P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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juarez castro
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3016 Mensagem por juarez castro » Ter Jan 24, 2017 11:36 pm

Lima, o EB este ano vai reativar a av. de asa fixa, pergunta o pessoal do EB se tem queixa ou "ranço" da FAB.
Não tem muito pelo contrário a FAB está dando todo o apoio tanto na formação de pilotos como na oferta de alguns de seus parques de manutenção para apoio logístico das anvs.

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Carlos Lima
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3017 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 25, 2017 2:54 am

juarez castro escreveu:
Carlos Lima escreveu:Pois 'e... o que vale 'e que essa lei absurda e retrogada ainda esta por ai e a ideia de repassar os P-3 para a MB 'e uma loucura para ser honesto a essa altura do campeonato.

Ressucitar a aviacao naval deveria ser uma obrigacao conjunta de todos, mas como "Defesa" no Brasil ou 'e uma piada ou um ticket para a aposentadoria de lobistas, ficamos nessa situacao.

[]s
CB
O que tem retrograda na oferta feita em 2006 para a MB assumir a patrulha Lima???

Resposta: Exatamente nada, e só não ocorreu porque a FAB mostrou os números e o custosn desta operacao e MB tirou o time de campo porque os lunáticos do Moura Neto não enxergavam um dedo açima do nariz e achavam que teriam dois PAs de 60.000 to s, 48 caças e não sei mais quais delírios. O resultado tai, a MB não contruiu porra nenhuma, o SP vai continuarm lá parado, MB torrou CEM MILHOES DE DOLARES EM QUATRO AVIOES DE SESSENTA ANOS que dificilmente algum dia vão embarcar e ficaram sem a patrulha também.
O P 3 não é presente de Grego e um sonho dos Marinheiros de ter uma anv comas capacidades dele para atuar em conjunto com a esquadra.
Lima, eu fiz o levantamento do derreterem o P 3 e achar a compra dos Tracker super, ultra mega faturada adquiridos de uma empresa falida e picareta um grande feito dá admi istracao do Imperador.
Lima, menos, mais verdade é.menos ranço com FAB.

G abraco
Juarez,

"O que tem retrograda na oferta feita em 2006 para a MB assumir a patrulha Lima???"

Resposta: Absolutamente tudo. Em primeiro lugar ninguém compra um montão de aviões de Patrulha que nem faziam parte do planejamento da MB e depois diz:

" - Toma, se vocês quiserem, estão aí! Coloquem agora no seu orçamento."

Isso bagunça com qualquer possibilidade de planejamento além do mais as aeronaves que a FAB estava trazendo não eram completas, pois a LM falou trocentas vezes que essas asas não iam se manter por muito tempo, e daí o que decidimos fazer? Vamos apostar na sorte e não gastar com o retrofit das mesmas. E isso sem contar outros "probleminhas"... coisa que não se fala abertamente por aí.

Outro ponto. A MB por conta daquela lei sucata de 50 anos não tinha como formar uma aviação naval de Patrulha e operar aeronaves quadrimotoras da noite para o dia. Do mesmo modo se realmente a FAB queria se livrar da Av. Naval, por que então comprar P-3, reformar pagar centenas de milhões por essas aeronaves, a ainda gastar outras centenas de milhões com mísseis? Sem contar treinamento, etc. E isso sem contar com custos futuros $$$$ para resolver os problemas das asas.

Não é assim que se faz. O correto seria em primeiro lugar terem se livrado da lei arcaica, daí começar a trabalhar junto para inicar a transição da Aviação Naval de Patrulha para a MB. Algo planejado e realista e não encostar a planilha dos custos amalucados do P-3 e dizer, toma que o filho é seu.

Bom... quanto ao EB. A lei não vale para eles. O problema da FAB nunca foi com o EB e no fim das contas o EB faz o que quer, ninguém vai se meter.

