PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1036 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 10, 2016 6:48 pm

Fábio Machado escreveu:É o Centauro B1! Honestamente, prefiro o guarani 6x6 com canhão de 90mm, padronizando nossa força blindada, do que um blindado que já esta sendo substituído no seu país de origem. É uma solução porca.
Eu sempre defendi aqui a oferta da CMI como sendo a melhor para a VBR-LR.
Se vamos ter estes bldos na inf mec, acredito que manter a mesma plataforma 6x6 com um canhão de 90mm seria o ideal.
A cav mec pode se virar com o 105mm, enquanto a cav mec afeta as bgda bldas poderia utilizar uma torre com um canhão de 120mm.
Uma torre e dois calibres sobre uma mesma base veicular na cav mec.
Uma torre e calibre sobre a mesma base veicular para a inf mec.
O que há de complicado nisso?

abs.




Carpe Diem
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1037 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Out 10, 2016 11:05 pm

Bolovo escreveu: Não gosto dessa história de 8x8...
Por que?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1038 Mensagem por Bolovo » Ter Out 11, 2016 2:54 am

Marechal-do-ar escreveu:
Bolovo escreveu: Não gosto dessa história de 8x8...
Por que?
Porque a escolha pelo VBTP 6x6 já foi feita. Estão aí sendo entregues. Não me agrada ver todo um desenvolvimento em paralelo acontecer para criar um veículo 8x8 para a VBR. O talha já postou uns trechos do Diário Oficial alocando recursos para o desenvolvimento dessa nova versão. Eu sou a favor de economizarmos tempo e custos criando uma versão VBR no que já temos, ou seja, no chassis 6x6. Se a VBTP básica fosse 8x8, minha opinião será justamente a oposta.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1039 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 11, 2016 12:51 pm

Espero honestamente que se vamos ter VBr-SL 8x8, que a sua evolução natural seja esta:

http://www.oxygino.com/site/wp-content/uploads/2010/12/Oxygino_IVECO_VBTP-MR-8x8_30mm.jpg

Não gostaria que este projeto se restringisse somente aqueles tipo de bldos.
Se podemos colocar um canhão em cima dele, também podemos, naturalmente, colocar soldados.
Acredito que a cav mec do EB, e futuramente quem sabe o CFN, seria muito bem aquinhoada com este modelo de VBTP e/ou VBCI.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1040 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Out 11, 2016 12:58 pm

Bolovo escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Por que?
Porque a escolha pelo VBTP 6x6 já foi feita. Estão aí sendo entregues. Não me agrada ver todo um desenvolvimento em paralelo acontecer para criar um veículo 8x8 para a VBR. O talha já postou uns trechos do Diário Oficial alocando recursos para o desenvolvimento dessa nova versão. Eu sou a favor de economizarmos tempo e custos criando uma versão VBR no que já temos, ou seja, no chassis 6x6. Se a VBTP básica fosse 8x8, minha opinião será justamente a oposta.
Bolovo, concordo com você.

Quanto maior for a difusão de tipos de VBTP/VBR (90 mm/105 mm/6X6/8X8), mais temos chance de não termos nada.

Bacchi




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1041 Mensagem por henriquejr » Ter Out 11, 2016 1:28 pm

Bolovo escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Por que?
Porque a escolha pelo VBTP 6x6 já foi feita. Estão aí sendo entregues. Não me agrada ver todo um desenvolvimento em paralelo acontecer para criar um veículo 8x8 para a VBR. O talha já postou uns trechos do Diário Oficial alocando recursos para o desenvolvimento dessa nova versão. Eu sou a favor de economizarmos tempo e custos criando uma versão VBR no que já temos, ou seja, no chassis 6x6. Se a VBTP básica fosse 8x8, minha opinião será justamente a oposta.
Pelo que lembro, o mestre Bacchi já defendia essa ideia, quando a maioria criticava a escolha do EB por uma VBTP-MR 6x6! Ironicamente, o tempo tem mostrado que poderia ser a opção mais racional, para um exército com orçamento instável, como o nosso.




.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1042 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Out 11, 2016 2:08 pm

Suspeito que o projeto Guarani esteja na UTI.

