Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13522
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13681 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 10, 2016 9:00 pm

Bom, deve ser exatamente o que falei, navios adquiridos de segunda mão ser colocados como segunda frota depois do PROSUPER...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13682 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 11, 2016 5:51 pm

Como tenho dito, a CV-3 agora é o Prosuper da MB. E a meu ver, se o almirantado tive um mínimo de juízo, se ocupa de tentar colocar os projetos dos patrulha em dia, e tenta um segundo lote de CV-3 após o batimento da quilha da 4a unidade, considerando-se o aprendizado com as 3 anteriores.
Queriam uma "corveta" de 3100 tons e 115mts, não queriam. A chance está aí a partir de 2025.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
stan
Júnior
Júnior
Mensagens: 88
Registrado em: Sex Fev 17, 2006 1:15 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13683 Mensagem por stan » Ter Jul 12, 2016 8:27 am

Os Arleigh Burkle seriam "joias" para a MB.

Mas os EUA só disponibilizarão se existir um "alinhamento" maior entre os dois países. É negociação de governo a governo.
Que seja um par apenas, proposta que defendo, aliado a manutenção do São Paulo e as CV3 são as melhores (e talvez única) alternativas para manter-se uma MB com uma certa dignidade e ser chamada minimamente de marinha de guerra.
Há 62 Arleigh em serviço, incorporadas desde 2001. Mais 3 em construção e 8 aguardando contratação.
Não obtive a informação de previsão de baixa mas as primeiras unidades incorporadas, já com 25 anos, devem começar a dar baixa nos próximos anos. Mesmo com este tempo de serviço são navios que na MB aguentam mais 15 anos e com um potencial defensivo que a MB nunca teve.
Almirantado tem de ter clareza da situação atual e jogar firme com governo (É, aí embolou de vez, quando tiver governo!), mas não pode mais ficar "sonhando" com Prosuper nos próximos anos.
Como já disse um forista em comentário anterior parece que o Prosuper vai ser a CV3.




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13684 Mensagem por alex » Ter Jul 12, 2016 10:28 am

Para mim fica difícil acreditar que uma marinha que tem dificuldades financeiras para dar manutenção na turbina naval mais utilizada no mundo ocidental vai adquirir um navio que tem 4 delas.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54792
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13685 Mensagem por P44 » Ter Jul 12, 2016 10:44 am

e dinheiro para as AB, há?




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13686 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 12, 2016 12:33 pm

MB 2025:

1 CV Barroso
4 CV 3 Block I
4 CV 3 Block II (encomendas em 2023).
12 NaPaOc BR
24 NaPa 500
18 Napa 200

Uma marinha honesta, realista e apropiada para a realidade nacional.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13687 Mensagem por Penguin » Ter Jul 12, 2016 1:07 pm

FCarvalho escreveu:MB 2025:

1 CV Barroso
4 CV 3 Block I
4 CV 3 Block II (encomendas em 2023).
12 NaPaOc BR
24 NaPa 500
18 Napa 200

Uma marinha honesta, realista e apropiada para a realidade nacional.

abs
Praticamente uma marinha de águas marrons.
Isso é inferior à Marinha Chilena atual:

2 IKL
2 Scorpene

3 Type 23
1 Type 22
2 Class M
2 Class L

3 Saar 4 FB

17 OPVs




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13688 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 12, 2016 1:50 pm

Se considerarmos que daqui a 10 anos teremos 4 Subnac + 5 classe Tupi, não ficamos tão mal assim.
Ademais, os navios chilenos estarão por esta época também começando a dar baixa, enquanto nós aqui teremos uma marinha menor, mas mais nova e capaz.
E para falar a verdade, será muita sorte se conseguirmos metade disso do que eu estou falando.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60658
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6372 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13689 Mensagem por Túlio » Ter Jul 12, 2016 5:13 pm

FCarvalho escreveu:Se considerarmos que daqui a 10 anos teremos 4 Subnac + 5 classe Tupi, não ficamos tão mal assim.
Ademais, os navios chilenos estarão por esta época também começando a dar baixa, enquanto nós aqui teremos uma marinha menor, mas mais nova e capaz.
E para falar a verdade, será muita sorte se conseguirmos metade disso do que eu estou falando.

abs.

