PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B
Fantástica reportagem!!
Parabéns!!
[]s
CB
Parabéns!!
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima 

- Fábio Machado
- Avançado
- Agradeceu: 90 vezes
- Agradeceram: 108 vezes
Não daria para instalar a Remax no M113 ao invés dessas torretas tripuladas?
- Paulo Bastos
- Sênior
- Agradeceu: 80 vezes
- Agradeceram: 262 vezes
- Contato:
Desconheço qualquer estudo a esse respeito no EB, mas, tecnicamente, é possível.Fábio Machado escreveu:Não daria para instalar a Remax no M113 ao invés dessas torretas tripuladas?
Obrigado pelos elogios amigos.
Apesar de estarmos produzindo menos do que gostaríamos, por motivos de falta de tempo, estamos nos esforçando para trazer informações de qualidade para vocês.
Em tempo: Mestre Bacchi, muito do que sou hoje deve-se ao senhor e sua paciência, por isso, gostaria de colocar publicamente meus agradecimentos.
Um forte abraço,
Paulo Bastos
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
.
Boa noite Paulo e Hélio parabéns pelo artigo muito esclarecedor.
Forte abraço
binfa
Boa noite Paulo e Hélio parabéns pelo artigo muito esclarecedor.
Forte abraço
binfa
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE
http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE

- Carlos Lima
- Sênior
Eu realmente gosto muito de artigos assim... trazem atualizacao, historia, muito bem ilustrados e com opinioes pessoais de quem foi la e viu.
Meus parabens mesmo!
[]s
CB
Meus parabens mesmo!
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima 

- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2156 vezes
- Agradeceram: 2739 vezes
Lima, quando vc voltar ao Brasil, pode comprar as T&Ds aqui no site (inclusive atrasados)Carlos Lima escreveu:Fantástica reportagem!!
Parabéns!!
[]s
CB
http://tecnodefesa.com.br/adquirir-td/
Essa turma sempre faz matérias excelentes.
- Carlos Lima
- Sênior
Eu sempre vou a uma banca em Copacabana e uma no Centro do Rio que tem T&D's antigas.knigh7 escreveu:Lima, quando vc voltar ao Brasil, pode comprar as T&Ds aqui no site (inclusive atrasados)Carlos Lima escreveu:Fantástica reportagem!!
Parabéns!!
[]s
CB
http://tecnodefesa.com.br/adquirir-td/
Essa turma sempre faz matérias excelentes.
Mas em todo o caso valeu mesmo!
![[100]](./images/smilies/100.gif)
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima 

