Com a chegada do IA2, será que a PE vai abolir o uso de submetralhadoras?Poti escreveu:Olá amigos. Queria só salientar que o IA2 está ficando frequente no EB.(...), TODOS os militares da PE.
Novo Fuzil para o EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Re: Novo Fuzil para o EB
- gabriel219
- Sênior
- Agradeceu: 767 vezes
- Agradeceram: 2386 vezes
O EB, ao que parece, decidiu fazer as modificações finais do IA2 APÓS sua adoção. Estão começando a entregar novos lotes dos fuzis em determinadas tropas. Esse já tem alterações no sistema, se tornando mais confiável e o cano é diferente, passo de 1:7.
O desenvolvimento da coronha ainda está na fase de protótipo e vai levar 6 meses para um lote piloto. Acho que das 22 mil adquiridas, 3 mil devem ser liberadas. O resto creio que aguardará as modificações finais, sendo coronha, sistema de mira e possivelmente um freio de boca no cano do fuzil 5.56.
A versão em 7.62 ainda não é apressada pois não se tem ideia de que tipo de tropa será empregada. Inicialmente é pensado nas tropas blindadas e outras em pequenas quantidades (DMR). Ainda é um protótipo, tem várias coisas para se fazer no IA2 7.62, incluindo ferrolho rotativo que foi testado, mas nunca mais ouvir falar se pretendem testar mais em campo ou manter o basculante.
O desenvolvimento da coronha ainda está na fase de protótipo e vai levar 6 meses para um lote piloto. Acho que das 22 mil adquiridas, 3 mil devem ser liberadas. O resto creio que aguardará as modificações finais, sendo coronha, sistema de mira e possivelmente um freio de boca no cano do fuzil 5.56.
A versão em 7.62 ainda não é apressada pois não se tem ideia de que tipo de tropa será empregada. Inicialmente é pensado nas tropas blindadas e outras em pequenas quantidades (DMR). Ainda é um protótipo, tem várias coisas para se fazer no IA2 7.62, incluindo ferrolho rotativo que foi testado, mas nunca mais ouvir falar se pretendem testar mais em campo ou manter o basculante.
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 796 vezes
Hmm, acho meio difícil por enquanto. Mas se a Imbel soltar uma versão com o cano de 11.5 polegadas é capaz que sim.Clermont escreveu:Com a chegada do IA2, será que a PE vai abolir o uso de submetralhadoras?Poti escreveu:Olá amigos. Queria só salientar que o IA2 está ficando frequente no EB.(...), TODOS os militares da PE.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Clermont
- Sênior
Faz tanta diferença assim entre uma arma com cano 14 pol para outra com cano 11,5 pol?Viktor Reznov escreveu:Hmm, acho meio difícil por enquanto. Mas se a Imbel soltar uma versão com o cano de 11.5 polegadas é capaz que sim.Clermont escreveu: Com a chegada do IA2, será que a PE vai abolir o uso de submetralhadoras?
Eu acharia razoável que se descartasse uma arma com fama de problemática como a submetralhadora Beretta e a substituísse pelo IA2 atual.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
A PE usa MP5.Clermont escreveu:Faz tanta diferença assim entre uma arma com cano 14 pol para outra com cano 11,5 pol?Viktor Reznov escreveu: Hmm, acho meio difícil por enquanto. Mas se a Imbel soltar uma versão com o cano de 11.5 polegadas é capaz que sim.
Eu acharia razoável que se descartasse uma arma com fama de problemática como a submetralhadora Beretta e a substituísse pelo IA2 atual.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Clermont
- Sênior
Dessa eu não sabia, pensava que ainda se utilizasse a Beretta.Bolovo escreveu:A PE usa MP5.
- Bolovo
- Sênior
A Beretta no Exército ainda existe, porém é praticamente uma arma cerimonial, sem valor operacional.Clermont escreveu:Dessa eu não sabia, pensava que ainda se utilizasse a Beretta.Bolovo escreveu:A PE usa MP5.
