TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Valor, 23/11/2016
Saab e Embraer iniciam operação de centro de desenvolvimento em SP
João José Oliveira
GAVIÃO PEIXOTO (SP) - A Saab, empresa sueca de defesa e segurança, e a brasileira Embraer Defesa & Segurança inauguram nesta terça-feira o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design Development Network - GDDN), em Gavião Peixoto (SP).
O GDDN será o hub de desenvolvimento tecnológico do Gripen NG no Brasil para a Saab e a Embraer junto às empresas e instituições brasileiras parceiras: AEL Sistemas, Atech, Akaer e Força Aérea Brasileira, por meio de seu departamento de pesquisa DCTA.
O GDDN contempla o ambiente e os simuladores necessários para o desenvolvimento dos caças. Além disso, o GDDN está conectado à Saab na Suécia e aos parceiros industriais no Brasil, assegurando transferência de tecnologia e desenvolvimento eficientes.
“Temos um compromisso de longo prazo com o Brasil. O lançamento do GDDN é um marco importante no programa brasileiro do Gripen, pois será a base para a transferência de tecnologia e o desenvolvimento dos caças no país”, disse Håkan Buskhe, CEO e presidente da Saab.
“Embraer e Saab têm ambas um histórico longo e comprovado no desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras na indústria aeronáutica. Essa cooperação é fundamental para garantir o melhor apoio às operações da Força Aérea Brasileira pelos próximos anos”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O edifício do GDDN está localizado nas dependências da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde também ficará baseado o Centro de Teste de Voos do Gripen e onde será realizada a montagem final da aeronave.
Entre 2019 e 2024, 36 caças Gripen NG serão entregues à Força Aérea Brasileira. Para cumprir o cronograma, a Saab tem uma forte parceria colaborativa com empresas brasileiras, tais como Embraer, AEL Sistemas, Akaer, Atech, Mectron, Inbra e Atmos.
Entre outubro de 2015 e 2024, mais de 350 profissionais, entre engenheiros, operadores, técnicos e pilotos das empresas parceiras da Saab e da Força Aérea Brasileira, irão à Suécia para participar de cursos e treinamentos.
Habilidades e conhecimentos serão adquiridos pela indústria brasileira, possibilitando um extenso trabalho de desenvolvimento e produção do Gripen, incluindo a montagem final no Brasil. Até hoje, cerca de 100 profissionais brasileiros estiveram na Suécia e começaram a retornar ao Brasil no início deste mês.
O programa de transferência de tecnologia é dividido em 60 projetos-chave, com duração de até 24 meses.
A Embraer desempenhará um papel de liderança na execução do programa e realizará uma grande parte do trabalho de produção e entrega das versões monoposto e biposto do Gripen NG. A empresa será responsável por uma quantidade considerável do trabalho em desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo, montagem final e entregas de aeronaves. Além disso, Embraer e Saab serão responsáveis pelo desenvolvimento completo da versão biposto do Gripen NG.
O programa de transferência de tecnologia para o Brasil cobre quatro áreas que visam fornecer à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o Gripen no Brasil: treinamento teórico, programas de Pesquisa e Tecnologia, treinamento on-the-job na Suécia, desenvolvimento e produção.
Saab e Embraer iniciam operação de centro de desenvolvimento em SP
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GAVIÃO PEIXOTO (SP) - A Saab, empresa sueca de defesa e segurança, e a brasileira Embraer Defesa & Segurança inauguram nesta terça-feira o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design Development Network - GDDN), em Gavião Peixoto (SP).
O GDDN será o hub de desenvolvimento tecnológico do Gripen NG no Brasil para a Saab e a Embraer junto às empresas e instituições brasileiras parceiras: AEL Sistemas, Atech, Akaer e Força Aérea Brasileira, por meio de seu departamento de pesquisa DCTA.
O GDDN contempla o ambiente e os simuladores necessários para o desenvolvimento dos caças. Além disso, o GDDN está conectado à Saab na Suécia e aos parceiros industriais no Brasil, assegurando transferência de tecnologia e desenvolvimento eficientes.
