FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Tikuna
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Re: FAB NEWS

#4621 Mensagem por Tikuna » Qua Nov 16, 2016 2:52 pm

Poti escreveu:Nossa, o esquadrão Adelphi (1/16) será desativado!
Notícia bombástica.
Sim. Depois será reativado em Anápolis para receber os Gripes H1N1G.




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Re: FAB NEWS

#4622 Mensagem por talharim » Sex Nov 18, 2016 7:54 am

COMANDO-GERAL DE APOIO

CENTRO LOGÍSTICO

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Nº 4/2016 - UASG 120071
Processo: 67101000796201617 . Objeto: Contratação de serviços de
locação dos equipamentos - Simulador de Voo da aeronave C-97
(EMB - 120) e da aeronave C-99 (EMB - 145).
Total de Itens
Licitados: 00006. Fundamento Legal: Art. 25º, Caput da Lei nº 8.666
de 21/06/1993.. Justificativa: Art. 25º, Caput da Lei nº 8.666 de
21/06/1993. Declaração de Inexigibilidade em 10/11/2016. ANDRE
LUIZ FONSECA E SILVA. Ordenador de Despesas. Ratificação em
14/11/2016. PAULO JOAO CURY. Autoridade Superior. Valor Global:
R$ 3.333.394,44. CNPJ CONTRATADA : 75.263.921/0001-46
ESCOLA PARANAENSE DE AVIACAO LTDA.
(SIDEC - 17/11/2016) 120071-00001-2016NE800330

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Nº 9/2016 - UASG 120071
Processo: 67101000799201642 . Objeto: Contratação de serviços de
locação do equipamento - Simulador de Voo da aeronave C-95 (EMB
110).
Total de Itens Licitados: 00003. Fundamento Legal: Art. 25º,
Caput da Lei nº 8.666 de 21/06/1993.. Justificativa: Art. 25º, Caput da
Lei nº 8.666 de 21/06/1993. Declaração de Inexigibilidade em
10/11/2016. ANDRE LUIZ FONSECA E SILVA. Ordenador de Despesas.
Ratificação em 14/11/2016. PAULO JOAO CURY. Autoridade
Superior. Valor Global: R$ 74.945,60. CNPJ CONTRATADA :
75.263.921/0001-46 ESCOLA PARANAENSE DE AVIACAO LTDA.
(SIDEC - 17/11/2016) 120071-00001-2016NE800330

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Nº 10/2016 - UASG 120071
Processo: 67101000811720169 . Objeto: Contratação de serviços de
locação do equipamento Simulador de Voo da aeronave VC-1 (A319).
Total de Itens Licitados: 00002. Fundamento Legal: Art. 25º, Caput
da Lei nº 8.666 de 21/06/1993.. Justificativa: Art. 25º, Caput da Lei
nº 8.666 de 21/06/1993. Declaração de Inexigibilidade em
10/11/2016. ANDRE LUIZ FONSECA E SILVA. Ordenador de Despesas.
Ratificação em 14/11/2016. PAULO JOAO CURY. Autoridade
Superior. Valor Global: R$ 338.000,00. CNPJ CONTRATADA :
03.538.995/0001-37 CAE SOUTH AMERICA FLIGHT TRAINING
DO BRASIL LTDA.
(SIDEC - 17/11/2016) 120071-00001-2016NE800330


GRUPAMENTO DE APOIO LOGÍSTICO

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Nº 8/2016 - UASG 120195
Processo: 67106004144201601 . Objeto: Aquisição de peças de reposição
para a manutenção nível orgânico dos lançadores LM 70/7
AP e lançadores SUU-20 B/A,
conforme as condições estabelecidas
na Especificação Técnica nº 008/TTEC-TCPL/2016. Total de Itens
Licitados: 00001. Fundamento Legal: Art. 25º, Caput da Lei nº 8.666
de 21/06/1993.. Justificativa: Única produtora e fornecedora no Brasil,
conforme Declaração de Exclusividade fornecida pela ABIMDE.
Declaração de Inexigibilidade em 16/11/2016. MARCELO TENORIO
DE CARVALHO. Ordenador de Despesas do Gal. Ratificação
em 17/11/2016. ANTONIO RICARDO PINHEIRO VIEIRA. Diretor
da Dirmab. Valor Global: R$ 263.777,52. CNPJ CONTRATADA :
55.366.991/0001-12 EQUIPAERINDUSTRIA AERONAUTICA LTDA.
(SIDEC - 17/11/2016) 120195-00001-2016NE800162




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Re: FAB NEWS

#4623 Mensagem por Penguin » Sex Nov 18, 2016 5:10 pm

Se a FAB materializar o seu plano de racionalização, ela aumentará significativamente sua capacidade de investimento.
Espero que as outras forças sigam o exemplo.
Military Capabilities
Brazilian Air Force to begin major restructuring

Victor Barreira, Brasilia - IHS Jane's Defence Weekly
17 November 2016

The Brazilian Air Force (FAB) will start fully implementing an ambitious restructuring plan beginning in December, the commander of the service General Nivaldo Luiz Rossato told IHS Jane's in Brasília.