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Compensa gastar uma grana nisso ai, se já existem armas boas no mercado prontas e testadas?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- gabriel219
- Sênior
- Bolovo
- Sênior
Eu entendi a vontade do EB em transformar o FAL num M-16. Tentaram com o MD-97 e não deu certo. Agora querem transforma-lo num M-4 com o IA2. Isso me fez perceber que o desejo do EB desde os anos 80 é ter um fuzil na plataforma do AR-15/M-16 (com o adendo de um pistão). Nos EUA esse tipo de fuzil é praticamente uma commodity, há centenas de fabricantes, não apenas as tradicionais. Um exemplo disso é a UWS (Unified Weapons Systems) americana, uma pequena empresa (~500 funcionários; a Imbel tem cerca de 2000) localizada em Tampa/Flórida, que vai transferir tecnologia e fabricar fuzis 5,56mm e 7,62mm para o Exército Peruano na FAME (a Imbel deles). Creio que o EB deveria ter feito o algo parecido. Foi assim quando fabricamos o Mauser alemão, foi assim quando fabricamos o FAL belga. A questão aqui são os custos, o fato é que a Imbel reaproveitou muito ferramental do FAL para fabricar o IA2, o que fez custar pouco. O que leva a loucos ufanismos que dizem que o IA2 está a par dos melhores fuzis do mundo.joao fernando escreveu:Compensa gastar uma grana nisso ai, se já existem armas boas no mercado prontas e testadas?
- Clermont
- Sênior
Agora que a adoção do IA2 já são favas contadas teremos de esperar o passar dos anos para julgar o acerto ou não da medida. Só a utilização da arma pelos recrutas brasileiros demonstrará - ou não - sua robustez e eficiência.
Também tenho muita curiosidade em saber como o IA2 se comportaria num teste com os fuzis tipo Galil adotados por vários exércitos sul-americanos e também com o fuzil desenvolvido para o Exército mexicano.
Também tenho muita curiosidade em saber como o IA2 se comportaria num teste com os fuzis tipo Galil adotados por vários exércitos sul-americanos e também com o fuzil desenvolvido para o Exército mexicano.
- vplemes
- Sênior
- Agradeceu: 168 vezes
- Agradeceram: 159 vezes
Duvido que sejam mais caros que o IA-2. Pelo preço que dizem estarmos pagando pelos IA-2, provavelmente poderíamos comprar qualquer fuzil do mercado. Na verdade, provavelmente pagaríamos até menos.gabriel219 escreveu:Sabe o custo de uma Hk 416 ou Scar? Então...
- gabriel219
- Sênior
Se estiver falando do AR-15, tudo bem, são 500 dólares, mas falar que Hk 416 e Scar são mais baratos que o IA2 é um absurdo.vplemes escreveu:Duvido que sejam mais caros que o IA-2. Pelo preço que dizem estarmos pagando pelos IA-2, provavelmente poderíamos comprar qualquer fuzil do mercado. Na verdade, provavelmente pagaríamos até menos.gabriel219 escreveu:Sabe o custo de uma Hk 416 ou Scar? Então...
O IA2 custa 5,500 reais. Um MR 416, que é a versão civil do mesmo, custa USD 3 mil dólares, hoje R$ 9,820, isto sendo falado de uma versão civil e semiautomática. A versão militar deve ser bem superior a 3 mil reais, beirando aos 5 mil reais.
Em um site, vi que Scar 17S, semiautomático versão civil, está custando USD 4,199 na promoção. Convertendo para real dá R$ 13,740. Entre o MR 416 e o Scar 17S, a diferença de preço pro IA2 é de R$ 4,320 e R$ 8,240 respectivamente.
Estou falando de fuzis civis e semiautomáticos contra um fuzil militar.
- vplemes
- Sênior
- Agradeceu: 168 vezes
- Agradeceram: 159 vezes
Ai você está falando do valor de varejo para o mercado civil. Procure saber quanto ficaria para comprar lotes fechados de vinte mil fuzis, em acordos diretos com a indústria, e vamos ver se um scar ou HK-416 não sairia com preço similar ou até mais barato do que o IA-2.