“Temos um compromisso de longo prazo com o Brasil. O lançamento do GDDN é um marco importante no programa brasileiro do Gripen, pois será a base para a transferência de tecnologia e o desenvolvimento dos caças no país”, disse Håkan Buskhe, CEO e presidente da Saab.
“Embraer e Saab têm ambas um histórico longo e comprovado no desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras na indústria aeronáutica. Essa cooperação é fundamental para garantir o melhor apoio às operações da Força Aérea Brasileira pelos próximos anos”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O edifício do GDDN está localizado nas dependências da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde também ficará baseado o Centro de Teste de Voos do Gripen e onde será realizada a montagem final da aeronave.
Entre 2019 e 2024, 36 caças Gripen NG serão entregues à Força Aérea Brasileira. Para cumprir o cronograma, a Saab tem uma forte parceria colaborativa com empresas brasileiras, tais como Embraer, AEL Sistemas, Akaer, Atech, Mectron, Inbra e Atmos.
Entre outubro de 2015 e 2024, mais de 350 profissionais, entre engenheiros, operadores, técnicos e pilotos das empresas parceiras da Saab e da Força Aérea Brasileira, irão à Suécia para participar de cursos e treinamentos.
Habilidades e conhecimentos serão adquiridos pela indústria brasileira, possibilitando um extenso trabalho de desenvolvimento e produção do Gripen, incluindo a montagem final no Brasil. Até hoje, cerca de 100 profissionais brasileiros estiveram na Suécia e começaram a retornar ao Brasil no início deste mês.
O programa de transferência de tecnologia é dividido em 60 projetos-chave, com duração de até 24 meses.
A Embraer desempenhará um papel de liderança na execução do programa e realizará uma grande parte do trabalho de produção e entrega das versões monoposto e biposto do Gripen NG. A empresa será responsável por uma quantidade considerável do trabalho em desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo, montagem final e entregas de aeronaves. Além disso, Embraer e Saab serão responsáveis pelo desenvolvimento completo da versão biposto do Gripen NG.
O programa de transferência de tecnologia para o Brasil cobre quatro áreas que visam fornecer à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o Gripen no Brasil: treinamento teórico, programas de Pesquisa e Tecnologia, treinamento on-the-job na Suécia, desenvolvimento e produção.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Está se apresentando com naturalidade a troca de todos F-5 e Amx, totalizando 3 lotes de 36. Isso e bom e nos deixa no meio da tabela das Forças Aéreas. No entanto, a MB possui capacidade absorver 48 aparelhos e a FAB mesmo de trabalhar com 216 e não 108 caças. Depois de infernalidade o processo o custo de cada Gripen deve cair sensivelmente.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pergunta de leigo.
Existe algo que impossibilite que futuros lotes sejam solicitados antes da entrega total do lote atual?
Existe algo que impossibilite que futuros lotes sejam solicitados antes da entrega total do lote atual?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pelo que conta, além dos Rafales, o jornalista esqueceu de descontar ai o preço da FREMM que veio no pacote. E imagino a quantidade de armamento que o Egito não vai comprar. Lá eles não voam pelados como os nossos.Penguin escreveu:CFB escreveu:Eu nao tenho absolutamente nada contra o Gripen E/F, mas o que me chama muito a atencao sao os valores da negociacao. Salvo melhor informacao, o Brasil estaria pagando a bagatela de 5,4 bilhoes de dolares por 36 aparelhos, o que da um valor de 150 milhoes por caça, o que é muito.
http://www.aereo.jor.br/2016/11/22/os-p ... -de-cacas/
"SIPRI, tther missile orders from Egypt recorded lately include 45 MM-40-3 Exocets for the Gowind and FREMM frigates, and 500 AASMs and 150 MICA air-to-air missiles for the Rafale jets for delivery this year."
Editado pela última vez por Tikuna em Qua Nov 23, 2016 5:48 pm, em um total de 1 vez.
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
[quote="Penguin"][quote="CFB"]Eu nao tenho absolutamente nada contra o Gripen E/F, mas o que me chama muito a atencao sao os valores da negociacao. Salvo melhor informacao, o Brasil estaria pagando a bagatela de 5,4 bilhoes de dolares por 36 aparelhos, o que da um valor de 150 milhoes por caça, o que é muito.[/quote]
[img]http://www.aereo.jor.br/wp-content/uplo ... -costs.png[/img]
http://www.aereo.jor.br/2016/11/22/os-p ... -de-cacas/[/quote]
Ao observar estes precos, alguem sabe quanto é o custo de aquisicao de caças russos, como o SU-35S?