Quanto ao C-1, A-4, Sampa eu acho cada vez mais sou menos fã de todos eles, e o C-1 sem dúvida é algo de doido diante das atuais circunstâncias, mas eles na verdade mostram o resultado de uma lei totalmente fora de sentido o que força decisões questionáveis (efeito bola de neve). :|

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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3018 Mensagem por joao fernando » Qua Jan 25, 2017 10:00 am

Sorte que o Lima lembrou das asas...afinal, ter asas não significa que o mesmo vai voar




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3019 Mensagem por Penguin » Qua Jan 25, 2017 10:04 am

Lockheed Martin abre linha de produção de asas do P-3
Por Tecnodefesa - mar 15, 2015 0 887

De Viña del Mar (Chile) – Assim como foi anunciado anteriormente, na Exponaval 2014, a planta de Marietta (GA) da Lockheed Martin reiniciou a linha de produção de asas do P-3 para cumprir com os novos programas MLU assinados recentemente com o Canadá e o Chile.

Segundo a empresa, o último set de asas havia sido produzido em agosto de 2014, e a empresa estava esperando que potenciais clientes avaliassem os requerimentos de modernização de suas frotas de P-3.

A estimativa é que o programa MLU brindará aos P-3 uma extensão em sua vida útil de 20/25 anos ou 15.000 horas. Vale relembrar que os dois exemplares chilenos também foram objeto de modernização em componentes eletrônicos, receberam um radar israelense novo e foram reabilitados a portar e lançar torpedos.

O primeiro P-3ACh do Esquedrão Aeronaval VP-1, localizado na BAN Con-Con, deve voar aos Estados Unidos no primeiro semestre deste ano e vai permanecer na planta da Lockheed Martin durante pouco menos de um ano.

Cristián Marambio
FAB abrirá concorrência internacional para troca de asas dos P-3AM
Por Tecnodefesa - mar 18, 2015 0 1330

O primeiro P-3AM foi entregue para a FAB em dezembro de 2010. (Imagem: Agência Força Aérea)
De acordo com informações confirmadas pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), os nove aviões de patrulhamento marítimo Lockheed P-3AM da Força aérea Brasileira, frota concentrada na Base aérea de Salvador (BA) e operada pelo 1º/7º GAv, Esquadrão Orungan, deverão passar por um processo de revitalização estrutural que incluirá a troca das asas dessas aeronaves. Para isso, deverá ser aberta uma concorrência internacional para selecionar a empresa que irá executar o serviço.

Procurado pela reportagem de T&D, o CECOMSAER informou que a expectativa é para que a revitalização estrutural das aeronaves P-3AM seja iniciada no próximo ano mediante a compra das asas. O trabalho será realizado no período da inspeção programada, previsto no plano de manutenção da frota.

As aeronaves P-3AM empregadas em todo território nacional representam o “estado da arte” em termos de sensores embarcados e capacidade operacional. Sua chegada possibilitou a retomada da capacidade de realizar missões antissubmarino e se tornou um dos vetores mais importantes para atividades de busca e salvamento, em função da grande autonomia e confiabilidade.

O projeto de modernização dos sistemas de missão iniciado nos primeiros anos da década de 2000, programa implementado pela então EADS-CASA (atual Airbus Defence & Space), envolveu um custo de cerca de U$ 500 milhões e propiciou a transferência de tecnologia para diversas empresas, entre elas a Fundação ATECH.

Os nomes dos potenciais concorrentes ainda não foram revelados, mas especula-se que EMBRAER, Lockheed Martin e Airbus Defence & Space estariam entre as empresas interessadas no negócio.

Na semana passada a Lockheed Martin retomou a produção das asas do P-3 para atender programas de revitalização das frotas de Canadá e Chile.

Ivan Plavetz




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3020 Mensagem por joao fernando » Qua Jan 25, 2017 11:11 am





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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3021 Mensagem por Túlio » Qua Jan 25, 2017 12:51 pm

Ué, mas a França não faz coisa parecida? Me lembra um lance estranho que ocorreu com os Emirados: eles tinham as versões mais modernas do F-16 e do Mirage 2000, daí compraram da França um lote de SCALP para instalar nos F-16; EUA disse que não, claro.

Mas por que não tentaram integrar nos 2000-9?

Não estou ironizando, gostaria mesmo de saber.




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3022 Mensagem por Bolovo » Qua Jan 25, 2017 1:18 pm

Túlio escreveu:Ué, mas a França não faz coisa parecida? Me lembra um lance estranho que ocorreu com os Emirados: eles tinham as versões mais modernas do F-16 e do Mirage 2000, daí compraram da França um lote de SCALP para instalar nos F-16; EUA disse que não, claro.

