F-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: F-35 News

#3166 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 07, 2016 7:14 pm

Penguin escreveu:Israel considera a aquisição de F-15I adicionais.

Os F-35 são importantes principalmente no início de conflitos, quando as defesas do inimigo ainda estão operantes. Mas depois que a área está limpa, eles precisam de mais caças como o F-15I para fazer o trabalho.

Israel may acquire more F-15Is: sources
05 DECEMBER, 2016 BY: ARIE EGOZI TEL AVIV
https://www.flightglobal.com/news/artic ... es-432105/
Alem disso eles acabaram de encomendar mais 17 F-35.

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Re: F-35 News

#3167 Mensagem por Penguin » Qua Dez 07, 2016 9:15 pm

Caça F-35 vai precisar de 50 horas de manutenção por hora de voo
http://www.aereo.jor.br/2016/12/07/caca ... ra-de-voo/

Cerca de três vezes mais do que a maioria das aeronaves de caça atualmente operadas pelas forças aéreas ocidentais.




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Re: F-35 News

#3168 Mensagem por Carlos Lima » Qua Dez 07, 2016 10:35 pm

Penguin escreveu:Caça F-35 vai precisar de 50 horas de manutenção por hora de voo
http://www.aereo.jor.br/2016/12/07/caca ... ra-de-voo/

Cerca de três vezes mais do que a maioria das aeronaves de caça atualmente operadas pelas forças aéreas ocidentais.
'E bom lembrar que essas aeronaves ainda estao em IOC e todas elas ainda sao de desenvolvimento. Ou seja, por conta das constantes atualizacoes o numero de manutencao por hora de voo 'e bem maior e esperada.

A partir de 2017 as primeiras aeronaves de 'producao' chegam e vai ser interessante ver o real valor homen/hora.

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Re: F-35 News

#3169 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 08, 2016 1:15 am

Se conseguirem fazer ajustes que possibilitem a grande redução, tipo 40%, o F-35, com 30 homens hora vai manter o mesmo número que o F14, que era um caça famoso pelo alto custo operacional.
A título de comparacao, a manutencao do Miragem 2000 exige 8 homens hora.

O Mikhail Pogosian, salvo engano 2009, declarou que poucas forças aéreas poderiam operar somente caças de 5a geração pelo alto custo.




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Re: F-35 News

#3170 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 08, 2016 1:20 am

Alias, os F-15 na USAF e os F-18E/F na US Navy permanecerão operando nessas forças até 2040. Vão ganhar reforço estrutural para isso.




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Re: F-35 News

#3171 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 08, 2016 1:26 am

Tem uma matéria na aviationweek de agosto traduzida pelo P.A.:

Caça F35 ainda está longe da capacidade plena

Link da matéria:
http://www.aereo.jor.br/2016/08/26/caca ... ade-plena/




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Re: F-35 News

#3172 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 08, 2016 2:48 am

A questão é que os custos do F-22 vem diminuindo inclusive pelas atualizações aprendidas através do projeto do F-35.

Com isso assim que os modelos de produção (agora ainda são os LRIP) estiverem de fato voando é que vamos certamente ter idéia dos custos reais de manutenção por homem/hora.

Somando isso a quantidade de operadores do F-35 vai trazer mais mudanças positivas ainda, pois existe mais dinheiro em P&D e maior quantidade de aeronaves.

No caso dos F-15 e F-18 é um pouco diferente já que o substituto do F-15 era o F-22, mas com 183 aeronaves fabricadas não tem muito o que fazer e a USN viu no caso do F-18 que precisa de um 'bomb truck', com um bom AESA e que ainda faça REVO e GE, e o F-18 é muito bom nessa função (inveja) e é super bem equipado.

Até 2030 teremos inclusive a primeira aeronave de 6 geração voando e essa sem dúvida irá substituir pelo menos os F-15 (a USN não definiu ainda o que vai fazer).

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Re: F-35 News

#3173 Mensagem por Fab-Wan » Qui Dez 08, 2016 10:51 am

Carlos Lima escreveu:
Penguin escreveu:Israel considera a aquisição de F-15I adicionais.

