Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13861 Mensagem por Energys » Sáb Jul 23, 2016 7:45 pm

henriquejr escreveu:A primeira OHP australiana já teve sua baixa em novembro de 2015, e está disponível para venda. As outras unidades devem ser disponibilizadas em breve.

http://www.planobrazil.com/mercado-de-u ... ibilidade/
Três desativadas, sendo que duas (não modernizadas) viraram recifes de corais. O destino da terceira, a Sydney, não se sabe, mas tem todo indício de virar fonte de peças para as ainda ativas. Até onde se sabe (e o link acima confirma), se vendida será quase totalmente desarmada.

Melbourne e Newcastle, as duas mais novas, ainda tem boa vida útil pela frente. São sem dúvidas as OHP mais poderosas em atividade. A RAN só encomendou 3 Hobart, justamente as que substituirão as OHPs já desativadas.

OHPs, vindas de onde vierem, seriam ótimas fontes para se fazer latas de cerveja!

Att.




Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 44 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13862 Mensagem por osolamaalua » Sáb Jul 23, 2016 8:45 pm

Boa noite. Já expliquei aqui que não tem AB disponíveis no momento e que o Brasil não pertence a classe de aliados possível de receber o navio.
As Bremen tem sido tiradas de serviço já desde 2012 senão me engano com a última saindo de serviço em 2018. Já teve visita ao navio ano passado porém a Alemanha só repassa equipamentos de segunda linha por via diplomática, após acertada a transferência colocam empresas do setor para passar treinamento, manuais (foi assim com os leopards).
A França utiliza agência de vendas que atuam pra quem paga (são mercenários dos armamentos= pagou levou) porém cobram tudo.
Na Italia foi oferecida a classe Lupo que o Peru utiliza e não a Maestrale (que eu saiba). Mas quem já visitou os navios desta classe diz que nossas Niterói são mais bem cuidadas.(e são mesmo)
Com certeza existem contatos constantes entre os Estados Maiores das Marinhas e nesses encontram que são trocadas idéias, daí marcam-se as visitas e a parte de aquisição começa com consulta dos Estados Maiores aos seus governos. Logo tudo é política. E hoje o ambiente político brasileiro não é atrativo aos americanos.




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13863 Mensagem por Energys » Sáb Jul 23, 2016 9:13 pm

Quem leu a entrevista do C.-Alm. Rabello, e não ficou procurando chifres na cabeça de cavalo, entendeu bem o que tem chances de vir e o que está descartado a curto prazo.

No mais, toquemos o barco, ou melhor, os barcos do jeito que der. Infelizmente.

Att.




JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13864 Mensagem por JL » Dom Jul 24, 2016 12:00 am

osolamaalua escreveu:Boa noite. Já expliquei aqui que não tem AB disponíveis no momento e que o Brasil não pertence a classe de aliados possível de receber o navio.
As Bremen tem sido tiradas de serviço já desde 2012 senão me engano com a última saindo de serviço em 2018. Já teve visita ao navio ano passado porém a Alemanha só repassa equipamentos de segunda linha por via diplomática, após acertada a transferência colocam empresas do setor para passar treinamento, manuais (foi assim com os leopards).
A França utiliza agência de vendas que atuam pra quem paga (são mercenários dos armamentos= pagou levou) porém cobram tudo.
Na Italia foi oferecida a classe Lupo que o Peru utiliza e não a Maestrale (que eu saiba). Mas quem já visitou os navios desta classe diz que nossas Niterói são mais bem cuidadas.(e são mesmo)
Com certeza existem contatos constantes entre os Estados Maiores das Marinhas e nesses encontram que são trocadas idéias, daí marcam-se as visitas e a parte de aquisição começa com consulta dos Estados Maiores aos seus governos. Logo tudo é política. E hoje o ambiente político brasileiro não é atrativo aos americanos.

Muito bom e esclarecedor, muito obrigado. Como dito, pelos colegas, penso realmente que essa história de AB é a mais pura especulação.

