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Re: NOTÍCIAS
set 22, 2016
Exército desenvolve upgrade para blindado sobre rodas
Tecnodefesa
O Comando Logístico do Exército Brasileiro (EB) divulgou imagens e vídeos de um upgrade com visão termal e mísseis guiados anticarro para a sua frota de carros 6X6 sobre rodas EE-9 Cascavel, em serviço ainda em grande número na Força.
Sistemas óticos de pontaria obsoletos e a falta de visão termal (configuração atual), limitam os Cascavel brasileiros a missões diurnas de baixa intensidade com o apoio da Infantaria. O upgrade proposto tem o potencial de tornar esse veloz blindado mais efetivo, especialmente em operações noturnas.
O sensor
Não foi divulgado o fornecedor da visão termal, mas o EB vem trabalhado há muitos anos com a Optovac Mecânica Optoeletrônica, especializada em equipamentos de optrônica e visão noturna. A empresa foi adquirida em 2012 pelos franceses do Grupo Safran, e já desenvolveu uma série de visores termais para uso da Infantaria e Artilharia, portanto, existe know-how para uma versão, embarcada em veículos blindados.
O lançador ATGM
Detalhe do tubo selado que acomoda os mísseis MSS 1.2 na torre giratória de armamento do EE-9 Cascavél. (Imagem: Exército Brasileiro)
A instalação ainda é bem simples (protótipo). De cada lado da torre pende um suporte reforçado motorizado, capaz de mover-se em deriva e elevação de forma limitada. Atachado ao suporte, um tubo selado contendo um Anti Tank Guided Missile (ATGM), no caso do Exército Brasileiro, do tipo MSS 1.2. Esse sistema anticarro nacional, no uso por Infantaria, é operado com um homem transportando a unidade de guiamento/pontaria, e outro o tubo selado com o míssil.
Não foram divulgados detalhes da instalação e integração do sistema de guiamento/pontaria do míssil no interior da torre. O MSS 1.2 é guiado até o alvo por um feixe laser (bean rider). Esse armamento, provavelmente, deverá ser operado somente pelo comandante do carro. Dados sobre a quantidade de mísseis transportados, e a possibilidade de recarga dos tubos ainda são desconhecidos. O sensor termal deverá ser capaz de proporcionar o tiro noturno com esse armamento, tornando o Cascavel extremamente letal em combate urbano e no reconhecimento armado ligeiro.
Ivan Plavetz
http://tecnodefesa.com.br/exercito-dese ... bre-rodas/
abs.
arcanjo
Exército desenvolve upgrade para blindado sobre rodas
Tecnodefesa
O Comando Logístico do Exército Brasileiro (EB) divulgou imagens e vídeos de um upgrade com visão termal e mísseis guiados anticarro para a sua frota de carros 6X6 sobre rodas EE-9 Cascavel, em serviço ainda em grande número na Força.
Sistemas óticos de pontaria obsoletos e a falta de visão termal (configuração atual), limitam os Cascavel brasileiros a missões diurnas de baixa intensidade com o apoio da Infantaria. O upgrade proposto tem o potencial de tornar esse veloz blindado mais efetivo, especialmente em operações noturnas.
O sensor
Não foi divulgado o fornecedor da visão termal, mas o EB vem trabalhado há muitos anos com a Optovac Mecânica Optoeletrônica, especializada em equipamentos de optrônica e visão noturna. A empresa foi adquirida em 2012 pelos franceses do Grupo Safran, e já desenvolveu uma série de visores termais para uso da Infantaria e Artilharia, portanto, existe know-how para uma versão, embarcada em veículos blindados.