Os F-35 são importantes principalmente no início de conflitos, quando as defesas do inimigo ainda estão operantes. Mas depois que a área está limpa, eles precisam de mais caças como o F-15I para fazer o trabalho.

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Alem disso eles acabaram de encomendar mais 17 F-35.

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Fechou os primeiros 50 então!

Sobre os padrões de pintura. Tomara que recebam algo no padrão da IAF no futuro. Sou plastimodelista, comprei um kit do F-35 só por causa de Israel, se até israel mantiver esse cinza sem graça, vou ter que me desfazer dele. [003]




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Re: F-35 News

#3174 Mensagem por joao fernando » Qui Dez 08, 2016 11:12 am

Bom é caça de 4000 reis a hora do vôo




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: F-35 News

#3175 Mensagem por Penguin » Qui Dez 08, 2016 11:47 am

Carlos Lima escreveu:A questão é que os custos do F-22 vem diminuindo inclusive pelas atualizações aprendidas através do projeto do F-35.

Com isso assim que os modelos de produção (agora ainda são os LRIP) estiverem de fato voando é que vamos certamente ter idéia dos custos reais de manutenção por homem/hora.

Somando isso a quantidade de operadores do F-35 vai trazer mais mudanças positivas ainda, pois existe mais dinheiro em P&D e maior quantidade de aeronaves.

No caso dos F-15 e F-18 é um pouco diferente já que o substituto do F-15 era o F-22, mas com 183 aeronaves fabricadas não tem muito o que fazer e a USN viu no caso do F-18 que precisa de um 'bomb truck', com um bom AESA e que ainda faça REVO e GE, e o F-18 é muito bom nessa função (inveja) e é super bem equipado.

Até 2030 teremos inclusive a primeira aeronave de 6 geração voando e essa sem dúvida irá substituir pelo menos os F-15 (a USN não definiu ainda o que vai fazer).

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Um dos grandes problemas do F-22 é o seu revestimento que possui fragilidades perante agentes externos (clima e certas substancias como certos lubrificantes) e dificuldades de manutenção.

Essa foi uma das razões principais para o encerramento da sua linha de produção e que inviabilizou uma versão naval.

O F-35 parece ter resolvido esse problema. Parece.
E os demais países que estão desenvolvendo caças de 5G pela 1a vez, terão que enfrentar esses desafios tb primeira vez.

AMERICAN F-22 RAPTOR FIGHTER JETS LOSE ANTI-RADAR COATING IN SYRIA
https://southfront.org/american-f-22-ra ... -in-syria/

The US F-22 Raptor fighter jets, which are used by the US Air Force in Syria, have started to lose its radar-absorbing coating.

The US F-22 Raptor fighter jets, participating in a military operation in Syria, have started to lose coating, hiding them from radars, the Aviation Week news portal reported.

The radar-absorbing coating on bodies of the aircraft warped and started to peel off. According to the US Air Force, climatic conditions in the area of usage of the warplanes are one of the reasons of this trouble.

According to head of the F-22 program of Lockheed Martin, John Cottam, the coating wrinkles and peels off due to the fact that it loses its hardness and turns into its original liquid state. He also noted that this process is accelerated by external factors, including rain and sand dust.

Earlier, US pilots complained about destruction of radar-absorbing coating during contact with fuel and lubricating oil. In 2009, a former engineer of the Lockheed Martin, Olsen Derrol, accused the company of application several excessive layers of the radar-absorbing coating in order to hide the fact that the ‘invisible’ coating easily erased from a body of fighter jets under influence of water, oil and fuel.

Developers of the F-22 Raptor claim that they have created a new, more stable formulation and are going to use it on all the 186 produced fighter jets during maintenance operations. According to preliminary estimates, this process will take at least three years




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Re: F-35 News

#3176 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 08, 2016 2:30 pm

Esse é um problema que foi visto primeiro no B-2, no F-22 melhorou, mas o F-22 voa muito diferente do B-2. Agora eles tem que melhorar mais ainda e o F-35 parece que é melhor, mas faz parte, tecnologia nova, nunca utilizada tem que ser ajustada.

Nada como a experiência operacional.

