P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3046 Mensagem por Penguin » Qua Fev 01, 2017 1:55 pm

FCarvalho escreveu:Os P-3AM não vão durar para sempre. Apesar da troca das asas que será feita no check D de cada aeronave, salvo engano. Neste sentido, colocar uma aeronave de patrulha marítima em operação é algo bastante trabalhoso e gasta-se muito tempo nisso até que ela atinja o seu FOC. No caso dos P-3 da FAB, a vida útil estimada deles anda na casa dos 10/15 anos, com a troca das asas. Como estamos no Brasil, estes números podem se tornar bem mais longevos.

Considerando, hipoteticamente, que eles durem até por volta de 2030, o que estamos fazendo hoje de prático para definir o seu futuro substituto? Com quem vai ficar afinal a patrulha marítima? FAB ou MB? Quais as alternativas temos em relação a escolha deste tipo de aeronave? Ela poderia ser nacional ou necessariamente será importada?
A substituição dos P-3AM será via compra de oportunidade ou fruto de planejamento de longo prazo? Se optarmos por um modelo nacional, qual demanda justificaria esse investimento, já que tais aeronaves são muito mais caras de se obter e operar? Os armamentos e sistemas embarcados do próximo substituto serão nacionais ou importados?

São tantas perguntas que acho que seria interessante tentar vislumbrar qual a melhor saída para FAB e MB em relação a esta questão. Fato é que a FAB não deseja mais permanecer com a aviação de patrulha, enquanto a MB não teria as verbas necessárias, e nem a infra-estrutura humana e material, para operá-los sem considerarmos o longo prazo.

Assim, presumo que se não começarmos a pensar desde agora com quem vai ficar essa batata, é bem capaz de, mais uma vez, ficarmos na mesma situação dos Neptune, que, sem ter um substituto a altura, acabou sedendo o seu lugar aos Bandeirulhas muitos anos depois da sua aposentadoria, com consequências bem sérias em relação a nossa capacidade de ASW e ASupW.

Mas me parece que por aqui, nem MB e menos ainda a FAB estão preocupados com isso.

abs.
Enquanto isso no Chile...
Chilean P-3 Overhaul Begins Execution Phase
http://www.defense-aerospace.com/articl ... grade.html

Imagem
The Chilean navy’s Lockheed P-3 Orions are 52 years old on average, and have been in Chilean service for 23 years. This major refurbishment and upgrade is intended to keep them in service until 2037. (Chile navy photo)

CONCON, Chile --- The first Chilean P-3 Orion has left Concon Air Base on its way to Canada for a major overhaul under the Albatros IV project. The aircraft will travel to Halifax, Canada, where IMP Aerospace will conduct the upgrade under a contract signed in October 2016.

Under Albatros IV, IMP will upgrade the wings and stabilizers, the engines, and the avionics on two Chilean Navy P-3s. The current Allison T56-A10 engines will be replaced with T56-A14 engines. Rockwell Collins' Flight2 integrated avionics suite of communications, navigation and surveillance equipment integrates new-generation avionics with legacy sensors, radios, autopilot and aircraft systems will also be included.

Chile's P-3 fleet have an average of 52 years of service in total, and 23 years for Chile. During their time in Chilean service, the aircraft have each exceeded 19,000 hours of flight, the maximum recommended by manufacturer Lockheed Martin.

While at one point, Chile planned to replace the P-3s with C-295 MPA's, the longer range and capability of the P-3s was seen as necessary to the Navy. Therefore, Santiago decided to keep the aircraft and upgrade them to extend their useful lives. The life extension will allow Chile to keep the P-3s operational until 2037.

-ends-
Pitaco:
Veremos os P-3AM ainda por muito, mas muito tempo operando no Atlântico Sul.
A Patrulha Marítima está estruturada e tem tempo para planejar o seu futuro.
Pelos menos os vetores (P-3AM e P-95M) foram modernizados recentemente.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37908
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5723 vezes
Agradeceram: 3261 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3047 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 01, 2017 3:17 pm

Do lado da FAB, os nossos P-3AM sofreram já um refit quanto ao seu conteúdo de sistemas de voo e ASW/ASupW, restando ainda que sejam aplicadas a substituição das asas, o que deve ser feito nos chekc D de cada aeronave.