Esta história das escoltas, ta ficando parecida com a novela da compra de um caça para a Argentina, hora é o Mirage F1 espanhol, depois Kfir, depois vai para novos Thunder sino paquistanês, aí anunciam que fecharam com o Kfir, aí um brigadeiro denuncia que tem maracutaia que tinha avião que vinha sem radar custando igual, sei lá, depois falam em caças franceses Mirage F 1 e Mirage 2000, então vem a história de F 16 do deserto doado pelos EUA para ajudar os hermanos, então falam em um Gripen sem peças britânicas. E na prática não tem dinheiro para nada e não compram nada. E lá no Fórum da zona Militar o pessoal fica discutindo detalhes e aí quanto a tendência tá forte para um candidato vem um monte de críticas focadas nos defeitos do candidato. E na prática tem dois Skyhawks voando e uns 09 Pampas.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Crisaman
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 1:12 pm
Agradeceu: 42 vezes
Agradeceram: 46 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13865 Mensagem por Crisaman » Dom Jul 24, 2016 1:27 am

osolamaalua escreveu:Boa noite. Já expliquei aqui que não tem AB disponíveis no momento e que o Brasil não pertence a classe de aliados possível de receber o navio.
As Bremen tem sido tiradas de serviço já desde 2012 senão me engano com a última saindo de serviço em 2018. Já teve visita ao navio ano passado porém a Alemanha só repassa equipamentos de segunda linha por via diplomática, após acertada a transferência colocam empresas do setor para passar treinamento, manuais (foi assim com os leopards).
A França utiliza agência de vendas que atuam pra quem paga (são mercenários dos armamentos= pagou levou) porém cobram tudo.
Na Italia foi oferecida a classe Lupo que o Peru utiliza e não a Maestrale (que eu saiba). Mas quem já visitou os navios desta classe diz que nossas Niterói são mais bem cuidadas.(e são mesmo)
Com certeza existem contatos constantes entre os Estados Maiores das Marinhas e nesses encontram que são trocadas idéias, daí marcam-se as visitas e a parte de aquisição começa com consulta dos Estados Maiores aos seus governos. Logo tudo é política. E hoje o ambiente político brasileiro não é atrativo aos americanos.
Ainda bem que tem alguém mais pé no chão nesse fórum. Tem cada especulação louca aqui que pelo amor de deus. As AB se estivessem disponiveis iriam com certeza pra Asia não para o Brasil. A única chance de vir alguma coisa usada pra cá é um acordo de governo para governo para construção de escoltas lá fora e for cedido alguma coisa nesse meio tempo. Mesmo isso acho muito dificil por enumeras rasões.




JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13866 Mensagem por JL » Dom Jul 24, 2016 12:19 pm

Realmente tá faltando isso pé no chão. Essa ideia que alguns tem que o tio Sam vai dar de graça um navio, com tudo funcionando dentro e suprido de armas é uma fantasia de entusiastas que não tem contato com o meio naval ou militar, bem como também não buscam informações históricas de fatos anteriores.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6430
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceu: 111 vezes
Agradeceram: 330 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13867 Mensagem por akivrx78 » Dom Jul 24, 2016 3:51 pm

Crisaman escreveu: Ainda bem que tem alguém mais pé no chão nesse fórum. Tem cada especulação louca aqui que pelo amor de deus. As AB se estivessem disponiveis iriam com certeza pra Asia não para o Brasil. A única chance de vir alguma coisa usada pra cá é um acordo de governo para governo para construção de escoltas lá fora e for cedido alguma coisa nesse meio tempo. Mesmo isso acho muito dificil por enumeras rasões.
Navios usados estão todos surrados, trocar lixo por lixo então é melhor nem trocar na minha opinião.

Foi por causa disto que eu tinha proposto com a solução mais viável ser a KDX-II é um projeto simples, utilizam sistemas relativamente baratos se comprados aos europeus (somente o casco deve ter o custo de uns US$300~350 milhões) e podem ser construidos bem rápido se forem construidos na Coreia do Sul.