Studies began in 2015 to design the overall plan, which includes modernisation and financial and personnel optimisation. The plan, called 'Força Aérea 100', is to be fully implemented by 2041 and is meant to increase mobility, flexibility, force projection, and command-and-control (C2) capabilities.

The FAB's current organisational structure has undergone several adjustments since it was established about 40 years ago, but the service now hopes for a major restructuring to achieve better efficiency in areas such as administration, personnel, logistics, and operations. Officials expect this will be done in part by concentrating administrative activities and creating, merging, relocating, or closing several existing units and organisations.

The service has about 70,000 personnel and is expected to shrink by 17,000 (about 25%). Instead of new service members, the FAB would hire skilled temporary personnel for administrative and support areas.

A key element of the plan is to establish air wings at Anápolis, Brasília, Campo Grande, Canoas, Galeão, Manaus, and Natal air bases. Additional wings could eventually be created, Gen Rossato said.

No air bases will be closed but personnel at Afonsos, Florianópolis, Fortaleza, and Recife will be downsized to only about 200 over the next five years, thus maintaining a presence at those areas while reducing costs (which has already happened at Santos Air Base).

Anápolis, in Goiás state, is becoming a major hub within the FAB as the 1st Wing there will host two squadrons equipped with Saab Gripen E/F (F-39) fighters, one squadron of Embraer Defense & Security KC-390 transport aircraft, and the existing Embraer E-99/R-99 reconnaissance aircraft. Moreover, a Bombardier Aerospace R-35AM electronic intelligence aircraft squadron is to be relocated to Anápolis from Recife.




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Re: FAB NEWS

#4624 Mensagem por Penguin » Sáb Nov 19, 2016 8:29 pm

Concepção Estratégica “Força Aérea 100” 1941-2041
http://www.fab.mil.br/Download/arquivos/FA100.pdf

CONCEPÇÃO ESTRATÉGICA
http://www.defesa.gov.br/arquivos/ensin ... ca_fab.pdf




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Re: FAB NEWS

#4625 Mensagem por Penguin » Sáb Nov 19, 2016 8:42 pm

FORÇA AÉREA 100: O futuro da FAB
Por Tecnodefesa - jan 30, 2016
http://tecnodefesa.com.br/forca-aerea-1 ... ro-da-fab/

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, assinou a Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA 11-45) que projeta o futuro da instituição. A “Concepção Estratégica – Força Aérea 100” delineia objetivos e principais desafios que a Força Aérea Brasileira (FAB) deve alcançar nos próximos 25 anos.

Entre as metas está a qualificação dos profissionais do Comando da Aeronáutica. Segundo o comandante, o militar da FAB em 2041 deverá ser “de alta capacitação operacional e administrativa, sendo referência para outras instituições da área governamental”.

Em entrevista para a Agência Força Aérea, o tenente-brigadeiro Rossato apresentou os principais objetivos da instituição para os próximos 25 anos.

Agência Força Aérea – Qual deverá ser o papel da Força Aérea Brasileira em 2041?

Comandante da Aeronáutica – O papel da Força Aérea Brasileira será o mesmo que temos hoje, ou seja, manter a soberania do espaço aéreo com vistas à defesa da pátria. Certamente os meios aéreos, a interoperabilidade, a capacidade de comando e controle, a estrutura organizacional e o perfil de qualificação dos militares terão o benefício da evolução normal das diversas áreas do conhecimento.

Agência Força Aérea – Nas últimas décadas, os principais conflitos mundiais deixaram de ser travados entre Estados e passaram a ter como atores grupos nacionais ou transnacionais. O que isso significa no planejamento do futuro de uma força aérea?

