knigh7 escreveu:Carlos Lima escreveu:A questão é que os custos do F-22 vem diminuindo inclusive pelas atualizações aprendidas através do projeto do F-35.
Com isso assim que os modelos de produção (agora ainda são os LRIP) estiverem de fato voando é que vamos certamente ter idéia dos custos reais de manutenção por homem/hora.
Somando isso a quantidade de operadores do F-35 vai trazer mais mudanças positivas ainda, pois existe mais dinheiro em P&D e maior quantidade de aeronaves.
No caso dos F-15 e F-18 é um pouco diferente já que o substituto do F-15 era o F-22, mas com 183 aeronaves fabricadas não tem muito o que fazer e a USN viu no caso do F-18 que precisa de um 'bomb truck', com um bom AESA e que ainda faça REVO e GE, e o F-18 é muito bom nessa função (inveja) e é super bem equipado.
Até 2030 teremos inclusive a primeira aeronave de 6 geração voando e essa sem dúvida irá substituir pelo menos os F-15 (a USN não definiu ainda o que vai fazer).
[]s
CB
Os custos de hora voo do F-22 em 2014 (portanto o mais recente seria de 2015, mas eu desconheço e pouca diferença deve fazer) era USD 67,500.00:
https://www.flightglobal.com/news/artic ... fl-421499/
O mesmo caso do F-35: um caça com absurdos 50 homens hora de manutenção (para um caça é altíssimo) achar que com tempo isso vai desabar. Com.certeza vai cair demanda por manutenção, mas os caras não vao fazer milagre. Até porque eles não estão conseguindo com o F-22 cujo custo operacional continua altíssimo.
Nao vamos embolar o meio de campo.
Com relacao ao F-22, foi alertado a muitos anos que com a frota de 183 ao inves do minimo do minimo de 300 e poucos (se nao me engano) os custos seriam altos em funcao do tamanho da frota que estava super reduzida comparada a exigencia minima da USAF.
Com isso os custos sempre serao super altos no caso do F-22.
PS: Para piorar ainde tem os custos de deployment (deslocamento) e operacoes de combate que vai sempre aumentar os custos de hora de voo/manutencao das aeronaves mais ainda... ainda mais com uma frota tao reduzida.
...
Com relacao ao F-35, como eu ja disse antes, as aeronaves atualmente voando sao as LRIP (low rate initial production), o que indica que sao aeronaves de desenvolvimento em varios estagios diferentes e que por conta disso sao mais complicadas para serem manutenidas. Alem disso elas sofrem atualizacao de software (e hardware), muito mais frequentes, alem da frota por ter sido comprada em diferentes estagios de LRIP nao ser uniforme. Para piorar essas aeronaves tambem sao utilizadas para treinamento de todo o tipo de tarefa e para varios paises.
Logo, com tudo isso acima e todo o trabalho para criar materiais de treinamento, processos e uniformizar todo esse software e hardware, essas aeronaves serao por um tempo bem caras em termos de homem /hora e esse numero sera um absurdo considerando todos esses fatores, mas ele nao 'e real comparado a aeronaves de producao.
A partir do ano que vem, as aeronaves de producao comecam a chegar e 'e ai que a coisa vai ficar mais clara. Obviamente que no inicio (como em qualquer nova aeronave) o numero sera um pouco maior, mas com o tempo a coisa vai melhorar.
Mas 'e muito importante fazer a distincao entre aeronaves associadas ao LRIP e aeronaves Full Production antes de chegar a conclusoes equivocadas.
A ver...
PS2: Para amenizar os custos do F-22, existem varias iniciativas de usar o F-35 e as suas tecnicas de manutencao (mais sofisticadas) como exemplo.
[]s
CB