Bipolar isso!knigh7 escreveu:Putz...
Na hora dos riscos é como um projeto novo,na hora benefício é como um caca que já existe.
Ainda bem que tem a FAB para avaliar.
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
E o que uma coisa tem a ver com a outra?Penguin escreveu:Bipolar isso!knigh7 escreveu:Putz...
Na hora dos riscos é como um projeto novo,na hora benefício é como um caca que já existe.
Ainda bem que tem a FAB para avaliar.
E muita vontade de desviar o assunto e criticar as pessoas ao invés de raciocinar sobre o que vem acontecendo com o projeto.
Tática velha essa... e triste.
Não reclamem dos posts fazendo referências pessoais sendo apagados.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas essa ação já foi simulada
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas a matéria é de fevereiro/2016 ... o que mudou ???Bolovo escreveu:Eu vou te explicar a mágica dessa matéria do Defesanet:Tikuna escreveu: É isso o que eu nunca entendi. Era pra ser pago em parcelinhas lá pra quando entregarem o ultimo, forçando a SAAB à acelerar o processo.
do defesanet:
"O que isto significa de fato? Pois, para surpresa de nossos leitores o Governo Brasileiro quitou o Dowpayment (parcela inicial referente ao comppromisso do contrato), com um pagamento de R$ 800 milhões, através da Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa, baseada em Londres, em Janeiro deste ano. O então Ministro Joaquim Levy tinha solicitado um parcelamento do Downpayment, realizando um pagamento inicial de R$ 200 milhões, ainda em 2015.
Sim, caros leitores, o Governo Brasileiro e a Força Aérea Brasileira estão adimplentes com o Programa Gripen NG BR. Isto moveu o eixo do jogo para o campo sueco, que foi pego de surpresa e tem mostrado uma certa intransigência em responder às demandas brasileiras."
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... ecnologia/
EW ainda vem mais pagamento por ai???
O grande investimento da SAAB no Brasil foi em marketing. Repare que eles tem publicidade em maior parte dos tais "portais de defesa" da internet brasileira, que formam a opinião de boa parte dos leigos e iniciados no assunto. O resultado disso é uma mídia especializada chapa branca pró-SAAB que só fala maravilhas sobre o Gripen NG e vários outros produtos da mesma empresa, inclusive os que são fracassos de exportação, como o BAMSE. Falar bem? Sempre! Críticas? Nem pensar!
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Lembre-se Kirk ... estou apagando para não tomar outras providências.
Se você não quer debater o assunto é prefere debater as pessoas ... sugiro na boa o Facebook.
Aqui essa sua tática já manjada de trollada não vai rolar.
Espero que você compreenda e dedique a sua energia a debater os projetos e não as pessoas.
Grato pela colaboração.
CB
Se você não quer debater o assunto é prefere debater as pessoas ... sugiro na boa o Facebook.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Bom vamos deixar para lá esse negócio de esticamento e coisa e tal porque realmente não vamos a lugar nenhum.Carlos Lima escreveu:Você misturou tanta coisa diferente e o conceito de esticamento e upgrade que é melhor para por aqui mesmo.FCarvalho escreveu: Se o Gripen NG não passa de um mero "esticamento" do C/D, o que não dizer então de F-18E/F, Su-35, F-15E, Mig-35, F-16E/F, Mirage 2000-9, Typhoon block III, Rafale F3/4, e até do J-10C, e por aí vai...
São todos apenas caças esticados também de suas versões originais?
Menos Lima, menos.
ps: (off topic on) quem disse que vamos fazer Nae's novos? Quem disse que não vamos pegar um modelo existente e "esticar" ele até ficar do jeito "BR"? (fim do off topic)
abs.
No fim... não muda nada... estamos pagando uma fortuna e os atrasos adicionais provam o que muita gente já dizia ... o mundo do PowerPoint e a realidade não se misturam.
