FCarvalho escreveu:Luís Henrique,
Supondo que a MB tenha aprovado seu projeto de modernização do A-12, fala-se que esta levaria de 3 a 4 anos. Por outro lado, se apenas uma atualização for feita, poderia ser arrumada em 2/3 anos. No caso da primeira, estamos em 2016. Se ela for aprovada para início no ano que vem, o navio só estaria pronto, mais tardar, em 2021. Considerando que tudo seria feito em fases, e que até lá, não haveria óbices ao projeto de nenhuma parte.
Em 2021 teremos, salvo engano, apenas 3 Inhaúma, 1 Barroso, 3 Niterói e, talvez, 1 T-22. Qual destes navios teriam condições de operar como escolta do A-12 eficientemente? A Barroso, que é uma corveta. As Tamandaré, que também são corvetas, só a partir de 2023/2024, se tudo der certo.
Mesmo que tenhamos o A-12 reformulado com seu GAE, de que adianta um Nae sem suas escoltas? E mesmo que usemos as Niterói e a única T-22 que sobrar, qual a efetividade real disso? Pressuponho que nenhuma, tal será a falta de condições destes navios. Como já se vê hoje.
Enfim, eu gostaria muito de ver o A-12 modernizado e operando um GAE digno do nome, mas, se nenhuma atitude for tomada até o início da próxima década quanto a insolvência geral da esquadra, me permito dizer que o A-12 será para nós tão somente mais que um grande alvo, mesmo para marinhas que não tenham Nae, mas que tenham subs capazes.
Não sei se foi neste tópico, mas alguém falou em adaptar a classe KDX II para a MB. Olhei esta classe e verifiquei que ela tem 3 versões, inclusive uma com cerca de 3600 tons de deslocamento. Lembrei também da classe Type 054A chinesa, que inclusive já esteve por aqui. Então, pensando aqui com os meus botões, imagino que poderíamos encomendar os cascos de alguns destes navios e montar o recheio a nosso gosto, inclusive com partes e equipamentos dos navios atuais, a fim de tentar tapar um buraco, e fornecer alguns escoltas de verdade para o A-12. Talvez fosse até mais barato que comprar a CV-3, e nos daria tempo, para concluir este projeto e não deixar o nosso único Nae andando por aí sem uma escolta que preste, servindo de alvo para qualquer um. Mas isso é apenas uma hipótese. Interessante, mas uma hipótese.
Vamos ver o que a MB consegue até o final desta década.
abs.
Caro colega, entendo sua preocupação.
Sobre KDX-2 e outras opções econômicas eu acho quase impossível.
A MB JÁ decidiu pela CV-03.
Tem fragatas russas, chinesas e até sul-coreanas com poder de fogo bem superior ao que se pretende com as CV-03 e que custariam o mesmo valor ou até menos.
Mas acho quase impossível a MB mudar o plano.
A ideia é boa. Valorizar os equipamentos nacionais, gerar empregos no Brasil e desenvolver novas tecnologias.
Mas isto, infelizmente, aumenta os custos. Vamos pagar U$ 450 mi em cada corveta com menos de 3.000 T e pelo mesmo valor poderíamos adquirir no exterior fragatas com mais de 4.000T.
De qualquer forma eu estou torcendo muito para que as CV-03 sejam construídas e que a MB faça o melhor trabalho possível para termos navios modernos e com bom poder de fogo.
Sobre o hiato de 3 ou 4 anos, que poderemos ter o A-12 Modernizado com sua respectiva ala aérea e a entrada em serviço das novas CV-03, existem 2 caminhos:
1) vamos nos contentar com o que temos. As Niteroi e as Inhaumas, juntamente com a Barroso serão os navios escoltas do A-12.
Todos sabemos que não são escoltas modernos, mas podem quebrar o galho.
2) adquirir navios escolta USADOS. Em recente entrevista foi divulgado que a MB está CORRENDO ATRÁS desta opção, mas que por enquanto a MAIORIA das marinhas não possuem navios para transferência IMEDIATA para a MB. O que podemos entender que temos POUCAS opções e que talvez demore mais alguns anos até que surjam mais opções no mercado.
Como referência eu te digo que as Type 23 deveriam começar a dar baixa em 2023...
Estamos em 2016. Até 2020 talvez a MB consiga alguns escoltas usados em boas condições que poderiam cumprir a missão.
Por isso até gostei da ideia de Arleigh Burke Flight 2A. 4 Destroyers AB + as 4 CV-03 + a CV-02 poderiam ser suficiente para formar uma Força Tarefa nucleada pelo A-12 Modernizado...
A MB, com certeza, está olhando outras opções...
Uma coisa não afeta a outra. Abandonar a aviação embarcada de asa fixa e o navio aeródromo não vai fazer aparecer dinheiro suficiente para uma frota de fragatas novas.
O melhor seria tudo novo. Mas o A-12M + mix de corvetas novas e fragatas semi-novas pode ser o caminho alternativo. O caminho que nossos políticos talvez aceitem PAGAR.
Melhor do que nada.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.