CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1411 Mensagem por akivrx78 » Dom Set 04, 2016 1:36 am

Putin diz que Moscou e Seul não aceitarão "status nuclear" da Coreia do Norte

03/09/201607h39

Moscou, 3 set (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou neste sabado que os governos de Moscou e Seul não aceitarão o "autoproclamado status nuclear" da Coreia do Norte, ao término de suas conversas com a colega sul-coreana, Park Geun-hye, realizadas na cidade de Vladivostok, no extremo oriente russo.

"Quero ressaltar que nossos países não aceitarão o autoproclamado status nuclear de Pyongyang", disse o chefe do Kremlin à imprensa em comparecimento conjunto com Park, convidada de honra no Fórum Econômico de Oriente que termina hoje em Vladivostok.

De acordo com Putin, "é preciso evitar por todos os meios provocações que possam agravar a situação" na península coreana.

"A Rússia considera que a solução para o problema nuclear na península coreana deve ser alcançada com uma diminuição do nível de confronto político-militar no noroeste da Ásia", disse Putin, que ressaltou a necessidade de se criar bases para "fortalecer a confiança mútua entre todos os Estados da região".

A presidente sul-coreana indicou que Seul e Moscou têm o propósito de fortalecer a "cooperação estratégica na solução do problema nuclear norte-coreano e em outros assuntos".

"É muito importante resolver o mais rápido possível o problema nuclear norte-coreano, que representa a maior ameaça à segurança nesta região", acrescentou.

Park lembrou que a Coreia do Norte ameaça não só com a continuidade dos testes nucleares, mas também com a realização de ataques preventivos.

"Para nós, é uma ameaça mortal porque vivemos na área de alcance dos foguetes da Coreia do Norte e a possibilidade de um conflito aumenta dia após dia", disse.

Pouco antes, na sessão plenária do Fórum, a presidente sul-coreana pediu à comunidade internacional que pressione o regime de Pyongyang para que renuncie às armas nucleares.

"Se não pudermos impedir o desenvolvimento de armas nucleares agora, em um futuro muito próximo a ameaça nuclear norte-coreana será uma realidade", advertiu Park, que afirmou que a Coreia do Norte intensificou os testes de mísseis balísticos neste ano.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... -norte.htm




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1412 Mensagem por akivrx78 » Dom Set 04, 2016 9:30 am

2016/09/02
China pode ter dado SLBM para NK: especialista norte-americano

Imagem
Por Jun Ji-hye

China poderia ter fornecido a Coreia do Norte com a mísseis balísticos lançados por submarinos (SLBM) que o Norte disparou com sucesso no mês passado, um especialista em EUA afirmou quinta-feira.

Bruce Bechtol, especialista em Coreia do Norte da Universidade Estadual de Ângelo no Texas, já que SLBM do Norte, conhecido como KN-11, parecia apenas como da China JL-1 míssil submarino, observando que o míssil norte-coreano se acredita ser "um JL- 1 ou uma variante muito, muito perto. "

"O míssil que os norte-coreanos lançaram olhares como um de dois estágios, mísseis solid-combustível assim como o JL-1", disse Bechtol em um programa de rádio. "Basta olhar para o JL-1 ea norte-coreano SLBM, eles estão procurando exatamente o mesmo."

O professor apontou história de ter fornecido o estado isolado com hardware militar de Pequim, dizendo que o Norte recentemente adquirida transporter-eretores-lançadores (TEL), um tipo de veículo utilizado no transporte e lançamento de mísseis, da China.

A alegação é levantar suspeitas de que a China pode ter mantido a cooperação militar com o Norte, apesar das sanções da ONU em Pyongyang.

Em 24 de agosto, o estado repressivo com sucesso testou um SLBM em águas de sua costa leste, perto da cidade portuária de Sinpo. O míssil voou cerca de 500 quilómetros e caiu nas águas sob Identificação Zona de Defesa Aérea do Japão (JADIZ) no Mar do Leste.

O último teste mostrou uma melhora significativa a partir de testes passados por Pyongyang, indicando que o Norte pode ter adquirido a tecnologia para permitir que um míssil de voar, bem como a tecnologia fria-lançamento necessária para lançar um míssil a partir da água.

Bechtol disse que ele tem feito alguma pesquisa conjunta com o especialista em programa espacial Tal Inbar, do Instituto Fisher de Israel, e os dois compartilharam a visão de que SLBM do Norte poderia ter vindo da China.

"Ele e eu concordamos que não há realmente qualquer outro míssil que é semelhante em tudo a este míssil norte-coreano enquanto os JL-1 parece com uma cópia dele," disse Bechtol.

O porta-voz do Departamento de Estado EUA John Kirby se recusou a confirmar as afirmações de Bechtol.

"Eu não sou capaz de falar com assuntos de inteligência aqui do pódio", disse Kirby em uma entrevista coletiva regular.

Ministério da Defesa Nacional de Seul também se recusou a comentar sobre o assunto.

autoridades militares aqui avaliada declaradamente que o Norte usou uma trajetória de alta arco aguda no último teste SLBM de modo a não interferir na JADIZ ainda mais, o que significa que, se o regime tinha usado a trajetória normal do míssil e alimentou-o, o míssil poderia ter voado mais.

Eles supostamente acreditam que SLBM do Norte é capaz de voar mais de 2.000 quilômetros, o suficiente para atacar alvos na Coreia do Sul, Japão e no território EUA de Guam, lar de EUA naval e bases aéreas.

Autoridades de defesa aqui estão olhando para a possibilidade de que o Norte será capaz de implementar efetivamente SLBMs até o final deste ano.

Se um SLBM voa pelo menos 300 km durante o seu teste, o lançamento é considerado bem sucedido, de acordo com especialistas.

http://www.koreatimes.co.kr/www/news/na ... 13328.html

http://www.armscontrolwonk.com/files/2016/08/KN11.png




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1413 Mensagem por akivrx78 » Dom Set 04, 2016 9:52 am

JL-1 Chinês

Imagem

Imagem




Wilton kvalheiro
Avançado
Avançado
Mensagens: 419
Registrado em: Qui Abr 28, 2016 3:40 pm

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1414 Mensagem por Wilton kvalheiro » Dom Set 04, 2016 6:22 pm

Grep escreveu:
Wilton kvalheiro escreveu:O que não entendo é pq não vão logo pros finalmentes...
.
Já encheu o saco esse "ME SEGURA QUE SE NÃO EU PEGO ELE, EM SEGURA!!!"
Não entende por que trata geopolítica como se fosse jogo de futebol.
Vc já ouviu falar em figuras de linguagem??? Nem tanto a ferro e fogo vai, era uma ironia, uma brincadeira...




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1415 Mensagem por akivrx78 » Ter Set 06, 2016 9:15 am

Provocações da Coreia do Norte apenas aprofundam o seu isolamento, diz Obama
Actualizado há 2 horas e 32 minutos

O Presidente dos EUA, Barack Obama, defendeu hoje que "as provocações" da Coreia do Norte, nomeadamente os recentes lançamentos de mísseis balísticos, apenas contribuirão para isolar mais o país asiático.

"Hoje vou reunir-me com a Presidente (da Coreia do Sul), Park (Geun-hye), para reafirmar a nossa aliança inquebrável e para insistir que a comunidade internacional continua unida para que a Coreia do Norte compreenda que as suas provocações apenas continuarão a aprofundar o seu isolamento", disse Obama num discurso na cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), na capital do Laos.

Na sua última visita à Ásia enquanto Presidente dos EUA, Obama afirmou que o renovado envolvimento norte-americano com a região continuará após a sua saída da Casa Branca.

"O interesse da América na região da Ásia-Pacífico não é novo. Não é uma moda passageira. Reflete interesses nacionais fundamentais", disse Obama no seu discurso em Vienciana.

A Coreia do Norte disparou na segunda-feira três mísseis balísticos a partir da sua costa leste, cerca de duas semanas depois de testar um míssil balístico a partir de um submarino, noticiou a agência sul-coreana Yonhap.

Os mísseis foram disparados para o Mar do Japão, a partir da região de Hwangju, pelas 04:00 (hora de Lisboa), segundo a Yonhap, que cita os chefes de Estado-maior sul-coreanos.

A Coreia do Norte realizou uma série de testes de mísseis este ano, o mais recente a 24 de agosto, quando foi lançado um míssil balístico a partir de um submarino que se deslocou 500 quilómetros na direção do Japão.

Esse lançamento, amplamente condenado, marcou o que analistas de armamento descreveram como um claro passo em frente nas ambições nucleares da Coreia do Norte.

O lançamento de segunda-feira surge horas depois de a Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, e o Presidente chinês, Xi Jinping, se reunirem, à margem da cimeira do G20 em Hangzhou.

A China é o único grande aliado de Pyongyang, mas os laços entre os dois países têm vindo a enfraquecer devido aos testes nucleares da Coreia do Norte, que causaram tensão na península.

http://www.dnoticias.pt/actualidade/mun ... -diz-obama




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1416 Mensagem por akivrx78 » Ter Set 06, 2016 9:17 am

10 hours ago
Coreias: Pequim insurgiu-se contra sistema norte-americano de defesa

O Presidente da Républica Popular da China, Xi Jinping, deixou ontem claro à sua homóloga da Coreia do Sul, Park Geun-hye, ser contra o escudo antimísseis norte-americano THAAD (de Terminal High Altitude Area Defense), e advertiu-a para uma possível escalada de tensões, caso Seul permita que o novo sistema balístico norte-americano seja instalado em território sul-coreano.

Xi e Park reuniram à margem da cimeira do G20, que decorreu até ontem na cidade de Hangzhou, costa leste da China, após Seul ter decidido instalar no seu território o THAAD, na sequência dos testes nucleares conduzidos no início do ano pelo regime da Coreia do Norte.

“Uma gestão inadequada do problema não propicia a estabilidade estratégica na região e pode intensificar os conflitos”, afirmou Xi, que considera que o THAAD tem como verdadeiro alvo a República Popular da China.

Durante a reunião, Xi reafirmou o compromisso da China com a desnuclearização da península coreana, e insistiu que a única via para resolver a disputa é o diálogo. O líder chinês pediu que as conversações a seis – que juntavam à mesma mesa a China, o Japão, a Rússia, os EUA e as duas Coreias e que foram interrompidas em 2009 – sejam retomadas, e que se considere os pontos de vista de cada um dos países implicados: “Os sintomas e a raiz do problema devem ser discutidos”, referiu Xi.

Segundo Washington e Seul, a instalação do THAAD na península coreana visa interceptar eventuais projécteis da Coreia do Norte, depois do regime de Kim Jong-un ter alcançado progressos nos seus programas nuclear e de mísseis.

Os Governos da China e Rússia consideram, no entanto, que a finalidade do sistema é aceder a dados das suas bases militares mais próximas, constituindo uma ameaça directa à sua segurança.

https://pontofinalmacau.wordpress.com/2 ... de-defesa/




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1417 Mensagem por akivrx78 » Ter Set 06, 2016 9:19 am

Coreia do Norte dispara três mísseis balísticos
Marcos Mascarenhas 05 Setembro 2016

A Coreia do Norte disparou nesta segunda-feira (5) três mísseis balísticos no Mar do Japão, segundo informações do Exército da Coreia do Sul.

Os militares não souberam informar, no entanto, o tipo exato de mísseis e a distância percorrida.

O lançamento de hoje surge horas depois de a Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, e o Presidente chinês, Xi Jinping, se reunirem, à margem da cimeira do G20 em Hangzhou.

Os Estados Unidos falam de uma "irresponsabilidade" que representa uma "ameaça para a aviação civil e para o comércio marítimo na região". No dia 24 de agosto o país realizou o lançamento de um projétil SLBM a partir de um submarino.

O armamento percorreu quase 500 km no sentido do Japão, o que demonstra que o país está avançando na corrida armamentista.

Clica Piaui http://clicapiaui.com/2016/09/coreia-do ... al-sticos/




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1418 Mensagem por akivrx78 » Qua Set 07, 2016 9:13 am

Obama pede aumento de sanções contra a Coreia do Norte

Agência Brasil
06.09.16 - 09h56

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta terça-feira (6) a ampliação de sanções contra o governo da Coreia do Norte, especialmente após o lançamento de novos mísseis na região.
Em declaração durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), realizada em Laos, Obama disse que as provocações norte-coreanas apenas irão fazer com que o regime comunista se torne cada vez mais isolado. As informações são da Agência Ansa.

O líder norte-americano reiterou, após encontro com a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, que o diálogo com o governo de Kim Jong-un (o presidente da Coreia do Norte) permanece aberto, no entanto.
Park, por sua vez, afirmou que os testes nucleares e de mísseis norte-coreanos representam uma ameaça para a segurança de toda a península.

Filipinas

Xingado pelo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, Obama cancelou um encontro com o mandatário que seria realizado em Laos. “O presidente não terá uma reunião bilateral com Rodrigo Duterte”, declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Ned Price.

Duterte, por sua vez, pediu desculpas e disse ter se arrependido das declarações.

http://istoe.com.br/obama-pede-aumento- ... -do-norte/




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1419 Mensagem por akivrx78 » Qua Set 07, 2016 9:15 am

Seul saúda condenação da ONU ao teste de mísseis da Coreia do Norte
7/9/2016, 9:35
http://img.obsnocookie.com/s=w800,pd1/o=80/http://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2016/09/07091419/21072331_770x433_acf_cropped.jpg
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou que os lançamentos de três mísseis balísticos, esta segunda-feira, no Mar do Japão são "claras violações" das resoluções do Conselho.

A Coreia do Sul manifestou esta quarta-feira o seu apoio à condenação do Conselho de Segurança da ONU ao mais recente lançamento de mísseis da Coreia do Norte, que abre a porta a possíveis sanções ao regime norte-coreano.

Seul “saúda a rápida declaração de denúncia do Conselho de Segurança” e “continuará com os seus esforços diplomáticos para aplicar de forma estrita as suas resoluções em estreita cooperação com a comunidade internacional”, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou na terça-feira o novo ensaio com mísseis realizado pela Coreia do Norte, enquanto vários membros defenderam a necessidade de estudar novas medidas contra o regime de Pyongyang.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou que os lançamentos de três mísseis balísticos, esta segunda-feira, no Mar do Japão são “claras violações” das resoluções do Conselho.

“Reiteramos um apelo unido da comunidade internacional à República Popular da Coreia do Norte a parar com as provocações e regressar ao caminho da desnuclearização”, assinalou Ban Ki-moon, através do seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

Entretanto, os 15 países do Conselho de Segurança analisaram a última ação norte-coreana numa reunião de urgência, à porta fechada.

Os impulsionadores do encontro — Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul — reiteraram no final da reunião a sua condenação deste novo ensaio com mísseis balísticos, e defenderam que sejam estudadas novas medidas em resposta a estas “provocações”.

“O Conselho de Segurança deve manter-se inequívoco e unido na sua condenação a estes testes e devemos atuar para fazer cumprir as nossas resoluções”, disse aos jornalistas a embaixadora norte-americana, Samantha Power, que referiu que os Estados Unidos estão dispostos a “aumentar as consequências”.

Power acrescentou que dentro do Conselho de Segurança se ouviram esta quarta-feira “claras e numerosas vozes” a favor de “fazer mais” perante os desafios norte-coreanos.

O embaixador da Coreia do Sul, Oh Joon, considerou que o Conselho deve enviar uma mensagem clara às autoridades de Pyongyang, advertindo que “se continuarem a provocar e a violar as obrigações e sanções internacionais, serão encontradas medidas muito mais fortes e significativas” da comunidade internacional.

O Conselho de Segurança já impôs este ano duras sanções ao país liderado por Kim Jong-Un devido aos testes nucleares e aos mísseis de longo alcance.

O embaixador do Japão na ONU, Koro Bessho, recordou que os mísseis norte-coreanos não são só uma ameaça para o seu país, mas para toda a região e além dela.

O lançamento desta segunda-feira foi o primeiro dos projéteis balísticos de Pyongyang, depois de disparar com êxito um míssil a partir de um submarino no passado dia 24 de agosto.

Os três mísseis disparados para o Mar do Japão (Mar do Leste) caíram em águas na Zona de Identificação de Defesa Aérea do Japão, numa distância de cerca de mil quilómetros.

http://observador.pt/2016/09/07/seul-sa ... -do-norte/




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1420 Mensagem por akivrx78 » Sex Set 09, 2016 7:44 am

Coreia do Norte faz grande ensaio nuclear. Japão, EUA e China explodem de cólera
09 de SETEMBRO de 2016 - 08:02

Imagem
Países como a França, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul condenaram fortemente o quinto teste nuclear realizado por Pyongyang. Até a China, aliada da Coreia do Norte, apela à "desnuclearização".
Foto: Kim Hong-Ji / Reuters

François Hollande, o presidente francês, "condenou veementemente" o quinto ensaio nuclear realizado hoje pelo regime norte-coreano e apelou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas a responder a esta violação das resoluções", informou a presidência francesa.

"A comunidade internacional deve unir-se face a esta nova provocação que ocorre depois de uma condenação unânime pelo Conselho de Segurança de testes balísticos efetuados pela Coreia do Norte na segunda-feira", acrescentou a presidência francesa em comunicado difundido após a confirmação por Pyongyang deste novo ensaio, "o mais potente até à data", segundo Seul.

Mas também a China manifestou a sua "forte" oposição ao ensaio nuclear realizado pelo seu aliado norte-coreano.

"Hoje a RPDC (República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte) realizou novamente um ensaio nuclear, apesar da oposição geral da comunidade internacional, teste ao qual o governo chinês se opõe veementemente", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês em comunicado.

"Apelamos energicamente à RPDC a honrar os seus compromissos em matéria de desnuclearização, a implementar as resoluções do Conselho de Segurança e a evitar qualquer ação suscetível de deteriorar a situação", acrescentou a diplomacia chinesa.

Já o Presidente norte-americano, Barack Obama, advertiu para as "graves consequências", chamando os líderes da Coreia do Sul e Japão para consultas, depois da atividade sísmica detetada perto do centro de testes nucleares norte-coreanos, informou hoje um porta-voz da Casa Branca.

"O Presidente disse que iria continuar a consultar os nossos aliados e parceiros nos próximos dias para garantir que as ações provocadoras da Coreia do Norte são respondidas com consequências graves", disse o responsável para a imprensa na Casa Branca Josh Earnest.

O primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe, considerou hoje, no final de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional do país asiático que o teste nuclear realizado horas antes pela Coreia do Norte constitui uma "grave ameaça" para a segurança do arquipélago.

"Não podemos aceitar, de maneira nenhuma, este teste, nem os 21 lançamentos de mísseis que (a Coreia do Norte) realizou este ano", explicou Abe, segundo um comunicado publicado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, no qual realçou que o teste é "uma grave ameaça para a segurança do Japão numa altura em que Pyongyang está a aumentar a sua capacidade e desenvolvimento de armas nucleares".

Por sua vez, a Presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, qualificou de ato de "autodestruição" o quinto teste nuclear norte-coreano, uma "provocação" que vai isolar ainda mais o país.

"Com este teste nuclear, o regime de Kim Jong-Un apenas vai atrair mais sanções e isolamento. (...) Uma tal provocação vai acelerar ainda mais o caminho para a sua autodestruição", acrescentou.

Um tremor de terra de cerca de 5 graus de magnitude foi detetado às 09:30 locais (01:30 em Lisboa), muito perto da base de testes nucleares de Punggye-ri, cenário de quatro ensaios nucleares anteriores, pelo serviço meteorológico sul-coreano, assim como pelo Centro Sismológico da Europa, Serviço Geológico dos Estados Unidos e agência meteorológica japonesa.

http://www.tsf.pt/internacional/interio ... 80094.html




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1421 Mensagem por akivrx78 » Sex Set 09, 2016 8:11 am

Com tanto teste, pode indicar 2 coisas:

Ou a China esta mandando a CN fazer estes testes para tirar foco das ilhas ao Sul ou a CN esta sofrendo com as sanções, creio eu que se realmente estivesse sofrendo muito com as sanções não seria feito testes mas sim ataques para forçar a todos sentarem na mesa e conversar.

Para o regime entrar em colapso a China e Rússia teriam de fechar suas fronteiras com a CN e isto eles não fazem.




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1422 Mensagem por akivrx78 » Sáb Set 10, 2016 10:55 am

EUA dizem que China também tem responsabilidade sobre teste na Coreia do Norte

postado em 09/09/2016 21:49

Agência Estado
Oslo, 09 - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, disse que a China tem "grande responsabilidade" pelo último teste nuclear da Coreia do Norte e pediu para que Pequim usasse sua influência e reprimisse com vigor o comportamento de Pyongyang.

Carter disse que falou com o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Han Min-koo, e concordou que a comunidade internacional vai redobrar a pressão sobre os norte-coreanos ao elaborar novas sanções através da Organização das Nações Unidas (ONU), em resposta ao último teste, que Carter descreveu como um ato "provocativo e desestabilizador".

Durante uma visita à Noruega, Carter disse à imprensa que "a China tem sua parcela de responsabilidade sobre esse acontecimento e tem uma importante responsabilidade em revertê-lo". "É importante que o país use sua localidade, sua história e sua influência para aumentar o processo de desnuclearização da Península Coreana".

O secretário ainda disse que os EUA aumentaram sua capacidade de detenção na Coreia do Sul e que as forças americanas no país estarão sempre prontas para lutar.

Ele afirmou que Washington embarcou em um plano para aumentar o número e a qualidade dos sistemas de defesa de mísseis em solo nos EUA, e acrescentou que os aliados do seu país na região - incluindo o Japão e a Coreia do Sul - estão sob proteção do "guarda-chuva nuclear americano". Fonte: Dow Jones Newswires.

http://www.em.com.br/app/noticia/intern ... reia.shtml




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1423 Mensagem por akivrx78 » Sáb Set 10, 2016 10:57 am

França pede novas sanções para Coreia do Norte
09/09/2016 - 18h35min

A França pediu nesta sexta-feira ao Conselho de Segurança da ONU que trabalhe em uma resolução que imponha novas sanções à Coreia do Norte, após o quinto teste nuclear de Pyongyang.

"Acreditamos que novas sanções são indispensáveis", disse o embaixador francês, François Delattre, a jornalistas quando se dirigia a uma reunião de emergência do Conselho de Segurança destinada a discutir uma resposta ao teste nuclear norte-coreano.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/no ... 3598.html#




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1424 Mensagem por akivrx78 » Sáb Set 10, 2016 11:04 am

Kim Jong-un proíbe temporariamente casamentos e funerais

RTP 09 Set, 2016, 20:11 / atualizado em 09 Set, 2016, 20:11 | Mundo
http://img0.rtp.pt/icm/thumb/phpThumb.php?src=/noticias/images/4f/4fb4684e71073f900ab1ebe77d5b67f4&w=860&sx=0&sy=88&sw=1500&sh=822&q=75&w=860
Kim Jong-un a assistir a uma demonstração de foguetes de alto calibre | Kcna Kcna - Reuters

Kim Jong-un proibiu a celebração de casamentos, funerais e a liberdade de circulação na Coreia do Norte. Estas medidas foram implementadas temporariamente por razões de segurança, devido às comemorações do Partido dos Trabalhadores que voltam a acontecer ao fim de 36 anos.

Já começaram os preparativos para as comemorações do Partido dos trabalhadores, liderado por Kim Jong-un, que ocorrem uma vez por geração, na Coreia do Norte.

Segundo o Jornal oficial do País, Pyongyang, a capital do país, está "encerrada" para a realização de todos os preparativos. De forma a evitar a ocorrência de incidentes durante os festejos, é proibido entrar e sair da cidade, tendo sido redobradas as ações de vigilância e as buscas em várias propriedades.

A última festa do partido aconteceu em 1980, quando a liderança do país ainda estava a cargo de Kim Jong-il, pai do atual líder do Partido dos Trabalhadores e Presidente da Coreia do Norte.

De acordo com o Independent, Kim Jong-un deverá com esta celebração tentar fortalecer e cimentar a sua liderança no país, declarar a Coreia do Norte como um Estado nuclear e ainda delinear a sua visão em relação ao futuro económico e militar do País.

http://www.rtp.pt/noticias/mundo/kim-jo ... te_n946202




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6218
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 323 vezes

Re: CONFLITO: CORÉIA DO NORTE x CORÉIA DO SUL

#1425 Mensagem por akivrx78 » Sáb Set 10, 2016 11:07 am

Tensões entre EUA e China podem atrapalhar resposta à Coreia do Norte

Para especialistas, ONU pode considerar desde um endurecimento das sanções impostas neste ano até cortar a Coreia do Norte do sistema bancário internacional

Publicado em 09/09/2016, às 22h32

Coreia do Norte anunciou, nesta sexta-feira (9), que testes nucleares foram realizados com sucesso pelo país
FOTO: JUNG YEON-JE / AFP
Estadão Conteúdo

O quinto teste nuclear da Coreia do Norte, conduzido nesta sexta-feira, estimulou apelos para que os países tomem alguma ação, mas um desentendimento entre os EUA e a China está estreitando o alcance de uma cooperação para punir Pyongyang.

Com o experimento de hoje, a atenção se voltou ao que pode ser feito sobre o programa nuclear da Coreia do Norte, que garante se capaz de produzir mísseis nucleares. A presidente da Coreia do Sul disse que iria procurar sanções mais rígidas via Conselho de Segurança da ONU e os diplomatas dos EUA e da Rússia pediram que se discutisse alguma ação. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, conversou com Barack Obama, exigindo que Pyongyang entenda os custos das suas provocações.

De acordo com especialistas, a ONU pode considerar desde um endurecimento das sanções impostas neste ano até cortar a Coreia do Norte do sistema bancário internacional. Porém, uma ação do Conselho de Segurança depende fortemente da China - aliada da Coreia do Norte e principal parceira comercial -, que tem se desentendido com os EUA sobre questões regionais de segurança no Mar da China Meridional e tensões na península da Coreia.

No centro da desconfiança de Pequim em relação a Washington está a construção de um sistema de defesa planejado para ser implementado na Coreia do Sul, conhecido como Terminal High-Altitude Area Defense (Thaad). Os EUA afirmam que o sistema é elaborado para proteger seu aliado de mísseis da Coreia do Norte, mas Pequim afirma que o Thaad pode ser usado também para rastrear os mísseis chineses e acabar com o seu programa nuclear

Durante as reuniões do G-20 no último fim de semana, o presidente da China, Xi Jinping, discutiu o Thaad com Obama e com a líder sul-coreana Park Geun-hye, afirmando que o sistema poderia "intensificar disputas". Park rebateu, dizendo que o Thaad é uma resposta às ameaças da Coreia do Norte e não "a um terceiro país".

Nesta sexta-feira, uma porta-voz do Ministério do Exterior chinês disse que Pequim se "opõe fortemente" ao teste realizado pela Coreia do Norte, mas pediu a todas as partes que "ajam com cautela" e "evitem se provocar mutuamente".

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/m ... 252341.php




Responder