[]s
CB
Conquanto, no que diz respeito a frase em destaque, continuo a afirmar que não existe contradição e nem ilação entre o que foi apresentado pela SAAB em termos de ofertas e o que se está vendo agora na fase de implementação do desenvolvimento do caça. Ou voce acreditava que não poderia haver diferenças entre o que foi apresentado e o que realmente poderia vir a ser a realidade dos protótipos? Ou que a FAB mesmo não levaria em conta o fato de estar adquirindo um projeto ainda em desenvolvimento, e não algo pronto?
Honestamente, não sei onde é que está a questão. Este tipo de coisa acontece em tudo quanto é concorrência de caças mundo afora, principalmente em se tratando da ofertas de caças que ainda estão sendo projetados. O F-35 que o diga. E ninguém até agora pulou fora do projeto porque muitas coisas na fase de desenvolvimento saiu completamente fora da anunciada nos power point da LM.
A meu ver, se pode nos outros, porque não no nosso?
abs.
Carpe Diem
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Sim, com certeza são. Mas o quê no caso de outros caças é algo louvável e até natural, no caso do Gripen NG aqui aparentemente querem imputar como um defeito em relação as suas capacidades em função disso. Como se o fato dele ser dito como um caça novo fosse algo errado ou contraditório.LeandroGCard escreveu:Ué? E não são mesmo?Se o Gripen NG não passa de um mero "esticamento" do C/D, o que não dizer então de F-18E/F, Su-35, F-15E, Mig-35, F-16E/F, Mirage 2000-9, Typhoon block III, Rafale F3/4, e até do J-10C, e por aí vai...
São todos apenas caças esticados também de suas versões originais?
Leandro G. Card
Em relação ao caça que voou nos anos 80's com certeza ele será totalmente novo em quase tudo.
O F-18E/F basicamente do original sói tem o nome, O resto é tudo modificado. Ele não é um caça novo então em relação ao seu antecessor?
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
FC... F35 e Quinta geração... quinta geração.FCarvalho escreveu:Bom vamos deixar para lá esse negócio de esticamento e coisa e tal porque realmente não vamos a lugar nenhum.Carlos Lima escreveu: Você misturou tanta coisa diferente e o conceito de esticamento e upgrade que é melhor para por aqui mesmo.
No fim... não muda nada... estamos pagando uma fortuna e os atrasos adicionais provam o que muita gente já dizia ... o mundo do PowerPoint e a realidade não se misturam.
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Conquanto, no que diz respeito a frase em destaque, continuo a afirmar que não existe contradição e nem ilação entre o que foi apresentado pela SAAB em termos de ofertas e o que se está vendo agora na fase de implementação do desenvolvimento do caça. Ou voce acreditava que não poderia haver diferenças entre o que foi apresentado e o que realmente poderia vir a ser a realidade dos protótipos? Ou que a FAB mesmo não levaria em conta o fato de estar adquirindo um projeto ainda em desenvolvimento, e não algo pronto?
Honestamente, não sei onde é que está a questão. Este tipo de coisa acontece em tudo quanto é concorrência de caças mundo afora, principalmente em se tratando da ofertas de caças que ainda estão sendo projetados. O F-35 que o diga. E ninguém até agora pulou fora do projeto porque muitas coisas na fase de desenvolvimento saiu completamente fora da anunciada nos power point da LM.
A meu ver, se pode nos outros, porque não no nosso?
abs.
Outra geração... Gripen é mais uma vez a história recontada em 4 geração...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas não estamos falando da relação marketing x realidade:?
Ou o que vale para a 5a G não vale também, ou valeu, para as gerações anteriores?
abs
Ou o que vale para a 5a G não vale também, ou valeu, para as gerações anteriores?
abs
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não embolemos o meio de campo.FCarvalho escreveu:Mas não estamos falando da relação marketing x realidade:?
Ou o que vale para a 5a G não vale também, ou valeu, para as gerações anteriores?
abs
5 geração é algo absolutamente novo. Tanto em termos de tecnologia quanto em termos de colaboração para esse tipo de tecnologia Aeronáutica.
