JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12691 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 08, 2017 7:53 pm

kirk escreveu:Aliás, somente pra ficar bem claro, F-15, SU-35 e pelo que sabemos até mesmo PAK-FA não serão páreo para o Gripen E/F ...
Essa eu até anotei no meu kirk.txt que eu cultivo.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#12692 Mensagem por Túlio » Dom Jan 08, 2017 8:01 pm

É, bota otimismo nisso!!! :lol: :lol: :lol: :lol:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12693 Mensagem por Wingate » Dom Jan 08, 2017 8:02 pm

Túlio escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:

Comovente é a fé dos infantes. A inocência sobe aos olhos dos ímpios como um aroma ácido.
Realmente, abala o coração mais duro ver a crença de um pequeno, que realiza o seu auto de fé em algo que jamais alçou voo, enquanto o assombro que voa, opera e combate, singra os ares com cores russas e chinesas, em breve, indonésias.

Deixai o pequenino em meio ao seus, na ciranda inconsequente dos inocentes. De nada adiantará lhe revelar a realidade, pois não entenderá.
Reserva-lhe o destino uma revelação, tardará, mas virá.

Comovente a tua piedade pelos ÍMPIOS, Ilya véio. Não é mole, dizer um treco desses da MARRETA DO DIABO, POWS!!!

:twisted: ...e serão lançados às trevas, e lá haverá choro e ranger de dentes... :twisted:

Declaro solenemente o Kirk como INCRÉU!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Um momento, ó incréus!!! Se conseguiram fazer o morcego, o jaburu e o besouro voar...há esperança!!!

Wingate [101]




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12694 Mensagem por juarez castro » Dom Jan 08, 2017 9:35 pm

Contrariando os contrariados, eu hoje gostaria muito de ver a FAB se preparando para receber seus primeiros "obsoletos" Super Hornet, mas .....

G abraco




Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12695 Mensagem por mmatuso » Dom Jan 08, 2017 10:06 pm

SH é um caça real com kill rate em batalhas, Gripen NG nem saiu do chão se quer disparou missel ou derrubou um mosquito.

Nem tem comparação.

Ainda sim acima destes preferia um 5g. hehe




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12696 Mensagem por Juniorbombeiro » Dom Jan 08, 2017 11:50 pm

juarez castro escreveu:Contrariando os contrariados, eu hoje gostaria muito de ver a FAB se preparando para receber seus primeiros "obsoletos" Super Hornet, mas .....

G abraco
Eu também, seriam ótimos complementos para os Gripens, por mim, comprava aqueles 36 no FX-2 para resolver os problemas de disponibilidade e enfiava o contrato dos Gripens guela abaixo da FAB como fizeram com os helicópteros, seria o ideal, poderia desenvolver o Gripen NG sem atropelos. Mas quem manda o sr. Obama ser tão vacilão, eu no lugar da dona Vana teria feito a mesma coisa, aqui se faz, aqui se paga. Aliás os sr. Obama e dona Hilária pagaram bem caro, o sr. Putin tem um senso de humor mais ácido do que o Bolovo.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12697 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jan 09, 2017 3:09 am

juarez castro escreveu:Contrariando os contrariados, eu hoje gostaria muito de ver a FAB se preparando para receber seus primeiros "obsoletos" Super Hornet, mas .....

G abraco
Pois é Juarez,

Somos x2.

O que resta é ter fé que em 2020 e poucos receberemos o tipo de tecnologia que o SHornet agrega desde 2014. :|

Não há nem comparação. O bicho é um "tanque de Guerra" com todos os benefícios de AESA, etc. Tenho muito contato com a turma que voa o Rhino e é um outro mundo... :(

Mas... :|

Agora é torcer para o Gripen chegar tudo que diz no planfeto de propaganda e PowerPoint e que os F-5 não caiam de velhos.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12698 Mensagem por Tikuna » Seg Jan 09, 2017 4:10 am

kirk escreveu:Aliás, somente pra ficar bem claro, F-15, SU-35 e pelo que sabemos até mesmo PAK-FA não serão páreo para o Gripen E/F ...
[002] [004]




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61277
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#12699 Mensagem por Túlio » Seg Jan 09, 2017 11:34 am

Tikuna escreveu:
kirk escreveu:Aliás, somente pra ficar bem claro, F-15, SU-35 e pelo que sabemos até mesmo PAK-FA não serão páreo para o Gripen E/F ...
[002] [004]

Eis aí o prêmio dos HEREGES!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12700 Mensagem por joao fernando » Seg Jan 09, 2017 11:39 am

Túlio escreveu:
Tikuna escreveu: [002] [004]

Eis aí o prêmio dos HEREGES!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
O que seria do mundo sem os inocentes? :mrgreen:

Bom ver vc de novo aqui Tulio




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceram: 34 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12701 Mensagem por kekosam » Seg Jan 09, 2017 3:53 pm

kirk escreveu:Aliás, somente pra ficar bem claro, F-15, SU-35 e pelo que sabemos até mesmo PAK-FA não serão páreo para o Gripen E/F ...
Humm??? Onde tem desse troço que tu bebeu/fumou/comeu? Também quero!