Quando isso for feito, saberemos exatamente quanto tempo ainda eles aguentam. No que depender da FAB eles ainda vão voar por aí uns 10/15 anos, pelo menos.

O problema é o que vem depois. Ninguém está pensando nisso. Nem MB e menos ainda a FAB.

Será que vamos repetir a história novamente?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3048 Mensagem por Túlio » Qua Fev 01, 2017 3:22 pm

Interessante: no Chile os Orion ficam com a MARINHA!

É nóis de novo, somos o Joãozinho do passo certo...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37908
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5723 vezes
Agradeceram: 3261 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3049 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 01, 2017 3:31 pm

Túlio, a patrulha marítima irá para a MB, mas não agora. Isso ainda leva um tempo.
Como o planejamento feito encima da primeira versão do PAEMB foi por água abaixo, é bem provável que o substituto do P-3AM já seja utilizado pela MB mas como parte do componente da estruturação do SIGAAZ. Isto está previsto naquele projeto.
Por hora a MB terá de se contentar em dar uma solução para o A-12 e o VF-1, além dos C-2A. Somente após isso ela terá condições de dar atenção a patrulha marítima.
Eu tendo a crer que a aquisição de um novo vetor só conseguirá tornar-se real a partir da sua inserção dentro de um projeto macro, tal como o SIGAAZ. Fora disso, vai ser muito difícil convencer alguém em Brasília a comprar aviões que ninguém consegue entender o porque tê-los.
É nessa brecha de oportunidade que os novos patrulheiros serão incorporados na MB. E o almirantado sabe bem disso. Só falta combinar com a FAB.
Só espero que não demorem para fazer isso, ou esperar o último P-3 cair ou ser colocado fora de serviço.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3050 Mensagem por Túlio » Qua Fev 01, 2017 3:34 pm

Soluções:

A-12 - Ferro-velho.

A-4 - Argentina. Se não quiser, ferro-velho.

C-2 - Devolve. Alternativamente, ferro-velho.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3051 Mensagem por Penguin » Qua Fev 01, 2017 3:38 pm

Túlio escreveu:Interessante: no Chile os Orion ficam com a MARINHA!

É nóis de novo, somos o Joãozinho do passo certo...
Em diversos países as aeronaves de patrulha marítima são operadas pelas respectivas forças aéreas: Austrália, Canadá, Reino Unido, Africa do Sul, Grécia, Nova Zelândia, Noruega, Paquistão, Portugal, Espanha, Taiwan etc.

Pessoalmente sou da opinião que essa função deveria ser da Marinha, mas tb acho que isso não representa problema algum. Basta haver coordenação entre as forças.

Hoje a FAB opera os principais vetores antitanque e de apoio aéreo aproximado (CAS) do país (Mi-35, A-29 e A-1). Essas funções requerem boa coordenação como EB para sua efetividade.

Resumindo, o mais importante é coordenação.




Editado pela última vez por Penguin em Qua Fev 01, 2017 3:40 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3183
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3052 Mensagem por FABIO » Qua Fev 01, 2017 3:39 pm

Uma pergunta a FAB ja comprou novas asas para seus P-3AM?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3053 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 01, 2017 4:39 pm

Túlio escreveu:Interessante: no Chile os Orion ficam com a MARINHA!

É nóis de novo, somos o Joãozinho do passo certo...
Não se esqueça do nosso vizinho hermano.

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61474
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3054 Mensagem por Túlio » Qua Fev 01, 2017 4:58 pm

Porque é o mais lógico: quando mal se consegue integrar parte de uma Força (quanto mais TODAS ELAS), o melhor é concentrar os meios de acordo com a função.

No dia em que estivermos totalmente integrados na OTAN ou nos portarmos como uma Austrália, até acredito em FAB fazendo MP, mas até lá...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3055 Mensagem por Carlos Lima » Qua Fev 01, 2017 5:34 pm

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:Interessante: no Chile os Orion ficam com a MARINHA!

