Até onde eu sei, pilones e cargas "furtivas" tem pouco efeito prático para fins de diminuir a RCS.Túlio escreveu:Não sei muito sobre essas coisas de RCS isso e aquilo nem confio muito nos dados que aparecem por aí. Mas tenho uma pequena dúvida que talvez quem saiba mais do que eu possa sanar: se um par de JSM, um MAN supostamente furtivo, for transportado sob as asas de um F-16, isso irá melhorar, piorar ou manter o atual RCS do F-16?
O que acontece é que o ponto ventral é o que apresenta o menor aumento da assinatura radar. Quanto mais afastado da fuselagem, maior é a RCS proporcionalmente adicionada. Por que que o pacote de redução do SH (Silent Hornet) se propôs a adicionar um casulo de armas justamente nesse ponto ? Exatamente por isso. Então, Rafale e Gripen, ambos tidos como os caças de quarta geração com menor RCS, mas ambos com radar de menor alcance, numa situação onde o first look do caça realmente importe, certamente entrarão em combate procurando conservar a vantagem da menor RCS, com mísseis ventrais ou conformais. Se colocar carga full, vai brilhar no radar.