Mundos absolutamente diferentes, incluindo o aspecto marketing e transparência, porque apesar de todos os seus defeitos o F35 e um projeto aonde todo mundo cai de pau porque o que não falta são informações e transparência em termos de detalhes.
Nem de longe temos o mesmo para a nossa aeronave de 4 geração, que a nossa mídia trata como vaca sagrada, o que ainda temos dificuldade de assimilar é que ninguém ganha com isso a não ser quem vive de marketing, sindicatos, revistinha e page view.
Esse é um equívoco terrível, pois é o nosso próximo avião de combate querendo ou não... a última coisa que precisa é ser endeusado.
Não da para comparar nem nesse aspecto.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não costuma haver em lugar nenhum a transparência que ocorre nos EUA no desenvolvimento de caças. E isso não começou com o F-35, não mesmo, e nem com o Super Hornet. Na realidade, isso ocorre muito mais devido aos controles institucionais e às disputas internas entre os grupos de pressão.Carlos Lima escreveu:Não embolemos o meio de campo.FCarvalho escreveu:Mas não estamos falando da relação marketing x realidade:?
Ou o que vale para a 5a G não vale também, ou valeu, para as gerações anteriores?
abs
5 geração é algo absolutamente novo. Tanto em termos de tecnologia quanto em termos de colaboração para esse tipo de tecnologia Aeronáutica.
Mundos absolutamente diferentes, incluindo o aspecto marketing e transparência, porque apesar de todos os seus defeitos o F35 e um projeto aonde todo mundo cai de pau porque o que não falta são informações e transparência em termos de detalhes.
Nem de longe temos o mesmo para a nossa aeronave de 4 geração, que a nossa mídia trata como vaca sagrada, o que ainda temos dificuldade de assimilar é que ninguém ganha com isso a não ser quem vive de marketing, sindicatos, revistinha e page view.
Esse é um equívoco terrível, pois é o nosso próximo avião de combate querendo ou não... a última coisa que precisa é ser endeusado.
Não da para comparar nem nesse aspecto.
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Até onde se sabe, os desenvolvimento do PAK e do J-20, primeiros caças furtivos da Rússia e China, ocorrem "sem problemas". Aliás, nunca têm problemas, a menos que seja algo público, como um incêndio.
Editado pela última vez por Penguin em Seg Nov 28, 2016 12:24 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enquanto o Rafale e o Super Hornet abocanham pedidos por ai, no Brasil:
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
PRODUÇÃO DO GRIPEN NG É INICIADA NO BRASIL
Embraer e SAAB inauguraram um centro de desenvolvimento em Gavião Peixoto para o projeto do novo caça da Força Aérea Brasileira, que será entregue a partir de 2019
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THIAGO VINHOLES — 23 DE NOVEMBRO DE 2016
O centro de trabalho conjunto da Embraer e Saab em Gavião Peixoto (Divulgação)
A versão brasileira do caça Gripen NG começou a tomar forma. Embraer e Saab inauguraram nessa terça-feira (22) o “Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen” (GDDN), na fábrica da Embraer Defesa e Segurança, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. A instalação receberá funcionários das duas fabricantes, além de colaboradores de outras empresas nacionais envolvidas no projeto e membros da Força Aérea Brasileira (FAB).
Cerca de 100 profissionais brasileiros, da Embraer e de outras empresas, enviados para treinamentos na Suécia já estão de volta e iniciaram o projeto no Brasil. De acordo com a fabricante brasileira, a unidade vai reunir mais de 300 funcionários até 2017. Ao todo, o centro terá 180 áreas de trabalho, incluindo setores “secretos”, como frisou Mikael Franzen, diretor geral da Saab no programa Gripen, durante a cerimônia de inauguração do GDDN.
