TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Túlio
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79936 Mensagem por Túlio » Seg Jan 09, 2017 10:32 am

joao fernando escreveu: Mas Tulio, basta ter provas e prender o cara. Acho engraçado o povo ser seletivo: o cara é ladrão até chegar na SAAB...

Sem chance, JF véio, o cara já tava blindado antes mesmo da treta com a SAAB que, aliás, também não tem isso tudo de prova, ou o Programa já estaria parado. O fato é que, no caso do Lulla-lau, ele mesmo deu a nota: "se me prenderem, vou pra delação premiada" (esse treco tem ou não tem cara de quadro do show do Sílvio Santos?) e, se ele fizer isso, não sobra UM! E não é só PT, bobear e vão ter que fazer novos partidos, pois todos os que aí estão - exceto talvez alguns "nanicos" - vão ficar tão marcados na paleta que é xem xanxe, e o Noffo Guia sabe muito bem disso. Arrisco dizer que se uma condenação a pena privativa de liberdade contra ele transitar em julgado, o cara nem chega vivo na cadeia.

Assim, creio que segue o Gripen E (F é cada vez mais duvidoso, a meu ver, e posso elaborar mais) - meio que chamuscado mas segue - e o Lulla em liberdade. Quem mandou a gente nascer logo no Brasil?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79937 Mensagem por Penguin » Seg Jan 09, 2017 5:06 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: Pior que eu imagino. :roll:

abs.
Com o SH já provavelmente entregues e voando no Brasil com AESA e o escambau ao invés de aguardar até 2020 e poucos e essa propagandaiada toda.

Sei não, tenho a impressão que por pelo menos questões práticas haveriam muito menos reclamações.

Essa é a minha impressão pelo menos.

Além do mais em qualquer país que se preze críticas fazem parte de qualquer compra governamental. Principalmente as de bilhões de dólares a perder de vista.

Desde que as pessoas tenham educação, faz parte.

Agora quer problema de verdade? Imagine se fosse um avião russo?

Aí de fato seria o apocalipse e o fim do mundo com todos os profetas pedindo a cabeça de quem fez tal escolha, a inquisção rolando solta e gente sendo queimada viva... Se por míseros 10 helis voando o outro tópico quase veio à baixo. Imagina um avião de caça russo equipando a FAB??

Isso sim causaria uma revolução!!!

[]s
CB
Lima,

Vc reclama do Harpoon II tb devido ao Golden Sentry.
Se o SH e seu pacote de armas fossem adquiridos...haja Golden Sentry!

Minha opinião...não vejo críticas contra o desempenho do Mi-35.
Vejo observações sobre dificuldades qt a sua manutenção. Isso é superável? Sim. Vamos ter que incorporar a doutrina de manutenção do Mi-35, seja ela qual for.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79938 Mensagem por joao fernando » Seg Jan 09, 2017 5:21 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: Com o SH já provavelmente entregues e voando no Brasil com AESA e o escambau ao invés de aguardar até 2020 e poucos e essa propagandaiada toda.

Sei não, tenho a impressão que por pelo menos questões práticas haveriam muito menos reclamações.

Essa é a minha impressão pelo menos.

Além do mais em qualquer país que se preze críticas fazem parte de qualquer compra governamental. Principalmente as de bilhões de dólares a perder de vista.

Desde que as pessoas tenham educação, faz parte.

Agora quer problema de verdade? Imagine se fosse um avião russo?

Aí de fato seria o apocalipse e o fim do mundo com todos os profetas pedindo a cabeça de quem fez tal escolha, a inquisção rolando solta e gente sendo queimada viva... Se por míseros 10 helis voando o outro tópico quase veio à baixo. Imagina um avião de caça russo equipando a FAB??

Isso sim causaria uma revolução!!!

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Vejo observações sobre dificuldades qt a sua manutenção. Isso é superável? Sim. Vamos ter que incorporar a doutrina de manutenção do Mi-35, seja ela qual for.