Comandante da Aeronáutica – Não visualizo este cenário para nosso país. O pensamento unificado de que todos somos brasileiros e a união existente de Norte a Sul e de Leste a Oeste nos permitem pensar que não sofremos com problemas que existem em outras áreas do planeta. Temos, sim, que nos precaver das ameaças externas, pela cobiça que despertam nossas riquezas e nossas imensas áreas de vazio demográfico.

Agência Força Aérea – Uma situação comum nos últimos anos tem sido o uso de meios da FAB para atender à população em situações de crise, como no caso de enchentes, epidemias, queimadas e secas. Qual a visão do emprego da Força Aérea, no futuro, neste tipo de missão?

Comandante da Aeronáutica – Certamente não apenas continuaremos a cumprir este tipo de missão, como serão incrementadas. A carência de outros meios de transporte, as distâncias e a rapidez no atendimento por via aérea tornam a Força Aérea corresponsável na solução de problemas que estão dentro de seu alcance. Este tipo de missão faz, também, com que a população perceba a Força Aérea como sua protetora, não apenas contra ameaças externas, mas também para situações que precisam da intervenção do Estado.

Agência Força Aérea – No tocante aos meios aéreos, quais as perspectivas para os próximos 25 anos?

Comandante da Aeronáutica – Nossa Força está em processo de modernização e substituição de seus meios. Muitas mudanças já foram efetivadas como a implantação das aeronaves A-29 Super Tucano, AH-2 Sabre e H-60 Black Hawk. Outras estão em processo de recebimento, como o SC-105 Amazonas, H-36 Caracal e IU-50 Legacy 500. A modernização do caça F-5 está sendo finalizada e a do A-1 está em andamento. Entretanto, as modificações mais expressivas ocorrerão nos próximos anos com o recebimento do KC-390 e do F-39 Gripen, sendo que estas duas aeronaves constituirão a linha mestra de nossa aviação de transporte e caça. Embora costumemos falar muito em aviões, os tempos modernos têm novos atores no espaço como satélites e aeronaves remotamente pilotadas. As Forças Armadas precisam urgentemente incorporar estes meios em suas atividades militares e, por razões de afinidade, cabe ao Comando da Aeronáutica a iniciativa desta responsabilidade.

Agência Força Aérea – A FAB já tem em operação plena o seu primeiro esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), hoje responsáveis por missões de reconhecimento. Qual a projeção para ampliar esse novo tipo de aviação na FAB? Podemos estimar para quando o uso, por exemplo, ARP em missões como ataque e patrulha marítima?

Comandante da Aeronáutica – Cinco anos atrás a FAB visualizou a importância das aeronaves remotamente pilotadas e criou o Esquadrão Hórus (1º/12º GAV, sediado em Santa Maria – RS). Entretanto, esta unidade tem como missão fundamental o desenvolvimento doutrinário utilizando as aeronaves Hermes 450 e Hermes 900, envolvendo não apenas o Comando da Aeronáutica, mas também as Forças irmãs. Foram elaborados os requisitos para um ARP conjunto e estabelecido um conceito de emprego que irá beneficiar as três Forças, como também outros parceiros que necessitam este tipo de equipamento. No momento, o andamento do programa depende da alocação de recursos financeiros.

Agência Força Aérea – Os caças F-5 completam, em 2016, 41 anos de serviço ativo na FAB. Caso tenha a mesma história operacional do F-5, o Gripen NG – cuja previsão para recebimento da primeira unidade é 2019 – deverá voar até 2060. O mesmo pode ocorrer com vetores como o KC-390. Há um planejamento para a operação de longo prazo desses vetores?

Comandante da Aeronáutica – O F-5 presta um excepcional serviço à Força Aérea e tem potencial para permanecer em serviço por pelo menos mais dez anos. Outras aeronaves têm a mesma folha de bons serviços como o T-25 Universal, H-1H e C-130 Hércules, todos com mais de quarenta anos em atividade. O potencial e expectativa que temos em relação ao F-39 Gripen e KC-390 é que atendam à Força Aérea por um longo período.

Agência Força Aérea – O senhor acredita que o Gripen NG será o último caça tripulado da FAB?


Comandante da Aeronáutica – O assunto é muito discutido por aviadores e especialistas da área aeronáutica. Tem mais valor emocional do que prático, uma vez que tudo depende da evolução das tecnologias. Eu penso que a tecnologia tem auxiliado muito no trabalho que era feito, no passado, totalmente pelo tripulante. Mas o ser humano é a máquina mais perfeita que existe e não será descartada com tanta facilidade.

