar na EG
nao lembro a sigla.

Nao temos patriotas temos brasileiros q so falam de futibol q e uma pena ja q UM PAIS NAO E MAIOR QUE SUA POPULACAO!!!! E SUAS FAS MENOS AINDA !!!!! PARA UM BRASIL DE FUTURO O MAIS IMPORTANTE SERIA TODOS ....... E NASCER DE NOVO!!!!!!!!! UMA PENA JA Q TEMOS O MELHOR PAIS DO MUNDO SO FALTA O POVO PARA DE RECLAMAR E PARTIR PARA O DESENVOLVIMENTO!!!!!!! E UM PASSO EM ACABAR COM ESSE SALARIO DE 25MIL QUE GANHA POLITICO OU JUIZ NAO IMPORTA
FALAM Q NAUM TEM VERBA (DINHEIRO) P DAR O MINIMO DE DIGNIDADE PARA O POVO E SEUS MILITARES Q E A MAIOR DAS COISAS Q ME ACABA PÓDERIA DESDE Q NASCI MORAR FORA DO PAIS MEU PAI (ROMA) FAMILIARES USA GERMANY.... AINDA NAO FUI MAS COM ESSES POLITICOS VOU TER QUE SAIR PARA NAO USAR O Q SEI E FAZER BESTEIRAS

MAIS UMA VZ VLW!!!!!!!!!! SE SOMOS BRASILEIROS SAO INVENCIVEIS NAO CORREREMOS DA LUTA PELOMENOS EU!!!!!!!!!!!!!!
VLW !!!!!!!!!!!!! SEMPRE PELA PATRIA BRASIL!!!!!!!!!!! TUDO PELA FAMILIA !!!!!!!




nay
Júnior
Júnior
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 1:06 pm

#7 Mensagem por nay » Qua Ago 03, 2005 1:03 am

Don Pascual e fato que o imbel MD97 nao e o ideal mas se o exercito comprar mesmo essa dupla MD97 , minimi e pq nao ja q se tem uma boa quantidade de AT4 na FAs a fabricacao do alac não seria os USA mas daria conta detodos os paises da SA com sobra; e ai outros paises de 3 mundo e ate 2 como se fala dos ex_sovieticos

Se compararmos com a argentina ta ganho, ja que a nova arma anti-carro e uma copia muito mal feita do LAW. Que dizer ter uma grande quantidade deste tres acho q seria um grande salto. pelo q ja falei um oficial do EB d comando vizinho pratcamente delatou q estas sao por falta de verba a prioridade para a infantaria num curto tempo (5 a 10) para estar nas tropas!!!!

Isso sem falar mesmo sendo um outro equipamento o NVG esta mesmo sendo fabricado no brasil pelo AGRJ com as primeiras unidades ja sendo qualificadas e testadas pelas Brigadas de selva e Fars. em visita pelo menos a possibilidade d 2500 ja pa esse ano.

Resumindo MD97 mnimi Alac e NVG ate mesmo os USA teriaum serios problemas para eles. O resto dos equipamentos de todas as armas em primeiro lugar RCC e dada com certa a compra de leopard 2A4 e modernizacao dos A1 e M60 TTS. mais um progresso relativo pa nos!

Faltaria a artilharia anti-aerea sendo que quem teve a oportunidade de ir ao Laad 05 viu que esta em andamento uma compra nao sei o modelo mas, e tida como certa q seria de medio

Entao para terminar falta muita coisa mas e um bom progresso ou Vc acham q alemanha italia frança e outors paises com verbas muito maiores q as nossas nao tem sucata !!! se acham vao ter q entrar na EG
nao lembro a sigla.

Nao temos patriotas temos brasileiros q so falam de futibol q e uma pena ja q UM PAIS NAO E MAIOR QUE SUA POPULACAO!!!! E SUAS FAS MENOS AINDA !!!!! PARA UM BRASIL DE FUTURO O MAIS IMPORTANTE SERIA TODOS ....... E NASCER DE NOVO!!!!!!!!! UMA PENA JA Q TEMOS O MELHOR PAIS DO MUNDO SO FALTA O POVO PARA DE RECLAMAR E PARTIR PARA O DESENVOLVIMENTO!!!!!!! E UM PASSO EM ACABAR COM ESSE SALARIO DE 25MIL QUE GANHA POLITICO OU JUIZ NAO IMPORTA
FALAM Q NAUM TEM VERBA (DINHEIRO) P DAR O MINIMO DE DIGNIDADE PARA O POVO E SEUS MILITARES Q E A MAIOR DAS COISAS Q ME ACABA PÓDERIA DESDE Q NASCI MORAR FORA DO PAIS MEU PAI (ROMA) FAMILIARES USA GERMANY.... AINDA NAO FUI MAS COM ESSES POLITICOS VOU TER QUE SAIR PARA NAO USAR O Q SEI E FAZER BESTEIRAS

MAIS UMA VZ VLW!!!!!!!!!! SE SOMOS BRASILEIROS SAO INVENCIVEIS NAO CORREREMOS DA LUTA PELOMENOS EU!!!!!!!!!!!!!!
VLW !!!!!!!!!!!!! SEMPRE PELA PATRIA BRASIL!!!!!!!!!!! TUDO PELA FAMILIA !!!!!!!




