arcanjo escreveu:FCarvalho escreveu:As vezes alguns comentários aqui parecem beirar a torcida para que este projeto do Gripen E/F não dê certo, como se isto fosse motivo de festa e regozijo. De fato, para alguns com certeza deverá ser, só para entrar naquele mantra do "eu disse...".
SAAB e Embraer não são empresas neófitas nos seus respectivos ramos de trabalho. A engenharia destas empresas dispõem de pessoal mais que gabaritado para tratar o assunto Gripen E/F dentro da mais alta responsabilidade.
E para quem acredita que as empresas tão pouco se lixando se o Gripen E vai voar ou se entregue dentro dos prazos contratuais, é bom rever os seus conceitos. Ninguém nesse ramo de negócios acha atrasas algo bom para si, muito pelo contrário.
Não estou advogando aqui que todos sejam pró-Gripen E/F, mas vamos ter um pouco mais de cuidado com os comentários, posto que, da forma que estou vendo as coisas sendo escritas aqui, fica parecendo aos mais desavisados que tem quem seja o projeto e quer mais é que ele se f... e a FAB junto, só porque o seu aviãozinho não ganhou o F-X2.
Já passamos da fase do Super-Trunfo, como o povo gosta de dizer. O que temos agora é F-39 E/F como o futuro caça da FAB. É ele ou nada, entendam isso.
Que tal começarmos a debater o que a FAB e a defesa aérea no Brasil vão mudar a partir da operacionalidade do F-39? Vamos conseguir melhorar nossa defesa aérea efetivamente com apenas 36 caças, ou 108 como quer a FAB? Que tecnologias e capacitação industrial e P&D poderemos dispor de forma a suportar a operação deste caça pelos próximos 30 anos, no mínimo? Onde o projeto do Gripen NG não nos ajuda a evoluir em termos de tecnologia aeroespacial? Quem poderia nos oferecer tal condição?
Tem muitas perguntas do interesse de todos que deveriam ser respondidas. Mas parece que é melhor ficar esculachando as intempéries pontuais que qualquer programa de desenvolvimento possui.
Vai entender.
abs
Excelente!
abs.
arcanjo
Verdade, fico doente de ver gente com os mesmos "argumentos" de sempre e pior, tentando NOS convencer, como se fôssemos o Alto-Comando da FAB. Escrevam pros caras, POWS!!!
Teu caça perdeu a concorrência? Tri, o meu também, todo mundo sabe que sou FLANKEIRO. Mas não vou ficar pelo DB arrastando correntes e invocando as piores desgraças ou mesmo fabricando adversário (tipo o F-35, jamais sequer cogitado a sério para a FAB ou qualquer outra homóloga na região, ou pior, F-22).
Gostem ou não, teremos o melhor a mais sofisticado caça da AS. Num tá bão? Lamento, mas da Realidade não se foge. Exceto quando estamos SONHANDO...
PS.: mantenho minha eterna dúvida sobre o Gripen Naval. Para operar, precisa primeiro ter NAe, não aquela fábrica de ferrugem ocupando espaço (e verba) que não sai do estaleiro faz anos, e de lá só sai (rebocado) pro ferro-velho. Só cego não vê que a manitenção do Sampa como unidade "operativa" é pura e simples justificativa para a MB não perder sua capacidade de empregar aeronaves de asa fixa (porque tem a velha "guerrinha" sobre isso com a FAB).