Caros,jauro escreveu:Ainda penso que as brigadas de infantaria mecanizada deviam continuar seguindo o velho modelo da cavalaria mecanizada, ou seja, peças de manobra sobre rodas (RC Mec/BI Mec) apoiadas por um poderoso elemento de apoio sobre lagartas (RCB/RCC).
Imagino que os fuzileiros desmontados de um batalhão de infantaria mecanizada sempre serão mais eficazmente apoiados por um tanque como o "Leopard" 1A5 do que jamais seriam por um carro blindado como o "Centauro".
Teria enormes vantagens.
No entanto:
- O custo benefício seria muito alto.
- Perderia no quesito rapidez.
- Perderia a mobilidade de concentração tática.
- Basicamente se igualaria às GU blindadas.
Concordo com os colegas Jauro e Clermont. O apoio de Um RCB/RCC seria mais eficaz do ponto de vista da ação de choque! Mas, temos ao mesmo tempo os aspectos levantados pelo Jauro referente as desvantagens de combinarmos viaturas sobre roda com viaturas sobre esteira/lagartas.
No entanto, creio que o EB eh bem ciente deste fato e sempre buscou a sinergia via FT. Basta a propria existencia do RCB, unidade em permanente formação FT Bld. Fato este que levou ao US Army a adotar a mesma formação na adoção de seus CAB (Combined Arms Battalion).
Porem, no meu ver o EB esta correto em manter os tres tipos de GU. A saber Bda Bld (pesadas sobre esteira/lagarta) e médias sobre roda na forma das Bda Inf Mec. As Bda C Mec são hibridas e formam uma terceira classe.
Portanto, As Bda C Mec carregam o onus da combinação de viaturas Sobre Rodas e Sobre Esteira. No entanto creio que vale a pena e acredito que o EB também pensa assim. Vejamos:
- Falta a Bda C Mec combatentes desembarcados, e os Esqd Fzo Bld suprem esta falta!
- A missão da Cav vai alem de reconhecer e realizar segurança, uma unidade com elevada ação de choque se faz necessaria as Bda C Mec. Logo, mais uma vez os RCB se fazem necessários.
- A combinação de Sobre Rodas e Sobre Esteira reduz mobilidade estratégica. Por isso as Bda C Mec são localizadas nas fronteiras. E pela mesma razão as Bda Inf Mec não podem ter elementos sobre esteira. Pois, necessitam de elevada mobilidade estratégica. Logo seu apoio de fogo deve vir dos RCC-SR e GAC Ap SR.
Por fim, creio que tanto as Bda Bld quando Bda C Mec devem ser quaternárias.
Bda Bld: 2x RCC (4x Esqd CC) + 2x BIB (4x Cia Fzo Bld)
Bda C Mec: 2x RCMec (4x Esqd C Mec) + 2x RCB (2x Esqd CC + 2x Cia Fzo Bld)
Quanto a Bda Inf Mec poderiam ser quaternária ou ternária, neste ultimo caso com um Esqd CC SR ou mesmo um Pel Ap F com as viaturas VBC-CCSR por Cia Fzo Mec.
Bda Inf Mec: 1x RCC-SR (3x Esqd VBC-CCSR) + 3x BI Mec (3x Cia Fzo Mec)
ou
Bda Inf Mec: 3x BI Mec (1x Esqd VBC-CCSR + 3x Cia Fzo Mec)
Abs,