O GDDN será responsável pelo desenvolvimento da versão brasileira do Gripen, ensaios de voo da aeronave e, o que é considerado a parte mais importante da parceria com a Saab, a transferência de tecnologia entre os países. “Esse processo será dividido em 60 projetos-chave, pelo período de dois anos. Envolve treinamento teórico, prática na Suécia, desenvolvimento e produção no Brasil e o programa de pesquisa e tecnologia”, explicou Franzen.
Outra responsabilidade do centro em Gavião Peixoto será o desenvolvimento e produção do Gripen F, a versão do caça para dois pilotos (biposto) – o Gripen NG será a variante brasileira do Gripen E monoposto, mas com recursos diferentes. A FAB encomendou oito unidades dessa opção.
Apesar da configuração orientada para treinamentos, o Gripen F terá a mesma capacidade de combate e desempenho da versão monoposto, incluindo os mesmos sistemas de busca e armamentos. Esse, portanto, será o primeiro avião supersônico desenvolvido no Brasil, com primeiro voo previsto somente para depois de 2020.
Os primeiros Gripen da FAB estão programados para entrar em operação a partir de 2019. Essas aeronaves, entretanto, serão fabricadas na Suécia, com participação da Embraer e outras empresas brasileiras. As 36 aeronaves encomendadas, produzidas nos dois países, serão entregues até 2024, como previsto no cronograma das fabricantes.
Oportunidades
Jackson Scheinder, presidente da Embraer Defesa e Segurança, ainda afirmou, durante entrevista coletiva, que o Gripen nacional será um produto de exportação. “A Embraer e a Saab já estão discutindo essa e outras possibilidades”, contou Scheinder, referindo-se a chance de Embraer e a Saab também desenvolverem outros projetos no futuro. O executivo, porém, não revelou maiores detalhes, mas afirmou que essa movimentação representa uma “perspectiva de crescimento importante”, na área comercial e de tecnologia da empresa.
Schneider falou sobre exportar o Gripen fabricado no Brasil
O centro em Gavião Peixoto também será como um posto avançado de desenvolvimento e pesquisas do Gripen, mas fora da Suécia. Ou seja, novas soluções e adequações futuras para o caça, do Brasil ou de outros operadores, poderão ser desenvolvidas e aplicadas no interior de São Paulo. “O novo Gripen foi projetado já prevendo modificações no futuro”, explicou Ulf Nilsson, vice-presidente da Saab.
Nilsson não demonstrou preocupação com a crise econômica no Brasil. “O programa, tanto aqui como na Suécia, está correndo dentro dos prazos. O próprio centro na Embraer é um exemplo. A instalação começou a ser construída logo após a assinatura do contrato, 14 meses atrás, e já está pronta”, afirmou o sueco. O contrato de compra de 36 caças Gripen NG, além dos projetos de transferência tecnológica, custou US$ 5,4 bilhões aos cofres brasileiros.
Superioridade aérea
A cerimônia de inauguração do GDDN também contou com a presença de Raul Jungmann, ministro da defesa do Brasil. Em tom celebrativo e ao mesmo tempo alarmante, Jungmann afirmou que o projeto do Gripen é um dos mais importantes já colocados em prática na história do país e justificou sua importância: “o ônus da paz no Brasil não será eterno”.
"O ônus da paz no Brasil não será eterno", disse o ministro da defesa do Brasil
“Foram mais de 20 anos de espera pelos novos caças da FAB. Acredito, que após todo esse tempo, fizemos a melhor escolha”, contou o ministro. O Gripen NG é a concretização do projeto FX-2, iniciado em 2006 e adiado em diversas oportunidades. Os concorrentes da proposta sueca eram o Boeing F/A-18 Super Hornet e o Dassault Rafale.
O FX-2, que previa um substituto para os Mirage III, aposentados pela FAB em 2005, foi uma “remodelação” do programa FX-BR, que desde 1991 já pretendia um novo caça avançado.
Quando voa?
Como adiantou Ulf Nilsson, o primeiro voo do Gripen E, apresentado em maio deste ano na Suécia e com as configurações exigidas pela força aérea local, está programado para voar no segundo quadrimestre de 2017. Já o modelo fabricado no Brasil deve voar somente na próxima década.