Mas por que não tentaram integrar nos 2000-9?

Não estou ironizando, gostaria mesmo de saber.
Do que vc tá falando, Túlio?

Imagem

MUELLER, Karl P. Precision and Purpose: Airpower in the Libian Civil War. 2015. Pag 109.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3023 Mensagem por Túlio » Qua Jan 25, 2017 1:45 pm

Bolovo escreveu: Do que vc tá falando, Túlio?

Imagem

MUELLER, Karl P. Precision and Purpose: Airpower in the Libian Civil War. 2015. Pag 109.

Não sabia disso (e estranhava, pois uma das aeronaves que podem operar o SCALP é precisamente o Mirage 2000), tks pelo update, cupincha! [009]




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3024 Mensagem por Penguin » Qua Jan 25, 2017 5:10 pm

O Brahmos é uma joint venture entre a Índia e a Rússia.
Ele só pode ser exportado com a autorização de ambos.
Parece que a Rússia não está muito interessada em permitir sua exportação e muito menos em melindrar a China.

Exhibit A is Brahmos — a Russo-Indian cruise missile with a range greater than 150 miles (Russia and India claim 290 kilometers, just under the MTCR threshold.) Russia and India intend to sell Brahmos — which is a portmanteau of the Brahmaputra and Moskva Rivers — to other countries. The website for the missile states that it has drawn interest from “Malaysia, Vietnam, South Africa, Indonesia, Thailand, Egypt, Oman, Brunei and other African & Middle Eastern countries.” Isn’t that just wonderful?

Although Brahmos is MTCR-compliant, it is easily modified to extend the range. The possibility that other countries might purchase Brahmos and extend the range resulted in a very unusual event: a Russian defense official telling the Press Trust of India that Moscow was “not keen” on selling the missile to third countries:

This is a very lethal and potent weapon system, which can upset balance of forces in any region where it may appear, be it in our neighbourhood, Indian Ocean or Latin America.

“India is one thing, she is our strategic partnership and poses no military threat to Russia, but we are not keen on giving it to other countries, be it China or any other friendly nation,” Colonel-General Anatoly Mazurkevich told PTI.
"

Mazurkevich, who heads international cooperation department of the Russian defence ministry, said that one of the reasons for not Russia not keen to export this weapon, “highly lethal for potential enemies”, is that its range could be easily extended from the current 300 km, allowed under Missile Technology Control Regime (MTCR).

“We are not worried about it as we have nuclear weapons, but this (unauthorised extension of range) may pose threat not only to India but also to our other friends and allies,” Mazurkevich underscored.


It is really spectacular to imagine a weapon destabilizing enough to give a Russian officer pause. I am not sure how successful we can be in stopping the export of cruise missiles like Brahmos, but I sure as hell want to try. The MTCR is going to be a crucial part of that.
http://www.armscontrolwonk.com/archive/ ... -the-mtcr/




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3025 Mensagem por juarez castro » Qua Jan 25, 2017 8:56 pm

Carlos Lima escreveu:
juarez castro escreveu: O que tem retrograda na oferta feita em 2006 para a MB assumir a patrulha Lima???

Resposta: Exatamente nada, e só não ocorreu porque a FAB mostrou os números e o custosn desta operacao e MB tirou o time de campo porque os lunáticos do Moura Neto não enxergavam um dedo açima do nariz e achavam que teriam dois PAs de 60.000 to s, 48 caças e não sei mais quais delírios. O resultado tai, a MB não contruiu porra nenhuma, o SP vai continuarm lá parado, MB torrou CEM MILHOES DE DOLARES EM QUATRO AVIOES DE SESSENTA ANOS que dificilmente algum dia vão embarcar e ficaram sem a patrulha também.
O P 3 não é presente de Grego e um sonho dos Marinheiros de ter uma anv comas capacidades dele para atuar em conjunto com a esquadra.
Lima, eu fiz o levantamento do derreterem o P 3 e achar a compra dos Tracker super, ultra mega faturada adquiridos de uma empresa falida e picareta um grande feito dá admi istracao do Imperador.
Lima, menos, mais verdade é.menos ranço com FAB.

