Programa de Reaparelhamento da Marinha
Moderador: Conselho de Moderação
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6430
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 111 vezes
- Agradeceram: 330 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Entendo a urgência, mas sabe o que mais me deixa desanimado é saber que para capacitar, projetistas, engenheiros e pesquisadores se leva um certo tempo de no minimo uns 10 anos, e para piorar eu tenho muitas duvidas de que algum estaleiro estrangeiro se arriscaria a associar-se a um estaleiro nacional para o projeto Tamandaré.
Sem ajuda externa o projeto vai demorar muito para decolar e para obter ajuda muito provavelmente somente se conseguiria se encomendas de outros navios fossem amarradas ao contrato.
E agora, José?
Sem ajuda externa o projeto vai demorar muito para decolar e para obter ajuda muito provavelmente somente se conseguiria se encomendas de outros navios fossem amarradas ao contrato.
E agora, José?
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
A economia cresceu 7.5% apenas em um ano, depois de uma contração no ano anterior.akivrx78 escreveu:Este cronograma foi feito na época que a economia estava crescendo a 7.5% e existia um oba-oba em praticamente todos os assuntos de defesa, nesta época o assunto sobre os custos de manutenção eram colocados de lado, algumas poucas pessoas alertavam que os planos da MB eram surreais, criticando que mesmo quando a economia estava bombando os navios continuavam com baixa disponibilidade, se falta dinheiro para operar o que existe de onde vai aparecer o dinheiro para operar estes novos meios.
A reposta era que por causa dos meios serem velhos não compensava modernizar, (alguém disse que nunca mais se compraria meios de segunda mão) e que as verbas somente iriam aparecer para operar os navios novos... o resultado da viagem na maionese esta ai, a culpa de se estar nesta situação não foi somente dos políticos, a MB priorizou uma coisa relegando outras coisas.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 1960
- Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
- Localização: Santos
- Agradeceram: 63 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Parabéns pelo postLuís Henrique escreveu:Sim, mas também existem outras questões a serem analisadas:Penguin escreveu: Luis,
Há alguns complicadores que creio dificultar a venda de AB usadas por parte da USN:
1) Redução da quantidade encomendada da classe Zumwalt.
2) Meta de 94 destroyers em 2025. Na realidade, eles estão modernizando suas AB mais antigas e encomendando novas.
3) Chapa esquentando no Pacífico: China
Sds
1) As 4 Arleigh Burke Flight 2A que foram cogitadas foram as DDG-79, 80, 83 e 84.
As DDG-79 e 80 foram as PRIMEIRAS flight 2A e ÚNICAS que possuem canhão menor, calibre 54.
As 32 seguintes possuem canhão calibre 62. (Da DDG-81 até a DDG-112.)
Também não possuem o CIWS de 20mm Phalanx.
As DDG-83 e 84 possuem o canhão de maior calibre, porém não possuem sistema CIWS de 20mm Phalanx.
A partir da DDG-85 todas possuem o CIWS, até a última flight 2A a DDG-112.
A partir da DDG-89 modificaram partes da estrutura para reduzir RCS do navio.
ETC.
2) Falaram de um CUSTO de mais de U$ 1 bi para fornecerem estes 4 navios.
Ou seja, sabemos que a US Navy está sempre se atualizando.
E sabemos que toda atualização tem um CUSTO.
Talvez, repito, TALVEZ, eles tenham selecionado as Flight 2A com MENOR COMUNALIDADE, as que custariam MAIS CARO para modernizar ou as que dariam mais trabalho, e ofereceram por um VALOR que faça valer à pena.
Ou seja, este valor cobrado cobrirá parte do custo de NOVOS escoltas.
Some os mais de U$ 1 bi que seriam pagos pelos navios + CENTENAS DE MILHÕES da modernização desses navios, e talvez a soma de valores seja suficiente para construção dos CASCOS de 4 novas Flight 3.
A US Navy não vai continuar usando SM-2, etc. Eles estão sempre se atualizando. Modernizar estes 4 destroyers, colocar sistemas e sensores novos e substituir os armamentos vai custar MUITO DINHEIRO.
Talvez pensaram: de graça de jeito nenhum. Mas pagando bem, talvez compense. Vamos economizar centenas de milhões na modernização dos 4 AB e vamos receber centenas de milhões pela venda. Pegamos esse montante e investimos em NOVAS flight 3 com sistemas e armamentos no estado-da-arte que queremos.
Algo para se pensar.
Como escrevi, anteriormente sem toda estes detalhes interessantes, tudo se resume a dinheiro, sem grana não é possível em um passe de mágica adquirir, receber e operar um dos mais caros navios de guerra do mundo. Só para ilustrar alguém faz alguma ideia de qual é o custo de introduzir um novo míssil anti aéreo na marinha, por exemplo quanto deve ter custado sair do Sea Cat para o Aspide nas Niterói, digo não apenas em lançadores e mísseis, mas no treinamento, manutenção etc. Imaginem então armar estes monstros.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6430
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 111 vezes
- Agradeceram: 330 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Sim mas o clima de oba-oba que se iniciou em 2007 não se contraiu.Penguin escreveu:A economia cresceu 7.5% apenas em um ano, depois de uma contração no ano anterior.