- knigh7
- Sênior
Não vi as 3 últimas edições em nenhuma banca que tradicionalmente recebia aqui.
A circulação ficou bem restrita. É capaz que vc não encontre as novas edições no RJ.
Fica a dica do site.
A circulação ficou bem restrita. É capaz que vc não encontre as novas edições no RJ.
Fica a dica do site.
- knigh7
- Sênior
Olá, Paulo.Paulo Bastos escreveu: Obrigado pelos elogios amigos.
Apesar de estarmos produzindo menos do que gostaríamos, por motivos de falta de tempo, estamos nos esforçando para trazer informações de qualidade para vocês.
Em tempo: Mestre Bacchi, muito do que sou hoje deve-se ao senhor e sua paciência, por isso, gostaria de colocar publicamente meus agradecimentos.
Um forte abraço,
Paulo Bastos
Primeiramente parabenizo vc e o Hélio pela excelente matéria.
Gostaria de fazer uma pergunta com base numa informação que vocês colocaram:
Já existem estudos para modernizar os M109 A3, bem como adquirir mais alguns exemplares dos Estados Unidos, para poder substituir totalmente os antigos obuseiros autopropulsados de 105mm M108B,...
A distribuição dos M108 restantes estão nas Bdas Mecanizadas. O problema é que a distribuição é irregular. Há Brigadas Mecanizadas que não tem algum. Só artilharia de campanha rebocada. Outras, são mistas.
É intenção mesmo do EB apenas substituir o restante dos M108? Não há nenhum planejamento para uniformizar a artilharia dessas unidades?
Abraços
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Desculpe-me knigh7 (Ou: knight7?), não pretendo responder tua pergunta, mas gostaria de entende-la.
A substituição dos M108 não iria na direção de uniformizar a artilharia?
Bacchi
Bacchi
- Paulo Bastos
- Sênior
- Agradeceu: 80 vezes
- Agradeceram: 262 vezes
- Contato:
Olá Knight, vamos por partes.knigh7 escreveu:
Olá, Paulo.
Primeiramente parabenizo vc e o Hélio pela excelente matéria.
Gostaria de fazer uma pergunta com base numa informação que vocês colocaram:
Já existem estudos para modernizar os M109 A3, bem como adquirir mais alguns exemplares dos Estados Unidos, para poder substituir totalmente os antigos obuseiros autopropulsados de 105mm M108B,...
A distribuição dos M108 restantes estão nas Bdas Mecanizadas. O problema é que a distribuição é irregular. Há Brigadas Mecanizadas que não tem algum. Só artilharia de campanha rebocada. Outras, são mistas.
É intenção mesmo do EB apenas substituir o restante dos M108? Não há nenhum planejamento para uniformizar a artilharia dessas unidades?
Abraços
A Artilharia no EB é dividida em rebocada, com 23 Grupos, e autopropulsada, com 6 grupos.
Nos Grupos de Artilharia Autopropulsados, os 15º, 16º e 29ºGAC/AP estão equipados com o M109A3, e os 3º, 5º e 22º ainda estão equipados com o M108, sendo que os 3º e o 5º serão equipados com os novos M109A5+BR.
Assim fica claro que existe uma lacuna a ser preenchida no 22º GAC/AP, bem como completar as dotações das unidades atualmente equipadas com o M109A3, pois elas deveriam possuir 16 VBP AP cada, mas possuem entre 10 e 12. Com isso vê-se uma clara demanda por mais M109, pois, como o Bacchi bem disse, pretende-se uniformizar esses Grupos.
Existe atualmente, dentro do âmbito da 15º Brigada de Infantaria Mecanizada, a intenção de se transformar o 26º GAC
em um GAC Mec, disponde de equipamentos e funções diferentes das demais, mas isso ainda esta em estudos.
Sobre as peças rebocadas, há mais de 20 anos o EB estuda substituir seus velhos M101, de 105mm, e M114, de 155mm, mas esbarra sempre na falta de recursos.
O Bacchi escreveu um interessante artigo sobre esse tema para a T&D e este foi disponibilizado no site do EB, acho que poderá elucidar mais o tema:
http://eblog.eb.mil.br/index.php/projet ... e-campanha
Espero te-lo ajudado.
Ademais, novamente, obrigado aos amigos pelos elogios á matéria.
Um forte abraço,
Paulo Bastos
Editado pela última vez por Paulo Bastos em Qua Nov 09, 2016 9:35 pm, em um total de 1 vez.
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
- saullo
- Sênior
- Agradeceu: 624 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Eu venho comprando T & D no site da Tecnodefesa Editorial desde que ela parou de chegar na banca de minha cidade e tenho recebido todas em ordem dentro de 2 a 3 semanas após a compra.knigh7 escreveu:Não vi as 3 últimas edições em nenhuma banca que tradicionalmente recebia aqui.
Fica a dica do site.
Abraços
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6335 vezes
- Agradeceram: 3555 vezes
Olá Paulo,
A quantas anda a questão dos obuseiros AP sobre rodas que se planeja? Tal aquisição supostamente para as bgdas inf e cav mec não seria um óbice em relação a substituição dos M-108 no caso do 22o GAC atrelado a uma bgda cav mec por M-109A5?
abs.
A quantas anda a questão dos obuseiros AP sobre rodas que se planeja? Tal aquisição supostamente para as bgdas inf e cav mec não seria um óbice em relação a substituição dos M-108 no caso do 22o GAC atrelado a uma bgda cav mec por M-109A5?
abs.
Carpe Diem
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re:
Em todos os casos que conheço a blindagem é o próprio casco da viatura.Pedro Gilberto escreveu:
Vinicius, creio que no caso dos M113 a blindagem é o próprio casco da viatura. Atualizá-la deve requerer a reconstrução do casco o que deve onerar o projeto de modernização.
Contudo, acho que se poderia pensar em criar uma "predisposição" na Vtr para um aplique desta blindagem cerâmica ou de uma gaiola, conforme for a necessidade tática (proteção X mobilidade). Assim, por exemplo, em ambientes urbanos em a mobilidade é restrita, poderia se incrementar com esta blindagem a proteção dos 113.
Isto é a chamada construção monocoque ou monobloco, onde a estrutura recebe os componentes de suspensão, motor, transmissão e suspensão.
O que pode acontecer é que sobre a estrutura principal se adicionem outros componentes de proteção, como blindagem reativa etc etc etc.
Bacchi
- knigh7
- Sênior
Apenas substituindo os M108, a 1ª, 3ª e 4ª Brigadas de Cavalaria Mecanizada manteriam a artilharia rebocada, diferentemente da 2ª Brigada de Cav. Mecanizada (22º GAC), que seria autopropulsada.Reginaldo Bacchi escreveu:Desculpe-me knigh7 (Ou: knight7?), não pretendo responder tua pergunta, mas gostaria de entende-la.
Bacchi
Era sobre essa diferença que eu me referia.