[img]http://www.aereo.jor.br/wp-content/uplo ... -costs.png[/img]
http://www.aereo.jor.br/2016/11/22/os-p ... -de-cacas/[/quote]
Ao observar estes precos, alguem sabe quanto é o custo de aquisicao de caças russos, como o SU-35S?
Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O protótipo 39-8 começa seus teste em voo ano que vem. Pode ser antes, mas o mais provável é que o primeiro voo aconteça apenas no 2º trimestre de 2017.
Sinceramente, esse atraso não me agrada.
Att.
Sinceramente, esse atraso não me agrada.
Att.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
No artigo original do DID eles descontam...Tikuna escreveu:Pelo que conta, além dos Rafales, o jornalista esqueceu de descontar ai o preço da FREMM que veio no pacote. E imagino a quantidade de armamento que o Egito não vai comprar. Lá eles não voam pelados como os nossos.
"SIPRI, tther missile orders from Egypt recorded lately include 45 MM-40-3 Exocets for the Gowind and FREMM frigates, and 500 AASMs and 150 MICA air-to-air missiles for the Rafale jets for delivery this year."
After deducting the 600-million euro cost of the frigate, Egypt is paying 4.6 billion euros (today worth $4.9 billion) for its Rafale package, or about $203 million per aircraft, weapons, training and initial support included.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Tenho uma dúvida.
- Durante todo o processo foi divulgado que o Brasil só começaria a pagar pelos caças depois de entregue o último dos 36 Gripen.
- O atual ministro da Defesa disse que está separado R$ 1,5 bilhão para que as coisas sigam no cronograma.
Este dinheiro (R$ 1,5 bilhão) é pra quê?
- Durante todo o processo foi divulgado que o Brasil só começaria a pagar pelos caças depois de entregue o último dos 36 Gripen.
- O atual ministro da Defesa disse que está separado R$ 1,5 bilhão para que as coisas sigam no cronograma.
Este dinheiro (R$ 1,5 bilhão) é pra quê?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
http://lentoposti.fi/uutiset/gripen_e_h ... delle_2017Energys escreveu:O protótipo 39-8 começa seus teste em voo ano que vem. Pode ser antes, mas o mais provável é que o primeiro voo aconteça apenas no 2º trimestre de 2017.
Sinceramente, esse atraso não me agrada.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Penguin escreveu:http://lentoposti.fi/uutiset/gripen_e_h ... delle_2017Energys escreveu:O protótipo 39-8 começa seus teste em voo ano que vem. Pode ser antes, mas o mais provável é que o primeiro voo aconteça apenas no 2º trimestre de 2017.
Sinceramente, esse atraso não me agrada.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Até ordem em contrário, o planejamento da FAB quanto aos F-39E/F continua sendo a compra sucessiva de 3 lotes de 36 caças. O segundo e terceiro se tornarão realidade na medida em que os primeiros 36 tiverem provado a que vieram, e todas as cláusulas do contrato F-X2 terem sido provadas.Penguin escreveu:Valor, 23/11/2016]
Saab já negocia ampliação da venda de caças Gripen ao Brasil
Por João José Oliveira De São Paulo
Como teremos um hiato entre a entrada em produção/operação do segundo lote de F-39E/F e a aposentadoria dos F-5M, é provável que haja a distribuição dos aviões de Anápolis para os demais esquadrões, até que o segundo lote comece a ser entregue, pela lógica, a partir de 2025, e assim em diante também em relação aos A-1.
Em todo caso, pode ser que os A-1 sejam objeto de discussão sobre a questão de sua substituição, ou não, por um modelo de 5a G tupiniquim, isso non pós-2030.
Até lá, torcemos para que ainda restem alguns F-5 voando em tempo por mais uns 10 anos, a fim de se evitar soluções apressadas e não planejadas.
