Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55269
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2754 vezes
- Agradeceram: 2435 vezes
Re: Sobre o KC-390
04-07-2016 09:46
KC 390: o maior projeto aeronáutico alguma vez criado em Portugal é apresentado hoje
O KC 390 é um avião de carga da fabricante brasileira Embraer e mais de metade da sua aeroestrutura tem como base tecnologia portuguesa. São mais de 450 mil horas de engenharia lusa, entre conceção, design e cálculos de 1.600 peças da aeronave.
É hoje à tarde apresentado em Alverca, nas instalações das OGMA, o KC 390, a maior aeronave de carga alguma vez produzida pela Embraer e aquele que é o maior projeto aeronáutico português – cerca de 56% do avião foi da responsabilidade de engenheiros portugueses do Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA).
O primeiro-ministro António Costa e o ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral marcarão presença na apresentação do avião brasileiro, projeto que contou com a contribuição de 170 engenheiros portugueses e 450 mil horas trabalho na conceção, design e cálculos de 1.600 peças que compõem o “dorso” do avião (em inglês, sponson).
É nesta parte da estrutura que está localizado o trem de aterragem, bem como os elevadores das asas traseiras, a fuselagem e uma parte do leme, componentes que são da inteira responsabilidade do CEiiA e que representam diretamente mais de 2.100 desenhos técnicos e 350 postos de trabalho altamente qualificado.
É referido em comunicado que o KC 390 é um avião militar destinado ao transporte e lançamento de cargas e tropas, sendo ainda adequado para reabastecimentos aéreos, busca e resgate e combate a incêndios florestais. Estima-se que a primeira unidade seja entregue à Força Aérea Brasileira no início de 2018.
Após a apresentação de hoje, a Embraer vai o KC 390 ao festival aéreo de Farnborough, em Inglaterra, a decorrer de 11 a 17 de julho. Portugal é um dos 30 países que assinou uma carta de intenção de compra até seis aeronaves.
“Com este projeto foi possível construir uma equipa de engenharia portuguesa que tem capacidade para participar no desenvolvimento de qualquer projeto de engenharia aeronáutica, em qualquer parte do mundo”, refere José Rui Felizardo, presidente executivo do CEiiA.
É a primeira vez que Portugal participa de tal forma no desenvolvimento de uma aeronave, algo que se espera que promova a criação de condições de base para atrair novos projetos e investimentos no setor aeronáutico.
Além do CEiiA, estiveram envolvidas no desenvolvimento do KC 390 as duas unidades que a Embraer têm localizadas em Portugal: a unidade da Embraer, inserida na OGMA, e a fábrica de componentes de Évora.
http://tek.sapo.pt/noticias/computadore ... 06kwk.html
KC 390: o maior projeto aeronáutico alguma vez criado em Portugal é apresentado hoje
O KC 390 é um avião de carga da fabricante brasileira Embraer e mais de metade da sua aeroestrutura tem como base tecnologia portuguesa. São mais de 450 mil horas de engenharia lusa, entre conceção, design e cálculos de 1.600 peças da aeronave.
É hoje à tarde apresentado em Alverca, nas instalações das OGMA, o KC 390, a maior aeronave de carga alguma vez produzida pela Embraer e aquele que é o maior projeto aeronáutico português – cerca de 56% do avião foi da responsabilidade de engenheiros portugueses do Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA).
O primeiro-ministro António Costa e o ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral marcarão presença na apresentação do avião brasileiro, projeto que contou com a contribuição de 170 engenheiros portugueses e 450 mil horas trabalho na conceção, design e cálculos de 1.600 peças que compõem o “dorso” do avião (em inglês, sponson).
É nesta parte da estrutura que está localizado o trem de aterragem, bem como os elevadores das asas traseiras, a fuselagem e uma parte do leme, componentes que são da inteira responsabilidade do CEiiA e que representam diretamente mais de 2.100 desenhos técnicos e 350 postos de trabalho altamente qualificado.
É referido em comunicado que o KC 390 é um avião militar destinado ao transporte e lançamento de cargas e tropas, sendo ainda adequado para reabastecimentos aéreos, busca e resgate e combate a incêndios florestais. Estima-se que a primeira unidade seja entregue à Força Aérea Brasileira no início de 2018.