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1977
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 204 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12702 Mensagem por gusmano » Seg Jan 09, 2017 5:44 pm

Carlos Lima escreveu:
juarez castro escreveu:Contrariando os contrariados, eu hoje gostaria muito de ver a FAB se preparando para receber seus primeiros "obsoletos" Super Hornet, mas .....

G abraco
Pois é Juarez,

Somos x2.

O que resta é ter fé que em 2020 e poucos receberemos o tipo de tecnologia que o SHornet agrega desde 2014. :|

Não há nem comparação. O bicho é um "tanque de Guerra" com todos os benefícios de AESA, etc. Tenho muito contato com a turma que voa o Rhino e é um outro mundo... :(

Mas... :|

Agora é torcer para o Gripen chegar tudo que diz no planfeto de propaganda e PowerPoint e que os F-5 não caiam de velhos.

[]s
CB
Eles não voam, logo não caem. No máximo podem cair da própria altura, ai é fácil montar um apoio-f5.NG by elbit e problema resolvido.

abs




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

#12703 Mensagem por kirk » Ter Jan 10, 2017 2:57 am

kekosam escreveu:
kirk escreveu:Aliás, somente pra ficar bem claro, F-15, SU-35 e pelo que sabemos até mesmo PAK-FA não serão páreo para o Gripen E/F ...
Humm??? Onde tem desse troço que tu bebeu/fumou/comeu? Também quero!
Não precisa disso colega ... basta usar só um pouquinho aquela coisa que "algumas" pessoas tem debaixo do couro cabeludo que chamam de cérebro ... se não utilizado, atrofia ... e daí só se vê "verdades pré-estabelecidas" e acima de tudo "indiscutíveis" ... algo parecido com papagaio ... ouvi muitas pessoas dizerem, assim, acredito ...

Então vamos tentar "exercitar" essa coisa de cérebro ...

Você grifou acima o F-15, provavelmente tendo em mente que é o avião mais exitoso da história "with over 100 kills without any loss due to air to air combat." ... o que de fato é verdade.

Vamos falar primeiro sobre um dos aspectos mais significativos do combate aéreo moderno, ... o RCS, um dos grandes responsáveis pela obsolência e perda de eficiência desse grande ícone ... é simplesmente gigantesco, chegando a casa dos 25m2 ... o que o expõe aos modernos sensores atuais, que não existiam quando este era o "king of the skies" ...
http://www.globalsecurity.org/military/ ... ft-rcs.htm

Mas vamos supôr que isso tenha sido substancialmente melhorado com materiais RAM, melhorias etc ... e conseguiram baixar o RCS para 4m2 ... suponhamos que chegaram a 2m2 ... é irrelevante pois, mesmo assim seria centenas de vezes mais detectável que o Gripen "C", por exemplo que tem RCS de 0,1 m2 ...
http://topicstock.pantip.com/wahkor/top ... 605-63.jpg

Mas esse é apenas UM dos inúmeros fatores que me permitem concluir que ATUALMENTE F-15 não é páreo para o Gripen E ... outro fator são as emissões eletromagnéticas, outro é a variação de temperatura da grande superfície dos antigos caças gigantes ... os sensores IR atualmente conseguem detectar muito além do alcance visual ... isso sem mencionarmos os ENORMES e potentes motores desses caças ... impossível não serem vistos ... impossível minimizar isso com materiais RAM ou melhorias no design ...

Diferentemente do que se imagina de um combate um X um o Gripen foi pensado para ser "parte integrante" de um sistema de defesa, por isso da-se grande ênfase no datalink, na questão da interoperabilidade e o NCW ... e contrário ao que se "prega" aqui não há nada nem parecido com o Gripen em termos de interoperabilidade e NCW nem mesmo nos caças de 5ªG ... é um conceito amplo, não somente entre os caças que estejam no mesmo teatro, mas principalmente nos diversos sensores, como por exemplo o AESA, EW, IRST, IFF, que interagem para que se tenha o DOMÍNIO da informação do teatro de combate ...

Para se ter uma ideia da EFICIÊNCIA dessa atuação em conjunto no campo de guerra, o conceito de Wiscom adotado para o Gripen E, é a idéia de um "pool de antena flexível", no qual todas as aeronaves em um vôo compartilham o sensor e os dados de destino automaticamente. Outro aspecto é o "ingresso silencioso do esquadrão", onde um vôo entra em combate num padrão amplamente disperso, sendo os sensores primários os radares de busca e trilha infravermelho (IRST) ativos, escaneando eletronicamente e AESA operando em modo passivo porém com informações também capturadas pelo sistema de vigilância (EW).