[]s
Esse ai mesmo com coleira faz um belo estrago




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79939 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 09, 2017 5:36 pm

Túlio escreveu:
FCarvalho escreveu:bem, tem 40 F-16A/B no deserto do Neguev em promoção e esperando por um novo dono...
abs.
Israel? PUTZ, cupincha, devem estar voados até o osso... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Poxa Tulio, seis meses fora do DB e já te esquecestes do quanto o pessoal por aqui adora roer um osso... :twisted:

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79940 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Jan 09, 2017 6:57 pm

FCarvalho escreveu:bem, tem 40 F-16A/B no deserto do Neguev em promoção e esperando por um novo dono...

abs.
Se não for F-5, não nos interessa.
mmatuso escreveu:Caças velhos que poderiam ir para museus e ainda de Israel...

Tudo que a FAB admira em apenas uma maquina, em algum lugar "FABanos" dão socos nas mesas por não poderem aproveitar essa grande oportunidade.
HAHAHAHAHAHAHAAH, excelente, se brincar já cogitam até fabricarem provas pro MPF pedir o cancelamento do Gripen NG só pra poderem repor os estoques de velharias. Se os UAE resolverem vender os Mirage M2000-9 vai ter brigadeiro morrendo de infarto com barraca armada.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79941 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 09, 2017 7:39 pm

Só entre Mirage 2000-9 e 2000-5 no oriente médio que serão substituídos no curto prazo, já dava para tirar da rampa todos os F-5 e A-1, e ainda cancelar o Gripen NG, e não precisar de caça nenhum nos próximos 35 anos.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79942 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jan 09, 2017 7:57 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: Com o SH já provavelmente entregues e voando no Brasil com AESA e o escambau ao invés de aguardar até 2020 e poucos e essa propagandaiada toda.

Sei não, tenho a impressão que por pelo menos questões práticas haveriam muito menos reclamações.

Essa é a minha impressão pelo menos.

Além do mais em qualquer país que se preze críticas fazem parte de qualquer compra governamental. Principalmente as de bilhões de dólares a perder de vista.

Desde que as pessoas tenham educação, faz parte.

Agora quer problema de verdade? Imagine se fosse um avião russo?

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'E tudo uma questao de estrategia e prioridade.

Nao tenho ilusoes de que nos tornaremos produtores de aeronaves de combate. Mas eu acho que esse $$ do Harpoon seria muito melhor investido no desenvolvimento e eventuais melhores versoes de uma familia "MAN-X"

Por outro lado o SHornet esta disponivel no Mercado e equipado com um mundo de tecnologias que desde 2014 estao disponiveis, voando e testadas e comprovadas em combate (alem da Santa Logistica do FMS que salva a nossa vida em epocas de vacas magras) e n'os s'o teremos a chance de ver a cara dessas tecnologias la por 2020 e poucos e 'e claro que para piorar os nossos F-5 estao caindo aos pedacos.

Estamos mesmo comparando aquisicao de avioes de combate com desenvolvimento de misseis? A que ponto chegamos. :shock:

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79943 Mensagem por Penguin » Seg Jan 09, 2017 10:06 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: Pior que eu imagino. :roll:

abs.
Com o SH já provavelmente entregues e voando no Brasil com AESA e o escambau ao invés de aguardar até 2020 e poucos e essa propagandaiada toda.

Sei não, tenho a impressão que por pelo menos questões práticas haveriam muito menos reclamações.

Essa é a minha impressão pelo menos.

Além do mais em qualquer país que se preze críticas fazem parte de qualquer compra governamental. Principalmente as de bilhões de dólares a perder de vista.

Desde que as pessoas tenham educação, faz parte.

Agora quer problema de verdade? Imagine se fosse um avião russo?

Aí de fato seria o apocalipse e o fim do mundo com todos os profetas pedindo a cabeça de quem fez tal escolha, a inquisção rolando solta e gente sendo queimada viva... Se por míseros 10 helis voando o outro tópico quase veio à baixo. Imagina um avião de caça russo equipando a FAB??

Isso sim causaria uma revolução!!!

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CB
Lima,

A coisa não eh bem assim.
Os contrato com a Saab e o de financiamento foram assinados em 2015.
Se o SH tivesse sido selecionado e as datas de assinatura dos contratos similares aos do Gripen, e considerando o prazo médio para o início das entregas de 36 meses, o 1o SH estaria sendo recebido entre 2018 e 2019.

