vilmarmoccelin escreveu:EDSON escreveu:Valores protestantes são bons, mas os verdadeiros.
Eu sou protestante, e entendo bem os valores cristãos.
Principalmente este.
Mateus cap 6
vs 19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladões minam e roubam;
vs 20 Mas ajunteis tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladões não minam nem roubam.
vs 21 Porque aonde estiver vosso tesouro , ai estará também o vosso coração.
Edson, outro dia estava falando com meu pai que é geógrafo e historiador sobre exatamente isso, a relação entre religião/cultura com o enriquecimento dos EUA e a estagnação de países latino-americanos como o Brasil, majoritariamente Católicos.
Ele sempre defendeu essa idéia, que a forma de vida pregada pela religião foi o ponto forte dos EUA.
Eles defendiam a idéia que para conseguir o seu lugar no céu, além de viver como uma pessoa digna, etc, era necessário o trabalho, e o consequente sucesso financeiro advindo desse trabalho era uma coisa positiva.
Já os países Católicos sempre defenderam a idéia de que não é positiva a acumulação de riquesa, mesmo que a pessoa seja o mais correta possível...
Tem até aquela frase clássica de que "é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino do céu", Não me pergunte onde surgiu essa frase, não sei onde essa está, se é uma passagem da Bíblia, mas que é famosa é....
Hehehe
Vilmar se vc acha que valores cristãos são ótimos então é melhor você ler a Bíblia! Essa frase foi dita por ninguém menos que Jesus!!!
Quanto a teoria econômica baseada em reliagião foi uma das inumeras teorias econômicas que surgiram no mundo, mas se você for estudar realmente economia e história verá que ela é furada!
A pujança econômica dos EUA veio principalmente por seu modelo de colonização, lá foi totalmente diferente daqui, os primeiro colonos que se aventuraram para o "Novo Mundo" buscavam um novo lugar para viver, queriam "fincar" suas raizes, pois estavam fugindo da perseguição religiosa, em sua maioria eram os "puritanos" que fugiam da perseguição promovida pela da Igreja Anglicana (caso queiram saber mais, pesquisem sobre "a Inquisição Protestante, acreditem ela era mais terrível que a promovida pelos católicos na peninsula Ibérica!).
Diferentemente do Brasil e de toda a América Latina as pessoas foram para os EUA realmente interessadas em criar uma nova nação, seus sonhos eram de uma novo mundo, quereiam criar seus filhos, ter seus negócios, enriquecer LÁ, já por terras "Latinas" as pessoas vinham para cá para explorar o nosso "Novo Mundo" e voltar ricos para a matriz! Ou seja, enquanto para os EUA foram os colonos, para cá vieram os exploradores, saqueadores e toda sorte de gente que não queria nada por aqui!
Isso fica demonstrado pela luta dos americanos pela liberdade, isso é muito caro para eles, critique qualquer um dos pais da pátria por lá e prontamente recebe um tapa da cara!
Quanto os países do norte serem ricos pela opção religiosa também não tem fundamento, Inglaterra sempre foi uma potência, mesmo antes da cissão religiosa, o mesmo acontecia com a Alemanha (sede do antigo império Germano/Romano)! Hoje sua pujança deve-se mais ao Plano Marchal que a qualquer teologia!
Lembrem-se que a África do Sul também foi colonizada pelos ingleses protestantes, se tornou um país e protestante e veja o desenvolvimento deles...
Uma das razões de hoje não sermos uma potência tem mais haver com barbeiragens econômica (desde que eramos reino unido com a proibição de se construirem indústria no Brasil devido a acordos estúpidos assinados entre a Inglaterra e Portugal e as trapalhadas economicas de nossos amigos militares) que qualquer outra coisa, a Argentina também já teve seu período de 1º mundo, mas ficaram dependentes demais do trigo e quando este perdeu valor de mercado a Argentina caiu junto!