moura escreveu:Não querendo defender o Guará da Avibras mas ele dá de mil a zero no veiculo da Iveco, categorias diferente!!
Estamos falando de um veiculo de 8T e outro que chega a 14T(Guará)
Sei que tem gente aqui que entende, por favor vão pesquisar!!
A maior cagada do exercito foi selecionar essa viatura da Iveco, acredito que essa compra não vá para frente, vamos aguardar!!
Moura, o Guará 4WS é um produto que foi lançado no mercado a posteriori da decisão do VBMT-LR, o qual foi vencido pelo LMV da Iveco. O concorrente proposto pela Avibrás à época foi uma adaptação do Sherpa francês, e que foi finalista junto com o veículo italiano.
Independente das qualidades que possam ser apresentadas pelo novo bldo da Avibrás devemos lembrar que o LMV é o veículo referencia em sua categoria em todo o mundo, e que já está em sua segunda geração, tendo sido amplamente testado e operado em diversos cenários, seja em combate ou em missões de paz. Portanto, acho muito prematuro dizer que o Guará é melhor que o italiano, pois trata-se até o momento de um protótipo. Não é nem justa uma comparação como esta.
Obviamente que mesmo vencendo o VBMT-LR a Iveco não tem nenhuma garantia de que vá levar o contrato para os tais 182 veículos que se pretendia, a princípio. Contudo devemos lembrar também que há referência noticiosas na mídia que diz-se que a demanda do EB para este tipo de veículo passa da smil undes, o quê, ao menos para mim, trata-se de uma total irrealidade sobre as coisas da defesa no Brasil.
Não estou dizendo que o Guará não seja bom ou que não esteja no mesmo nível de um LMV da vida, mas ainda é cedo para se saber do que ele realmente capaz até que ele entre em operação de verdade e prove as suas reais qualidades.
Como bem disseste, é aguardar para ver.
abs.