Digamos que se consiga fechar um contrato em 2018 em 1 ano e meio eles entregam 2 unidades para a MB, eu tentaria comprar 4 unidades com o máximo possível de economia nos sistemas e armamentos utilizando o que puder aproveitar de navios usados da MB, mesmo que tenha seu potencial inicialmente degradado, depois quando tiver um orçamento sobrando eu faria um upgrade para explorar 100% do potencial do projeto.

Ao mesmo tempo se tenta dar inicio ao projeto da classe Tamandaré, como off-set da compra das KDX-II eu exigiria o auxilio técnico dos coreanos para construir a classe Tamandaré no Brasil.

Depois de ter capacitado algum estaleiro nacional com a classe Tamandaré eu encomendaria mais 2 unidades da classe KDX-II para serem construidas no Brasil, com este aprendizado eu criaria uma nova classe melhorando o projeto da KDX-II construindo lotes de 2 a 4 unidades, ampliando a tonelagem ate chegar no nível de 6000t.

Os coreanos pretendem fazer justamente isto com a classe KDX-II, aumentando a tonelagem instalando o mais barato SPY-F ou K na KDX-IIA.

Isto é uma longa caminhada, mas se não for feito sempre vai ser necessário comprar projetos de fora ou navios de segunda mão, eu gostaria que fosse utilizado um projeto mais novo com linhas mais modernas para dar inicio ao ciclo mas como o cobertor é curto e a capacitação seria mais demorada acho melhor correr menos riscos.




Tchelo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Qua Out 10, 2007 7:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13868 Mensagem por Tchelo » Dom Jul 24, 2016 4:41 pm

JL escreveu:Realmente tá faltando isso pé no chão. Essa ideia que alguns tem que o tio Sam vai dar de graça um navio, com tudo funcionando dentro e suprido de armas é uma fantasia de entusiastas que não tem contato com o meio naval ou militar, bem como também não buscam informações históricas de fatos anteriores.
O Lord Nauta não tem contato com o meio naval ou militar? E é desinformado quanto as fatos anteriores? :roll:




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13869 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jul 24, 2016 6:20 pm

JL escreveu:Realmente tá faltando isso pé no chão. Essa ideia que alguns tem que o tio Sam vai dar de graça um navio, com tudo funcionando dentro e suprido de armas é uma fantasia de entusiastas que não tem contato com o meio naval ou militar, bem como também não buscam informações históricas de fatos anteriores.
Ninguém falou em nada GRÁTIS.

falaram de uma proposta que custaria POUCO MAIS DE U$ 1 bi.

Claro que na atual situação do país seria um milagre se isso acontecesse.

Ninguém especulou que fechamos negócio. Disseram que a mb ou parte da força teriam interesse.
Mas dai a conseguir aprovação e fechar o negócio eh outros quinhentos.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13870 Mensagem por JL » Dom Jul 24, 2016 8:43 pm

Tchelo escreveu:
JL escreveu:Realmente tá faltando isso pé no chão. Essa ideia que alguns tem que o tio Sam vai dar de graça um navio, com tudo funcionando dentro e suprido de armas é uma fantasia de entusiastas que não tem contato com o meio naval ou militar, bem como também não buscam informações históricas de fatos anteriores.
O Lord Nauta não tem contato com o meio naval ou militar? E é desinformado quanto as fatos anteriores? :roll:

Olha eu não tenho fonte. Somente tenho lógica. Lendo aqui e ali.

Também penso que como qualquer organização humana, nos meios militares também devem existir rumores e boatos. Alguém cogitou ou estudo a possibilidade e aí nasceu a história.

Se houvesse disponível na "naftalina" da US.Navy, alguma escolta adequada, não o gigantesco e poderoso AB até acredito que os almirantes norte americanos poderiam socorrer a MB.

Como disse já fizeram isso com quatro fragatas classe Garcia que vieram de leasing.