E, se não morrer completamente, ficara com sequelas...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
tatamovitch
Júnior
Júnior
Mensagens: 78
Registrado em: Qua Set 12, 2007 2:46 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1043 Mensagem por tatamovitch » Ter Out 11, 2016 7:09 pm

arcanjo escreveu:
Lucas Lasota escreveu:Amigos, o jauro respondeu brilhantemente ao questionamento do Bacchi ontem, todavia não consigo encontrar o diálogo deles aqui no fórum. Foi apagado?
Qual diálogo, este aqui?

http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... 0#p5467804

abs.

arcanjo
Conforme disponivel no documento AS FORÇAS MECANIZADAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO - UMA PROPOSTA DE MODIFICAÇÃO, ATUALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO" de autoria de alguns militares brasileiros da arma de Cavalaria. Fiquei com a impressão que as recem criadas Bda Inf Mec teriam uma estrutura quaternaria com suas unidades de manobras sendo contituidas por:
- 3x Bt Inf Mec
- 1x RC Mec

http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/ind ... &Itemid=68

No entanto o que notei no post do colega Jauro, eh que na verdade não será assim. Mas conforme descrito abaixo:
- 3x Bt Inf Mec
- 1x RCC-SR

Logo, assumo que o VBR será o mesmo tanto para a arma de Cav quanto de Inf, ou seja, o VBR-MR Guarani 8x8 irá mobiliar ambas as GUs, Bda C Mec (RC Mec) e Bda Inf Mec (RCC-SR).

Dado as missões de ambas as GUs, não ha como discutir o armamanto, deverá ser 105mm e portanto sobre uma viatura/plataforma 8x8.

Se ficar comprovado este entendimento meu, creio que a melhor estrutura organizacional deverá ser conforme unidades Striker do US Army (SBCT).

Sendo assim os Bt Inf Mec deveriam possuir apoio de fogo organico nas unidades e não centralizados em uma unidade distinta de outra arma, neste caso RCC-ST de Cav.

Uma proposta seria incluir um pelotão de apoio de fogos, Pel Ap F, com uma Sec VBC-CCSR 105mm (seção com 03 viaturas VBR-MR Guarani 8x8) e uma Sec Mrt Me (03 morteiros 81mm) em viaturas VBR-MR Guarani 6x6.

Assim teriamos uma Bda Inf Mec ternária:
- 1x Esqd C Mec
- 3x Pel C Mec
- 3x Bt Inf Mec
- 3x Cia Fzo Mec
- 3x Pel Fzo Mec
- 1x Pel Ap F
- 1x Sec VBC-CCSR (03x VBR-MR Guarani 8x8 e 105mm)
- 1x Sec Mrt Me (03x VBR-MR Guarani 6x6 Mrt 81mm)
- 1x GAC Ap SR
3x Bia 155mm (06x peças cada -> total = 18 peças 155mm)

Abs,




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1044 Mensagem por Bolovo » Ter Out 11, 2016 7:51 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Bolovo escreveu: Porque a escolha pelo VBTP 6x6 já foi feita. Estão aí sendo entregues. Não me agrada ver todo um desenvolvimento em paralelo acontecer para criar um veículo 8x8 para a VBR. O talha já postou uns trechos do Diário Oficial alocando recursos para o desenvolvimento dessa nova versão. Eu sou a favor de economizarmos tempo e custos criando uma versão VBR no que já temos, ou seja, no chassis 6x6. Se a VBTP básica fosse 8x8, minha opinião será justamente a oposta.
Bolovo, concordo com você.

Quanto maior for a difusão de tipos de VBTP/VBR (90 mm/105 mm/6X6/8X8), mais temos chance de não termos nada.

Bacchi
Exatamente, Bacchi.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1045 Mensagem por Bolovo » Ter Out 11, 2016 7:57 pm

Marechal-do-ar escreveu:Suspeito que o projeto Guarani esteja na UTI.

E, se não morrer completamente, ficara com sequelas...
Por isso também não me agrada em nada ver aquela modernização proposta para o Cascavel, ainda mais se custar 1 mi por carro como estão falando. Temos que garantir o que já temos: as VBTP 6x6! Isso é básico e fundamental. Que entreguem os já encomendados. Se perdermos esse, não teremos 8x8, não teremos VBR, não teremos NADA! Muito parecido com o que já aconteceu antigamente. Parece que não aprendemos nunca.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1046 Mensagem por Lord Nauta » Ter Out 11, 2016 8:13 pm

Marechal-do-ar escreveu:Suspeito que o projeto Guarani esteja na UTI.

E, se não morrer completamente, ficara com sequelas...


Bingo! :(




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1047 Mensagem por Lord Nauta » Ter Out 11, 2016 8:25 pm

Bolovo escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Suspeito que o projeto Guarani esteja na UTI.

