Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10321 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Jun 14, 2016 12:07 am

lynx escreveu:Você está falando que a Sikorsky omitiu esse tal incidente com base em que? Tem certeza de que não foi informado aos operadores por meio de notas de serviço ou de alerta?
Para falar em incidente não noticiado, logo após a implementação das alterações que liberaram o EC-225 para voo novamente, o PR-YCL, da BHS, voltou para Macaé com a famigerada "luzinha âmbar" acesa e os pilotos sentindo vibrações nos comandos. Não saiu notícia em lugar algum. Normal,a imprensa não se interessa por isso. Mas a BHS relatou o fato à Eurocopter. E a CHC, sua controladora, reportou a todas as suas subsidiárias. Não sei qual foi o andamento na Eurocopter. O Operador do tal S-92 deve ter feito o mesmo.
Para o dono da aeronave, um pouso na água desnecessário, por falha na indicação do equipamento, custa muito caro. Claro que é melhor do que um acidente fatal, mas a imagem, do operador e do equipamento, fica arranhada.
Eu me lembro de ter visto 4 alterações de software, sempre aumentando as margens de segurança, quanto aos sensores da MGB do S-92. Eu chamo isso de responsabilidade e não de gambiarra.
Ah! E podem ficar tranquilos que não haverá S-92 caindo às pencas, apesar da torcida mal disfarçada de alguns.
Baseado em relatório do incidente no mar do norte.

http://www.aibn.no/Aviation/Published-r ... 015-11-eng
1.6.6.3 Incident involving an S-92A in the Gulf of Mexico
Pag. 22

Não sei se essa sua última frase foi dirigida a mim, mas eu jamais iria torcer para um helicóptero cair, nem mesmo se dentro estivesse o Sarney. Estou apenas dizendo que o S-92 não é tão seguro quanto alguns dizem que é, e a Sikorsky não é tão transparente quanto você acredita, eu jamais escrevo coisas baseadas em achismos ou "fulano me disse que...", tudo o que eu escrevo, que não for opinião pessoal, é baseado em material oficial e creditado, não sou moleque.




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10322 Mensagem por vplemes » Sex Jun 17, 2016 9:18 am

Por falar em S-92, acaba de comemorar 1 milhão de horas voadas em sua frota em pouco mais de 12 anos. Falem o que quiserem, mas o mercado sabe reconhecer o que é bom.


http://www.cavok.com.br/blog/frota-de-h ... as-de-voo/




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10323 Mensagem por Penguin » Sex Jun 17, 2016 9:51 am

vplemes escreveu:Por falar em S-92, acaba de comemorar 1 milhão de horas voadas em sua frota em pouco mais de 12 anos. Falem o que quiserem, mas o mercado sabe reconhecer o que é bom.


http://www.cavok.com.br/blog/frota-de-h ... as-de-voo/
Com mais de um milhão de horas de voo da frota em serviço, e uma taxa de acidentes de
menos de 1/10° da taxa dos helicópteros civis com motor multi­turbina dos EUA
, a Sikorsky
acredita que o helicóptero S­92 define o padrão da indústria em segurança e confiabilidade.
O S­92 foi certificado nos requisitos Part 29 da FAA/EASA, conforme definido pela alteração
47. Ele abriu o caminho por ser a primeira aeronave certificada para esse rigoroso padrão
e, atendendo ou superando as exigências da indústria de petróleo e gás. A taxa de
disponibilidade média da frota S­92 está maior que 95% por mês.

Neste marcante ano, a American Helicopter Society International honrou o programa do
helicóptero S­92 com o Prêmio Jensen T. Harry pelo seu excelente histórico de segurança.
Em 2002, o helicóptero S­92 foi homenageado com o prestigioso Troféu Collier.