[]s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79944 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jan 09, 2017 11:27 pm

Penguin escreveu:Lima,

A coisa não eh bem assim.
Os contrato com a Saab e o de financiamento foram assinados em 2015.
Se o SH tivesse sido selecionado e as datas de assinatura dos contratos similares aos do Gripen, e considerando o prazo médio para o início das entregas de 36 meses, o 1o SH estaria sendo recebido entre 2018 e 2019.

[]s
Acho que nao Santiago.

Acho melhor voce perguntar para o pessoal que voce conversa e confirmar isso. Que so receberiamos o SH em 2018 e 2019?

Pois o que eu ouvi falar 'e que os preparativos estariam em pleno andamento para recebimento em 2017 se 'e que nao teriam sido disponibilizadas algumas unidades que estavam a caminho da USN para nos (algo que poderia ser negociado).

Mas em todo o caso o resto da minha afirmacao esta correta. Sensores ja disponiveis a muitos anos e constantemente atualizados levando em consideracao licoes do mundo real em combate ja estariam disponiveis para nos. Enquanto isso temos a chance de ter algo parecido e que vai precisar de muito 'debug' la por 2020 e poucos.

E isso sem contar a plataforma em si (SHornet).

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79945 Mensagem por kirk » Ter Jan 10, 2017 1:02 am

joao fernando escreveu:
Túlio escreveu:
Nem esquentes muito com isso, ou o contrato foi MUITO bem amarrado ou nem decola por aqui, graças a "certas pessoas" que meteram a mãozinha com dedo faltando no tutu. A meu ver está indo pro telhado, se é que já não está lá.

Mas ânimo, resta sempre o AMARC... :lol: :lol: :lol: :lol:
Cadê o Kirk e cia pra defender o Lula agora? :mrgreen:
Presente !!!! :D

Espera sentado ... não defendo o Lula nem fudend....... !!!! :mrgreen:

Só sei que MPF abre inquérito pra apurar desvios na compra de Gripen ... passa seis meses arquiva ... tá virando piada é a TERCEIRA VEZ que abrem o tal arquivo pra procurar desvios ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79946 Mensagem por kekosam » Ter Jan 10, 2017 9:50 am

Penguin escreveu:Lima,

A coisa não eh bem assim.
Os contrato com a Saab e o de financiamento foram assinados em 2015.
Se o SH tivesse sido selecionado e as datas de assinatura dos contratos similares aos do Gripen, e considerando o prazo médio para o início das entregas de 36 meses, o 1o SH estaria sendo recebido entre 2018 e 2019.

[]s
Acho que ainda assim seria antes do Gripen E voar...




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79947 Mensagem por J.Ricardo » Ter Jan 10, 2017 10:05 am

Meu Deus, ai que bom seria pelo menos uns 12 Mirage 2000-9...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79948 Mensagem por joao fernando » Ter Jan 10, 2017 10:09 am

kirk escreveu:
joao fernando escreveu: Cadê o Kirk e cia pra defender o Lula agora? :mrgreen:
Presente !!!! :D

Espera sentado ... não defendo o Lula nem fudend....... !!!! :mrgreen:

Só sei que MPF abre inquérito pra apurar desvios na compra de Gripen ... passa seis meses arquiva ... tá virando piada é a TERCEIRA VEZ que abrem o tal arquivo pra procurar desvios ...
O que prova por A+B que o Lula é honesto. Qualquer boato cola nele por ideologice.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79949 Mensagem por Penguin » Ter Jan 10, 2017 10:10 am

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu:Lima,

A coisa não eh bem assim.
Os contrato com a Saab e o de financiamento foram assinados em 2015.
Se o SH tivesse sido selecionado e as datas de assinatura dos contratos similares aos do Gripen, e considerando o prazo médio para o início das entregas de 36 meses, o 1o SH estaria sendo recebido entre 2018 e 2019.

[]s
Acho que nao Santiago.

Acho melhor voce perguntar para o pessoal que voce conversa e confirmar isso. Que so receberiamos o SH em 2018 e 2019?

Pois o que eu ouvi falar 'e que os preparativos estariam em pleno andamento para recebimento em 2017 se 'e que nao teriam sido disponibilizadas algumas unidades que estavam a caminho da USN para nos (algo que poderia ser negociado).

