Super Tucano News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: Super Tucano News
Olá camarada, muito boa informação, realmente nesse caso o motor torna-se um obstáculo considerável.
ADSUMUS
ADSUMUS
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8404
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Re: Super Tucano News
Desculpe a minha ignorância, mas...Ilya Ehrenburg escreveu:O grande problema para um Super Tucano naval seria o motor. A série PT-6 tem uma característica de arquitetura peculiar, que a torna inadmissível para a operações em Nae... Daí, que robustecer trem de pouso e células, somado a troca de grupo propulsor, o custo pode ser desestimulante...
...Ilya, que característica de arquitetura peculiar a família PT-6 tem que impossibilita a operação em NAe´s?
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: Super Tucano News
Justamente, porque então não vai adiantar nada mudar os motores do C-1 Trader Pelos PT-6 como a MB está fazendo, e a FAB fez um dia. A não ser que seja a arquitetura de montagem no ST.
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37908
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5723 vezes
- Agradeceram: 3261 vezes
Re: Super Tucano News
As turbinas dos KC-2 serão fornecidas pela Roneywell, com o modelo TPE331-14GR-801G.
http://www.defesaaereanaval.com.br/laad ... do-brasil/
Um adendo para quem gosta de análises técnicas.
abs.
http://www.defesaaereanaval.com.br/laad ... do-brasil/
Um adendo para quem gosta de análises técnicas.
abs.
Carpe Diem
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Mensagens: 2449
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
- Agradeceram: 1 vez
Re: Super Tucano News
A família possui o eixo em duas partes, que são bem próximos, como um beijo. É uma solução ótima, o motor é fácil de manter, mas, quando da tentativa de modernização dos P-16 foi empreendida, verificou-se quando dos testes no velho Minas, que a família PT-6 não era a melhor escolha... Ficou patente que a nova motorização deveria ser igual aos dos argies...Glauber Prestes escreveu:Desculpe a minha ignorância, mas...Ilya Ehrenburg escreveu:O grande problema para um Super Tucano naval seria o motor. A série PT-6 tem uma característica de arquitetura peculiar, que a torna inadmissível para a operações em Nae... Daí, que robustecer trem de pouso e células, somado a troca de grupo propulsor, o custo pode ser desestimulante...
...Ilya, que característica de arquitetura peculiar a família PT-6 tem que impossibilita a operação em NAe´s?
A primeira vez que vi algo sobre esta característica interessante da família PT-6 foi em uma matéria bem antiga da Flap Internacional, com fotografias fantásticas que não encontrei para mostrar, pois eram imagens que mostravam detalhadamente a característica do eixo de que falei. Se houver um engenheiro especialista em motores aeronáuticos no fórum ele poderá lhe explicar melhor.
Editado pela última vez por Ilya Ehrenburg em Qua Jan 18, 2017 12:47 am, em um total de 1 vez.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Mensagens: 2449
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
- Agradeceram: 1 vez
Re: Super Tucano News
Não são da família PT-6 da P&W, mas Garret, melhor, Honeywell.Tikuna escreveu:Justamente, porque então não vai adiantar nada mudar os motores do C-1 Trader Pelos PT-6 como a MB está fazendo, e a FAB fez um dia. A não ser que seja a arquitetura de montagem no ST.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
- Justin Case
- Sênior
- Mensagens: 1762
- Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
- Localização: Brasília-DF Brazil
- Agradeceu: 146 vezes
- Agradeceram: 230 vezes
Re: Super Tucano News
Olá, Ilya.Ilya Ehrenburg escreveu:A família possui o eixo em duas partes, que são bem próximos, como um beijo. É uma solução ótima, o motor é fácil de manter, mas, quando da tentativa de modernização dos P-16 foi empreendida, verificou-se quando dos testes no velho Minas, que a família PT-6 não era a melhor escolha... Ficou patente que a nova motorização deveria ser igual aos dos argies...Glauber Prestes escreveu: Desculpe a minha ignorância, mas...
...Ilya, que característica de arquitetura peculiar a família PT-6 tem que impossibilita a operação em NAe´s?
A primeira vez que vi algo sobre esta característica interessante da família PT-6 foi em uma matéria bem antiga da Flap Internacional, com fotografias fantásticas que não encontrei para mostrar, pois eram imagens que mostravam detalhadamente a característica do eixo de que falei. Se houver um engenheiro especialista em motores aeronáuticos no fórum ele poderá lhe explicar melhor.
Ainda não entendi.
Qual é o problema que exige remotorização do ST?
- Confiabilidade logística?
- Resposta operacional?
- Potência insuficiente (para o P-16 ou para o ST)?
- Menor peso e consequente alteração do CG no P-16?
- Menor autonomia (consumo maior que o motor a gasolina - tanques pequenos no P-16)?
- Talvez uma lenta aceleração do motor turboélice devido ao conceito dos eixos, que prejudicaria arremetidas (para os dois aviões)?
- O que é problema do avião Super Tucano?
- O que é problema exclusivo do motor PT-6?
- O que está ligado apenas apenas ao uso do PT6 no Tracker?