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Penguin escreveu:Valor, 23/11/2016
Saab e Embraer iniciam operação de centro de desenvolvimento em SP
João José Oliveira
GAVIÃO PEIXOTO (SP) - A Saab, empresa sueca de defesa e segurança, e a brasileira Embraer Defesa & Segurança inauguram nesta terça-feira o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design Development Network - GDDN), em Gavião Peixoto (SP).
A ideia é mais ou menos chegarmos nisso aí um dia. O caminho da parceria é este e, dando certo, é por aí que a FAB pretende comemorar o seu centésimo ano.
A ver.
abs.
Carpe Diem
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Caça Saab Gripen E 39-8 em testes para o primeiro voo
http://www.aereo.jor.br/2016/11/23/caca ... meiro-voo/
A Saab divulgou no Twitter fotos do protótipo do Gripen NG (Gripen E 39-8) em testes de solo que antecedem o primeiro voo do caça em Linköping.
Foi informado que os testes de táxi em alta velocidade devem começar em breve.
O primeiro voo está programado para o segundo trimestre de 2017, quando o novo software da aeronave estiver completamente validado.
Fotos do protótipo 39-8 em testes:
http://www.aereo.jor.br/2016/11/23/caca ... meiro-voo/
A Saab divulgou no Twitter fotos do protótipo do Gripen NG (Gripen E 39-8) em testes de solo que antecedem o primeiro voo do caça em Linköping.
Foi informado que os testes de táxi em alta velocidade devem começar em breve.
O primeiro voo está programado para o segundo trimestre de 2017, quando o novo software da aeronave estiver completamente validado.
Fotos do protótipo 39-8 em testes:
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Opinião particular minha: a FAB não passa do 72 F-39. Se chegarmos a isso, o que vem depois é partir para o 5a G tupiniquim a partir da segunda metade da década de 2030.Wolfgang escreveu:Está se apresentando com naturalidade a troca de todos F-5 e Amx, totalizando 3 lotes de 36. Isso e bom e nos deixa no meio da tabela das Forças Aéreas. No entanto, a MB possui capacidade absorver 48 aparelhos e a FAB mesmo de trabalhar com 216 e não 108 caças. Depois de infernalidade o processo o custo de cada Gripen deve cair sensivelmente.
A aviação de caça da MB está fadada, com muita sorte, a dispor de um vetor usado para o Nae SP até o final de sua vida útil. Seja ele o A-4, que não dura até 2039, seja ele outro vetor qualquer. Sea Gripen fica só na propaganda. Ao menos do ponto de vista de inciativa própria nossa.
Considero o número de 216 o ponto de maturidade referencial para se aprestar uma FAB que ao mesmo tempo consiga dispor de capacidade e operacionalidade de combate, tecnológica e logístico-industrial, pelo fato de proporcionar uma massa de produção e investimento no setor aeroespacial brasileiro necessário a sua própria existência nos anos vindouros. Seja comprando e vendendo mais F-39 por aí, seja desenvolvendo um programa para um caça de 5a G para a segunda metade deste século.
E se a MB um dia vier a ter um novo Nae, ou quiçá dois, como planeja, melhor ainda.
Mas tudo isso são abstrações, e dependem de como vamos chegar de fato, como país e como sociedade em 2022.
abs.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não, nada impede. Na verdade a lógica é que os lotes subsequentes sejam encomendados antes da entrega do último caça de cada um, a fim de manter a linha de produção funcionando, e consequentemente, toda a logística humana, tecnológica, comercial e industrial que a suporta.brasil70 escreveu:Pergunta de leigo.
Existe algo que impossibilite que futuros lotes sejam solicitados antes da entrega total do lote atual?
Em nosso caso, existem conversações desde agora entre SAAB e FAB sobre a questão tendo em vista a obsolescência em bloco dos F-5EM, que começam a ser retirados de linha já no ano que vem, e duram, se muito, conforme cronograma definido anteriormente, em 2025, com o último a se aposentar.
Não dá para esperar chegar 2025 para poder começar a negociar novos caças. Acredito, neste sentido, que entre 2020 e 2022 já teremos um segundo lote encomendado. Prazos e previsões de entrega deste lote deverão prolongar-se até mais ou menos 2030.
O terceiro lote a mesma coisa.
abs.
Carpe Diem