kirk escreveu:
Acho que poderia ser pior com muitas outras opções também, por exemplo poderíamos ter escolhido:
- Rafale : Pago US$ 8 bilhões e tralálá pela aquisição, Tot a conta gotas a partir da 36ª célula e por todos esses "benefícios", ainda pagaríamos HV na ordem de US$ 36 mil, enfim, não poderíamos treinar, voar somente em 7/09, nenhuma perspectiva de novas tranches e ainda teríamos que enviar os motores para a França quando necessitasse de manutenção, a indústria Nacional teria ZERO de benefícios, nenhuma aeronave sairia dos hangares da Embraer, AEL, Mectron, Atmos e Akaer com ZERO de participação, SBTA nunca existiria ... enfim ... mas tem gente que prefere isso né, Lima???
Duvida das informações acima ??? ... é somente olhar pra Índia que comprou os mesmo 36 Rafales !
Poderia ser Também:
- SU-35S : ... heim ? ... belíssimo avião, tem alguns probleminhas, né ??? ... TOT nem fud ... participação ??? ... poderíamos "olhar eles fabricar", né ? ... pergunta pra Índia ... disponibilidade também cerca de 50% ... tem alguma pequenas dificuldades de manutenção, e um RCS meio exagerado ... não tem AESA, mas tem PESA fuderoso e a HV só US$ 50 mil ... mas tem gente que prefere isso né, Lima ???
Poderíamos também ir de :
Super Hornet : ... mas esse tem uma certa coleirinha, bom equipamento, HV razoável, benefícios nunca seriam para a nossa indústria ... mas teríamos ótimos off-Sets ... mas a questão é : Essa opção é melhor que a escolhida ???
E finalmente :
F-35 : ... belíssimo equipamento, sensores no state-of-art ... um 5ªG de verdade ... ToT nem Fud ... participação nula ... e teríamos um avião fabricado para a função de ataque furtivo para impôr superioridade aérea ... custos de manutenção / HV nas alturas ... é melhor ???
Talvez enquanto equipamento seja melhor ... enquanto opção (conjunto da obra) penso que não ... o Gripen trás maiores benefícios para a indústria e empregos ... e também é um equipamento com sensores no State-of-art ... questão de escolha !
Caríssimo ser folclórico... Por que motivo você insiste com este linguajar e conversa repetitiva?
Está dando vazão a sua neurose? Repetir este mimi todo e pior, com inverdades rebatidas à exaustão fática.
O Rafale era a proposta que contempla o ToT mais abrangente, posto que a República Francesa era a dona do projeto, e que todo o ciclo de produção era francês. Não é o caso dos suecos.
O Su-35 possui um RCS bem abaixo daquele exibido pelo Su-27, ademais, já está pronto, voa e possui contrato de exportação. Lembro, também, que os principais programas de transferência de tecnologia na área bélica acontecem entre a Rússia e a Índia.
Em tempo: a disponibilidade do Su-35 no teatro de operações da Síria é apontada como acima de 80%...
O F-18E tem mais de três centenas de unidades produzidas para USNAVY, e permanecerá nestes esquadrões por muitos anos. A Austrália é outra operadora.
Os custos de produção se diluem pelo número de células construídas, que neste caso não tem comparação possível. Ademais, o nível de ToT da SAAB em relação a proposta da Boeing difere na questão dos softwares, pois dobrar lata ambos oferecem (algo que Embraer já domina).
F-35 sequer foi cogitado...
Por isso, peço-lhe: pare de testar a paciência alheia e vá dormir.