caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1216 Mensagem por toncat » Sex Mai 06, 2016 7:46 pm

Só falta uma cabine blindada.

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1217 Mensagem por Juniorbombeiro » Sáb Mai 07, 2016 11:01 pm

toncat escreveu:Só falta uma cabine blindada.

Imagem

Imagem
Passei por uns na estrada uns meses atrás, e rebocando os obuses. Provavelmente estavam voltando de algum exercício para o 16 GAC AP em São Leopoldo, era noite já. Os bichos são crescidos, impõem respeito.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1218 Mensagem por jauro » Qui Set 29, 2016 12:15 pm

MAN Latin expõe caminhões homologados pelo Exército
ECONOMIA 28/09/2016 08:22:26 - Atualizado em 28/09/2016 08:22
RESENDE

A Man Latin America, montadora de ônibus e caminhões, instalada no Polo Industrial de Resende, participa até amanhã, da 4ª Mostra BID Brasil, evento da Base Industrial de Defesa do país, em Brasília. No seu estande, a montadora conta com dois caminhões expostos, um VW Worker 15.210 4x4 (5 QT) e um Constellation 31.320 6x6 (10 QT), ambos homologados pelo Exército Brasileiro.

Desenvolvidos exclusivamente para atender às demandas das Forças Armadas, os modelos são destaques na feira e referência em veículos militares. O 6x6, por exemplo, é um projeto 100% brasileiro e substitui veículos de suas características com mais de 30 anos de uso. O lançamento do 4x4 encerrou, em 2007, uma hegemonia de mais de 50 anos da principal concorrente da MAN LA e é o produto mais vendido da montadora nesse segmento, com mais de 3.000 unidades rodando pelo Brasil e exterior.

"Nossos modelos atuam, inclusive, em operação de paz do Brasil no exterior, enfrentando situação real de guerra, com estradas destruídas e zonas de conflito armado. No Brasil, superaram os testes mais severos para garantir a aprovação pelas Forças Armadas. Cada um com suas capacidades, ambos têm configuração para operar em qualquer terreno”, destaca o coordenador de Vendas Especiais da MAN Latin America, Paulo Galizia.

Os modelos VW Worker 15.210 4x4 (5 QT) e um Constellation 31.320 6x6 (10 QT), ambos homologados pelo Exército Brasileiro, fazem parte do estande.

Primeiro caminhão Volkswagen homologado pelas Forças Armadas, o Worker 15.210 4x4 é operacional militarizado, com tração integral e capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno. O modelo foi desenvolvido para atuar em condições extremas e está equipado com eixo dianteiro e caixa de transmissão da Marmon-Herrington.
Sua homologação incluiu rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 (2% de mistura ao diesel convencional) e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos.

Referência em veículos militares, a MAN Latin America representa a segunda maior frota do Exército Brasileiro. O Constellation 31.320 6x6 veio para completar o time de defesa sob medida da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Desenvolvido exclusivamente para atender às necessidades das Forças Armadas, o modelo foi o primeiro 6x6 totalmente brasileiro e tem capacidade para até dez toneladas de carga útil em qualquer terreno.

O veículo foi testado em condições severas reais de operação transportando equipamentos de artilharia (obuseiro) de seis toneladas. Ele é capaz de transpor cursos d’água de até um metro de profundidade, vencer rampas com 60% de inclinação e obstáculos com 30% de inclinação lateral e sobe com tranquilidade degraus de 30 centímetros de altura.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37920
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5729 vezes
Agradeceram: 3265 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1219 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 29, 2017 7:23 pm

Nova família Marruá 2017



Opções para substituir as Land Rover não falta. :)

abs.




Carpe Diem
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1220 Mensagem por juarez castro » Dom Jan 29, 2017 11:53 pm

toncat escreveu:Só falta uma cabine blindada.

Imagem

Imagem
Desculpe, falta muiiiiiiito mais para isto aí ser de fato considerado um caminhão militar na acepção da palavra.

G abraço




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37920
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5729 vezes
Agradeceram: 3265 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1221 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 30, 2017 11:59 am

Isto aí nada mais é que um caminhão civil militarizado. Nunca foi um projeto original militar.

Isto aqui é sim um caminhão militar:

http://www.tatratrucks.com/cache/images/galleryPreviewBig/tatra_790r99_kontejner.jpg

Coisa que aliás, estamos muito longe de ver por aqui um dia.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37920
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5729 vezes
Agradeceram: 3265 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1222 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 13, 2017 1:50 am

Os hermanos fazendo o nosso dever de casa. :?
Isso ainda me revolta o estomago. Um produto nacional ser homologado lá fora antes mesmo de ser testado aqui.
Ê Brasil... :roll:

9 de junho de 2017 at 2:32
Exército Argentino testa caminhão 4×4 Agrale Marrua AM-41 em condições extremas
Posted by Ghost

http://www.planobrazil.com/exercito-arg ... -extremas/




Carpe Diem
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: caminhões em uso pelo EB

#1223 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Jun 13, 2017 9:12 am

FCarvalho escreveu:Os hermanos fazendo o nosso dever de casa. :?
Isso ainda me revolta o estomago. Um produto nacional ser homologado lá fora antes mesmo de ser testado aqui.
Caro FCarvalho, você tem CERTEZA daquilo que esta AFIRMANDO????


Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37920
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5729 vezes
Agradeceram: 3265 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1224 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 13, 2017 10:55 am

Paulo Bastos escreveu:
FCarvalho escreveu:Os hermanos fazendo o nosso dever de casa. :?
Isso ainda me revolta o estomago. Um produto nacional ser homologado lá fora antes mesmo de ser testado aqui.
Caro FCarvalho, você tem CERTEZA daquilo que esta AFIRMANDO????
Abraços,
Paulo Bastos
Paulo, esta reportagem me fez perguntar duas coisas a mim mesmo:

1. porque o EB, ou qualquer outra ffaa aqui no Brasil sequer testou este veículo? E se testou, porque isso não foi divulgado e propagado aos quatro ventos pela Agrale como qualquer empresa que tem um produto seu aprovado pelo cliente faria?

2. a reportagem diz que o AM-41 será homologado pelas ffaa's argentinas, mas penso que esta deva servir apenas para eles, em termos de burocracia para uma eventual adoção do veículo lá. Se isto está correto, como pode acontecer de um produto nacional ser homologado por uma força armada estrangeira sem sequer ter sido homologado pelas nossas?

Eis as minhas dúvidas. O AN-41 já tem uns dois ou três anos de lançamento e até hoje não rendeu sequer uma simples avaliação por aqui. Não ao menos que saiba de público. Da mesma forma o AM-31, que por agora, parece que a versão ambulância dele foi adotada pelo CFN.

No mais, eu desconheço simplesmente qualquer negócio que tenha sido feito aqui no Brasil com estes dois veículos da Agrale. O porque disso? Honestamente, eu não sei, também.

Mas para um tempo em que está tão na moda se falar em tropas leves e aeromóveis fica difícil entender o porque destes veículos não terem sequer chamado a atenção dos militares.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8840
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 412 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1225 Mensagem por prp » Qui Jun 15, 2017 2:21 am

O EB testou, acho que deu trêta na cabine de fibra




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37920
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5729 vezes
Agradeceram: 3265 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1226 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 16, 2017 5:03 pm

prp escreveu:O EB testou, acho que deu trêta na cabine de fibra
Se testou mesmo, então guardaram à sete chaves e ainda jogaram fora para ninguém ficar sabendo.

Afinal, que mal há em divulgar um teste de avaliação? Se o caminhão apresentou limitações e/ou defeitos, ou mesmo não correspondeu as especificações da fábrica, seria algo bem sério a comentar, e a Agrale seria a mais interessada no mundo em corrigir tudo.

Mas se não foi nada disso, e como todo material novo que apresenta arestas aqui e ali e que podem ser, e devem ser revistas, já que trata-se apenas de um protótipo e não um veículo de linha de produção final, qual é o problema de divulgar isso em público?

E se ele foi aprovado, porque simplesmente permanece no limbo até hoje, sem sequer um único comentário oficial seja de parte do EB ou da própria Agrale?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37920
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5729 vezes
Agradeceram: 3265 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1227 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 16, 2017 5:10 pm

A mesma situação pode ser dita dos caminhões da Shacman do Brasil que depois da Laad 2015 ninguém sabe, ninguém viu sobre os mesmos. E de parte das ffaa's nem que sim e nem que não a despeito.
Na edição deste ano aparentemente sequer deram as caras por lá.
Enfim, continuamos nos mesmos velhos círculos viciosos de sempre.

abs.




Carpe Diem
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1228 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Jun 16, 2017 6:18 pm

FCarvalho, no Brasil, tem gente que acha que crítica só se for elogio, se não é processo por danos morais, então, quando alguém testa alguma coisa e não gosta, guarda o resultado a sete chaves.

Junta isso com o EB, que é uma instituição que não gosta de divulgar, especialmente se for divulgar avaliações, ai que não vão divulgar mesmo.

Uma pena, esse comportamento não contribui em nada para melhoras.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1229 Mensagem por joao fernando » Sáb Jun 17, 2017 11:37 am

Problema de cabine de fibra (eu não imagina que a cabine era de fibra) é que em caso de tomar um tiro, estilhaça e penetra nos ocupantes. Mesma coisa aconteceu com o Gurgel. Se isso acontecer o raio X não detecta a fibra, coisa que não acontece no metal. A solução da Gurgel foi agregar a resina um particulado metálico.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37920
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5729 vezes
Agradeceram: 3265 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1230 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 17, 2017 2:32 pm

Eu realmente não sei qual é o problema destes veículos com o EB. Mas se fosse algo tão ruim assim, ele sequer estaria sendo testado pelo EA, até porque estas duas instituições costumas já há tempos "trocar figurinhas".

De fato, é muito ruim não apenas para as ffaa's como para a própria BID não termos uma relação honesta em termos de comunicação social.

Até parece que tudo que se faz aqui é o supra-suma da tecnologia de ponta. Mas não, fazemos apenas o básico.

Vai entender.

abs.




Carpe Diem
Responder