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Isso é verdade. Havia uma leitura de certa forma generalizada da realidade pouco realista.akivrx78 escreveu:Sim mas o clima de oba-oba que se iniciou em 2007 não se contraiu.Penguin escreveu:A economia cresceu 7.5% apenas em um ano, depois de uma contração no ano anterior.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Visto o histórico dos estaleiro nacionais que naquela altura não estavam capacitadas para tal empreitada, era realista esse cronograma agressivo?Lord Nauta escreveu:Somente para relembrar se tudo tivesse dado certo conforme era previsto pela MB em relação ao PROSUPER e o projeto das CV 03.
Incorporações originalmente previstas:
2017 - 1ª escolta de 6.000 ton.
2019 - 2ª escolta de 6.000 ton.
1ª CV - 03
2020 - 3ª escolta de 6.000 ton.
2021 - 4ª escolta de 6.000 ton.
2ª CV - 03
2022 - 5ª escolta de 6.000 ton.
3ª CV - 03
2023 - 4ª CV - 03
A previsão era a contratação em 2023 de um segundo lote de escoltas de 6.000 ton. Os navios começariam a ser recebidos a partir de 2028.
Os atuais navios escolta seriam desincorporados entre 2020 e 2035, iniciando com uma fragata classe Greenhalgh e terminando com a Barroso.
Infelizmente este cronograma se tornou apenas fonte de estudo histórico.
Sds
Lord Nauta
Aliás, seria um estaleiro ou diversos estaleiros?
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Tendo dinheiro...Penguin escreveu:Visto o histórico dos estaleiro nacionais que naquela altura não estavam capacitadas para tal empreitada, era realista esse cronograma agressivo?
Aliás, seria um estaleiro ou diversos estaleiros?
Mas a realidade é, por mais empolgados que estivessem com a economia, ninguém estava disposto a gastar o que esse cronograma exigiria.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- alex
- Sênior
- Mensagens: 2433
- Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Uma grande dose de Humildade seria bom também. Uma marinha que não deixou seus engenheiros navais criarem do zero navios patrulhas de 200, 500 e 1800 toneladas é a mesma que esta construindo um submarino nuclear e tem dificuldade com uma CV3 que é muito mais simples do que um subnuc.
Eu imagino que os primeiros submarinos chineses deviam ser tão ruidosos que eram ouvidos no Atlantico e seus navios de escoltas deveriam ter vários problemas mas ao longo dos anos foram aperfeicoando e hoje estão em padrões bem mais superiores. Aqui não, compra ja pronto projetos dos alemães, franceses e ingleses e toca o projeto. Quando a coisa aperta na grana ai passa pro nossos "virginais" engenheiros navais.
Eu imagino que os primeiros submarinos chineses deviam ser tão ruidosos que eram ouvidos no Atlantico e seus navios de escoltas deveriam ter vários problemas mas ao longo dos anos foram aperfeicoando e hoje estão em padrões bem mais superiores. Aqui não, compra ja pronto projetos dos alemães, franceses e ingleses e toca o projeto. Quando a coisa aperta na grana ai passa pro nossos "virginais" engenheiros navais.
- alex
- Sênior
- Mensagens: 2433
- Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
E mais: compra-se o projeto depois fazem uma pompa para lançar uma versão BR do mesmo projeto comprado.
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6430
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 111 vezes
- Agradeceram: 330 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Um navio classe Tamandaré ou uma KDX-II por exemplo se lança o casco ao mar em uns 7 ou 8 meses em um estaleiro qualificado, no Brasil isto no minimo iria demorar uns 2 anos com muita boa vontade, isto porque são projetos mais simples se fossem uma Fremm ou uma Alvaro Bazan eu chuto uns 4 anos para as primeiras unidades... quem constrói uma escola constrói um petroleiro sem maiores problemas, mas o inverso não se aplica.
Dai mesmo que alguns estaleiros nacionais tivessem condições de produzir um petroleiro na mesma qualidade e velocidade dos coreanos, as dificuldades para se produzir uma escolta não seria assim tão expressiva, digamos que seria meio caminho andado.
A MB inicialmente não pretendia construir as escoltas no AMRJ depois de modernizar?
Isto agora seria um desperdício com um monte de estaleiros a beira da falência com todo o maquinário novo.
Dai mesmo que alguns estaleiros nacionais tivessem condições de produzir um petroleiro na mesma qualidade e velocidade dos coreanos, as dificuldades para se produzir uma escolta não seria assim tão expressiva, digamos que seria meio caminho andado.
A MB inicialmente não pretendia construir as escoltas no AMRJ depois de modernizar?
Isto agora seria um desperdício com um monte de estaleiros a beira da falência com todo o maquinário novo.
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6430
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 111 vezes
- Agradeceram: 330 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
alex escreveu:Uma grande dose de Humildade seria bom também. Uma marinha que não deixou seus engenheiros navais criarem do zero navios patrulhas de 200, 500 e 1800 toneladas é a mesma que esta construindo um submarino nuclear e tem dificuldade com uma CV3 que é muito mais simples do que um subnuc.