Desde 2004, a Sikorsky já entregou mais de 275 helicópteros S­92, predominantemente
aos operadores que servem a indústria de petróleo e gás offshore em todo o mundo, além
das tarefas de busca e salvamento e transporte civil. Onze nações usam o bimotor S­92
como principal meio para realização de missões governamentais. Em maio de 2014, a
Sikorsky foi escolhida para construir a próxima frota de helicópteros presidenciais nos EUA,
o mais avançado helicóptero de transporte executivo do mundo, utilizando a plataforma S­
92.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
WSANTANA
Júnior
Júnior
Mensagens: 102
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 12:04 pm
Localização: São Paulo
Agradeceram: 13 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10324 Mensagem por WSANTANA » Sáb Jun 18, 2016 8:02 am

Turma, algum dos colegas tem contatos na Helibras??? Seria interessante termos indicações de eventuais intervenções para a superação do problema do 225M.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10325 Mensagem por Bolovo » Qui Jun 23, 2016 11:04 pm

Eu tenho certeza que vi um H225M voando hoje aqui em São José.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10326 Mensagem por vplemes » Qui Jun 30, 2016 12:08 pm

Bem amigos, parece que foi mesmo a MGB da Kombi voadora. Segundo deu para entender do texto (meu "ingreis" é, para ser bondoso, ruim pra ca@#%.), houve fadiga mesmo nas engrenagens, e pior de tudo, o HUMS [health and usage monitoring system] não foi capaz de identificar o inicio da mesma. Quero muito ver o que a Airbus vai inventar agora. Acredito que esta aeronave, para o mercado civil, esteja morta. Nenhuma companhia de seguros vai arriscar seu rico dinheiro sem que a Airbus refaça esta MGB e consiga sua certificação internacional, e duvido que isso aconteça rapidamente. Gambiarras não serão mais aceitas pelo mercado. Espero que o MD brasileiro cobre reparações e reveja o contrato dessas aeronaves. Abaixo o link com a matéria sobre a investigação (cortesia do colega Lynx).

http://www.verticalmag.com/news/article ... -29-16-opt




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10327 Mensagem por EDSON » Sáb Jul 02, 2016 10:24 am

MI 35 e Mi 28 em ação no Iraque.

Retirada do ISIS em Falujah.





Alguns resultados . não vou colocar todas as fotos disponíveis pois daria muito trabalho.
Imagem


Imagem

Imagem




toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10328 Mensagem por toncat » Sáb Jul 09, 2016 2:46 pm

Do FlightGlobal.

H225 crisis grounds South Korea’s Surion


08 JULY, 2016 BY: GREG WALDRON SINGAPORE
South Korea has grounded its fleet of Korea Aerospace Industries (KAI) KUH-1 Surion utility helicopters, pending the replacement of gearboxes.

https://www.flightglobal.com/news/artic ... on-427114/
Resumindo;

A Airbus vai reembolsar o governo sul-coreano, e 57% da frota terá as suas caixas de velocidades substituídas.

Versão coreana é baseada no AS332 Super Puma, caixa de velocidades principal tem semelhanças com o AS332 L2 e EC225 LP.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10329 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 09, 2016 3:43 pm

Acho que tá meio brabo de tapar o sol com peneira para beneficiar o 225. Mas algum jeito tem que ser dado, afinal, conduz nossos Militares (a versão de levar politiqueiro pode deixar como está, só botem piloto apadrinhado e que adora politicagem, daí nenhuma baixa conta :twisted: ) e não vou ficar torcendo para que caiam e virem sucata, deixando um monte de gente buena morta pelo caminho, isso é BAIXO!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10330 Mensagem por Túlio » Sáb Jul 09, 2016 3:51 pm

Aliás, se alguém que assina aqui na Terra do Nunca tivesse algum interesse em fabricar helis Nacionais, um excelente começo seria aproveitar o fechamento das linhas de produção (EUA e Itália, até onde lembro) do Sea King (S-61), comprar a licença e modernizar, com novos propulsores, sensores, aviônicos, etc (quase tudo importado, ou seja, padrão EMBRAER). Creio que estaríamos muito melhor do que com o 225, SMJ...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10331 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Jul 30, 2016 6:05 pm

Olá camaradas, seria muito interessante como opção de VTOL esse design já comprovado:

Imagem

ADSUMUS




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10332 Mensagem por vplemes » Dom Jul 31, 2016 1:42 pm