Após a apresentação de hoje, a Embraer vai o KC 390 ao festival aéreo de Farnborough, em Inglaterra, a decorrer de 11 a 17 de julho. Portugal é um dos 30 países que assinou uma carta de intenção de compra até seis aeronaves.
“Com este projeto foi possível construir uma equipa de engenharia portuguesa que tem capacidade para participar no desenvolvimento de qualquer projeto de engenharia aeronáutica, em qualquer parte do mundo”, refere José Rui Felizardo, presidente executivo do CEiiA.
É a primeira vez que Portugal participa de tal forma no desenvolvimento de uma aeronave, algo que se espera que promova a criação de condições de base para atrair novos projetos e investimentos no setor aeronáutico.
Além do CEiiA, estiveram envolvidas no desenvolvimento do KC 390 as duas unidades que a Embraer têm localizadas em Portugal: a unidade da Embraer, inserida na OGMA, e a fábrica de componentes de Évora.
http://tek.sapo.pt/noticias/computadore ... 06kwk.html
Triste sina ter nascido português
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55269
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2754 vezes
- Agradeceram: 2435 vezes
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7583
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2539 vezes
- Agradeceram: 1020 vezes
Re: Sobre o KC-390
a melhor foto até agora!!!
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Vinícius Almeida
- Avançado
- Mensagens: 358
- Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
- Agradeceu: 223 vezes
- Agradeceram: 49 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
Que bela foto mesmo, muito bonita, uma pena a FAB não ter registrado uma parecida com os F-5Ms ou os A-1s...
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55269
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2754 vezes
- Agradeceram: 2435 vezes
Re: Sobre o KC-390
04.07.2016 16:54
C-130 sai de cena e entra o KC-390
Substituto dos ‘Bisontes’ da Força Aérea é hoje apresentado.
Por Diana RamosPortugal recebe hoje o novo avião militar fabricado pela empresa brasileira Embraer e que agrega tecnologia de empresas portuguesas. A aeronave, que sai pela primeira vez do Brasil, foi desenvolvida para substituir antigos Hercules C-130 da Força Aérea Portuguesa, mas as negociações com o Governo para o contrato de compra de seis novos aviões não estão fechadas.
O primeiro-ministro e os ministros da Defesa e da Economia são os rostos que marcam presença na apresentação do KC-390, na OGMA – Indústria Aeronáutica, em Alverca.
O desenvolvimento da nova aeronave de carga militar implica um investimento financeiro do Estado de 60 milhões de euros. No início de junho, o Estado autorizou para este projeto gastos até 20,8 milhões de euros para os anos de 2016 e 2017. Segundo fonte oficial do Ministério da Defesa, o avião só ficará pronto em 2017. "Há a expectativa de que o avião possa ser adquirido por Portugal, em moldes a definir, mas isso ainda não está fechado", adianta ao CM a mesma fonte. Na semana passada, em Évora, também o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, confirmou que "as conversas [com o Governo] estão a caminhar de forma absolutamente normal e sem nenhum tipo de pressão de nenhum dos lados".
Os ‘Bisontes’ da Força Aérea Portuguesa têm uma vida útil de dez anos. Em abril, o ministro Azeredo Lopes reconheceu que a decisão acerca da substituição "vai ter de ser tomada mais tarde ou mais cedo".
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/deta ... c_390.html
C-130 sai de cena e entra o KC-390
Substituto dos ‘Bisontes’ da Força Aérea é hoje apresentado.
Por Diana RamosPortugal recebe hoje o novo avião militar fabricado pela empresa brasileira Embraer e que agrega tecnologia de empresas portuguesas. A aeronave, que sai pela primeira vez do Brasil, foi desenvolvida para substituir antigos Hercules C-130 da Força Aérea Portuguesa, mas as negociações com o Governo para o contrato de compra de seis novos aviões não estão fechadas.
O primeiro-ministro e os ministros da Defesa e da Economia são os rostos que marcam presença na apresentação do KC-390, na OGMA – Indústria Aeronáutica, em Alverca.
O desenvolvimento da nova aeronave de carga militar implica um investimento financeiro do Estado de 60 milhões de euros. No início de junho, o Estado autorizou para este projeto gastos até 20,8 milhões de euros para os anos de 2016 e 2017. Segundo fonte oficial do Ministério da Defesa, o avião só ficará pronto em 2017. "Há a expectativa de que o avião possa ser adquirido por Portugal, em moldes a definir, mas isso ainda não está fechado", adianta ao CM a mesma fonte. Na semana passada, em Évora, também o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, confirmou que "as conversas [com o Governo] estão a caminhar de forma absolutamente normal e sem nenhum tipo de pressão de nenhum dos lados".