O pacote de tecnologias para o Gripen NG escolhido pelo comando brasileiro possui itens mais avançados que os presentes na versão sueca. Uma das principais diferenças será o painel de controle, com uma tela panorâmica, em vez de três monitores separados, como no modelo pedido na Suécia.
O Gripen “brasileiro” ainda terá um aparelho de comunicação com dois rádios e sistema de encriptação, equipamentos de interceptação e destruição de mensagens eletrônicas, sensores infravermelho de busca e salvamento, além de ligação por “datalink”, recurso que permitirá ao caça “conversar” por meio de sinais eletrônicos com outros aviões e torres de controles.
Em termos tecnológicos e de ataque, o Gripen NG dará a FAB uma capacidade digna de país de primeiro mundo, com variadas possibilidades de ações com ajuda de novas tecnologias. Já para a economia e a indústria nacionais, será o primeiro produto com potencial supersônico.
Nota do editor: Outras empresas brasileiras que participam no projeto do Gripen com a Embraer são a AEL Sistemas, Akaer, Atech, Mectron, Inbra e Atmos.
http://airway.uol.com.br/producao-do-gr ... no-brasil/
OBS: Grato joao fernando ... do mesmo link que postou!
Embraer e SAAB inauguraram um centro de desenvolvimento em Gavião Peixoto para o projeto do novo caça da Força Aérea Brasileira, que será entregue a partir de 2019
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O centro de trabalho conjunto da Embraer e Saab em Gavião Peixoto (Divulgação)
A versão brasileira do caça Gripen NG começou a tomar forma. Embraer e Saab inauguraram nessa terça-feira (22) o “Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen” (GDDN), na fábrica da Embraer Defesa e Segurança, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. A instalação receberá funcionários das duas fabricantes, além de colaboradores de outras empresas nacionais envolvidas no projeto e membros da Força Aérea Brasileira (FAB).
Cerca de 100 profissionais brasileiros, da Embraer e de outras empresas, enviados para treinamentos na Suécia já estão de volta e iniciaram o projeto no Brasil. De acordo com a fabricante brasileira, a unidade vai reunir mais de 300 funcionários até 2017. Ao todo, o centro terá 180 áreas de trabalho, incluindo setores “secretos”, como frisou Mikael Franzen, diretor geral da Saab no programa Gripen, durante a cerimônia de inauguração do GDDN.
O GDDN será responsável pelo desenvolvimento da versão brasileira do Gripen, ensaios de voo da aeronave e, o que é considerado a parte mais importante da parceria com a Saab, a transferência de tecnologia entre os países. “Esse processo será dividido em 60 projetos-chave, pelo período de dois anos. Envolve treinamento teórico, prática na Suécia, desenvolvimento e produção no Brasil e o programa de pesquisa e tecnologia”, explicou Franzen.
Outra responsabilidade do centro em Gavião Peixoto será o desenvolvimento e produção do Gripen F, a versão do caça para dois pilotos (biposto) – o Gripen NG será a variante brasileira do Gripen E monoposto, mas com recursos diferentes. A FAB encomendou oito unidades dessa opção.
Apesar da configuração orientada para treinamentos, o Gripen F terá a mesma capacidade de combate e desempenho da versão monoposto, incluindo os mesmos sistemas de busca e armamentos. Esse, portanto, será o primeiro avião supersônico desenvolvido no Brasil, com primeiro voo previsto somente para depois de 2020.
Os primeiros Gripen da FAB estão programados para entrar em operação a partir de 2019. Essas aeronaves, entretanto, serão fabricadas na Suécia, com participação da Embraer e outras empresas brasileiras. As 36 aeronaves encomendadas, produzidas nos dois países, serão entregues até 2024, como previsto no cronograma das fabricantes.