Túlio escreveu:Acho que tá meio brabo de tapar o sol com peneira para beneficiar o 225. Mas algum jeito tem que ser dado, afinal, conduz nossos Militares (a versão de levar politiqueiro pode deixar como está, só botem piloto apadrinhado e que adora politicagem, daí nenhuma baixa conta :twisted: ) e não vou ficar torcendo para que caiam e virem sucata, deixando um monte de gente buena morta pelo caminho, isso é BAIXO!
O pior é que nossas FFAAs ainda estão recebendo e pagando estes abacaxis voadores, mesmo a frota estando groundeada. Não seria o caso do MD chamar a Helibras/Airbus para uma conversa séria? Parar as entregas enquanto não houver uma solução definitiva para o problema? Deve haver alguma cláusula contratual que obrigue a Airbus a resolver o pepino, ou em caso de contrário, que permita a rescisão do contrato e obrigue o fabricante a ressarcir o erário. Sei que aqui é a casa da mãe Joana, e esperar probidade e competência de nossos homens públicos é fantasioso, mas estas deveriam ser algumas das atitudes a serem tomadas. Com ênfase no "DEVERIAM".




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10333 Mensagem por Bolovo » Seg Ago 01, 2016 12:05 am

vplemes escreveu:
Túlio escreveu:Acho que tá meio brabo de tapar o sol com peneira para beneficiar o 225. Mas algum jeito tem que ser dado, afinal, conduz nossos Militares (a versão de levar politiqueiro pode deixar como está, só botem piloto apadrinhado e que adora politicagem, daí nenhuma baixa conta :twisted: ) e não vou ficar torcendo para que caiam e virem sucata, deixando um monte de gente buena morta pelo caminho, isso é BAIXO!
O pior é que nossas FFAAs ainda estão recebendo e pagando estes abacaxis voadores, mesmo a frota estando groundeada. Não seria o caso do MD chamar a Helibras/Airbus para uma conversa séria? Parar as entregas enquanto não houver uma solução definitiva para o problema? Deve haver alguma cláusula contratual que obrigue a Airbus a resolver o pepino, ou em caso de contrário, que permita a rescisão do contrato e obrigue o fabricante a ressarcir o erário. Sei que aqui é a casa da mãe Joana, e esperar probidade e competência de nossos homens públicos é fantasioso, mas estas deveriam ser algumas das atitudes a serem tomadas. Com ênfase no "DEVERIAM".
Groundeada? O H225M tava voando sexta-feira passada aqui em São José. O do EB e o da FAB.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10334 Mensagem por Tikuna » Seg Ago 01, 2016 7:57 am

Bolovo escreveu:
vplemes escreveu: O pior é que nossas FFAAs ainda estão recebendo e pagando estes abacaxis voadores, mesmo a frota estando groundeada. Não seria o caso do MD chamar a Helibras/Airbus para uma conversa séria? Parar as entregas enquanto não houver uma solução definitiva para o problema? Deve haver alguma cláusula contratual que obrigue a Airbus a resolver o pepino, ou em caso de contrário, que permita a rescisão do contrato e obrigue o fabricante a ressarcir o erário. Sei que aqui é a casa da mãe Joana, e esperar probidade e competência de nossos homens públicos é fantasioso, mas estas deveriam ser algumas das atitudes a serem tomadas. Com ênfase no "DEVERIAM".
Groundeada? O H225M tava voando sexta-feira passada aqui em São José. O do EB e o da FAB.
O das MB estão nas ações olímpicas. o do EB também estavam fazendo treinamentos no estádio do Corinthians em SP nessa semana







"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10335 Mensagem por vplemes » Seg Ago 01, 2016 10:10 am

Que seja. Mas estavam groundeados até poucos tempo atrás. Se retiraram a ordem para groundear a frota, foi por falta de opção, não porque o problema da MGB tenha sido resolvido. Precisavam dos helicópteros e resolveram arriscar. Como voam menos que os comerciais, as chances de acontecer fadiga material é menor. Mas é aquela coisa, na roleta russa as chances de dar m#_da são menos de 20%. Mesmo assim, vira e mexe alguém arrebenta os próprios miolos. A Airbus até agora, passados cerca de dois meses da queda da aeronave na Noruega, ainda não se posicionou de forma satisfatória sobre a questão. Enquanto isso, as FFAAs tupiniquins estão recebendo e pagando por este abacaxi voador como se nada tivesse acontecido.




Responder