Os ‘Bisontes’ da Força Aérea Portuguesa têm uma vida útil de dez anos. Em abril, o ministro Azeredo Lopes reconheceu que a decisão acerca da substituição "vai ter de ser tomada mais tarde ou mais cedo".
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/deta ... c_390.html
Triste sina ter nascido português
- hotm
- Avançado
- Mensagens: 439
- Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
- Agradeceu: 23 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Sobre o KC-390
cerca de 56% do avião foi da responsabilidade de engenheiros portugueses do Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA)P44 escreveu:04-07-2016 09:46
KC 390: o maior projeto aeronáutico alguma vez criado em Portugal é apresentado hoje
O KC 390 é um avião de carga da fabricante brasileira Embraer e mais de metade da sua aeroestrutura tem como base tecnologia portuguesa. São mais de 450 mil horas de engenharia lusa, entre conceção, design e cálculos de 1.600 peças da aeronave.
É hoje à tarde apresentado em Alverca, nas instalações das OGMA, o KC 390, a maior aeronave de carga alguma vez produzida pela Embraer e aquele que é o maior projeto aeronáutico português – cerca de 56% do avião foi da responsabilidade de engenheiros portugueses do Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA).
O primeiro-ministro António Costa e o ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral marcarão presença na apresentação do avião brasileiro, projeto que contou com a contribuição de 170 engenheiros portugueses e 450 mil horas trabalho na conceção, design e cálculos de 1.600 peças que compõem o “dorso” do avião (em inglês, sponson).
É nesta parte da estrutura que está localizado o trem de aterragem, bem como os elevadores das asas traseiras, a fuselagem e uma parte do leme, componentes que são da inteira responsabilidade do CEiiA e que representam diretamente mais de 2.100 desenhos técnicos e 350 postos de trabalho altamente qualificado.
É referido em comunicado que o KC 390 é um avião militar destinado ao transporte e lançamento de cargas e tropas, sendo ainda adequado para reabastecimentos aéreos, busca e resgate e combate a incêndios florestais. Estima-se que a primeira unidade seja entregue à Força Aérea Brasileira no início de 2018.
Após a apresentação de hoje, a Embraer vai o KC 390 ao festival aéreo de Farnborough, em Inglaterra, a decorrer de 11 a 17 de julho. Portugal é um dos 30 países que assinou uma carta de intenção de compra até seis aeronaves.
“Com este projeto foi possível construir uma equipa de engenharia portuguesa que tem capacidade para participar no desenvolvimento de qualquer projeto de engenharia aeronáutica, em qualquer parte do mundo”, refere José Rui Felizardo, presidente executivo do CEiiA.
É a primeira vez que Portugal participa de tal forma no desenvolvimento de uma aeronave, algo que se espera que promova a criação de condições de base para atrair novos projetos e investimentos no setor aeronáutico.
Além do CEiiA, estiveram envolvidas no desenvolvimento do KC 390 as duas unidades que a Embraer têm localizadas em Portugal: a unidade da Embraer, inserida na OGMA, e a fábrica de componentes de Évora.
http://tek.sapo.pt/noticias/computadore ... 06kwk.html
56 %%% voces não dizem nada colegas brasileiros ??? 56 esta forte, eu quando leio noticoas do kc-390 em Portugal apetece me rir
quem faz as noticias deve ler ou ouvir mal
- joaolx
- Sênior
- Mensagens: 1193
- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 4:55 pm
- Localização: Lisboa - Portugal
- Agradeceu: 101 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Re: Sobre o KC-390
Esta conversa toda deve ser para amaciar a opinião publica e facilitar a compra ou não?
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55269
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2754 vezes
- Agradeceram: 2435 vezes
Re: Sobre o KC-390
No facebook do "Pássaro de Ferro" já estão várias fotos de um Walkaround ao KC-390
Triste sina ter nascido português
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: Sobre o KC-390
Olá camarada,P44 escreveu:04.07.2016 16:54
C-130 sai de cena e entra o KC-390
Substituto dos ‘Bisontes’ da Força Aérea é hoje apresentado.