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Re: F-35 News

#3177 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 08, 2016 10:35 pm

Carlos Lima escreveu:A questão é que os custos do F-22 vem diminuindo inclusive pelas atualizações aprendidas através do projeto do F-35.

Com isso assim que os modelos de produção (agora ainda são os LRIP) estiverem de fato voando é que vamos certamente ter idéia dos custos reais de manutenção por homem/hora.

Somando isso a quantidade de operadores do F-35 vai trazer mais mudanças positivas ainda, pois existe mais dinheiro em P&D e maior quantidade de aeronaves.

No caso dos F-15 e F-18 é um pouco diferente já que o substituto do F-15 era o F-22, mas com 183 aeronaves fabricadas não tem muito o que fazer e a USN viu no caso do F-18 que precisa de um 'bomb truck', com um bom AESA e que ainda faça REVO e GE, e o F-18 é muito bom nessa função (inveja) e é super bem equipado.

Até 2030 teremos inclusive a primeira aeronave de 6 geração voando e essa sem dúvida irá substituir pelo menos os F-15 (a USN não definiu ainda o que vai fazer).

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Os custos de hora voo do F-22 em 2014 (portanto o mais recente seria de 2015, mas eu desconheço e pouca diferença deve fazer) era USD 67,500.00:

https://www.flightglobal.com/news/artic ... fl-421499/

O mesmo caso do F-35: um caça com absurdos 50 homens hora de manutenção (para um caça é altíssimo) achar que com tempo isso vai desabar. Com.certeza vai cair demanda por manutenção, mas os caras não vao fazer milagre. Até porque eles não estão conseguindo com o F-22 cujo custo operacional continua altíssimo.




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Re: F-35 News

#3178 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 08, 2016 10:57 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:A questão é que os custos do F-22 vem diminuindo inclusive pelas atualizações aprendidas através do projeto do F-35.

Com isso assim que os modelos de produção (agora ainda são os LRIP) estiverem de fato voando é que vamos certamente ter idéia dos custos reais de manutenção por homem/hora.

Somando isso a quantidade de operadores do F-35 vai trazer mais mudanças positivas ainda, pois existe mais dinheiro em P&D e maior quantidade de aeronaves.

No caso dos F-15 e F-18 é um pouco diferente já que o substituto do F-15 era o F-22, mas com 183 aeronaves fabricadas não tem muito o que fazer e a USN viu no caso do F-18 que precisa de um 'bomb truck', com um bom AESA e que ainda faça REVO e GE, e o F-18 é muito bom nessa função (inveja) e é super bem equipado.

Até 2030 teremos inclusive a primeira aeronave de 6 geração voando e essa sem dúvida irá substituir pelo menos os F-15 (a USN não definiu ainda o que vai fazer).

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Os custos de hora voo do F-22 em 2014 (portanto o mais recente seria de 2015, mas eu desconheço e pouca diferença deve fazer) era USD 67,500.00:

https://www.flightglobal.com/news/artic ... fl-421499/

O mesmo caso do F-35: um caça com absurdos 50 homens hora de manutenção (para um caça é altíssimo) achar que com tempo isso vai desabar. Com.certeza vai cair demanda por manutenção, mas os caras não vao fazer milagre. Até porque eles não estão conseguindo com o F-22 cujo custo operacional continua altíssimo.
Nao vamos embolar o meio de campo.

Com relacao ao F-22, foi alertado a muitos anos que com a frota de 183 ao inves do minimo do minimo de 300 e poucos (se nao me engano) os custos seriam altos em funcao do tamanho da frota que estava super reduzida comparada a exigencia minima da USAF.

Com isso os custos sempre serao super altos no caso do F-22.

PS: Para piorar ainde tem os custos de deployment (deslocamento) e operacoes de combate que vai sempre aumentar os custos de hora de voo/manutencao das aeronaves mais ainda... ainda mais com uma frota tao reduzida.

...

Com relacao ao F-35, como eu ja disse antes, as aeronaves atualmente voando sao as LRIP (low rate initial production), o que indica que sao aeronaves de desenvolvimento em varios estagios diferentes e que por conta disso sao mais complicadas para serem manutenidas. Alem disso elas sofrem atualizacao de software (e hardware), muito mais frequentes, alem da frota por ter sido comprada em diferentes estagios de LRIP nao ser uniforme. Para piorar essas aeronaves tambem sao utilizadas para treinamento de todo o tipo de tarefa e para varios paises.

