Acho que voce esta distorcendo os fatos.kirk escreveu:De que adianta o texto ser grande se tu só lê o que lhe interessa ???Carlos Lima escreveu:O grande problema desse texto grande é que o Gripen não é uma aeronave de 5 geração e como qualquer aeronave de gerações anteriores com Pods, mísseis, tanques de combustível, cabides, mísseis nas pontas das asas vai sofrer tanto quanto uma aeronave grande em termos de RCS apesar de toda a propaganda e PowerPoints.
Na verdade proporcionalmente até mais, porque como não pode levar a mesma quantidade de armamentos e como é pequeno quanto mais armas são adicionadas, mais os seus efeitos serão sentidos na aerodinâmica da aeronave e essa vai sofrer ao contrário por exemplo de aeronaves aonde os mísseis estão semi acoplados à fuselage (caso em questão F-15).
Enfim, Flankers e Eagles continuam sendo vendidos às centenas e tem muita gente inclusive incorporando AESA neles. Algo que só veremos funcionando lá por 2020 e poucos.
[]s
CB
Primeiro que não existe essa bobagem de caça enorme igualar RCS de caças de baixo RCS por utilização de armas externas ... os grandes continuarão proporcionalmente maiores ... o resto é LENDA que tu mesmo criou ... sem fuentes ...
Ademais tu aborda um único dos fatores apontados ... e para que RCS tenha relevância os radares de AMBOS tem que estar em modo "ativo" e emitindo ondas eletromagnéticas ... se ambos estiverem em modo passivo os IRST do Gripen vai detectar muito facilmente um F-15/SU-35 não somente pela enorme superfície mas principalmente pelos grandes motores ...
Finalmente é necessário apenas UM meteor para abater tanto F-15 quando SU-35 ...
O problema central 'e que uma aeronave como o Gripen nao leva tanta vantagem assim, pois o seu RCS aumenta consideravelmente ao serem levados, cabides, pods, tanques de combustivel e aqueles misseis nas pontas das asas. Nao fui eu quem inventei as leis da fisica ou as que gerenciam RCS e o quanto ele aumenta proporcionalmente, principalmente em objetos pequenos que nao tem como 'camuflar' todos esses aderecos.
Alem disso o IRST para funcionar de fato depende enormemente das condicoes climaticas, altitude e velocidade (esses sao fatores bem por alto, porque a lista 'e enorme) e alem disso voce tem que ter muita sorote e saber aonde esta o seu adversario e a direcao dele para ter alguma chance de usa-lo com sucesso (o ceu 'e grande!!!).
Nao 'e uma aeronave de combate ruim, faz o mesmo que o F-16 B/50/60 faz hoje com o selo 'europeu' e a propaganda de 'cooperacao', mas infelizmente deixa a desejar quando comparado a aeronaves do tipo F-15, SHornet e Su-35 que estao em outra liga.
Contra aeronaves de 5 geracao entao (que estarao voando por ai em 2020 e poucos) a lista de desvantagens so fica mais complicada.
[]s
CB