Por Diana RamosPortugal recebe hoje o novo avião militar fabricado pela empresa brasileira Embraer e que agrega tecnologia de empresas portuguesas. A aeronave, que sai pela primeira vez do Brasil, foi desenvolvida para substituir antigos Hercules C-130 da Força Aérea Portuguesa, mas as negociações com o Governo para o contrato de compra de seis novos aviões não estão fechadas.
O primeiro-ministro e os ministros da Defesa e da Economia são os rostos que marcam presença na apresentação do KC-390, na OGMA – Indústria Aeronáutica, em Alverca.
O desenvolvimento da nova aeronave de carga militar implica um investimento financeiro do Estado de 60 milhões de euros. No início de junho, o Estado autorizou para este projeto gastos até 20,8 milhões de euros para os anos de 2016 e 2017. Segundo fonte oficial do Ministério da Defesa, o avião só ficará pronto em 2017. "Há a expectativa de que o avião possa ser adquirido por Portugal, em moldes a definir, mas isso ainda não está fechado", adianta ao CM a mesma fonte. Na semana passada, em Évora, também o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, confirmou que "as conversas [com o Governo] estão a caminhar de forma absolutamente normal e sem nenhum tipo de pressão de nenhum dos lados".
Os ‘Bisontes’ da Força Aérea Portuguesa têm uma vida útil de dez anos. Em abril, o ministro Azeredo Lopes reconheceu que a decisão acerca da substituição "vai ter de ser tomada mais tarde ou mais cedo".
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/deta ... c_390.html
ADSUMUS
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39492
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2850 vezes
Re: Sobre o KC-390
Decorreu na tarde de hoje nas instalações da OGMA, em Alverca, a apresentação do novo avião de transporte táctico Embraer KC-390, a primeira deste aparelho fora do Brasil, numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro Ministro e Ministro da Defesa Nacional, assim como de várias individualidades civís e militares. O KC-390, avião com grande participação Nacional, é apontado como possível sucessor do Hércules C-130 ao serviço da Força Aérea Portuguesa. Mais fotos em breve...
https://www.facebook.com/Walkarounds/ph ... =3&theater
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: Sobre o KC-390
Podiam ter colocado que 95% do trabalho de engenharia foi feito em Portugal ou em qualquer outro lugar, mesmo assim os brasileiros nem perceberiam.hotm escreveu: cerca de 56% do avião foi da responsabilidade de engenheiros portugueses do Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA)
56 %%% voces não dizem nada colegas brasileiros ??? 56 esta forte, eu quando leio noticoas do kc-390 em Portugal apetece me rir
quem faz as noticias deve ler ou ouvir mal
Contanto que se possam ver os operários martelando rebites na linha de montagem da fábrica aqui no Brasil, pouco interessa de onde vieram os desenhos e especificações. O povo brasileiro não sabe e não tem o menor interesse em saber o que é engenharia e desenvolvimento, e sequer imagina que se possa sentir orgulho disso. Basta ver aqui mesmo no fórum, em princípio um espaço de gente mais culta e esclarecida, como as preferências são sempre pela aquisição ou no máximo fabricação de produtos estrangeiros, e quando se fala em desenvolvimentos nacionais a maior parte dos comentários é desfavorável ou francamente negativa.
Não é a toa que se permite tranquilamente que as empresas industriais brasileiras sejam esmagadas pela burocracia e por um ambiente de negócios extremamente desfavorável, ninguém se importa desde que se possa trazer as bugigangas eletrônicas que todo mundo adora lá de fora pelo preço um pouco mais baixo. E depois o pessoal não consegue entender porque não interessa o que se faça o Brasil jamais consegue entrar no caminho do desenvolvimento .
Por isso ninguém nem reagiu a esta evidente bobagem de que a maior parte do trabalho teria sido feito fora, simplesmente por aqui ninguém dá bola pra isso.
Leandro G. Card
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Sobre o KC-390
O KC-390 é exatamente 121,4% português. Por isso mesmo eles são obrigados a comprar um monte. E os europeus da UE também.hotm escreveu: cerca de 56% do avião foi da responsabilidade de engenheiros portugueses do Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA)
56 %%% voces não dizem nada colegas brasileiros ??? 56 esta forte, eu quando leio noticoas do kc-390 em Portugal apetece me rir
quem faz as noticias deve ler ou ouvir mal
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55269
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2754 vezes
- Agradeceram: 2435 vezes
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55269
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2754 vezes
- Agradeceram: 2435 vezes