Mas do jeito que esta penso que a Marinha infelizmente não tem recursos para operar um AB.

Claro que se houver uma mudança econômica, isto muda.

Quanto a parte política, os norte americanos venderam o Mark 48 que é o torpedo atual deles, o Harpoon para a FAB, então não vejo problema. Também eles iriam retirar o que é restrito, eles podem degradar a perfomance dos sistemas, colocar códigos de segurança no AEGIS. etc O problema como eu disse é o custo.

Infelizmente é ficar esperando.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13871 Mensagem por Penguin » Dom Jul 24, 2016 9:44 pm

Luís Henrique escreveu:
JL escreveu:Realmente tá faltando isso pé no chão. Essa ideia que alguns tem que o tio Sam vai dar de graça um navio, com tudo funcionando dentro e suprido de armas é uma fantasia de entusiastas que não tem contato com o meio naval ou militar, bem como também não buscam informações históricas de fatos anteriores.
Ninguém falou em nada GRÁTIS.

falaram de uma proposta que custaria POUCO MAIS DE U$ 1 bi.

Claro que na atual situação do país seria um milagre se isso acontecesse.

Ninguém especulou que fechamos negócio. Disseram que a mb ou parte da força teriam interesse.
Mas dai a conseguir aprovação e fechar o negócio eh outros quinhentos.
Luis,

Há alguns complicadores que creio dificultar a venda de AB usadas por parte da USN:
1) Redução da quantidade encomendada da classe Zumwalt.
2) Meta de 94 destroyers em 2025. Na realidade, eles estão modernizando suas AB mais antigas e encomendando novas.
3) Chapa esquentando no Pacífico: China

Sds




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13872 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jul 24, 2016 10:21 pm

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu: Ninguém falou em nada GRÁTIS.

falaram de uma proposta que custaria POUCO MAIS DE U$ 1 bi.

Claro que na atual situação do país seria um milagre se isso acontecesse.

Ninguém especulou que fechamos negócio. Disseram que a mb ou parte da força teriam interesse.
Mas dai a conseguir aprovação e fechar o negócio eh outros quinhentos.
Luis,

Há alguns complicadores que creio dificultar a venda de AB usadas por parte da USN:
1) Redução da quantidade encomendada da classe Zumwalt.
2) Meta de 94 destroyers em 2025. Na realidade, eles estão modernizando suas AB mais antigas e encomendando novas.
3) Chapa esquentando no Pacífico: China

Sds
Sim, mas também existem outras questões a serem analisadas:

1) As 4 Arleigh Burke Flight 2A que foram cogitadas foram as DDG-79, 80, 83 e 84.

As DDG-79 e 80 foram as PRIMEIRAS flight 2A e ÚNICAS que possuem canhão menor, calibre 54.
As 32 seguintes possuem canhão calibre 62. (Da DDG-81 até a DDG-112.)
Também não possuem o CIWS de 20mm Phalanx.

As DDG-83 e 84 possuem o canhão de maior calibre, porém não possuem sistema CIWS de 20mm Phalanx.
A partir da DDG-85 todas possuem o CIWS, até a última flight 2A a DDG-112.

A partir da DDG-89 modificaram partes da estrutura para reduzir RCS do navio.
ETC.

2) Falaram de um CUSTO de mais de U$ 1 bi para fornecerem estes 4 navios.

Ou seja, sabemos que a US Navy está sempre se atualizando.
E sabemos que toda atualização tem um CUSTO.

Talvez, repito, TALVEZ, eles tenham selecionado as Flight 2A com MENOR COMUNALIDADE, as que custariam MAIS CARO para modernizar ou as que dariam mais trabalho, e ofereceram por um VALOR que faça valer à pena.

Ou seja, este valor cobrado cobrirá parte do custo de NOVOS escoltas.