O lançador ATGM
Detalhe do tubo selado que acomoda os mísseis MSS 1.2 na torre giratória de armamento do EE-9 Cascavél. (Imagem: Exército Brasileiro)
A instalação ainda é bem simples (protótipo). De cada lado da torre pende um suporte reforçado motorizado, capaz de mover-se em deriva e elevação de forma limitada. Atachado ao suporte, um tubo selado contendo um Anti Tank Guided Missile (ATGM), no caso do Exército Brasileiro, do tipo MSS 1.2. Esse sistema anticarro nacional, no uso por Infantaria, é operado com um homem transportando a unidade de guiamento/pontaria, e outro o tubo selado com o míssil.
Não foram divulgados detalhes da instalação e integração do sistema de guiamento/pontaria do míssil no interior da torre. O MSS 1.2 é guiado até o alvo por um feixe laser (bean rider). Esse armamento, provavelmente, deverá ser operado somente pelo comandante do carro. Dados sobre a quantidade de mísseis transportados, e a possibilidade de recarga dos tubos ainda são desconhecidos. O sensor termal deverá ser capaz de proporcionar o tiro noturno com esse armamento, tornando o Cascavel extremamente letal em combate urbano e no reconhecimento armado ligeiro.
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Re: NOTÍCIAS
Esse é o Jaguar EBRC, que irá substituir vários blindados de reconhecimento da França, fabricado pelo consórcio entre Nexter Systems, Renault Trucks Defense e Thales.arcanjo escreveu:Bolovo, que torre é essa?Bolovo escreveu: Eu sei, eu sei... mas já tenho minha argumentação de defesa pronta:
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arcanjo
A torre será tripulada por dois homens e terá um canhão 40mm multiuso, uma metralhadora 7,62mm e mísseis AC.
The Jaguar EBRC will be fitted with a two-man turret 40 CTAS armed with one 40mm CTC cannon with Ammunition Handling System (AHS). The 40mm cannon will have a maximum range of 1,500 m. The 40 CTC can incorporate multiple natures of ammunition within the same ammunition handling system which gives the vehicle the capability to quickly engage threats across the modern battlefield spectrum including those within urban environments. The 40 mm cannon can fire a full range of ammunition as the APFSDS-T, TP-T, TPRR-T, GPR-PD-T, GPR-AB-T and A3B. The turret is fully stabilized in azimuth and elevation thanks to the GCE (Gun Control Equipment) which enable the vehicle to fire on the move. The GCE include the elevation azimuth drive motors, encoders, gyroscopes, accelerometers and electronic control unit. A remote weapon sttaion armed with a 7.62mm machine gun is mounted on the top of the turret. Each side of the turret will be fitted with MMP (Missile Moyenne Portée - Medium Range Missile) missile designed by the French Company MBDA. The MMP missile is a fire-and-forget missile with lock-on before launch and automatic self-guidance and which has a maximum range of 4,000m. Four smoke grenade dischargers are mounted at the front each side of the turret.
http://www.armyrecognition.com/french_a ... tures.html
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: NOTÍCIAS
Não sei vocês, mas sempre achei o AMX10RC brutal. Pena que não teve grande sucesso em seu nicho de mercado.
Essa solução francesa (Jaguar EBRC e Griffon VBMR) segue uma tendência moderna de otimização e polivalência de meios.
Enquanto ao "upgrade" do EE-9 Cascavel, sinceramente, não sei se vale tanto a pena assim destinar recursos a uma viatura que já beira a aposentadoria. O Cascavel tem seu valor, porém o tempo urge.
Essa solução francesa (Jaguar EBRC e Griffon VBMR) segue uma tendência moderna de otimização e polivalência de meios.
Enquanto ao "upgrade" do EE-9 Cascavel, sinceramente, não sei se vale tanto a pena assim destinar recursos a uma viatura que já beira a aposentadoria. O Cascavel tem seu valor, porém o tempo urge.
