Os porta-aviões menores construídos antes ou durante a Segunda Guerra Mundial, como o Zuiho da imagem, o Hosho ou a classe Chitose entre outras unidades japonesas, o Langley e as classes Independence e Saipan americanas ou as classes Colossus e Majestic britânicas eram de fato mais baratos e rápidos de construir do que os grandes porta-aviões de esquadra. Mas também tinham menor capacidade de transporte de aeronaves (em geral cerca de 1/3 daquela dos porta-aviões maiores), piores condições de operação (o que implicava em alto índice de acidentes com seus aviões) e eram mais frágeis com relação a avarias.Wingate escreveu:Observando esses gigantescos NA´s norte-americanos e europeus me vem à memória os antigos porta-aviões japoneses da Segunda Guerra Mundial.
A impressão que tenho (corrijam-me, por favor, se for só impressão) é que essas belonaves tinham uma construção mais simples, enxuta e menos custosa que as dos Aliados e, no entanto, cumpriam suas funções com eficiência e eficácia, dentro dos recursos que o Império Japonês dispunha na época.
Voltando para a atualidade, não seria interessante estudar esses formatos de NAs nipônicos e projetar um modelo moderno, de construção mais simples e econômica, porém com os mais recentes avanços nesse tipo de belonave?
De forma alguma estou propondo aqui "copiar" os antigos porta-aviões japoneses. Seria um projeto totalmente moderno, nesse caso, buscando a máxima eficiência, dentro de nossos sempre escassos recursos.
Wingate
Classe Independence.
Classe Colossus.
Estes navios tinham entre 10 e 18 mil ton. de deslocamento. Hoje, com os aviões de combate modernos sendo muito maiores e mais pesados que os daquela época, tais deslocamentos são impraticáveis para porta-aviões. Algo na faixa das 30 mil ton carregando 12 a 16 aviões poderia ser possível (um São Paulo modernizado estaria nesta classe), mas análises de custos indicaram que construir do zero navios assim não ficaria muito mais barato que unidades na faixa das 50 mil toneladas capazes de transportar 24 aviões. Por isso esta é a faixa de deslocamento e capacidade de aeronaves que a MB imagina para o substituto do A-12.
Não eram "de bolso", eram de escolta. Basicamente navios civis com um convés de decolagem colocado por cima do casco, um ou dois elevadores e capacidade para transportar 25 a 30 aviões. As suas maiores limitações eram a falta de velocidade (não podiam acompanhar as frotas de encouraçados, cruzadores ou outros porta-aviões) e o baixo nível de proteção, que os tornava particularmente vulneráveis a ataques.cabeça de martelo escreveu:Não era os EUA que tinham uns PA de "bolso" (acho que era essa a designação), que eram relativamente fáceis de construir e baratos de fazer e manter?
Classe Bogue
Classe Long Island
Foram usados no Atlântico auxiliando no combate aos submarinos alemães e no Pacífico, apoiando os desembarques anfíbios. Os americanos construíram e operaram mais de 100 destes navios durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje seus sucedâneos são os NMP´s, e as aeronaves empregadas são basicamente os helicópteros.
Leandro G. Card