Agência Força Aérea – A FAB tem ampliado o leque de atuação de suas aeronaves, boa parte por suas capacidades multifunção. É o caso dos P-3AM Orion, aeronaves de patrulha marítima capazes de realizar atividades de reconhecimento, ou o H-60, que levou a Aviação de Asas Rotativas para um novo patamar operacional, atuando inclusive como vetor de defesa aérea. Como a FAB planeja o futuro das suas unidades aéreas? O futuro é a multifuncionalidade?

Comandante da Aeronáutica – Esta multifunção está mais afeta aos caças de gerações mais novas como será o caso do F-39 Gripen. Outras aeronaves, como o C-130, o P-3 e os helicópteros, sempre foram usados em diversos tipos de missões desde que equipados adequadamente. Dentro deste conceito de adaptação dos meios ao cumprimento da missão, quando desativarmos os T-25 e, posteriormente, os T-27 Tucano na instrução primária e básica de nossos pilotos, acredito que usaremos um único avião, como já se torna usual em outras Forças Aéreas.

Agência Força Aérea – E em termos de estrutura? Quais as perspectivas em termos de mudanças estruturais da Força Aérea? A distribuição das Bases Aéreas no território, por exemplo, pode ser alterada nos próximos 25 anos?

Comandante da Aeronáutica – Estamos divulgando a Concepção Estratégica da Força Aérea 100, ou seja, de quando a Força completar cem anos. Junto com este documento, estamos finalizando também a revisão do PEMAER (Plano Estratégico Militar da Aeronáutica) onde estão sendo aplicados conceitos de acordo com a capacidade que queremos da Força nos anos vindouros e adequando a estrutura, quantificação de pessoal, meios aéreos, número e localização das bases para atender esta visão de futuro.

A expectativa é que daqui a 25 anos a FAB alcance elevado status de efetividade operacional. (Imagem: Agência Força Aérea)
Agência Força Aérea – Como o senhor avalia a gestão de conhecimento para a estruturação da Força Aérea do futuro?


Comandante da Aeronáutica – É indispensável, básico, que trabalhemos nesta área sob o risco de não conseguirmos avançar em nossos planos. Para aumentarmos nossa produtividade, otimizar nossos recursos em proveito da atividade fim, que é a “garantia da soberania do espaço aéreo com vistas à defesa da pátria”, precisamos ter uma revolução em nossos métodos de trabalho, na melhoria dos processos, na capacitação do pessoal e no uso de TI (Tecnologia da Informação).

Agência Força Aérea – E a política de pessoal? Que tipos de mudanças podemos ver nos próximos 25 anos?

Comandante da Aeronáutica – Racionalização do efetivo decorrente de uma estratégia de articulação que priorize as necessidades de treinamento e as demandas de emprego, buscando valorizar as características básicas de uma Força Aérea, como medidas práticas a concentração das unidades aéreas e uso de bases de desdobramento. A maior atenção à gestão do conhecimento pela concentração das atividades administrativas e implantação de processos modernos; o uso de PPP [Participação Público Privada] e EP [Empresa Pública] também contribuirão para a otimização e redução do efetivo. Paralelamente, será implementada a quantidade de pessoal temporário tanto de graduados quanto de oficiais. Esta mudança de perfil permitirá receber profissionais prontos para trabalhos específicos e possibilitará dar maior atenção, oportunidades e capacitação aos militares de carreira. Esta nova visão da Força exigirá também mudanças nos perfis de formação de graduados e oficiais de carreira, adequando-os aos novos conceitos operacionais e administrativos.

Agência Força Aérea – Como deverá ser o militar da FAB em 2041?

Comandante da Aeronáutica – De alta capacitação operacional e administrativa, sendo referência para outras instituições da área governamental. Com visão ampla da missão da Força Aérea e sua inserção na estrutura pública e social brasileira. Deverá ter capacidade de se manter atualizado em diversas áreas, como TI e línguas estrangeiras. Terá condições plenas de operar de forma integrada com agências governamentais e Forças Armadas nacionais ou estrangeiras.

Agência Força Aérea – O que baseia os planos do projeto Força Aérea 100? Há exemplos de outras Forças Aéreas?

Comandante da Aeronáutica – Fundamenta-se na análise do histórico e da conjuntura da FAB. A partir desta análise foi apresentado um diagnóstico da Força Aérea e uma visão prospectiva com as propostas a serem implementadas. Estas propostas, onde predominam o uso de TI, comando e controle centralizado, estrutura de apoio simplificada, mobilidade, armamento inteligente e meios aéreos com condições de fazer frente a qualquer ameaça são uma tendência mundial e já foram ou estão sendo aplicadas em diversas forças aéreas.