Sei lá, dada a já grande "longevidade" dos IKLs, creio que o mais lógico seria (best case scenario) quatro Scorpénes + o Tikuna (este usando o que sobrou dos IKLs originais para sua Mntç) e talvez um SSN...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13690 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 12, 2016 5:35 pm

O subnuc agora parece que só em 2027. Mas se sair mesmo até lá, com + 4 convencionais já estaria de bom tamanho.
Não precismos mais do que isso. Não ao menos em termos de AL.
Como tenho insistido aqui, se alguém quiser mais que isso, bom, 2018 vem aí... quem sabe desta vez vai.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13691 Mensagem por vplemes » Ter Jul 12, 2016 8:58 pm

Vocês têm que decidir o que querem. Ou temos uma frota de SSKs, ou temos uma baleia branca nuclear. As duas coisas juntas só quando o Brasil se levar a sério e tiver um povo e uma classe política que preste. Pessoalmente acho que a MB deveria escolher os SSKs, é uma aposta mais segura. :oops: :roll:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60658
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6372 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13692 Mensagem por Túlio » Ter Jul 12, 2016 9:05 pm

vplemes escreveu:Vocês têm que decidir o que querem. Ou temos uma frota de SSKs, ou temos uma baleia branca nuclear. As duas coisas juntas só quando o Brasil se levar a sério e tiver um povo e uma classe política que preste. Pessoalmente acho que a MB deveria escolher os SSKs, é uma aposta mais segura. :oops: :roll:


Como é agora? Concordo! Só que aqui, na Terra do Nunca, o AGORA dura pouco...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13693 Mensagem por Dieneces » Qua Jul 13, 2016 2:25 am

Vocês não lembram quando o Mangabeira Unger foi contratado como o grande pensador estratégico nacional pelo Lula? Ele preconizava o futuro na Marinha tendo submarinos para intimidação e OPVs para o resto.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13694 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Jul 13, 2016 4:21 am

Dieneces escreveu:Vocês não lembram quando o Mangabeira Unger foi contratado como o grande pensador estratégico nacional pelo Lula? Ele preconizava o futuro na Marinha tendo submarinos para intimidação e OPVs para o resto.
Até concordo em partes, não sendo tão radical. Acho que deveríamos ter mesmo muitas OPVs (umas 35 no mínimo, bem grandinhas de preferência, praticamente corvetas a diesel) para fazer o esclarecimento marítimo e patrulha da ZEE, como uma espécie de guarda costeira e muitos submarinos para desencorajar qualquer aventureiro, mas sem abrir mão de uma esquadrazinha razoável para os marujos estrelados brincarem de batalha naval e projetar poder e influência se necessário.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#13695 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jul 13, 2016 12:18 pm

Juniorbombeiro escreveu:Até concordo em partes, não sendo tão radical. Acho que deveríamos ter mesmo muitas OPVs (umas 35 no mínimo, bem grandinhas de preferência, praticamente corvetas a diesel) para fazer o esclarecimento marítimo e patrulha da ZEE, como uma espécie de guarda costeira e muitos submarinos para desencorajar qualquer aventureiro, mas sem abrir mão de uma esquadrazinha razoável para os marujos estrelados brincarem de batalha naval e projetar poder e influência se necessário.
A questão não é brincar de batalha naval ou projetar poder, mas garantir o uso das vias marítimas por navios que transportem nossas mercadorias ou sirvam a nossos interesses em qualquer lugar do mundo sem necessariamente declarar guerra a alguém, como seria o caso se tivéssemos apenas sub's e OPV's.

Sem escoltas qualquer ditadorzinho mequetrefe ou mesmo grupelho maluco de terroristas pode proibir a passagem de nossos navios em canais e estreitos ao redor do mundo, sob a ameaça de bloqueio de superfície, ataques aéreos, mísseis (que hoje quase dá para comprar em super-mercado) ou até drones suicidas (que dá para comprar em super-mercado), e nossos navios vão ter que ir por outro caminho ou desistir de passar. Isso sem falar na possibilidade de termos que chegar perto de algum litoral hostil (por exemplo para recolher cidadãos brasileiros sob ameaça ou levar tropas em missões de paz). Sem escoltas com um mínimo de capacidade defensiva, nada feito. Os últimos que colocaram navios de patrulha mal armados ao alcance de mísseis disparados do litoral se arrependeram amargamente.

E nestes cenários sub's sozinhos, mesmo que sejam os mais avançados nucleares do planeta armados com mísseis de todo tipo além de torpedos, pouco iriam ajudar. A menos afundassem os navios inimigos (apenas no caso de bloqueio de superfície) ou que desencadeassem um ataque total contra os alvos de maior valor do inimigo (se ele tiver algum).


Leandro G. Card




Responder