PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceram: 272 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
O fato que o VBR iria ser um 8X8 já se sabia há mais de um ano!!!
O EB declarou isto inclusive numa conferencia sobre blindados em Londres, em Janeiro deste ano.
Bacchi
O EB declarou isto inclusive numa conferencia sobre blindados em Londres, em Janeiro deste ano.
Bacchi
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceram: 272 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Inclusive sendo substituto do Cascavel nos Esquadrões/Regimentos de Cavalaria Mecanizados devem ser num total entre 200 a 300 carros, se não for mudada a organização.
Bacchi
Bacchi
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceram: 272 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
O EB tem hoje 8 Esquadrões de Cavalaria Mecanizados, o que à 6 Cascaveis por esquadrão, daria 48 Cascaveis
O EB tem hoje 15 Regimentos de Cavalaria Mecanizados, cada um com 3 Esquadrões. À 6 Cascaveis por Esquadrão, vamos ter um total de 270 Cascaveis.
Ou seja, dá para todos os Esquadrões e Regimentos, um total de 318 Cascaveis.
Não havendo nenhum mudança na organização deveremos ter portanto no futuro 318 VBR 8X8.
Bacchi
O EB tem hoje 15 Regimentos de Cavalaria Mecanizados, cada um com 3 Esquadrões. À 6 Cascaveis por Esquadrão, vamos ter um total de 270 Cascaveis.
Ou seja, dá para todos os Esquadrões e Regimentos, um total de 318 Cascaveis.
Não havendo nenhum mudança na organização deveremos ter portanto no futuro 318 VBR 8X8.
Bacchi
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13770
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceram: 2364 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Talvez até mais pois alguns Esq Cav Mec devem ser transformados em RCavMec.Reginaldo Bacchi escreveu:O EB tem hoje 8 Esquadrões de Cavalaria Mecanizados, o que à 6 Cascaveis por esquadrão, daria 48 Cascaveis
O EB tem hoje 15 Regimentos de Cavalaria Mecanizados, cada um com 3 Esquadrões. À 6 Cascaveis por Esquadrão, vamos ter um total de 270 Cascaveis.
Ou seja, dá para todos os Esquadrões e Regimentos, um total de 318 Cascaveis.
Não havendo nenhum mudança na organização deveremos ter portanto no futuro 318 VBR 8X8.
Bacchi
Abs
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37465
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3214 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Honestamente, torço muito para que estes esq / reg cav mec tenham em sua cia uma verão VBTP 8x8 baseada na VBR.
Pelo menos em termos de logística esta solução seria a ideal.
abs.
Pelo menos em termos de logística esta solução seria a ideal.
abs.
Carpe Diem
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceram: 272 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Eu, não!
Não vejo a necessidade de 2 tipos de VBTPs.
Bacchi
Não vejo a necessidade de 2 tipos de VBTPs.
Bacchi
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37465
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3214 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Bachhi, a versão 8x8 será, penso eu, uma evolução natural do projeto Guarani.
Se uma versão VBTP for considerada, acredito que ela possa ser mais adequada, inclusive, às OM's de cav mec que equipam as bgdas bldas.
No mais, a versão 6x6 será mais adequada a infantaria, mas um veículo com mais espaço, melhor tração e capacidade de acompanhar integralmente as VBR, usando para isso a mesma base veicular, tem lá suas razões de ser.
Ao menos do ponto de vista da logística será uma boa escolha. Mas primeiro precisamos ver quando termina essa novela do desenvolvimento da VBR 8x8. Se a plataforma se sair bem, até a Iveco, sendo uma empresa e visando lucro, vai pensar seriamente no potencial de emprego para outras versões. Seria mesmo natural este caminho. Entretanto, o EB tem de acreditar na idéia. Afinal, um veículo bldo 8x8, por incrívle que possa parecer, em pleno séc XXI, ainda é, e será, algo extremamente inovador para os padrões com os quais o EB está acostumado.
Por enquanto, basta-nos tentar fazer a versão 6X6 progredir, e gerar seus derivados.
Se fizermos isso, creio, já teremos feito muito.
abs
Se uma versão VBTP for considerada, acredito que ela possa ser mais adequada, inclusive, às OM's de cav mec que equipam as bgdas bldas.
No mais, a versão 6x6 será mais adequada a infantaria, mas um veículo com mais espaço, melhor tração e capacidade de acompanhar integralmente as VBR, usando para isso a mesma base veicular, tem lá suas razões de ser.
Ao menos do ponto de vista da logística será uma boa escolha. Mas primeiro precisamos ver quando termina essa novela do desenvolvimento da VBR 8x8. Se a plataforma se sair bem, até a Iveco, sendo uma empresa e visando lucro, vai pensar seriamente no potencial de emprego para outras versões. Seria mesmo natural este caminho. Entretanto, o EB tem de acreditar na idéia. Afinal, um veículo bldo 8x8, por incrívle que possa parecer, em pleno séc XXI, ainda é, e será, algo extremamente inovador para os padrões com os quais o EB está acostumado.
Por enquanto, basta-nos tentar fazer a versão 6X6 progredir, e gerar seus derivados.
Se fizermos isso, creio, já teremos feito muito.
abs
Carpe Diem
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceram: 272 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37465
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3214 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
E eu nem seria pretensioso em fazê-lo, meu caro Bacchi.Reginaldo Bacchi escreveu:Não mudo minha ideia.
Bacchi
abs.