Agência Força Aérea – Todos os planos da FAB estão condicionados à disponibilidade de recursos enviados pelo governo federal. Qual a estratégia para assegurar o fluxo financeiro necessário para a realização dos planos propostos?

Comandante da Aeronáutica – A concretização dos planos da Força Aérea, assim como da Marinha e do Exército, depende de recursos do governo federal. Há necessidade de conscientização da sociedade em geral, do Congresso Nacional e dos diversos órgãos do governo para a importância da Força Aérea na defesa da pátria e do inestimável apoio que presta à sociedade em épocas de normalidade.

O Brasil, com sua grande dimensão, fronteiras vulneráveis e extenso litoral, precisa de Forças Armadas compatíveis para sua proteção. Se não tivermos os meios adequados para defendermos nossos interesses, nossas riquezas, nossa integridade e nosso povo, não cumpriremos nossa missão e colocaremos nossos militares em posição de vulnerabilidade. Destaco que, na guerra moderna, a capacidade de dissuasão fundamenta-se prioritariamente no poder aéreo. Além disso, qualquer agressão ao nosso País começará pela tentativa de destruição dos meios aéreos e sua infraestrutura para obter a supremacia aérea e a partir daí ameaçar todas as estruturas do país.

Entretanto, todos nós, homens e mulheres do Comando da Aeronáutica, não devemos adotar uma posição passiva, à espera unicamente que o governo nos repasse os recursos que precisamos. Podemos e devemos pôr em prática o plano da Força Aérea de otimizar os recursos de que dispomos, ou seja, fazer nossa parte, por em prática a “Concepção Estratégica Força Aérea 100”.

Ivan Plavetz
Fonte: Agência Força Aérea




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Re: FAB NEWS

#4626 Mensagem por Tikuna » Sex Nov 25, 2016 8:04 pm

Eu pensei que os Hawker iam sair com a entrada dos Legacy, mas serão só os bandecos mesmo: Aqui o anuncio da modernização de 4

IFB 163071 MODERNIZATION OF AIRCRAFT IU-93A H-800XP AND SUPPLY OF FLIGHT MANAGEMENT SYSTEM SIMULATORS
Col POTIGUARA VIEIRA CAMPOS 23 November 2016

With the powers invested in me as Chief of the Brazilian Aeronautical Commission, located at 1701 22nd Street NW, Washington DC, I hereby announce to all interested parties the opening of a public bid, in which the Bidding Commission (BC), presided by Lt Col MARCIO MATTOS TEIXEIRA, will receive envelopes containing “qualification documents” and “proposals” for the modernization of 04 (four) aircrafts IU-93A H-800XP and supply of 02 (two) Flight Management System Simulators to Grupo Especial de Inspeção em Voo – GEIV, Rio de Janeiro, Brazil.

https://www.cabwnews.com/index.php/soli ... ators.html




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Re: FAB NEWS

#4627 Mensagem por kirk » Ter Nov 29, 2016 8:58 pm

http://www.youtube.com/watch?v=gUHWPlx6AD0




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

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Re: FAB NEWS

#4628 Mensagem por Johan » Qua Nov 30, 2016 7:27 am

Tikuna escreveu:Eu pensei que os Hawker iam sair com a entrada dos Legacy, mas serão só os bandecos mesmo: Aqui o anuncio da modernização de 4

IFB 163071 MODERNIZATION OF AIRCRAFT IU-93A H-800XP AND SUPPLY OF FLIGHT MANAGEMENT SYSTEM SIMULATORS
Col POTIGUARA VIEIRA CAMPOS 23 November 2016

With the powers invested in me as Chief of the Brazilian Aeronautical Commission, located at 1701 22nd Street NW, Washington DC, I hereby announce to all interested parties the opening of a public bid, in which the Bidding Commission (BC), presided by Lt Col MARCIO MATTOS TEIXEIRA, will receive envelopes containing “qualification documents” and “proposals” for the modernization of 04 (four) aircrafts IU-93A H-800XP and supply of 02 (two) Flight Management System Simulators to Grupo Especial de Inspeção em Voo – GEIV, Rio de Janeiro, Brazil.

https://www.cabwnews.com/index.php/soli ... ators.html
Estes Halkers foram adquiridos no final dos anos 90 início dos anos 2000 e ainda são aeronaves "modernas".