Oportunidades
Jackson Scheinder, presidente da Embraer Defesa e Segurança, ainda afirmou, durante entrevista coletiva, que o Gripen nacional será um produto de exportação. “A Embraer e a Saab já estão discutindo essa e outras possibilidades”, contou Scheinder, referindo-se a chance de Embraer e a Saab também desenvolverem outros projetos no futuro. O executivo, porém, não revelou maiores detalhes, mas afirmou que essa movimentação representa uma “perspectiva de crescimento importante”, na área comercial e de tecnologia da empresa.
Schneider falou sobre exportar o Gripen fabricado no Brasil
O centro em Gavião Peixoto também será como um posto avançado de desenvolvimento e pesquisas do Gripen, mas fora da Suécia. Ou seja, novas soluções e adequações futuras para o caça, do Brasil ou de outros operadores, poderão ser desenvolvidas e aplicadas no interior de São Paulo. “O novo Gripen foi projetado já prevendo modificações no futuro”, explicou Ulf Nilsson, vice-presidente da Saab.
Nilsson não demonstrou preocupação com a crise econômica no Brasil. “O programa, tanto aqui como na Suécia, está correndo dentro dos prazos. O próprio centro na Embraer é um exemplo. A instalação começou a ser construída logo após a assinatura do contrato, 14 meses atrás, e já está pronta”, afirmou o sueco. O contrato de compra de 36 caças Gripen NG, além dos projetos de transferência tecnológica, custou US$ 5,4 bilhões aos cofres brasileiros.
Superioridade aérea
A cerimônia de inauguração do GDDN também contou com a presença de Raul Jungmann, ministro da defesa do Brasil. Em tom celebrativo e ao mesmo tempo alarmante, Jungmann afirmou que o projeto do Gripen é um dos mais importantes já colocados em prática na história do país e justificou sua importância: “o ônus da paz no Brasil não será eterno”.
"O ônus da paz no Brasil não será eterno", disse o ministro da defesa do Brasil
“Foram mais de 20 anos de espera pelos novos caças da FAB. Acredito, que após todo esse tempo, fizemos a melhor escolha”, contou o ministro. O Gripen NG é a concretização do projeto FX-2, iniciado em 2006 e adiado em diversas oportunidades. Os concorrentes da proposta sueca eram o Boeing F/A-18 Super Hornet e o Dassault Rafale.
O FX-2, que previa um substituto para os Mirage III, aposentados pela FAB em 2005, foi uma “remodelação” do programa FX-BR, que desde 1991 já pretendia um novo caça avançado.
Quando voa?
Como adiantou Ulf Nilsson, o primeiro voo do Gripen E, apresentado em maio deste ano na Suécia e com as configurações exigidas pela força aérea local, está programado para voar no segundo quadrimestre de 2017. Já o modelo fabricado no Brasil deve voar somente na próxima década.
O pacote de tecnologias para o Gripen NG escolhido pelo comando brasileiro possui itens mais avançados que os presentes na versão sueca. Uma das principais diferenças será o painel de controle, com uma tela panorâmica, em vez de três monitores separados, como no modelo pedido na Suécia.
O Gripen “brasileiro” ainda terá um aparelho de comunicação com dois rádios e sistema de encriptação, equipamentos de interceptação e destruição de mensagens eletrônicas, sensores infravermelho de busca e salvamento, além de ligação por “datalink”, recurso que permitirá ao caça “conversar” por meio de sinais eletrônicos com outros aviões e torres de controles.
Em termos tecnológicos e de ataque, o Gripen NG dará a FAB uma capacidade digna de país de primeiro mundo, com variadas possibilidades de ações com ajuda de novas tecnologias. Já para a economia e a indústria nacionais, será o primeiro produto com potencial supersônico.
Nota do editor: Outras empresas brasileiras que participam no projeto do Gripen com a Embraer são a AEL Sistemas, Akaer, Atech, Mectron, Inbra e Atmos.
http://airway.uol.com.br/producao-do-gr ... no-brasil/
OBS: Grato joao fernando ... do mesmo link que postou!
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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