Abraço,
Justin
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Mensagens: 2449
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
- Agradeceram: 1 vez
Re: Super Tucano News
O que foi dito para mim na época foi o seguinte: que a característica dos motores da família PT-6, de terem o eixo seccionado em duas partes, onde o eixo e a turbina que rotacionam a hélice são independentes da "zona quente", quando dos pousos, resultou em problemas neste motor. O mesmo não se dava com os motores Garret, da modernização dos Trackers argentinos, que não possuem esta característica inovadora no design, que é mais conservador.Justin Case escreveu:Olá, Ilya.Ilya Ehrenburg escreveu: A família possui o eixo em duas partes, que são bem próximos, como um beijo. É uma solução ótima, o motor é fácil de manter, mas, quando da tentativa de modernização dos P-16 foi empreendida, verificou-se quando dos testes no velho Minas, que a família PT-6 não era a melhor escolha... Ficou patente que a nova motorização deveria ser igual aos dos argies...
A primeira vez que vi algo sobre esta característica interessante da família PT-6 foi em uma matéria bem antiga da Flap Internacional, com fotografias fantásticas que não encontrei para mostrar, pois eram imagens que mostravam detalhadamente a característica do eixo de que falei. Se houver um engenheiro especialista em motores aeronáuticos no fórum ele poderá lhe explicar melhor.
Ainda não entendi.
Qual é o problema que exige remotorização do ST?
- Confiabilidade logística?
- Resposta operacional?
- Potência insuficiente (para o P-16 ou para o ST)?
- Menor peso e consequente alteração do CG no P-16?
- Menor autonomia (consumo maior que o motor a gasolina - tanques pequenos no P-16)?
- Talvez uma lenta aceleração do motor turboélice devido ao conceito dos eixos, que prejudicaria arremetidas (para os dois aviões)?
- O que é problema do avião Super Tucano?
- O que é problema exclusivo do motor PT-6?
- O que está ligado apenas apenas ao uso do PT6 no Tracker?
Abraço,
Justin
Acho muito interessante a solução da P&W, do eixo em duas partes, que quase se tocam, bem próximos um do outro...
Editado pela última vez por Ilya Ehrenburg em Sáb Jan 21, 2017 12:32 am, em um total de 1 vez.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: Super Tucano News
19 de janeiro de 2017 at 10:01
TAI apresenta o protótipo do seu turboélice Hürkus na versão ‘Close Air Support’, e planeja confrontá-lo com o Super Tucano
http://www.planobrazil.com/tai-apresent ... er-tucano/
abs.
arcanjo
TAI apresenta o protótipo do seu turboélice Hürkus na versão ‘Close Air Support’, e planeja confrontá-lo com o Super Tucano
http://www.planobrazil.com/tai-apresent ... er-tucano/
abs.
arcanjo
- Helton2042
- Avançado
- Mensagens: 393
- Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
- Agradeceu: 55 vezes
- Agradeceram: 115 vezes
Re: Super Tucano News
Três Super Tucanos da FAB para a Nigéria
http://www.airforce.mil.ng/post-brazil_ ... to_nigeria
Acho que está aí a explicação dessa transferência recente de 10 Super Tucanos pra Embraer, se não houver reposição, mais um fato a se lamentar...
http://www.airforce.mil.ng/post-brazil_ ... to_nigeria
Acho que está aí a explicação dessa transferência recente de 10 Super Tucanos pra Embraer, se não houver reposição, mais um fato a se lamentar...
- osolamaalua
- Avançado
- Mensagens: 514
- Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 44 vezes
Re: Super Tucano News
A FAB anda devendo algum dindin a Embraer pelo kc390 e outras coisas. Acredito q seja uma forma de pagamento
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18732
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1958 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
Re: Super Tucano News
Esses 3 T-29 eram aqueles que seriam doados a Moçambique e quando o Serra assumiu, vetou. Preferiram vendê-los para alguém que quisesse pagar.Helton2042 escreveu:Três Super Tucanos da FAB para a Nigéria
http://www.airforce.mil.ng/post-brazil_ ... to_nigeria
Acho que está aí a explicação dessa transferência recente de 10 Super Tucanos pra Embraer, se não houver reposição, mais um fato a se lamentar...
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: Super Tucano News
Em primeiro lugar não existe T-29 na FAB... Sua designação FAB é A-29.
Em segundo lugar, a doação para Moçambique seria do T-27 Tucano, e não Super Tucano.
Em segundo lugar, a doação para Moçambique seria do T-27 Tucano, e não Super Tucano.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18732
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1958 vezes
- Agradeceram: 2486 vezes
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
Re: Super Tucano News
Ilya Ehrenburg escreveu:O que foi dito para mim na época foi o seguinte: que a característica dos motores da família PT-6, de terem o eixo seccionado em duas partes, onde o eixo e a turbina que rotacionam a hélice são independentes da "zona quente", quando dos pousos, resultou em problemas neste motor. O mesmo não se dava com os motores Garret, da modernização dos Trackers argentinos, que não possuem esta característica inovadora no design, que é mais conservador.Justin Case escreveu: Olá, Ilya.
Ainda não entendi.
Qual é o problema que exige remotorização do ST?
- Confiabilidade logística?
- Resposta operacional?
- Potência insuficiente (para o P-16 ou para o ST)?
- Menor peso e consequente alteração do CG no P-16?
- Menor autonomia (consumo maior que o motor a gasolina - tanques pequenos no P-16)?
- Talvez uma lenta aceleração do motor turboélice devido ao conceito dos eixos, que prejudicaria arremetidas (para os dois aviões)?
- O que é problema do avião Super Tucano?
- O que é problema exclusivo do motor PT-6?
- O que está ligado apenas apenas ao uso do PT6 no Tracker?
Abraço,
Justin
Acho muito interessante a solução da P&W, do eixo em duas partes, que quase se tocam, bem próximos um do outro...