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Re: FAB NEWS

#4629 Mensagem por talharim » Qua Nov 30, 2016 8:15 am

CENTRO GESTOR E OPERACIONAL
DO SISTEMA DE PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Nº 5/2016 UASG 110511
Nº Processo: 60090001124201648 . Objeto: Contratação de empresa
especializada na cessão de capacidade espacial de 40MHz, na banda
C, no Satélite Star One C1, para Comunicações Digitais de Dados,
Voz e Vídeo Via Satélite, visando promover a continuidade dos serviços
de comunicação digital via satélite do Censipam.
Total de Itens
Licitados: 00001. Fundamento Legal: Art. 25º, Caput da Lei nº 8.666
de 21/06/1993.. Justificativa: De acordo com o art. 25, caput, da lei
8666/93, tal contratação é justificada em razão da posição orbital 65º
W. Declaração de Inexigibilidade em 29/11/2016. SHEILA MARQUES
DOS SANTOS. Ordenador de Despesas. Ratificação em
29/11/2016. ROGERIO GUEDES SOARES. Diretor-geral. Valor Global:
R$ 5.328.659,30. CNPJ CONTRATADA : 03.964.292/0001-70
STAR ONES.A..
(SIDEC - 29/11/2016) 110511-00001-2016NE800110




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Re: FAB NEWS

#4630 Mensagem por Tikuna » Qua Nov 30, 2016 8:42 am

Johan escreveu:
Tikuna escreveu:Eu pensei que os Hawker iam sair com a entrada dos Legacy, mas serão só os bandecos mesmo: Aqui o anuncio da modernização de 4

IFB 163071 MODERNIZATION OF AIRCRAFT IU-93A H-800XP AND SUPPLY OF FLIGHT MANAGEMENT SYSTEM SIMULATORS
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https://www.cabwnews.com/index.php/soli ... ators.html
Estes Halkers foram adquiridos no final dos anos 90 início dos anos 2000 e ainda são aeronaves "modernas".
Mas há quem diga que o modelo tem probleminhas




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Re: FAB NEWS

#4631 Mensagem por toncat » Qua Nov 30, 2016 8:16 pm

Brazil eyes additional fighters, advanced training aircraft

http://www.janes.com/article/65838/braz ... g-aircraft
A renovação da Força Aérea Brasileira: em entrevista ao grupo ‘Jane’s’, Rossato projeta o futuro com mais 50 caças e treinadores aptos a cumprir missões de ‘close air support’

http://www.planobrazil.com/a-renovacao- ... ose-air-s/
:o Duas informações importantes nessa matéria do JAnes.

A primeira é a FAB falando em abrir outro concurso internacional para aquisição de lutadores? E o Gripen esta apenas bem posicionado? Pelos comentários pensei que os Gripens adicionais já fosse um assunto encerrado. Agora ja se fala em "concurso internacional" para os interessados ?

A Segunda informação é a FAB considerar um "advanced training aircraft" Essa era outra afirmação dada como definitiva por alguns, que a FAB não teria um treinador avançado.

:?




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Re: FAB NEWS

#4632 Mensagem por joao fernando » Qui Dez 01, 2016 10:00 am

Tikuna escreveu:
Poti escreveu:Nossa, o esquadrão Adelphi (1/16) será desativado!
Notícia bombástica.
Sim. Depois será reativado em Anápolis para receber os Gripes H1N1G.
Sacanagem, todo mundo sabe que a H1N1 existe!




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: FAB NEWS

#4633 Mensagem por Cougar_PH » Qui Dez 01, 2016 9:20 pm

A FAB já desmentiu a matéria da Janes.




EDITADO POR PAISANO!!!
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Re: FAB NEWS

#4634 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 01, 2016 10:24 pm

Qual parte da fala do cmte da FAB na cita entrevista a Janes não entendeu, ou distorceu, ou o dito brigadeiro não explicou direito?

Até a Janes está com problemas de tradução agora... :roll:

abs.




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Re: FAB NEWS

#4635 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 01, 2016 11:02 pm

FCarvalho escreveu:Qual parte da fala do cmte da FAB na cita entrevista a Janes não entendeu, ou distorceu, ou o dito brigadeiro não explicou direito?

Até a Janes está com problemas de tradução agora... :roll:

abs.
Jane's tem que vender... o correspondente "brasileiro" mora na Turquia... sim... Turquia... aquele Pais ao lado da Bolivia... :lol:

Imagina a quantidade de loucuras que saem dessas reporcagens...

Nada de estranho no ninho para ser honesto.

[]s
CB




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