Que os turcos deveriam ter aceitado a proposta de modernizar seus blindados, feita 10 anos atrás.FCarvalho escreveu:O que será que os alemães devem estar pensando quando vem este tipo de imagem?![]()
abs
Esses Leo 2 A4 são do final da década de 80, tem configuração da Guerra fria, sem equipamento de distorção eletrônica e pior, não possuíam a blindagem reativa, que provoca uma deformação e micro explosão do cabeçote do míssil a aprox. 30 cm do impacto. A micro explosão não evita o impacto (nem a provável imobilização do blindado), mas evita a perfuração das placas de blindagem e consequente explosão do gabinete interno da munição, proporcionando, no caso de imobilização, tempo para evacuação da tripulação antes de um provável segundo impacto.
E ficar estacionado como pato na lagoa na vanguarda da cidade de Al Bab, em campo aberto, sem apoio lateral, mostra a incapacidade dos turcos de lidar com tática panzer. Recomendo aos estrategistas turcos lerem "Achtung Panzer", do Guderian, que escreveu sobre táticas panzer em 1937 (disponível na Biblioteca do EB). Mesmo sendo livro de 80 anos atrás que analisa táticas da I guerra, mostra o absurdo da inteligente "estratégia" de avanço de blindados utilizada pelos turcos na Síria.
Erros básicos táticos da tripulação turca (erros evitáveis se tivessem se capacitado em algum centro de instrução de blindados (tipo em Munster na Alemanha ou até no CIBlind no RS!!) + ausência de modernização geral + ausência de blindagem adicional e apropriada = alta chance de fracasso na missão. Simples assim.