Eu imagino que os primeiros submarinos chineses deviam ser tão ruidosos que eram ouvidos no Atlantico e seus navios de escoltas deveriam ter vários problemas mas ao longo dos anos foram aperfeicoando e hoje estão em padrões bem mais superiores. Aqui não, compra ja pronto projetos dos alemães, franceses e ingleses e toca o projeto. Quando a coisa aperta na grana ai passa pro nossos "virginais" engenheiros navais.
Pura verdade, vai entender parece que mesmo a MB não confia nos seus projetos, sempre tem que ser algo pronto já testado mais do que comprovado por marinhas tradicionais, se não for isto então vai de segunda ou terceira mão...
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37837
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5674 vezes
- Agradeceram: 3250 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Uma forma que vejo de tirar o pé da lama dos estaleiros nacionais, é priorizar os navios de patrulha, que são projetos bem mais simples e que exigiriam menos de nossos engenheiros, ao mesmo tempo que serviria para capacitar mão de obra nacional e qualificar empresas que apresentassem competência para fazer esse tipo de trabalho.
Temos 5 NaPaOc BR, uns 20 NaPa 500 e outros tantos de 200 tons que estão na fila para serem construídos.
Se acham que este ou qualquer outro governo vai se dispor a endividar-se em mais de US 1 bi por causa de apenas 4 navios usados, e outros US 1 bi pela reforma de um Nae que em 16 anos, navegou 5, se muito, então quero crer que seria bem mais fácil convencer este mesmo governo a gastar US 1 bi, ou menos, nas 4 CV-3 e em todos aqueles patrulhas, posto que, ao menos em tese, trariam alguma capacitação para a industria nacional, além de gerar emprego e renda para quem precisa por aqui.
Precisamos agora de soluções que ajudem a nossa economia a voltar a andar pra frente, e não a dos outros.
Mesmo que isso signifique que a MB fique a ver navios por um tempo. Acredito que seria até bom, para o povo lá repensar os seus conceitos.
abs.
Temos 5 NaPaOc BR, uns 20 NaPa 500 e outros tantos de 200 tons que estão na fila para serem construídos.
Se acham que este ou qualquer outro governo vai se dispor a endividar-se em mais de US 1 bi por causa de apenas 4 navios usados, e outros US 1 bi pela reforma de um Nae que em 16 anos, navegou 5, se muito, então quero crer que seria bem mais fácil convencer este mesmo governo a gastar US 1 bi, ou menos, nas 4 CV-3 e em todos aqueles patrulhas, posto que, ao menos em tese, trariam alguma capacitação para a industria nacional, além de gerar emprego e renda para quem precisa por aqui.
Precisamos agora de soluções que ajudem a nossa economia a voltar a andar pra frente, e não a dos outros.
Mesmo que isso signifique que a MB fique a ver navios por um tempo. Acredito que seria até bom, para o povo lá repensar os seus conceitos.
abs.
Carpe Diem
- akivrx78
- Sênior
- Mensagens: 6430
- Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
- Agradeceu: 111 vezes
- Agradeceram: 330 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Com toda a certeza isto seria o mais correto a se fazer o mais rápido possível, problema é convencer o cliente e o banco.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13856
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 766 vezes
- Agradeceram: 2379 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
E quem está lhe intimidando? Se esse é o seu tipo de argumento, esperava algo melhor.Energys escreveu:Esse tipo de "carteirada" dizendo que tem "fontes de dentro" (não sei dentro do que), não me intimida. E não mudo o que digo: é uma informação incorreta se saiu de dentro do Alto Comando da Marinha ou do MD, e se não saiu da Marinha ou do MD, então é invenção.gabriel219 escreveu: Então tudo bem, tenho informação lá de dentro e afirmo que a oferta é real. A escolha é sua.
Eu acho que foi o Padilha, não lembro, mas que saiu a notícia saiu, inclusive na época que o Brasil quase bateu o martelo, junto com o Super Hornet.
Dizer isso é fácil: se vier, você dirá que estava certo, se não vier, você dirá que é culpa da sua "fonte", ou do governo, ou do Papa, etc. Eu não faço isso. Eu escrevi e banco a informação.
Sobre o tal "pacotão", foi especulação do Poder Naval de 2011, jamais confirmada, nem quando o F-18 era o preferido no F-X2 isso foi colocado.
Att.
Banque suas informações sem detratar alheios.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13856
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 766 vezes
- Agradeceram: 2379 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
É cara...Tchelo escreveu:O Lord Nauta não tem contato com o meio naval ou militar? E é desinformado quanto as fatos anteriores?JL escreveu:Realmente tá faltando isso pé no chão. Essa ideia que alguns tem que o tio Sam vai dar de graça um navio, com tudo funcionando dentro e suprido de armas é uma fantasia de entusiastas que não tem contato com o meio naval ou militar, bem como também não buscam informações históricas de fatos anteriores.
O pior, especulam contra a especulação.