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#8 Mensagem por ZeRo4 » Qua Ago 03, 2005 1:12 am

thicogo escreveu:Pessoal, o m16-a2 é de qual geração?VALEU 8-]


1o Geração - M-14, FN FAL, H&K G-3 e AK-47
2o Geração - M-16A1/A2 e AKM
2o/3o Geração - AR-18, FN FNC, H&K G-33 e AK-74
3o Geração - AUG, FAMAS, L-85 (SA80)
4o Geração - M-16A3/A4, M4 SOPMOD, Tavor, G-36 (XM-8), FN F2000
5o Geração - Tecnicamente ainda não existem armas de 5o Geração! elas mesclariam todas as capacidades das armas de até 4o Geração e incorporariam outras tecnologias e armamentos como lançador de granadas conjugado, mira computadorizada, capacidade IFF e visada indireta.

espero ter ajudado :)




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

#9 Mensagem por juarez castro » Qua Ago 03, 2005 10:00 am

nay escreveu:Don Pascual e fato que o imbel MD97 nao e o ideal mas se o exercito comprar mesmo essa dupla MD97 , minimi e pq nao ja q se tem uma boa quantidade de AT4 na FAs a fabricacao do alac não seria os USA mas daria conta detodos os paises da SA com sobra; e ai outros paises de 3 mundo e ate 2 como se fala dos ex_sovieticos

Se compararmos com a argentina ta ganho, ja que a nova arma anti-carro e uma copia muito mal feita do LAW. Que dizer ter uma grande quantidade deste tres acho q seria um grande salto. pelo q ja falei um oficial do EB d comando vizinho pratcamente delatou q estas sao por falta de verba a prioridade para a infantaria num curto tempo (5 a 10) para estar nas tropas!!!!

Isso sem falar mesmo sendo um outro equipamento o NVG esta mesmo sendo fabricado no brasil pelo AGRJ com as primeiras unidades ja sendo qualificadas e testadas pelas Brigadas de selva e Fars. em visita pelo menos a possibilidade d 2500 ja pa esse ano.

Resumindo MD97 mnimi Alac e NVG ate mesmo os USA teriaum serios problemas para eles. O resto dos equipamentos de todas as armas em primeiro lugar RCC e dada com certa a compra de leopard 2A4 e modernizacao dos A1 e M60 TTS. mais um progresso relativo pa nos!

Faltaria a artilharia anti-aerea sendo que quem teve a oportunidade de ir ao Laad 05 viu que esta em andamento uma compra nao sei o modelo mas, e tida como certa q seria de medio

Entao para terminar falta muita coisa mas e um bom progresso ou Vc acham q alemanha italia frança e outors paises com verbas muito maiores q as nossas nao tem sucata !!! se acham vao ter q entrar na EG
nao lembro a sigla.

Nao temos patriotas temos brasileiros q so falam de futibol q e uma pena ja q UM PAIS NAO E MAIOR QUE SUA POPULACAO!!!! E SUAS FAS MENOS AINDA !!!!! PARA UM BRASIL DE FUTURO O MAIS IMPORTANTE SERIA TODOS ....... E NASCER DE NOVO!!!!!!!!! UMA PENA JA Q TEMOS O MELHOR PAIS DO MUNDO SO FALTA O POVO PARA DE RECLAMAR E PARTIR PARA O DESENVOLVIMENTO!!!!!!! E UM PASSO EM ACABAR COM ESSE SALARIO DE 25MIL QUE GANHA POLITICO OU JUIZ NAO IMPORTA
FALAM Q NAUM TEM VERBA (DINHEIRO) P DAR O MINIMO DE DIGNIDADE PARA O POVO E SEUS MILITARES Q E A MAIOR DAS COISAS Q ME ACABA PÓDERIA DESDE Q NASCI MORAR FORA DO PAIS MEU PAI (ROMA) FAMILIARES USA GERMANY.... AINDA NAO FUI MAS COM ESSES POLITICOS VOU TER QUE SAIR PARA NAO USAR O Q SEI E FAZER BESTEIRAS

MAIS UMA VZ VLW!!!!!!!!!! SE SOMOS BRASILEIROS SAO INVENCIVEIS



NAO CORREREMOS DA LUTA PELOMENOS EU!!!!!!!!!!!!!!

Bomdia caro Nay, de onde surgiu esta informação sobre aquisição de Leopard 2A4 e missil AA medio alcance pelo EB?
VLW !!!!!!!!!!!!! SEMPRE PELA PATRIA BRASIL!!!!!!!!!!! TUDO PELA FAMILIA !!!!!!!




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#10 Mensagem por Guilherme » Qua Ago 03, 2005 10:03 am

M16 A3/A4 e M4 para substituir o FAL.
Minimi para substituir o FAP.