Mas em todo o caso o resto da minha afirmacao esta correta. Sensores ja disponiveis a muitos anos e constantemente atualizados levando em consideracao licoes do mundo real em combate ja estariam disponiveis para nos. Enquanto isso temos a chance de ter algo parecido e que vai precisar de muito 'debug' la por 2020 e poucos.

E isso sem contar a plataforma em si (SHornet).

[]s
CB
Na Australia cujos SH eram praticamente iguais aos da USN a Boeing conseguiu entregar em exatos 36 meses. No nosso caso era uma versão BR com WAD, HMD diferente, customizações nas comunicações, data link diferente etc. Difícil que o prazo fosse menor.
Boeing Completes Delivery of RAAF Super Hornets Ahead of Schedule

Australia's F/A-18F fleet expands to 24 multirole 'Rhinos'
New RAAF Super Hornets delivered early, on budget
http://boeing.mediaroom.com/2011-10-20- ... f-Schedule

AMBERLEY, Queensland, Oct. 21, 2011 -- Four new Boeing [NYSE: BA] F/A-18F Super Hornets joined the Royal Australian Air Force (RAAF) Super Hornet fleet at RAAF Base Amberley today, completing delivery of all 24 RAAF Super Hornets ahead of contract schedule.

The arrival at the base was marked by the four new Super Hornets joining 16 other RAAF F/A-18Fs for a dramatic 20-aircraft flyover.

"The Super Hornet provides a major advancement in capability for the RAAF and the entire Australian Defence Force," said RAAF Group Capt. Steve Roberton, Officer Commanding 82 Wing. "The F/A-18F employs the world’s most advanced combat radar, ensuring our forces have a clear advantage in both technology and capability, whether conducting air, ground or maritime operations.

"The Super Hornet's ability to collect and seamlessly distribute information to our other platforms is proving to be invaluable as a true force multiplier," Roberton added.

"Boeing made a commitment to the Royal Australian Air Force, and to the citizens and government of Australia, promising that these advanced Super Hornets would be ready to join the RAAF fleet on time and on budget," said Dennis Muilenburg, president and CEO of Boeing Defense, Space & Security. "The men and women of Boeing are incredibly proud to have delivered on that promise."

"The joint efforts between Australia's Defence Materiel Organisation, the Royal Australian Air Force, the U.S. Navy and the Hornet Industry Team have been absolutely paramount in the success of this program," said Carolyn Nichols, Australian Super Hornet program manager for Boeing. "With that success, these Super Hornets, and the advanced capabilities they deliver, are now ready to meet Australia's defense requirements today and into the future."

The Australian government announced plans in March 2007 to acquire 24 advanced Block II versions of the F model Super Hornet, which features a two-person cockpit. The first five RAAF Super Hornets arrived at Amberley on March 26, 2010. Today's ceremony marks the fifth and final contracted RAAF Super Hornet delivery.

The Boeing Super Hornet is a multirole aircraft, able to perform virtually every mission in the tactical spectrum, including air superiority, day/night strike with precision-guided weapons, fighter escort, close air support, suppression of enemy air defenses, maritime strike, reconnaissance, forward air control and tanker missions. Boeing has delivered more than 470 F/A-18E/Fs to the U.S. Navy. Every Super Hornet produced has been delivered on or ahead of schedule and on budget.

A unit of The Boeing Company, Boeing Defense, Space & Security is one of the world's largest defense, space and security businesses specializing in innovative and capabilities-driven customer solutions, and the world's largest and most versatile manufacturer of military aircraft. Headquartered in St. Louis, Boeing Defense, Space & Security is a $34 billion business with 64,000 employees worldwide. Follow us on Twitter: @BoeingDefense.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#79950 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 10, 2017 2:28 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: Acho que nao Santiago.

Acho melhor voce perguntar para o pessoal que voce conversa e confirmar isso. Que so receberiamos o SH em 2018 e 2019?

Pois o que eu ouvi falar 'e que os preparativos estariam em pleno andamento para recebimento em 2017 se 'e que nao teriam sido disponibilizadas algumas unidades que estavam a caminho da USN para nos (algo que poderia ser negociado).