G abraco
Juarez,

"O que tem retrograda na oferta feita em 2006 para a MB assumir a patrulha Lima???"

Resposta: Absolutamente tudo. Em primeiro lugar ninguém compra um montão de aviões de Patrulha que nem faziam parte do planejamento da MB e depois diz:

" - Toma, se vocês quiserem, estão aí! Coloquem agora no seu orçamento."

Ninguém usou esta forma de negociação, apenas por uma questão de cavalheirismo que reinou na FAB na década passada e também atendendo as varias consultas feitas pelo EMA e pela Av. Naval a FAB compartilhou os custos e ofertou, a MB declinou porque não podia arcar com os custos da operação e não pode, lias ela não conseguiu operar asa fixa decentemente até hoje independente do P 3.
A propósito, orçamento da av naval não cobre os custos mínimos decentes desde a década de 2000, tanto é que se levou QUATRO LONGOS ANOS para fazer o IRAN de um Super Puma, um Lynx ficou no "saco" por mais de três anos no HA1, e por aí afora.
Lima, se fosse um T 25 para fazer a patrulha , a Mb iria se enrolar, porque não tem estrutura nem física e nem financeira para tal.

Isso bagunça com qualquer possibilidade de planejamento além do mais as aeronaves que a FAB estava trazendo não eram completas, pois a LM falou trocentas vezes que essas asas não iam se manter por muito tempo, e daí o que decidimos fazer? Vamos apostar na sorte e não gastar com o retrofit das mesmas. E isso sem contar outros "probleminhas"... coisa que não se fala abertamente por aí.

As células foram compradas com um limite de 1000 horas antes de efetuar o up grade das asas, porque na época da assinatura do contrato não havia recursos suficientes para demandar a troca das longarinas, era isto, ou era nada, a FAb optou por ter as células e depois retorfitar em função das disponibilização fanacneiras. Agora isto é um problema sério, não, não é , porque:

Porque a própria Lm tem o kit de longarina pronto e isto pode ser feito no PAMA GL ou ainda no Seman TAP POA sem maiores problemas.

Outro ponto. A MB por conta daquela lei sucata de 50 anos não tinha como formar uma aviação naval de Patrulha e operar aeronaves quadrimotoras da noite para o dia. Do mesmo modo se realmente a FAB queria se livrar da Av. Naval, por que então comprar P-3, reformar pagar centenas de milhões por essas aeronaves, a ainda gastar outras centenas de milhões com mísseis? Sem contar treinamento, etc. E isso sem contar com custos futuros $$$$ para resolver os problemas das asas.


A lei não caiu para a MB porque ela não quis, porque ela não quis, porque ela MB não tem recursos para operar anvs de alto desempenho de asas, e la sabe disto, então por enquanto isto é muito proveitoso para ela, pois a FAB continua fazendo a missão, mesmo de forma limitada e a MB se isenta amparada pela legislação.
Interessante, se a FAB não compra armamento vocês critica, se ela compra e compra um MAS de ponta como o Harpoon vocês reclamam, vai entender...
As asas ainda não foram retrofitadas porque se aguarda as células irem atnigindo níveis de inspeção maiores e então aproveitar a parada e fazer o check e a troca das longarinas.

Não é assim que se faz. O correto seria em primeiro lugar terem se livrado da lei arcaica, daí começar a trabalhar junto para inicar a transição da Aviação Naval de Patrulha para a MB. Algo planejado e realista e não encostar a planilha dos custos amalucados do P-3 e dizer, toma que o filho é seu.

Mas foi exatamente o que se propôs, alterar a legislação e iniciar uma transição lente, gradual e constante, que comecaria pelos esquadrões de Pinóquios, porque demandariam menos estrutura física e custos muito menores e lentamente fazer a transição do Ourugan, primeiro com os operadores de sistemas da MB, depois pilotos e manutenção, muito paulatino e usando toda a estrutura do PAMA apoiador do P 3 pela MB.

Bom... quanto ao EB. A lei não vale para eles. O problema da FAB nunca foi com o EB e no fim das contas o EB faz o que quer, ninguém vai se meter.