Carpe Diem
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceram: 272 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Você merece uma resposta melhor do que a que eu dei.
Muito bem. Tudo que você escreveu tem logica, mas uma logica que eu acho perigosa no Brasil.
Eu tenho 85 anos, e durante minha longa vida profissional aprendi o perigo das dispersões de esforços.
Na minha opinião o Guarani VBTP-MR 6X6 foi um belo trabalho de engenharia, apesar de muitas criticas, que eu jogaria mais a responsabilidade do Estado Maior, do que a IVECO/Engenharia do EB.
Existem já muito bem definidos 9 ROBs do MR e 5 do LR a serem projetados, sem falar no VBR-MR.
Todos estes projetos estão na mão da IVECO/Engenharia do EB.
Eu considero que a introdução de um VBTP-MR 8X8 neste conjunto só servirá para dispersar os esforços e atrasar suas soluções.
Veja, que eu ainda poria um VBTP-ML (e seus derivados) como prioridade, antes de um VBTP-MR 8X8.
Este é meu ponto de vista.
Bacchi
Muito bem. Tudo que você escreveu tem logica, mas uma logica que eu acho perigosa no Brasil.
Eu tenho 85 anos, e durante minha longa vida profissional aprendi o perigo das dispersões de esforços.
Na minha opinião o Guarani VBTP-MR 6X6 foi um belo trabalho de engenharia, apesar de muitas criticas, que eu jogaria mais a responsabilidade do Estado Maior, do que a IVECO/Engenharia do EB.
Existem já muito bem definidos 9 ROBs do MR e 5 do LR a serem projetados, sem falar no VBR-MR.
Todos estes projetos estão na mão da IVECO/Engenharia do EB.
Eu considero que a introdução de um VBTP-MR 8X8 neste conjunto só servirá para dispersar os esforços e atrasar suas soluções.
Veja, que eu ainda poria um VBTP-ML (e seus derivados) como prioridade, antes de um VBTP-MR 8X8.
Este é meu ponto de vista.
Bacchi
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61261
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceram: 6570 vezes
- Contato:
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Totalmente de acordo.
Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.
Warren Buffett
Warren Buffett
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39088
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceram: 2769 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
A dispersão de recursos em 1001 projectos no Brasil é um assunto amplamente discutido e criticado nos fóruns Portugueses. Não vou ser eu a dizer que o projecto "X" é mais importante que o projecto "Y", mas acho que todos aqui já perceberam que não haverá forma de apoiar tudo e todos, porque pura e simplesmente não há dinheiro para tal.
- Frederico Vitor
- Sênior
- Mensagens: 2063
- Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
- Localização: Goiás
- Agradeceram: 270 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Então. Se for pensar amplamente, dinheiro para tal existe. O que falta é uma política consistente (este é o grande problema) para alocação de recursos com o objetivo de materializar os "N" projetos existentes das Forças Armadas brasileiras.cabeça de martelo escreveu:A dispersão de recursos em 1001 projectos no Brasil é um assunto amplamente discutido e criticado nos fóruns Portugueses. Não vou ser eu a dizer que o projecto "X" é mais importante que o projecto "Y", mas acho que todos aqui já perceberam que não haverá forma de apoiar tudo e todos, porque pura e simplesmente não há dinheiro para tal.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37465
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3214 vezes
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Olá Bacchi, agradeço a resposta.Reginaldo Bacchi escreveu:Você merece uma resposta melhor do que a que eu dei.
Muito bem. Tudo que você escreveu tem logica, mas uma logica que eu acho perigosa no Brasil.
Eu tenho 85 anos, e durante minha longa vida profissional aprendi o perigo das dispersões de esforços.
Na minha opinião o Guarani VBTP-MR 6X6 foi um belo trabalho de engenharia, apesar de muitas criticas, que eu jogaria mais a responsabilidade do Estado Maior, do que a IVECO/Engenharia do EB.
Existem já muito bem definidos 9 ROBs do MR e 5 do LR a serem projetados, sem falar no VBR-MR.
Todos estes projetos estão na mão da IVECO/Engenharia do EB.
Eu considero que a introdução de um VBTP-MR 8X8 neste conjunto só servirá para dispersar os esforços e atrasar suas soluções.
Veja, que eu ainda poria um VBTP-ML (e seus derivados) como prioridade, antes de um VBTP-MR 8X8.
Este é meu ponto de vista.
Bacchi
Em consideração a isso, devo concordar que a dispersão de recursos e investimentos por aqui é algo realmente danoso a qualquer planejamento ou projetos das ffaa's, mesmo sabendo-se que há recursos no GF, não raro, mais que suficientes, para tocar todos os projetos; isto, claro, quando interessa aqueles que tem a responsabilidade dispor tais recursos nos diversos setores da administração publica.
Conquanto, devemos admitir que prioridades sejam dadas efetivamente aquilo que podemos realizar.
Neste sentindo, entendo que precisamos fazer uma coisa de cada vez, como bem descrevestes.
Sorte para nós.
abs
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61261
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceram: 6570 vezes
- Contato:
Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Já eu diria que, do modo como as coisas são por aqui, já vai ser MILAGRE se todas as versões pensadas para o Guarani 6 x 6 entrarem em serviço e nas quantidades necessárias até 2025. Ir para 8 x 8 alongado só para ter um substituto para o Cascavel é SONHO DE VERÃO...
Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.
Warren Buffett
Warren Buffett