COBRA - COmbatente BRAsileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#976 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Out 17, 2016 9:31 pm

Glauber Prestes escreveu:Eficiência em outros países que não o nosso...
Floresta amazônica e mata atlântica representam mais de 50% do nosso território. Se levarmos em consideração que cerca de 70% da população também vive em áreas de mata atlântica, o Lizard BR é muito mais eficiente que o Multicam para o nosso exército.
Que eu saiba, 80% da população vive em cidades, uns 19% em zonas rurais e, quem sabe, 1% em áres de mata atlântica e floresta amazônica, o fato de boa parte das pessoas viveram hoje onde existia floresta não faz camuflagens assim serem adequadas.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 209 vezes
Agradeceram: 180 vezes

#977 Mensagem por Ckrauslo » Seg Out 17, 2016 11:37 pm

Toda essa discussão parte da premissa de que o multicam não funciona na amazonia, o que esta errado, ele funciona sim, pode não ser com a mesma eficacia que o nosso atual camuflado mas funciona...
Para funcionar melhor, melhorias podem ocorrer que permitam bom funcionamento urbano e em selva.
Mas marechal, não se pode ignorar a amazonia só por que 1 % da população em teoria viveria aqui...
Por que em primeiro lugar isso esta errado a zona norte do pais é uma das mais populosas depois da centro sul...
E querendo ou não, qualquer guerra que ocorra no pais, vai acabar passando por ela em algum momento

Kept you waiting, huh?
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#978 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Out 18, 2016 4:19 am

Ckrauslo, escrevi aquilo para derrubar o argumento de que o padrão do EB precisa se adaptar a floresta, e só a floresta, a grande maioria dos brasileiros não vive na floresta, nem nossos centros econômicos, e nem qualquer produção, mesmo as indústrias de Manaus não estão na floresta, mas em um grande centro urbano.

Olhando por outro lado, algum inimigo que fosse atacar o Brasil, por que ele começaria pela amazônia? O que ele ganharia com isso? Do meu ponto de vista, essa é a pior opção possível, daria tempo para o resto do país se preparar e contra-atacar com força, de quebra, é um terreno que os brasileiros conhecem melhor do que ninguém.

Acho que qualquer um que fosse atacar começaria por todo o resto, com todas as linhas de suprimentos para o norte cortadas ficaria muito mais fácil de enfrentar a resistência na selva.

Ckrauslo
Sênior
Sênior

#979 Mensagem por Ckrauslo » Ter Out 18, 2016 9:40 am

Eu sei Marechal, mas acho que ao atacar grande centros, viriam da floresta, e em muitas ocasiões se esconderiam na floresta antes de faze-lo.
É muito mais fácil caçar uma força invasora em um lugar como uma cidade, e muito mais difícil de faze-lo em uma selva.
Creio que a ordem de ataque seria a Hidra elétrica em Rondônia, que abastece a região centro oeste e a região sul do pais com energia.
Depois se atacariam alguns grandes portos Brasileiros.
Cercariam o espaço aéreo nacional para impedir a entrada de suprimentos.
E tomariam as cidades menos importantes, meio que sequestrando a população, forçando a mão do Governo.
Agora falando em camuflagem, a do Exército é feita única e exclusivamente para a selva, e a da marinha e da FAB que tem outros propósitos além da selva.
Tem uma capacidade melhor de camuflar em cidades, Na realidade, a camuflagem da marinha e fab tem uma similaridade grande na paleta de cores, sendo que a única diferença é que a da FAB adiciona um azul escuro.
Como ambas possuem tons ligeiramente mais claros, mesclam um pouco melhor em áreas urbanas.

Kept you waiting, huh?
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2848 vezes

#980 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Out 18, 2016 11:01 am

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 767 vezes
Agradeceram: 2385 vezes

#981 Mensagem por gabriel219 » Ter Out 18, 2016 11:30 am

Aqui em casa tenho camuflado Multicam, Lizzard (EB e CFN), Woodland e o Pencott Greenzone (um amigo meu tem Badlands). Nos dias de folga costumo jogar Airsoft, aqui jogamos em áreas de mata atlântica, cerrado e caatinga (em Petrolina, com uns militares do 72º Btl Inf Mtz). O Greenzone conseguiu ganhar dos outros 4 (Lizzard CFN e EB, Multicam e do Woodland) nas áreas de mata ou mata junto com edifícios (em Maria Farinha há um prédio abandonado cercado por vegetação e também em Paulista nas fábricas abandonadas dos Lundgrens, em Artur Lundgren II), é extremamente efetivo. É quase uma guille suit, com umas melhorias (como acrescentar um verde escuro, seria ideal).

No cerrado é perfeito, quase empata com o Multicam. Na Caatinga o Multicam ganha de lavada, porém já vi o Badlands nessa região e quase empata com o Multicam, com algumas melhorias (adição de cores como cinza-amarronzado, verde musgo e um vermelho terra fica perfeito na região, superando o Multicam).