Some os mais de U$ 1 bi que seriam pagos pelos navios + CENTENAS DE MILHÕES da modernização desses navios, e talvez a soma de valores seja suficiente para construção dos CASCOS de 4 novas Flight 3.

A US Navy não vai continuar usando SM-2, etc. Eles estão sempre se atualizando. Modernizar estes 4 destroyers, colocar sistemas e sensores novos e substituir os armamentos vai custar MUITO DINHEIRO.

Talvez pensaram: de graça de jeito nenhum. Mas pagando bem, talvez compense. Vamos economizar centenas de milhões na modernização dos 4 AB e vamos receber centenas de milhões pela venda. Pegamos esse montante e investimos em NOVAS flight 3 com sistemas e armamentos no estado-da-arte que queremos.

Algo para se pensar.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13873 Mensagem por Lord Nauta » Dom Jul 24, 2016 11:51 pm

Somente para relembrar se tudo tivesse dado certo conforme era previsto pela MB em relação ao PROSUPER e o projeto das CV 03.

Incorporações originalmente previstas:

2017 - 1ª escolta de 6.000 ton.
2019 - 2ª escolta de 6.000 ton.
1ª CV - 03
2020 - 3ª escolta de 6.000 ton.
2021 - 4ª escolta de 6.000 ton.
2ª CV - 03
2022 - 5ª escolta de 6.000 ton.
3ª CV - 03
2023 - 4ª CV - 03

A previsão era a contratação em 2023 de um segundo lote de escoltas de 6.000 ton. Os navios começariam a ser recebidos a partir de 2028.

Os atuais navios escolta seriam desincorporados entre 2020 e 2035, iniciando com uma fragata classe Greenhalgh e terminando com a Barroso.

Infelizmente este cronograma se tornou apenas fonte de estudo histórico. :cry:

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6430
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceu: 111 vezes
Agradeceram: 330 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13874 Mensagem por akivrx78 » Seg Jul 25, 2016 1:33 am

Este cronograma foi feito na época que a economia estava crescendo a 7.5% e existia um oba-oba em praticamente todos os assuntos de defesa, nesta época o assunto sobre os custos de manutenção eram colocados de lado, algumas poucas pessoas alertavam que os planos da MB eram surreais, criticando que mesmo quando a economia estava bombando os navios continuavam com baixa disponibilidade, se falta dinheiro para operar o que existe de onde vai aparecer o dinheiro para operar estes novos meios.

A reposta era que por causa dos meios serem velhos não compensava modernizar, (alguém disse que nunca mais se compraria meios de segunda mão) e que as verbas somente iriam aparecer para operar os navios novos... o resultado da viagem na maionese esta ai, a culpa de se estar nesta situação não foi somente dos políticos, a MB priorizou uma coisa relegando outras coisas.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13875 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jul 25, 2016 4:46 am

akivrx78 escreveu:Este cronograma foi feito na época que a economia estava crescendo a 7.5% e existia um oba-oba em praticamente todos os assuntos de defesa, nesta época o assunto sobre os custos de manutenção eram colocados de lado, algumas poucas pessoas alertavam que os planos da MB eram surreais, criticando que mesmo quando a economia estava bombando os navios continuavam com baixa disponibilidade, se falta dinheiro para operar o que existe de onde vai aparecer o dinheiro para operar estes novos meios.

A reposta era que por causa dos meios serem velhos não compensava modernizar, (alguém disse que nunca mais se compraria meios de segunda mão) e que as verbas somente iriam aparecer para operar os navios novos... o resultado da viagem na maionese esta ai, a culpa de se estar nesta situação não foi somente dos políticos, a MB priorizou uma coisa relegando outras coisas.

O que restou para proteger minimamente os 4,5 milhões de AJB: - as fragatas do Programa Naval de 1967 a Barroso e as Inhaúma, que infelizmente não são exemplo de projeto de belonave bem sucedido. :cry: :cry: :cry:

Sds

Lord Nauta

P.S Navios escolta de segunda mão, caso venham, somente a médio prazo. :cry:




Responder