E, se não morrer completamente, ficara com sequelas...
Por isso também não me agrada em nada ver aquela modernização proposta para o Cascavel, ainda mais se custar 1 mi por carro como estão falando. Temos que garantir o que já temos: as VBTP 6x6! Isso é básico e fundamental. Que entreguem os já encomendados. Se perdermos esse, não teremos 8x8, não teremos VBR, não teremos NADA! Muito parecido com o que já aconteceu antigamente. Parece que não aprendemos nunca.

Para que sejam recebidos os encomendados e novas obtenções ocorram será necessário uma reunião de exposição de motivos destacando a importância do programa para a BID para a liberação de R$, entre os membros do FDB e o GF. Senhores falta dois elementos fundamentais para que o programa sobreviva: - a tal vontade politica e os imprescindíveis R$. Por enquanto o quadro e este! Em função deste quadro e que surgem os planos B: - modernização dos EE-9 e M 60, compra de Centauros (um VB SR com varias qualidades). Vamos em frente.....

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1048 Mensagem por Clermont » Ter Out 11, 2016 10:20 pm

tatamovitch escreveu:No entanto o que notei no post do colega Jauro, eh que na verdade não será assim. Mas conforme descrito abaixo:
- 3x Bt Inf Mec
- 1x RCC-SR
Ainda penso que as brigadas de infantaria mecanizada deviam continuar seguindo o velho modelo da cavalaria mecanizada, ou seja, peças de manobra sobre rodas (RC Mec/BI Mec) apoiadas por um poderoso elemento de apoio sobre lagartas (RCB/RCC).

Imagino que os fuzileiros desmontados de um batalhão de infantaria mecanizada sempre serão mais eficazmente apoiados por um tanque como o "Leopard" 1A5 do que jamais seriam por um carro blindado como o "Centauro".

Afinal de contas, esta viatura italiana foi, mesmo, testada em combate? Certa feita, li num fórum que os italianos só os utilizaram, uma vez, em Nasiriyah, Iraque. Os "Centauros" abriram fogo contra ninhos de tocaieiros. E que essas viaturas eram facilmente bloqueadas por barricadas não muito elaboradas.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1049 Mensagem por jauro » Qua Out 12, 2016 5:08 pm

Sendo assim os Bt Inf Mec deveriam possuir apoio de fogo organico nas unidades e não centralizados em uma unidade distinta de outra arma, neste caso RCC-ST de Cav.
Com o advento dos Blindados na I GM, Infantaria e Cavalaria que são denominadas armas bases passaram a a trabalhar mais juntas, misturadas mesmo, formando as FT (força tarefa). Isso faz parte da evolução doutrinal da Arte da Guerra e deu certo recentemente nas I e II GG (guerra do golfo 1ª e 2ª). Nos Ex do mundo isto é conhecido como SINERGIA de Fç; diferente da simples adição de duas forças. Ex: Cav+Cav= 2 Cav; Inf +Cav é diferente de 2 Cav ou de 2 Inf. É isto que doutrinariamente se chama de sinergia obtida pela combinação de forças semelhantes.
No EB estas combinações já começam ser estudadas, discutidas e apreciadas no âmbito escolar e acadêmico da EsSA e da AMAN, entre Pelotões, Esquadrões e Companhias.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1050 Mensagem por jauro » Qua Out 12, 2016 5:26 pm

Ainda penso que as brigadas de infantaria mecanizada deviam continuar seguindo o velho modelo da cavalaria mecanizada, ou seja, peças de manobra sobre rodas (RC Mec/BI Mec) apoiadas por um poderoso elemento de apoio sobre lagartas (RCB/RCC).

Imagino que os fuzileiros desmontados de um batalhão de infantaria mecanizada sempre serão mais eficazmente apoiados por um tanque como o "Leopard" 1A5 do que jamais seriam por um carro blindado como o "Centauro".

Afinal de contas, esta viatura italiana foi, mesmo, testada em combate? Certa feita, li num fórum que os italianos só os utilizaram, uma vez, em Nasiriyah, Iraque. Os "Centauros" abriram fogo contra ninhos de tocaieiros. E que essas viaturas eram facilmente bloqueadas por barricadas não muito elaboradas.
Teria enormes vantagens.
No entanto:
- O custo benefício seria muito alto.
- Perderia no quesito rapidez.
- Perderia a mobilidade de concentração tática.
- Basicamente se igualaria às GU blindadas.




Editado pela última vez por jauro em Qui Out 13, 2016 12:51 pm, em um total de 1 vez.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Responder