Túlio escreveu:Vou repetir o que já digo faz anos: está cada vez mais próximo o apagão de escoltas (e o Sampa só serve pra criar ferrugem no estaleiro, não volta mais nem com reza braba, sua principal função nos dias atuais é manter a capacidade de a MB poder usar asa fixa), vamos parar de ver isso como desastre e encarar como OPORTUNIDADE: recomeçar a MB!
Primeiro se monta uma frota decente de Patrulha, desde uma buena quantidade/qualidade de NaPaOcs até aquelas lanchas que patrulham os portos. Isso posto, aí sim, se começa a pensar em Escoltas e, futuramente, NAe.
O "pulo do gato" está no ínterim: ao invés de seguir o "modelo EMBRAER", desenhando e produzindo casco para depois rechear com insumos importados (a própria EMBRAER declarou que o Super Tucano é entre 70 e 80% ianque, e o chamamos de "nacional"; PUTZ, até o Gripen vai ser mais "nacional" do que isso!), desenvolver os insumos aqui. Mercado há, o que é bueno e com preço competitivo se vende sozinho. E a própria MB tem um balaio de ótimos projetos, que não leva em frente porque não tem grana e nem vai ter, ainda mais querendo fazer casco de Patrulha metido a Corveta e importar o recheio todo...
O problema do Sampa é que não quiseram fazer certo no começo, os franceses sabiam o que estavam vendendo e nós achamos que sabíamos o que estávamos comprando.
Essa sua proposta é a mais racional Túlio, o problema é botar na cabeça da MB, que tem que se livrar daquela me..., quer dizer navio
No mais, acho que ele é uma excelente oportunidade para testar as novas tecnologias de propulsão, sem termos que investir uma babilônia de dinheiro. O destino está sorrindo para nós de novo, nunca vi tanto cavalo passando encilhado. US$ 400 milhas não é um investimento lá muito alto, não constrói nem uma plataforma de petróleo com isso. Então, eu penso que poderíamos usar uma estratégia de avançar pelos dois flancos, só acho que, minha opinião, temos que equacionar o balanço BAe System/DCNS, pq as escoltas inglesas são melhores e mais adequadas para nós que as francesas e os franceses tem condições de fazer o Sampa mais rápido e mais barato, além de já estarem operando em CATOBAR o CDG. Essas tranqueiras coreanas recheadas de sistemas americanos eu não quero, trocar isso aí tudo por sistemas da Thales, os comedores de cachorro vão se enrolar todos, melhor fazer com quem já sabe. As CV3???? Não obrigado, se é para fazer uma corvetona, faz uma decente então, o projeto da
River II tem mais potencial.