FCarvalho escreveu:Satta Massagana escreveu:Mas pelo visto aqui a COPAC/SAAB também viraram dogma...
Vou comentar apenas esta parte porque parece que as discussões estão se desviando do foco deste tópico.
Ao menos de minha parte, desde que começou essa conversa toda de F-X, entendo que nem FAB, COPAC, Comaer ou SAAB ou quem quer que seja neste processo disse ou deixou de dizer algo que possa ser tratado como dogma.
Críticas são sempre bem vindas, desde que equilibradas, embasadas e com finalidade de melhorar sempre o debate. A crítica pela crítica, não constrói e nem torna o espaço aqui interessante para a participação dos foristas.
Acredito que a melhor forma de tornar este tópico mais proveitoso é nos debruçarmos sobre questões que realmente possam vir a contribuir sobre como o projeto do Gripen E/F poderá trazer melhorias efetivas para a defesa aérea do país, ou como a industria poderá ser, ou não, beneficiada, e em que medida, como a nossa doutrina aérea será impactada, a relevância de se ter um caça moderno e atual, depois de quase 75 anos na FAB, etc... e por aí vai.
Tem muitas coisas para se falar sobre o Gripen E/F. Mas ficar neste eterno looping de "o meu é maior que o seu..." simplesmente torna este tópico avesso a participação quem sabe até de novos foristas, vide este círculo vicioso em que ele está, sempre voltando para velhos estigmas de que o Gripen não é caça para a FAB, o F-18, o Rafale é melhor, o Su-35 mata todo mundo, o F-35 deveria ser a nossa pedra angular...
Cansa ler páginas e mais páginas de discussões estéreis sem qualquer vínculo com o debate real que deveríamos estar travando aqui.
Gostemos ou não do Gripen E/F ele será o próximo caça da FAB pelos próximos 40 anos. E é com ele que vamos ter que pensar em como lidar com os desafios que a defesa aérea de um país como o nosso terá de enfrentar.
Alguém aqui já parou para pensar nisso?
abs.
Não, meu querido. Exatamente tudo, tudo, tudo pelo contrário. Ninguém está aqui querendo mostrar que "o meu é maior que o seu" , não! Como você mesmo já disse, o Gripen foi o escolhido, mas como já me lembraram em outro tópico, estamos apenas num fórum e não mandamos em porra nenhuma, a decisão não vai mudar, mas isso não significa que não possamos ficar bem informados sobre o assunto, sendo os cidadãos que somos. A comparação com outros caças é inevitável, pois como todos sabem, o Gripen participou de uma concorrência com outros caças, ou seja, jamais foi uma opção direta, unânime. E o Gripen, por ter sido o vencedor desse processo, merece ser criticado até dizer chega, muito mais do que os outros, porque será o NOSSO caça. Talvez a palavra "criticar" pareça meio pesada, mas o que é criticar? Segundo o dicionário Michaelis, criticar é
"analisar verbalmente ou através da escrita, de forma racional e detalhada, as características de qualquer obra científica, artística ou literária". E nós estamos fazendo exatamente isso em relação ao Gripen, pois como ele será o nosso caça pelos próximos 40 anos, como você bem nos lembrou, é necessário extrair cada gota desse longo processo chamado FX2 e separar exatamente o que o era propaganda de marketing e o que era realidade nessa proposta, resumindo, o que era papo de vendedor e o que era verdade. Repare que temos usuários que até hoje postam matérias da Saab, pasmem! O processo já acabou!!! Não precisamos mais de propagandas e matérias pagas. Tinha usuário que postava que o Gripen teria um radar AESA com módulos de nitreto de gálio, coisa que foi desmentida em minutos, pois o mesmo terá um radar AESA com módulos de arsenito de gálio, como maioria dos radares AESA. Esses dias apareceu uma matéria do Senado falando que o Ministro Jungmann disse que o programa do FX2 custará 21 bilhões, mais do que o do submarino nuclear, e ninguém deu bola, até postei aqui. Mas não seria baratinho? É isso que estamos fazendo aqui, tirando o marketing, que infelizmente ainda existe, da coisa toda. Pode parecer choro de derrotado porque os que torciam pelos outros caças agora só criticam o Gripen (olha que eu votei no Gripen nesse tópico, a muuuito tempos atrás)? Oras, mas você esperava o que? Que os gripeiros passasem, como um passe de mágica, a critica-lo? Pelo contrário, os gripeiros ainda postam peças de marketing, banners da Saab pelo fórum todo. Não tem jeito, meu caro. Se quer que os críticos diminuam suas criticas, no mínimo peça para os marketeiros parem de espalhar suas propagandas por aí.
Abraço.