Ambos os padrões, Badlands e Greenzone, são da Pencott. Na minha opinião, com algumas modificações (como um tom mais escudo para tropas de Selva amazônica, uma padrão com adição de algumas cores, como verde escuro e verde musgo e Badlands com verde musgo, cinza-amarronzado e vermelho terra).
Greenzone
Imagem
Badlands
Imagem

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#982 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Out 18, 2016 6:59 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Glauber Prestes escreveu:Eficiência em outros países que não o nosso...
Floresta amazônica e mata atlântica representam mais de 50% do nosso território. Se levarmos em consideração que cerca de 70% da população também vive em áreas de mata atlântica, o Lizard BR é muito mais eficiente que o Multicam para o nosso exército.
Que eu saiba, 80% da população vive em cidades, uns 19% em zonas rurais e, quem sabe, 1% em áres de mata atlântica e floresta amazônica, o fato de boa parte das pessoas viveram hoje onde existia floresta não faz camuflagens assim serem adequadas.
Áreas onde a mata nativa é amazônica ou de mata atlântica. Dentro da cidade obviamente não é área de floresta. mas o entorno é.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#983 Mensagem por Ckrauslo » Ter Out 18, 2016 8:53 pm

gabriel219 escreveu:Aqui em casa tenho camuflado Multicam, Lizzard (EB e CFN), Woodland e o Pencott Greenzone (um amigo meu tem Badlands). Nos dias de folga costumo jogar Airsoft, aqui jogamos em áreas de mata atlântica, cerrado e caatinga (em Petrolina, com uns militares do 72º Btl Inf Mtz). O Greenzone conseguiu ganhar dos outros 4 (Lizzard CFN e EB, Multicam e do Woodland) nas áreas de mata ou mata junto com edifícios (em Maria Farinha há um prédio abandonado cercado por vegetação e também em Paulista nas fábricas abandonadas dos Lundgrens, em Artur Lundgren II), é extremamente efetivo. É quase uma guille suit, com umas melhorias (como acrescentar um verde escuro, seria ideal).

No cerrado é perfeito, quase empata com o Multicam. Na Caatinga o Multicam ganha de lavada, porém já vi o Badlands nessa região e quase empata com o Multicam, com algumas melhorias (adição de cores como cinza-amarronzado, verde musgo e um vermelho terra fica perfeito na região, superando o Multicam).

Ambos os padrões, Badlands e Greenzone, são da Pencott. Na minha opinião, com algumas modificações (como um tom mais escudo para tropas de Selva amazônica, uma padrão com adição de algumas cores, como verde escuro e verde musgo e Badlands com verde musgo, cinza-amarronzado e vermelho terra).
Greenzone
Imagem
Badlands
Imagem
Já eu fui na opção de camuflados digitais.

Kept you waiting, huh?
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5723 vezes
Agradeceram: 3261 vezes

#984 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 18, 2016 8:54 pm

Alguém já notou que a Amazonia já perdeu quase metade de sua cobertura natural no Pará, e entre 40% e 60% nos estados de Rondônia e Acre? Já notaram também que a Mata Atlântica hoje se resume a menos de 15 por cento da sua cobertura original?

O que ficou no lugar?

abs.

Carpe Diem
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#985 Mensagem por Ckrauslo » Ter Out 18, 2016 8:59 pm

FCarvalho escreveu:Alguém já notou que a Amazonia já perdeu quase metade de sua cobertura natural no Pará, e entre 40% e 60% nos estados de Rondônia e Acre? Já notaram também que a Mata Atlântica hoje se resume a menos de 15 por cento da sua cobertura original?

O que ficou no lugar?

abs.
Sendo uma pessoa que vive no Acre, posso afirmar que ate na cidade mais urbana do estado (Capital Rio Branco) ainda se tem muitas arvores, espalhadas na cidade em si, e a mesma se encontra cercada por floresta.
Não diria que perdeu 60%das florestas por que isso significaria muito pouca floresta, sendo que o que mais se tem aqui é floresta.

Kept you waiting, huh?
gabriel219
Sênior
Sênior

#986 Mensagem por gabriel219 » Qua Out 19, 2016 12:38 am

Moro em Pernambuco e percorro toda a região do Nordeste. Queria saber quem que fez os cálculos que quase não tem mata aqui. Anda aqui do Curado até Paulista, só tem mato! De Itamaracá até Salvador Idem, com um pouco de cerrado.

Área diferente de mata e de urbana aqui, que é caatinga e cerrado, só no interior.