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Re: NOTÍCIAS
Se for o MSS-1.2 é até interessante, desde que seja então um experimento para utilização no futuro VBR Guarani.arcanjo escreveu:O lançador ATGM
A instalação ainda é bem simples (protótipo). De cada lado da torre pende um suporte reforçado motorizado, capaz de mover-se em deriva e elevação de forma limitada. Atachado ao supore, um tubo selado contendo um Anti Tank Guided Missile (ATGM), no caso do Exército Brasileiro, do tipo MSS 1.2. Esse sistema anticarro nacional, no uso por Infantaria, é operado com um homem transportando a unidade de guiamento/pontaria, e outro o tubo selado com o míssil.
Não foram divulgados detalhes da instalação e integração do sistema de guiamento/pontaria do míssil no interior da torre. O MSS 1.2 é guiado até o alvo por um feixe laser (bean rider). Esse armamento, provavelmente, deverá ser operado somente pelo comandante do carro. Dados sobre a quantidade de mísseis transportados, e a possibilidade de recarga dos tubos ainda são desconhecidos. O sensor termal deverá ser capaz de proporcionar o tiro noturno com esse armamento, tornando o Cascavel extremamente letal em combate urbano e no reconhecimento armado ligeiro.
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Re: NOTÍCIAS
x 2Reginaldo Bacchi escreveu:Bolovo, quanto mais eu leio sobre este Cascavel modificado, menos entendo.
Bacchi
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Re: NOTÍCIAS
Reginaldo Bacchi escreveu:Bolovo, quanto mais eu leio sobre este Cascavel modificado, menos entendo.
Bacchi
Mestre,
estou tão curioso como o Sr, ou mais.....
Mas é o up-grade que vai dar uma boa sobrevida ao carro. Pelo menos até termos o Guarani na versão VBR.
E na minha modesta opinião, creio que o Cascavel ainda pode dar um bom caldo. Desde que receba as modificações condizentes, sem devaneios.
Final do mês saberei o que foi modificado, pois agora está em Brasília para demonstração ao EME/COTER/GAB CMT EB.....
Talvez com fotos.....
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Re: NOTÍCIAS
egidio, eu sinceramente tenho minhas duvidas.
Não da para pô-las no papel, pois são muitos detalhes que precisariam ser esmiuçados um a um.
Eu acho que as pessoas tem a tendência de complicar as coisas, e não de simplifica-las.
O Cel. Catharina há uns 10 anos atrás, já fez um excelente estudo para melhoria do Cascavel. O que aconteceu com este estudo?
Bacchi
Não da para pô-las no papel, pois são muitos detalhes que precisariam ser esmiuçados um a um.
Eu acho que as pessoas tem a tendência de complicar as coisas, e não de simplifica-las.
O Cel. Catharina há uns 10 anos atrás, já fez um excelente estudo para melhoria do Cascavel. O que aconteceu com este estudo?
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Re: NOTÍCIAS
Bacchi,
creio que o caso agora é que a água bateu no pescoço......
É a solução mais viável!
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É a solução mais viável!
- Luís Henrique
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Re: NOTÍCIAS
Eu sempre preferi a VBR 6x6. E vou além, em vez de canhão 90mm eu me contentaria com um canhão menor.Lord Nauta escreveu:Bolovo escreveu: Eu sei, eu sei... mas já tenho minha argumentação de defesa pronta:
BRAVO ZULU!
Guarani 6x6 com torre com canhão de 90 mm, metralhadora 12,7 mm e lançadores MAC. Também acredito que esta seria uma solução perfeitamente factível e adequada no momento para o EB. Solução de menor custo em menor prazo e adequada ao emprego de um VB Rec.
Sds
Lord Nauta.
Acredito que da mesma forma que os caças se tornaram multi-missão, idem para os navios escoltas, os blindados deveriam seguir este mesmo conceito.
Principalmente devido à tendência do uso de ARPs, eu acredito que um canhão mais leve que possua capacidade ANTIAÉREA seria o IDEAL para o EB.
O canhão 76mm SR seria um sonho de consumo.
Acredito que contra carros de combate de última geração, como LEO2A6, Leclerck, Abrams, Merkava, T-90, Armata, etc. o canhão de 90mm será INSUFICIENTE.
E acredito que contra blindados mais leves, diria, a MAIORIA dos blindados, até um 40mm já faria um estrago feio.
Um 76mm então, daria conta do recado contra todos os blindados leves.
Contra os carros de combate seria utilizado MÍSSEIS AC.
A vantagem desta visão é que se um helicóptero inimigo se aproximasse ou um VANT/ARP, teríamos CENTENAS de carros com capacidade para engajá-los, e não apenas POUCAS unidades DEDICADAS para defesa aérea.
Talvez até um canhão 54mm ou mesmo 40mm já fosse suficiente. Estudos deveriam ser feitos, mas talvez seria possível uma padronização.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: NOTÍCIAS
Isso é que o EB deveria fazer:
Aeronáutica Quer Reduzir até 25% do Pessoal em 20 Anos
http://www.aereo.jor.br/2016/09/22/aero ... m-20-anos/
A propósito: na revista Segurança & Defesa que está nas bancas, já no próximo ano a FAB vai cortar 800 homens de 2 bases.
Não teve essa desculpa de impedimento de prefeito. Outra jabuticaba que só acontece no EB.
Aeronáutica Quer Reduzir até 25% do Pessoal em 20 Anos
http://www.aereo.jor.br/2016/09/22/aero ... m-20-anos/
A propósito: na revista Segurança & Defesa que está nas bancas, já no próximo ano a FAB vai cortar 800 homens de 2 bases.
Não teve essa desculpa de impedimento de prefeito. Outra jabuticaba que só acontece no EB.
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Re: NOTÍCIAS
Vai acabar com o serviço de TAB e de ambulância aérea pra índio? Hah, quem dera, é capaz que vão é acabar de vez com a aviação de caça.knigh7 escreveu:Isso é que o EB deveria fazer:
Aeronáutica Quer Reduzir até 25% do Pessoal em 20 Anos
http://www.aereo.jor.br/2016/09/22/aero ... m-20-anos/
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I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
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Re: NOTÍCIAS
Sem noção. Parece que cortou, na realidade não cortou p%##@ nenhuma, para cortar 800 H de qualquer uma das FA vai ai bem uns tês anos. Não confundamos remanejamento de pessoal de um lado para outro com cortes de pessoal. Cortar cabos e soldados é muito fácil, agora o pessoal de carreira não é fácil. Ademais os concursos do ano que vem já estão sendo realizados nas três Forças e não há cortes. Muito pelo contrário.knigh7 escreveu:Isso é que o EB deveria fazer:
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"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
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Re: NOTÍCIAS
jauro escreveu:Sem noção. Parece que cortou, na realidade não cortou p%##@ nenhuma, para cortar 800 H de qualquer uma das FA vai ai bem uns tês anos. Não confundamos remanejamento de pessoal de um lado para outro com cortes de pessoal. Cortar cabos e soldados é muito fácil, agora o pessoal de carreira não é fácil. Ademais os concursos do ano que vem já estão sendo realizados nas três Forças e não há cortes. Muito pelo contrário.knigh7 escreveu:Isso é que o EB deveria fazer:
Aeronáutica Quer Reduzir até 25% do Pessoal em 20 Anos
http://www.aereo.jor.br/2016/09/22/aero ... m-20-anos/
A propósito: na revista Segurança & Defesa que está nas bancas, já no próximo ano a FAB vai cortar 800 homens de 2 bases.
Não teve essa desculpa de impedimento de prefeito. Outra jabuticaba que só acontece no EB.
Isso representa a redução de apenas de 2,1% de efetivo da FAB.
Bem inferior a taxa de reposição, inclusive de oficiais e sargentos. Se eles reduzirem (nem é necessário parar) ingresso nas academias já é o suficiente.