Quando o AESA estiver em modo "ativo" o inimigo detectará as emissões eletromagnéticas, da mesma forma o inimigo é facilmente detectado se estiver com seu radar no modo ativo ... a solução para o Gripen "E" são transmissões do AESA restritas e "aleatórias" - isto é, a aeronave em um voo transmite em momentos diferentes, dificultando o rastreamento por emissões. Os engenheiros suecos notaram que os radares ligados a dados podem compartilhar parcelas - não apenas trilhas - e tomar medições simultâneas de alcance, permitindo que dois radares determinem a velocidade de um alvo quase que instantaneamente.
http://aviationweek.com/awin/saab-takes ... evelopment

Gripen NG tem uma abordagem holística da energia eletromagnética, escutando não só as emissões de radar inimigo, mas também uma infinidade de outras possíveis emissões no espectro eletromagnético. O Gripen NG tem um grande número de antenas espalhadas por toda a estrutura para este fim, por exemplo AESA, EW, IRST, datalink e antenas de rádio. Todos eles são silenciosos, ouvindo em diferentes freqüências. Assim que um inimigo emite energia eletromagnética de alguma forma, tentamos encontrar sua posição. E se o inimigo estiver em silêncio todo o caminho, ainda há uma emissão que ele não pode parar - o calor. Então, no final, encontramos sua posição com a IRST.
http://www.gripenblogs.com/Lists/Posts/Post.aspx?ID=11

Não passará algumas horas antes que os "expertos" aqui do fórum, aqueles "entendidos" que só fazem criticar de forma coordenada ... vão me quotar e dizer ""todos os caças fazem isso"" ... blá, blá, blá ... não há novidade ... nhém nhém nhém ... mas o FATO é que adquirimos uma grande ARMA DE DEFESA ... e os antigos "Senhores dos Céus" não terão a mínima chance se tentarem algo por essas bandas ...

Ninguém está aqui para desrespeitar os GRANDES ÍCONES do passado como os Strike Eagles e os Flankers ... mas o que era poder e potência no passado tornaram essas máquinas obsoletas com o desenvolvimento dos atuais sensores embarcados ... a Inteligência venceu a Força e o Poder do passado ...




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12704 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 10, 2017 3:18 am

O grande problema desse texto grande é que o Gripen não é uma aeronave de 5 geração e como qualquer aeronave de gerações anteriores com Pods, mísseis, tanques de combustível, cabides, mísseis nas pontas das asas vai sofrer tanto quanto uma aeronave grande em termos de RCS apesar de toda a propaganda e PowerPoints.

Na verdade proporcionalmente até mais, porque como não pode levar a mesma quantidade de armamentos e como é pequeno quanto mais armas são adicionadas, mais os seus efeitos serão sentidos na aerodinâmica da aeronave e essa vai sofrer ao contrário por exemplo de aeronaves aonde os mísseis estão semi acoplados à fuselage (caso em questão F-15).

Enfim, Flankers e Eagles continuam sendo vendidos às centenas e tem muita gente inclusive incorporando AESA neles. Algo que só veremos funcionando lá por 2020 e poucos.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceram: 34 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12705 Mensagem por kekosam » Ter Jan 10, 2017 9:47 am

O pior de tudo é que ele mesmo dá argumentos para o contradizer...

"O RCS do Gripen é pequeno." E daí? Pra chegar perto do Eagle vai ter que colocar três tanques de combustível enormes, que arrebentam com o RCS do caça. Além do mais, nesta configuração o Eagle vai ter energia para detectar o Gripen além do alcance de QUALQUER míssil. Logo, ambos se verão antes de poderem disparar. Quem vai levar vantagem? Vai depender de tática e de outro fator que comento abaixo.

"Opera em rede de forma que nem um 5G faz." Oi? Como? Tem absoluta certeza disto? Se sim, continuo querendo o que você bebeu/comeu/fumou, deve ser bom pra caramba.

“Motores gigantescos e que não tem como camuflar.” Isto resulta em energia e que podem definir a hora de se combater, podendo engajar somente se as condições forem favoráveis. Já o Gripen terá que ejetar os tanques, automaticamente se colocando na defensiva, pois se esticar um pouco a conversa não consegue voltar pra casa. Aliás, no BVR, ao contrário do que acontece no videogame e no photoshop, não é ‘um shot, um kill’. Claro que o PK dos mísseis melhorou enormemente, mas pra garantia de acerto ainda é necessário estar a uma distância onde um já estará vendo o outro. Se precisarem manobrar na defensiva, quem leva vantagem? Uma dica... uma moto 125cc não consegue ganhar de uma 600cc em nenhuma pista, de tipo nenhum... A menos que o USS Gripenprise tenha motor de dobra, e não tem, vantagem pro Eagle.

E sim Kirk, todos os caças tem sensores no estado da arte. Eagle, Flanker, Gripen NG (quando voar), Rafale, Super Hornet, Viper... Se você quer acreditar que só o Gripen tem, isto é problema seu. Mas, aconselho a você usar aquilo que gosta tanto de acusar os outros de não usar, botar o seu cérebro pra funcionar antes que atrofie, e parar de tentar convencer os outros disto. Sério cara, já deixou de ser hilário e está ficando feio.

E olha que nem entrei na seara dos 5G.




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Responder