É nóis de novo, somos o Joãozinho do passo certo...
Não se esqueça do nosso vizinho hermano.

Imagem
Curiosidade:

Os Orion Argentinos podem disparar o Exocet.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37908
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5723 vezes
Agradeceram: 3261 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3056 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 02, 2017 11:45 am

Andaram testando a integração deles com o Exocet. Mas não lembro se conseguiram sucesso.

Aliás, vejam só. Na AS os únicos países que possuem e operam os P-3 são Brasil, Argentina e Chile. Todos com uma frota bem pequena e com aeronaves das primeira versões. Isso significa que a vida útil destas aeronaves está próxima do fim, por melhores que sejam a sua manutenção e modernizações.

Talvez fosse hora do nosso MD, junto com o Itamarati e o pessoal da industria e comercio e da BID juntar o útil ao agradável e verificar qual seria o interesse destes países em um projeto comum de aeronave de patrulha marítima para os anos 2020/2030.

A Colômbia poderia ser também um parceiro nesta empreitada. Se formos capazes de unir os requisitos de cada um em uma única aeronave, os custos se diluem assim como o peso no orçamento de cada um em relação a este investimento.

Duvido que qualquer país destes vá adquirir dezenas de aeronaves, mas se pensarmos que cada um pode encomendar, no mínimo, entre 4 a 6 aeronaves, já seria um bom sinal quanto a viabilidade do projeto.

O KC-390 já tem na Argentina, no Chile e na Colômbia clientes potenciais. Não seria de se estranhar que viessem a sê-lo também em um eventual avião de patrulha marítima.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3057 Mensagem por Carlos Lima » Qui Fev 02, 2017 1:54 pm

Conseguiram sucesso.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3058 Mensagem por joao fernando » Qui Fev 02, 2017 2:37 pm

FCarvalho escreveu:Andaram testando a integração deles com o Exocet. Mas não lembro se conseguiram sucesso.

Aliás, vejam só. Na AS os únicos países que possuem e operam os P-3 são Brasil, Argentina e Chile. Todos com uma frota bem pequena e com aeronaves das primeira versões. Isso significa que a vida útil destas aeronaves está próxima do fim, por melhores que sejam a sua manutenção e modernizações.

Talvez fosse hora do nosso MD, junto com o Itamarati e o pessoal da industria e comercio e da BID juntar o útil ao agradável e verificar qual seria o interesse destes países em um projeto comum de aeronave de patrulha marítima para os anos 2020/2030.

A Colômbia poderia ser também um parceiro nesta empreitada. Se formos capazes de unir os requisitos de cada um em uma única aeronave, os custos se diluem assim como o peso no orçamento de cada um em relação a este investimento.

Duvido que qualquer país destes vá adquirir dezenas de aeronaves, mas se pensarmos que cada um pode encomendar, no mínimo, entre 4 a 6 aeronaves, já seria um bom sinal quanto a viabilidade do projeto.

O KC-390 já tem na Argentina, no Chile e na Colômbia clientes potenciais. Não seria de se estranhar que viessem a sê-lo também em um eventual avião de patrulha marítima.

abs.
Chile - USA

Brasil - Brasil mesmo

Argentina - só se Peron levantar da tumba sem as mãos e convencer que os eletrônicos não nem um parafuso britânico (mas coleira é viadagem nossa, isso nom existe!)




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3059 Mensagem por joao fernando » Qui Fev 02, 2017 2:39 pm

Carlos Lima escreveu:Conseguiram sucesso.

[]s
CB
Lembrar que os malucos conseguiram integrar os misseis num monte de cacarecos, e uma carrocinha lançou um deles da ilha




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3060 Mensagem por Penguin » Qui Fev 02, 2017 5:09 pm

Em 2012, esse era o número de kits de asas novas para o P-3 encomendadas:

Norway: 6
Canada: 10
US Customs: 14
US Navy: 31
Taiwan: 12

Depois, a essa lista foram adicionados a Alemanha, Nova Zelândia, o Chile e em breve o Brasil.

Documento sobre o programa: http://www.p3orion.nl/newwings.pdf




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder