tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: tanques e blindados

#2161 Mensagem por gabriel219 » Ter Ago 16, 2016 12:21 pm

Crisaman escreveu:A "modernização" do Leopard 1A5 seria identificar os sistemas que não tem disponibilidade e trocar por sistemas disponíveis. Como foi o caso do Leopard 1Be que a torre não funciona mais porque não há peças de reposição para ela. Não seria uma modernização abrangente e sim uma atualização.

Quanto ao M-60 que é o meu preferido esse sim poderia ter uma modernização abrangente pois a Raytheon esta oferecendo o pacote SLEP. E aposto se nos comprometermos com essa modernização poderiamos receber M-60 adicionais dos estoques do exército americano como doação.

Eu acho que os novos MBTs trarão grandes mudanças sim. Não de uso, mas de conceitos como peso, blindagem, eletrônica.

O ponto mais importante é que sua proposta de compra e modernização do Leopard 2A4 para o padrão Revolution está na casa de 1 bilhão de dólares pra bem mais. Dinheiro que o exército não tem e não terá por um bom tempo.
Mas veja bem, com ou sem modernização, o Leopard 1A5 dará baixa em 2025. Não importa se coloquem MEXAS ou outra coisa.

Dinheiro tem sim, se o Exército forçar, no incio de Janeiro já poderia realizar pagamentos, nem que seja por parcelamento. Como dei, se cada blindado ficasse por 1,5 milhões de dólares, sairia por pouco mais de R$ 2 bilhões. Se receber blindados até 2025, começando por 2019, daria para fazer um financiamento e pagar R$ 228 milhões por ano. É algo totalmente factível, isso para 328 2A4.

Se essa quantidade não for possível, a solução seria tentar 216 para, ao menos, dotar os RCC's e comprar mais M-60 para operar nos RCB's e modernizar os atuais. A modernização SLEP também gira em torno de USD 1 milhão, não mudaria muita coisa passar para USD 1,5 ou 2,0 milhões em um Leopard 2A4 que seria muito mais capaz.

Aliás, até hoje não consigo entender o pensamento do gênio que preferiu adquirir Leopard 1A5 ao invés de mais M60A3 ou ir de 2A4, que estavam em grandes quantidades e bem baratos na época. Hoje estaríamos apenas preocupados com as modernizações.

Aliás, a compra dos Leopard 1BE foi uma trajédia, talvez a pior aquisição que já tivemos!
knigh7 escreveu:Gabriel,

Foram entregues,em todas as versões 2.350 Leo 2 para o Exército Alemão. Desses, 1680 foram vendidos. Vc tem de subtrair o inventario atual e deixar uma parte para reserva estretégica e subtrair o que virou scrap ou simplesmente sucata dados que esse blindado foi entregue para o Bundesweir da década de 80 a 1992.

Outros que haviam comprado uma boa quantidade no passado, ou ficou com uma pequena parte e vendeu o que não havia virado sucata ou scrap.

O Exército Alemão vendeu algumas centenas de A5. Se teve no estoque A6/A5,atualmente não tem mais, tanto é que os 78 que stão tirando da reserva para dotar os novos regimentos são Leo2A4 que estão sendo modernizados para o padrão A6.
É, fica difícil, mas ainda acredito que haja uma quantidade boa para ser adquirida, pelo menos para cobrir nossos RCC's, nem que sejam apenas 108 para a 5ª Bda Cav Blind.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: tanques e blindados

#2162 Mensagem por gabriel219 » Ter Ago 16, 2016 12:55 pm

Minha ideia de plano seria: iniciar as conversas de agora com o governo Alemão para a disponibilidade dos Leo 2A4 e tentar ir atrás de 216 viaturas, assim atrelada uma condição contratual com a KMW para desenvolver a futura família sobre lagartas do EB e quem sabe CFN também, nisso tentaríamos conseguir comprar os 2A4 por um valor simbólico ou serem doadas atreladas também a modernização. Ou seja, pagar 200 mil por viatura ou menos e gastar uns milhões. Se caso essa quantidade for conseguida, pagando USD 2 milhões por viatura, sairia por USD 432 milhões.

Iria em Israel e veria a disponibilidade de 112 Magach 7C ou nos Estados Unidos, digamos que cara um, junto com a modernização, saia por USD 1 milhão, ou seja, USD 112 milhões totais.

São USD 544 milhões ou R$ 1,729 Bilhões, sendo um plano para até 2023, são R$ 288 milhões anuais ou USD 91 milhões também anuais. Não é um plano mirabolante ou caríssimo. Os M-60 poderiam ser recebidos a partir do final de 2017 até 2021 (28 viaturas por ano) e os 2A4 serem recebidos a partir de 2019 até 2023 (54 viaturas por ano). Os 2A4 serem recebidos a partir de 2019 pois teríamos que passar por treinamento, mudança de logística e peças. Treinamento poderia ser feito com intercâmbio junto as tropas Alemãs.

Ou seja, a cada ano um RCB e RCC seria preenchido. Colocaria os 1A5 ou até 1BE a venda, oferecendo para países como Paraguai, Uruguai ou nações africanas.

Por R$ 1,729 bilhões teríamos ótima tropa blindada, junto com M109A5+ e Gepard, que poderiam receber uns reparos de Mistral ou Igla. É uma tropa blindada formidável e por baixíssimo custo, pois qualquer plano para 328 viaturas de combate novas sai mais de R$ 5 bilhões e mataria a possibilidade de desenvolver nossa família de viaturas blindadas.




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: tanques e blindados

#2163 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Ago 16, 2016 7:17 pm

Crisaman escreveu:Caro mestre Bacchi

Também nunca fui fã do M-60 mais considero a melhor solução custo/beneficio nesse momento.

A modernização consiste:

Aumento da potencia do motor de 750hp para 950hp e trazer o motor para condição de zero.
Troca do sistema hidráulico de giro da torre por um sistema elétrico.
Troca do canhão de 105mm pelo de 120mm L44
Integração de sistema de controle de fogo digital
Novo sistema de mira térmica dia/noite

Segue um video da Raytheon


Gostaria de ver sua opinião Bacchi. Vale a pena ou não?
Acho que sim. Só sinto falta de mira panorâmica para o comandante, com visão diurna/térmica.

Bacchi




general-lee
Avançado
Avançado
Mensagens: 453
Registrado em: Sex Dez 03, 2010 7:49 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: tanques e blindados

#2164 Mensagem por general-lee » Ter Ago 16, 2016 9:55 pm

My god! this like (ferrugem) its (fundo zarcão)...sds




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18544
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2392 vezes

Re: tanques e blindados

#2165 Mensagem por knigh7 » Ter Ago 16, 2016 10:15 pm

Lixo pra uns é luxo pros outros. Os RCBs do Sul tiveram reduzir para 1 Esquadrão de CC por causa da indisponibilidade dos Leo1BE.

M60 que passou pelo SLEP para o EB é luxo.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: tanques e blindados

#2166 Mensagem por gabriel219 » Ter Ago 16, 2016 10:30 pm

Decisões erradas encima de decisões erradas. Na década de 90, havia muitos M60 no EUA dando baixa por causa do M1A2, deveriam ter sido adquiridos no lugar dos 1BE (quem foi o jênio que deu a ideia do 1BE?), assim como mais M60 e alguns 2A4 no lugar dos 1A5, ao contrário compramos 220 carros de combate para operá-los por 14 anos...

Mas ainda dá tempo de voltar atrás e resolver o problema. Penso que mix de 2A4 e M60 SLEP\SABRA possa ser a melhor solução.




Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: tanques e blindados

#2167 Mensagem por Tikuna » Qua Ago 17, 2016 1:40 am

Um aficcionado fazendo doidisse pra embarcar o Engesa Ogum num Engesa Boomerang :D :D :D

Caio se borrou





"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1196
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 233 vezes

Re: tanques e blindados

#2168 Mensagem por RobsonBCruz » Qua Ago 17, 2016 8:51 am

gabriel219 escreveu:Decisões erradas encima de decisões erradas. Na década de 90, havia muitos M60 no EUA dando baixa por causa do M1A2, deveriam ter sido adquiridos no lugar dos 1BE (quem foi o jênio que deu a ideia do 1BE?), assim como mais M60 e alguns 2A4 no lugar dos 1A5, ao contrário compramos 220 carros de combate para operá-los por 14 anos...

Mas ainda dá tempo de voltar atrás e resolver o problema. Penso que mix de 2A4 e M60 SLEP\SABRA possa ser a melhor solução.
Pelo que me lembro, se não estou equivocado, quando foram adquiridos os Leo 1BE e os M60, enquanto que os Leo eram do tipo "se comprou é seu" os M60 estavam sujeitos à todo o tipo de controle americano, com inspeções regulares, o que limitava nossa soberania sobre a utilização daquele CC.

Talvez algum forista possa esclarecer melhor essa situação.




Crisaman
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 1:12 pm
Agradeceram: 46 vezes

Re: tanques e blindados

#2169 Mensagem por Crisaman » Qua Ago 17, 2016 10:39 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Crisaman escreveu:Caro mestre Bacchi

Também nunca fui fã do M-60 mais considero a melhor solução custo/beneficio nesse momento.

A modernização consiste:

Aumento da potencia do motor de 750hp para 950hp e trazer o motor para condição de zero.
Troca do sistema hidráulico de giro da torre por um sistema elétrico.
Troca do canhão de 105mm pelo de 120mm L44
Integração de sistema de controle de fogo digital
Novo sistema de mira térmica dia/noite

Segue um video da Raytheon


Gostaria de ver sua opinião Bacchi. Vale a pena ou não?
Acho que sim. Só sinto falta de mira panorâmica para o comandante, com visão diurna/térmica.

Bacchi
Caro Bacchi

Também senti falta desse recurso. Mas o marketing pra esse carro de combate é ele que seria um MBT "comparável" ao M1A1 Abrams por 1/3 do preço. Pelo pouco material que consegui achar pois esse programa foi anunciado a pouco tempo outros sistemas podem ser agregados. No video por exemplo eu notei o uso de um receptor/alerta de laser e saliências perto do motor que suponho eu ser um APU (Auxiliary Power Unit) para prover energia ao tanque com o motor desligado.




Crisaman
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 1:12 pm
Agradeceram: 46 vezes

Re: tanques e blindados

#2170 Mensagem por Crisaman » Qua Ago 17, 2016 10:52 am

RobsonBCruz escreveu:
gabriel219 escreveu:Decisões erradas encima de decisões erradas. Na década de 90, havia muitos M60 no EUA dando baixa por causa do M1A2, deveriam ter sido adquiridos no lugar dos 1BE (quem foi o jênio que deu a ideia do 1BE?), assim como mais M60 e alguns 2A4 no lugar dos 1A5, ao contrário compramos 220 carros de combate para operá-los por 14 anos...

Mas ainda dá tempo de voltar atrás e resolver o problema. Penso que mix de 2A4 e M60 SLEP\SABRA possa ser a melhor solução.
Pelo que me lembro, se não estou equivocado, quando foram adquiridos os Leo 1BE e os M60, enquanto que os Leo eram do tipo "se comprou é seu" os M60 estavam sujeitos à todo o tipo de controle americano, com inspeções regulares, o que limitava nossa soberania sobre a utilização daquele CC.

Talvez algum forista possa esclarecer melhor essa situação.
A compra do Leo 1Be até hoje não entendo quanto tinha centenas de Leopard 1A5, M-60, Leopard 2A4 e 2A5 dando baixa em outros exércitos. Todos melhores opções que o Leopard 1Be. Um dia alguém tinha que escrever um livro sobre essa mancada.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: tanques e blindados

#2171 Mensagem por gabriel219 » Qua Ago 17, 2016 10:56 am

RobsonBCruz escreveu:
gabriel219 escreveu:Decisões erradas encima de decisões erradas. Na década de 90, havia muitos M60 no EUA dando baixa por causa do M1A2, deveriam ter sido adquiridos no lugar dos 1BE (quem foi o jênio que deu a ideia do 1BE?), assim como mais M60 e alguns 2A4 no lugar dos 1A5, ao contrário compramos 220 carros de combate para operá-los por 14 anos...

Mas ainda dá tempo de voltar atrás e resolver o problema. Penso que mix de 2A4 e M60 SLEP\SABRA possa ser a melhor solução.
Pelo que me lembro, se não estou equivocado, quando foram adquiridos os Leo 1BE e os M60, enquanto que os Leo eram do tipo "se comprou é seu" os M60 estavam sujeitos à todo o tipo de controle americano, com inspeções regulares, o que limitava nossa soberania sobre a utilização daquele CC.

Talvez algum forista possa esclarecer melhor essa situação.
Já operávamos os M60 antes disso, operávamos F-5, C-130, M48 e entre outros da mesma origem.

Aposto que o jênio da aquisição dos 1BE usou a desculpa de "mais que 55 toneladas vai ruir pontes".




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: tanques e blindados

#2172 Mensagem por henriquejr » Qua Ago 17, 2016 5:09 pm

RobsonBCruz escreveu:
gabriel219 escreveu:Decisões erradas encima de decisões erradas. Na década de 90, havia muitos M60 no EUA dando baixa por causa do M1A2, deveriam ter sido adquiridos no lugar dos 1BE (quem foi o jênio que deu a ideia do 1BE?), assim como mais M60 e alguns 2A4 no lugar dos 1A5, ao contrário compramos 220 carros de combate para operá-los por 14 anos...

Mas ainda dá tempo de voltar atrás e resolver o problema. Penso que mix de 2A4 e M60 SLEP\SABRA possa ser a melhor solução.
Pelo que me lembro, se não estou equivocado, quando foram adquiridos os Leo 1BE e os M60, enquanto que os Leo eram do tipo "se comprou é seu" os M60 estavam sujeitos à todo o tipo de controle americano, com inspeções regulares, o que limitava nossa soberania sobre a utilização daquele CC.

Talvez algum forista possa esclarecer melhor essa situação.
Os M60 vieram ao Brasil através de um contrato de leasing, com opção de compra ao final do contrato, que foi efetivada pelo governo FHC. Talvez essas restrições, se devessem pelo fato dos CCs não serem, de fato, do Brasil, até a sua compra definitiva.




.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: tanques e blindados

#2173 Mensagem por henriquejr » Qua Ago 17, 2016 5:12 pm

Crisaman escreveu:
RobsonBCruz escreveu: Pelo que me lembro, se não estou equivocado, quando foram adquiridos os Leo 1BE e os M60, enquanto que os Leo eram do tipo "se comprou é seu" os M60 estavam sujeitos à todo o tipo de controle americano, com inspeções regulares, o que limitava nossa soberania sobre a utilização daquele CC.

Talvez algum forista possa esclarecer melhor essa situação.
A compra do Leo 1Be até hoje não entendo quanto tinha centenas de Leopard 1A5, M-60, Leopard 2A4 e 2A5 dando baixa em outros exércitos. Todos melhores opções que o Leopard 1Be. Um dia alguém tinha que escrever um livro sobre essa mancada.
Não sei se é algum indicativo só motivo, mas lembro que a compra dos Leopard 1BE foi feita com intermediação de uma empresa privada belga, chamada SABIEX, que fico responsável por uma revisão nos CCs, e suporte técnico.




.
Avatar do usuário
joaolx
Sênior
Sênior
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
Localização: Lisboa - Portugal
Agradeceram: 91 vezes

Re: tanques e blindados

#2174 Mensagem por joaolx » Qua Ago 17, 2016 8:58 pm

gabriel219 escreveu:
RobsonBCruz escreveu: Pelo que me lembro, se não estou equivocado, quando foram adquiridos os Leo 1BE e os M60, enquanto que os Leo eram do tipo "se comprou é seu" os M60 estavam sujeitos à todo o tipo de controle americano, com inspeções regulares, o que limitava nossa soberania sobre a utilização daquele CC.

Talvez algum forista possa esclarecer melhor essa situação.
Já operávamos os M60 antes disso, operávamos F-5, C-130, M48 e entre outros da mesma origem.

Aposto que o jênio da aquisição dos 1BE usou a desculpa de "mais que 55 toneladas vai ruir pontes".
Desconhecia que o EB tinha operado M-48´s tens alguma foto?




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: tanques e blindados

#2175 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Ago 17, 2016 9:32 pm

Excelente pergunta.

Bacchi




Responder