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: substituir o FAp por minimi e FAl por MD97

#11 Mensagem por Lauro Melo » Qua Ago 03, 2005 10:08 am

nay escreveu:Tranks pessoal!!!!
Em primeiro lugar gostaria de propor um debate sobre a compra de metralhadoras leve 5,56mm como mnimi para substituir o Fap nas grandes unidades e depois para o restante das OM ja que se encontra a ordem p compra de MD97 e grande quantidade. alem do que ja foraum feitas ja que me leva a crer q seja a melhor opcao no momento.
E se teria informacao sobre o alac para compras grandes ja q um oficial me falou que custa 1/3 do AT4
Não seria a melhor dupla?
ate ja vlw!!!!!!!!!!!!!!!!!


Caro Nay,

Sobre o Alac veja que em 2003 na LAAD ele ja estava pronto :

ALAC (Arma Leve Anticarro)

No stand do Exército, por exemplo, encontravam-se expostos o ALAC (Arma Leve Anticarro), o Morteiro Pesado 120mm R2 Raiado, e o conjunto telefônico EB11 – CJ/39/ERC.
O ALAC é um lança-rojão de 84mm, descartável após um só disparo, com alcance útil de 300m, máximo de 500m, peso de 7,2kg e munição do tipo HEAT. O Mrt P 120 M2 R pode ser tracionado por viaturas de 3/4t, transportado por aviões/helicópteros e lançado com pára-quedas. O peso total das três partes (tubo-canhão, reparo e placa-base) é 717 kg, e pode ser utilizada qualquer munição de 120mm de padronização internacional, para morteiros de alma lisa ou raiada. O alcance máximo com granada convencional de alto explosivo (Gr 120 AE Cnvl) é de 6.650m, subindo para 12.600m quando se emprega granada AE pré-raiada com propulsão adicional (Gr 120 AE PRPA). O conjunto telefônico EB 11-CJ 39/ERC destina-se aos sistemas de comunicação de viaturas blindadas e pesa 1,9kg (incluindo o casco).

Imagem

2003
Acima O protótipo do lança-rojão ALAC,
de 84mm, foi exposto no stand do Exército; o alcance útil é de 300m. Na foto, a extremidade posterior está à esquerda

(Foto: Segurança & Defesa).




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Carlos Mathias

#12 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 03, 2005 11:49 am

Daqui a pouco entraremos na discução de qual é melhor deles para o lugar do venerável FAL. Sobre o M-16, já devem saber minha posição contrária devido a fragilidade e suscetibilidade à falhas. Há pouco tempo li um artigo sobre fuzis e falava que o entre falhas dos M-16 era de 15000 e o daq nova família russa de fuziz era de 45000 e estava sendo melhorada e dos citados o M-16 era o pior neste quesito. Considero uma boa arma para países que tenham tropa bem adestrada e dinheiro para manutenção das partes desgastadas, porém sabidamente este não é o caso das nossas FA's. Posto isso, acho que deveríamos partir até mesmo para a fabricação sob licença de uma arma principalmente robusta e o calibre acho que se pode esperar um pouco mais, já que o 5,56 está em cheque entre os países que o adotaram seja por qual motivo o fizeram. A família Galil por exemplo, é robusta, utiliza mecanismo de funcionamento simples e comprovadamente eficiente, porém existem outras. Não me chama atenção estas armas cheia de coisas penduradas porque nosso EB não terá dinheiro para pendurar estas coisas, quando muito comprar fuzis novos e algumas peças mais modrnosas para os FE da vida, porém em números pequenos. Enfim, é uma longa discução...




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9351
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 512 vezes

#13 Mensagem por Brasileiro » Qua Ago 03, 2005 12:48 pm

De acordo com o excelente artigo sobre o MD-97 do site sistemas de armas, o MD-97 está melhor que o M-16 (não sei qual versão), ou seja, entre terceira e quarta geração.


"... Com relação a um M-16 A3/A4 ou a um M-4, considero o MD97 superior, devido ao fato de todos usarem os mesmos materiais e princípios construtivos, terem aproximadamente o mesmo peso e os mesmos recursos, o que faz sobressair a vantagem do nosso fuzil, que possui um mais confiável sistema de funcionamento, o qual não lança gases e detritos no interior da caixa de culatra..."


abraços




nay
Júnior
Júnior
Mensagens: 34
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 1:06 pm

#14 Mensagem por nay » Qua Ago 03, 2005 1:35 pm

Tranks !!!

A informacao da compra do leopard 2A4 tive numa visita com um familiar para o comando do exercito e no centro de trienamento de blindados ja q este esteve na alemanha com uma equipe para avaliar. Com tambem teve noticia de israel terio oferecido o MK3 deles!!!!!!!!!!!

Sobre o missil de medio alcance uma equipe russa esta no momento falando com a MB para o submarino SMB e EB para implantar q eu saiba primeiro em goiania!!!!

E ofericido o S300 acho q e esse modelo!!!
espero q possa ter ajudado juarez e a todos!!!




Carlos Mathias

#15 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Ago 03, 2005 1:55 pm

Puta!!! Tomara que seja verdade, o S-300 seria excelente para a AAE.




Responder