A lei é omissa em relação ao EB, os ranços FAB x MB acabaram faz muito tempo e não eram só os velhos Cardeais, os radicais do pedaço, aconteceram erros dos dois lados, e poderia citar vários absurdos feitos pela MB, inclusive colocando em risco a vida de pilotos da FAB por causa de ranço, mas acho que é produtivo ao debate.

Quanto ao C-1, A-4, Sampa eu acho cada vez mais sou menos fã de todos eles, e o C-1 sem dúvida é algo de doido diante das atuais circunstâncias, mas eles na verdade mostram o resultado de uma lei totalmente fora de sentido o que força decisões questionáveis (efeito bola de neve). :|

Lima, como eu já falei, o C 1 são uma "cria" pós oferta da asa fixa, a MB comprou por que quis, apesar de muitos avisarem para não entrar nesta canoa furada e nas viagens do Imperador, agora aguenta que o filho é "teu".

[]s
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3026 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 25, 2017 9:07 pm

Juarez, mil desculpas, eu vou tentar te responder, mas vou dizer que honestamente eu nao consigo separar a minha resposta da sua meu camarada.

:lol:

Entao me perdoe caso a minha resposta saia meio amalucada!

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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3027 Mensagem por mmatuso » Qua Jan 25, 2017 10:56 pm

Penguin escreveu:O Brahmos é uma joint venture entre a Índia e a Rússia.
Ele só pode ser exportado com a autorização de ambos.
Parece que a Rússia não está muito interessada em permitir sua exportação e muito menos em melindrar a China.

Exhibit A is Brahmos — a Russo-Indian cruise missile with a range greater than 150 miles (Russia and India claim 290 kilometers, just under the MTCR threshold.) Russia and India intend to sell Brahmos — which is a portmanteau of the Brahmaputra and Moskva Rivers — to other countries. The website for the missile states that it has drawn interest from “Malaysia, Vietnam, South Africa, Indonesia, Thailand, Egypt, Oman, Brunei and other African & Middle Eastern countries.” Isn’t that just wonderful?

Although Brahmos is MTCR-compliant, it is easily modified to extend the range. The possibility that other countries might purchase Brahmos and extend the range resulted in a very unusual event: a Russian defense official telling the Press Trust of India that Moscow was “not keen” on selling the missile to third countries:

This is a very lethal and potent weapon system, which can upset balance of forces in any region where it may appear, be it in our neighbourhood, Indian Ocean or Latin America.

“India is one thing, she is our strategic partnership and poses no military threat to Russia, but we are not keen on giving it to other countries, be it China or any other friendly nation,” Colonel-General Anatoly Mazurkevich told PTI.
"

Mazurkevich, who heads international cooperation department of the Russian defence ministry, said that one of the reasons for not Russia not keen to export this weapon, “highly lethal for potential enemies”, is that its range could be easily extended from the current 300 km, allowed under Missile Technology Control Regime (MTCR).

“We are not worried about it as we have nuclear weapons, but this (unauthorised extension of range) may pose threat not only to India but also to our other friends and allies,” Mazurkevich underscored.


It is really spectacular to imagine a weapon destabilizing enough to give a Russian officer pause. I am not sure how successful we can be in stopping the export of cruise missiles like Brahmos, but I sure as hell want to try. The MTCR is going to be a crucial part of that.
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América Latina seria Venezuela ou Peru?




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3028 Mensagem por Tikuna » Sex Jan 27, 2017 4:28 am

Gente, vocês fazem uma bagunça com as citações, eu li o post todo pensando que era de um e era tudo misturado. Tá na hora da gente fazer um curso intensivão de citações aqui no forum.




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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3029 Mensagem por joao fernando » Ter Jan 31, 2017 10:19 am

Se a asa não cair ole ole olá, eu vou torpedear

EEEEEEEE vou torpedear

Se o lacre não abrir ole ole olá

Nâo vou torpedear

Olha o ritmo pro carna 2017




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3030 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Jan 31, 2017 11:32 am

joao fernando escreveu:Se a asa não cair ole ole olá, eu vou torpedear

EEEEEEEE vou torpedear

Se o lacre não abrir ole ole olá

Nâo vou torpedear

Olha o ritmo pro carna 2017
Essa valeu o dia!!!.... :lol:




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