Logo, com tudo isso acima e todo o trabalho para criar materiais de treinamento, processos e uniformizar todo esse software e hardware, essas aeronaves serao por um tempo bem caras em termos de homem /hora e esse numero sera um absurdo considerando todos esses fatores, mas ele nao 'e real comparado a aeronaves de producao.

A partir do ano que vem, as aeronaves de producao comecam a chegar e 'e ai que a coisa vai ficar mais clara. Obviamente que no inicio (como em qualquer nova aeronave) o numero sera um pouco maior, mas com o tempo a coisa vai melhorar.

Mas 'e muito importante fazer a distincao entre aeronaves associadas ao LRIP e aeronaves Full Production antes de chegar a conclusoes equivocadas.

A ver...

PS2: Para amenizar os custos do F-22, existem varias iniciativas de usar o F-35 e as suas tecnicas de manutencao (mais sofisticadas) como exemplo.

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Re: F-35 News

#3179 Mensagem por knigh7 » Qui Dez 08, 2016 11:02 pm

Carlos Lima escreveu:Esse é um problema que foi visto primeiro no B-2, no F-22 melhorou, mas o F-22 voa muito diferente do B-2. Agora eles tem que melhorar mais ainda e o F-35 parece que é melhor, mas faz parte, tecnologia nova, nunca utilizada tem que ser ajustada.

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A questão é que a LM não tem uma boa alternativa ao caça de 5geração e os americanos gastaram um absurdo no desenvolvimento f-35.

Como a Sukhoi tem uma boa alternativa que é o Su35BM e não estão gastand um absurdo com o desenvolvimento do Pak Fa eles podem de vez enquando soltar alguma coisa que seja favorável ao 4,5geração em detrimento da 5a, já a LockMart, não.




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Re: F-35 News

#3180 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 08, 2016 11:16 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu:Esse é um problema que foi visto primeiro no B-2, no F-22 melhorou, mas o F-22 voa muito diferente do B-2. Agora eles tem que melhorar mais ainda e o F-35 parece que é melhor, mas faz parte, tecnologia nova, nunca utilizada tem que ser ajustada.

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A questão é que a LM não tem uma boa alternativa ao caça de 5geração e os americanos gastaram um absurdo no desenvolvimento f-35.

Como a Sukhoi tem uma boa alternativa que é o Su35BM e não estão gastand um absurdo com o desenvolvimento do Pak Fa eles podem de vez enquando soltar alguma coisa que seja favorável ao 4,5geração em detrimento da 5a, já a LockMart, não.
Ver explicacao acima.

'E bom nao embolar as coisas.

Nos EUA ate aonde consta eles estao movendo Deus (e o mundo) para 5 geracao, e em seguida 6 geracao. Isso esta associado com a visao e doutrina de combate atual e futura da USAF e seus aliados.

A coisa tambem esta associada ao desenvolvimento industrial Americano, verificacao de ameacas reais e futuras e obviamente tambem existe o componente do lobby (ninguem 'e inocente).

EUA e Russia veem as coisas de maneira diferente e cada um tem os seus motivos. A Russia nao segue os EUA e os EUA nao segue a Russia. Sempre foi assim e todos estao corretos considerando a sua doutrina de uso.

Os russos tem uma doutrina mais 'defensiva' aonde suas aeronaves de 4 e 5 geracao sao apoiadas por uma rede enorme de radares e misseis anti-aereos. Alem disso eles contam e contrarao com PAK e Mig-31 (e o seu substituto) como "bala de prata" aonde voce nao precisa de muitos, apoiados por quantidades bem maiores de Su-30/34/35 e hoje o Mig-29 e amanha o seu substituto (isso sem contar os seus bombardeiros que 'e outro papo).

Os EUA tem o Patriot e olhe la, alem dos seus SM-3 nos seus navios, mas em termos de Defesa eles se apoiam no ataque e nas suas aeronaves stealth.

Enfim...

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