Mas em todo o caso o resto da minha afirmacao esta correta. Sensores ja disponiveis a muitos anos e constantemente atualizados levando em consideracao licoes do mundo real em combate ja estariam disponiveis para nos. Enquanto isso temos a chance de ter algo parecido e que vai precisar de muito 'debug' la por 2020 e poucos.

E isso sem contar a plataforma em si (SHornet).

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Na Australia cujos SH eram praticamente iguais aos da USN a Boeing conseguiu entregar em exatos 36 meses. No nosso caso era uma versão BR com WAD, HMD diferente, customizações nas comunicações, data link diferente etc. Difícil que o prazo fosse menor.
Boeing Completes Delivery of RAAF Super Hornets Ahead of Schedule

Australia's F/A-18F fleet expands to 24 multirole 'Rhinos'
New RAAF Super Hornets delivered early, on budget
http://boeing.mediaroom.com/2011-10-20- ... f-Schedule

AMBERLEY, Queensland, Oct. 21, 2011 -- Four new Boeing [NYSE: BA] F/A-18F Super Hornets joined the Royal Australian Air Force (RAAF) Super Hornet fleet at RAAF Base Amberley today, completing delivery of all 24 RAAF Super Hornets ahead of contract schedule.

The arrival at the base was marked by the four new Super Hornets joining 16 other RAAF F/A-18Fs for a dramatic 20-aircraft flyover.

"The Super Hornet provides a major advancement in capability for the RAAF and the entire Australian Defence Force," said RAAF Group Capt. Steve Roberton, Officer Commanding 82 Wing. "The F/A-18F employs the world’s most advanced combat radar, ensuring our forces have a clear advantage in both technology and capability, whether conducting air, ground or maritime operations.

"The Super Hornet's ability to collect and seamlessly distribute information to our other platforms is proving to be invaluable as a true force multiplier," Roberton added.

"Boeing made a commitment to the Royal Australian Air Force, and to the citizens and government of Australia, promising that these advanced Super Hornets would be ready to join the RAAF fleet on time and on budget," said Dennis Muilenburg, president and CEO of Boeing Defense, Space & Security. "The men and women of Boeing are incredibly proud to have delivered on that promise."

"The joint efforts between Australia's Defence Materiel Organisation, the Royal Australian Air Force, the U.S. Navy and the Hornet Industry Team have been absolutely paramount in the success of this program," said Carolyn Nichols, Australian Super Hornet program manager for Boeing. "With that success, these Super Hornets, and the advanced capabilities they deliver, are now ready to meet Australia's defense requirements today and into the future."

The Australian government announced plans in March 2007 to acquire 24 advanced Block II versions of the F model Super Hornet, which features a two-person cockpit. The first five RAAF Super Hornets arrived at Amberley on March 26, 2010. Today's ceremony marks the fifth and final contracted RAAF Super Hornet delivery.

The Boeing Super Hornet is a multirole aircraft, able to perform virtually every mission in the tactical spectrum, including air superiority, day/night strike with precision-guided weapons, fighter escort, close air support, suppression of enemy air defenses, maritime strike, reconnaissance, forward air control and tanker missions. Boeing has delivered more than 470 F/A-18E/Fs to the U.S. Navy. Every Super Hornet produced has been delivered on or ahead of schedule and on budget.

A unit of The Boeing Company, Boeing Defense, Space & Security is one of the world's largest defense, space and security businesses specializing in innovative and capabilities-driven customer solutions, and the world's largest and most versatile manufacturer of military aircraft. Headquartered in St. Louis, Boeing Defense, Space & Security is a $34 billion business with 64,000 employees worldwide. Follow us on Twitter: @BoeingDefense.
Santiago,

Nada impede do FAB receber os seus primeiros SH antes para aliviar a barra dos F-5 e depois eles serem retrofitados para instalarmos todas os penduricalhos da Elbit (AEL).

Em todo o caso, citando outro post:
juarez castro escreveu:Contrariando os contrariados, eu hoje gostaria muito de ver a FAB se preparando para receber seus primeiros "obsoletos" Super Hornet, mas .....

G abraco
[]s
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