Uma vez vi uma pesquisa dizendo que pernambuco tem menos de 10% de Mata atlântica, moro há 300 metros de uma reserva enorme, quero saber o infeliz que diz isso. Perto do BPM, do Esq Cav Mec e o comando da 10ª Bda é o que mais tem, vai até a Arena pernambuco, depois percorre o litoral até Salvador.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#987 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Out 19, 2016 1:01 am

gabriel219 escreveu:Moro em Pernambuco e percorro toda a região do Nordeste. Queria saber quem que fez os cálculos que quase não tem mata aqui. Anda aqui do Curado até Paulista, só tem mato! De Itamaracá até Salvador Idem, com um pouco de cerrado.

Área diferente de mata e de urbana aqui, que é caatinga e cerrado, só no interior.

Uma vez vi uma pesquisa dizendo que pernambuco tem menos de 10% de Mata atlântica, moro há 300 metros de uma reserva enorme, quero saber o infeliz que diz isso. Perto do BPM, do Esq Cav Mec e o comando da 10ª Bda é o que mais tem, vai até a Arena pernambuco, depois percorre o litoral até Salvador.
Se você vive perto dos 10% de Mata Atlântica que existe no seu estado então só vai ver mato... O ponto é, isso não corresponde a maior parte do país.
FCarvalho escreveu:Alguém já notou que a Amazonia já perdeu quase metade de sua cobertura natural no Pará, e entre 40% e 60% nos estados de Rondônia e Acre? Já notaram também que a Mata Atlântica hoje se resume a menos de 15 por cento da sua cobertura original?

O que ficou no lugar?

abs.
Cidades, lavouras, pastos, etc, no norte do Mato Grosso tem o que se chama de "fronteira agrícola" que é até onde da Amazônia já foi desmatada pela agricultura, da mata Atlântica, o que sobrou foi as regiões de serra e alguns parques, ainda assim, não tem nada lá, quer dizer, não tem nada de valor lá, qualquer guerra acabaria antes que algum soldado arriscasse botar o pé em algum desses trechos de mata Atlântica.

Ckrauslo
Sênior
Sênior

#988 Mensagem por Ckrauslo » Qua Out 19, 2016 1:53 am

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:Moro em Pernambuco e percorro toda a região do Nordeste. Queria saber quem que fez os cálculos que quase não tem mata aqui. Anda aqui do Curado até Paulista, só tem mato! De Itamaracá até Salvador Idem, com um pouco de cerrado.

Se você vive perto dos 10% de Mata Atlântica que existe no seu estado então só vai ver mato... O ponto é, isso não corresponde a maior parte do país.

O que ficou no lugar?

abs.
Cidades, lavouras, pastos, etc, no norte do Mato Grosso tem o que se chama de "fronteira agrícola" que é até onde da Amazônia já foi desmatada pela agricultura, da mata Atlântica, o que sobrou foi as regiões de serra e alguns parques, ainda assim, não tem nada lá, quer dizer, não tem nada de valor lá, qualquer guerra acabaria antes que algum soldado arriscasse botar o pé em algum desses trechos de mata Atlântica.
Da mata atlantica pode ser...
Creio que se fossem atacar a usina que provem a eletricidade da zona centro oeste do pais, eles viriam da cobertura da selva, durante a noite.
Não viriam andando pela cidade, pois seriam vistos facilmente.

Kept you waiting, huh?
gabriel219
Sênior
Sênior

#989 Mensagem por gabriel219 » Qua Out 19, 2016 7:57 am

Marechal-do-ar escreveu:Se você vive perto dos 10% de Mata Atlântica que existe no seu estado então só vai ver mato... O ponto é, isso não corresponde a maior parte do país.
Moro na região metropolitana, porém há a zona da mata, locais próximos ao Curado, São Martin, São Lourenço da Mata, Jaboatão... Pernambuco tem cidades cercadas por mata atlântica ou até mesmo manguezais.

Nos rios em recife é o que mais é visto, a BR-101, principal malha viária do estado, é cercada por vegetação, incluindo a BR-232 (que também acessa o Cerrado e a Caatinga).

O engraçado é quem faz esse tipo de pesquisa mora bem longe daqui.

Como eu disse, baseado no que eu faço durante os fins de semana, o Pencott Greenzone (com um tom 15% mais escuro com adição de verde escuro para ser padrão das tropas e outro 30% mais escuro para as tropas de selva) e o Badlands (com um pouco mais de verde, cinza-amarronzado e vermelho terra) são perfeitos para nós. Tenho vários camuflados em casa e os da Pencott são meus favoritos.

Ckrauslo
Sênior
Sênior

#990 Mensagem por Ckrauslo » Ter Out 25, 2016 6:01 pm

Vinícius Almeida escreveu:
Ckrauslo escreveu: Curto mais a bege, pois ela me lembra a boina de duas forças especiais que eu curto "SAS, e os Rangers" e acho que a boina dos nossos comandos deveria ser bege também. Saudações !
Eu fico feliz por não mais usarem a boina camuflada, que ao meu ver era horrível...
Parece que a partir de 2017 a boina camuflada volta

Kept you waiting, huh?
Responder