Ckrauslo escreveu:Bolovo escreveu:
Meu querido, estou falando de mortes por ARMAS DE FOGO. E como todos nós sabemos, homicídios não acontecem apenas usando armas de fogo. Segundo o estudo mais recente (amplamente divulgado pela mídia:
UOL,
G1 etc), o
Mapa da Violência 2015 (
estudo completo aqui), 42.416 pessoas foram vitimas de alguma arma de fogo (sendo 40.077 por homicídio) em 2012 (último ano abordado pelo estudo). Apesar de ser um aumento, é um número próximo daquele que vigora do início dos anos 2000 (na página 24 tem uma tabela mostrando os índices de 1980 até 2012). O mesmo estudo conclui que o Estatuto do Desarmamento poupou cerca de 160 mil vidas desde 2003.
Gráfico da página 95.
Eu também não acho justo vagabundo algum ter um fuzil e um cidadão qualquer demorar uma eternidade para ter uma arma de fogo, isso se é que vai conseguir. Eu não disse isso e muito menos disse o contrário. Eu nem toquei nesse assunto. Só que os números estão aí e você como engenheiro sabe tratar deles melhor do que eu. Sim, houve um aumento no número de assassinatos nos últimos anos (ainda não sabendo quantas por armas de fogo), porém ainda abaixo do que era previsto pelas estimativas passadas (segundo o estudo que eu postei era para ter morrido 71 mil por armas de fogo em 2012). Acredito eu que, apesar de ser uma iniciativa válida, o Estatuto em si tenha vários defeitos, não concordo com essa política de
proibir geral do mesmo jeito que não concordo com a política de
liberar geral. E convenhamos que a problemática de criminalidade vai muito além de ter ou não uma arma de fogo. A fonte dos gráficos estão nas próprias imagens e utilizam os dados públicos liberados pelo Governo Federal.
O governo federal ignora diversas outras medidas tomadas por eles que poderiam ter diminuído, não creio que o desarmamento freio alguma coisa, mas ganhou credito de outras medidas.
Querendo ou não nossa economia deu uma melhorada nesse período, muitas pessoas saíram da miséria, o que por si só diminui o numero de potenciais criminosos.
As policias tiveram um investimento a mais, a segurança em si recebeu uma re-estruturada, o numero de jovens matriculados nas escolas aumentou, tudo teve uma melhora.
Agora que estamos voltando a uma situação mais critica com essa crise de um tempo para Ca, pode ter certeza que homicídios por armas de fogo, e assaltos e etc vão aumentar de novo.
Nota: O desarmamento não salvou 100 poucas mil vidas, por que quando o numero de homicídios por armas de fogo diminuiu, outros cresceram.
Eles impediram 100 e poucas mil mortes por armas de fogo e os bandidos so acharam outros meios.
E voltando naquele ponto, eu não acho que foi o estatuto do desarmamento que impediu isso, o que eu falei acima foi meio irônico.
Abraço
Mas veja que em 2012 o Brasil teve 50.108 homicídios (
fonte) que excluindo os 40.077 homicídios por armas de fogo em 2012 (dados do estudo de 2015, pág. 25) dá um resultado de 10.031 homicídios por outros meios que não as armas de fogo. Em 2011 foram 52.198 homicídios (
fonte) que excluindo os 36.737 homicídios por armas de fogo, dá um resultado de 15.461 homicídios. Em 2010, foram 49.932 homicídios (
fonte) sendo 36.792 por armas de fogo, dando uma diferença de 13.140. Ou seja, há um padrão de 10~15 mil homicídios que são realizados sem armas de fogo. Em anos que o estudo não engloba, como em 2013, foram 53.646 homicídios (
fonte); em 2014 foram 59.627 (
fonte). Em 2015 não achei os dados. Excluindo aquele padrão que falei, de 10~15 mil homicídios, dá algo como 38~43 mil para 2013 e 44~49 mil para 2014. Sim, é um aumento no número de mortes, mas como eu disse, abaixo do previsto pelas antigas estimativas. Eu não estou aqui falando que o Estatuto diminuiu a criminalidade ou algo parecido, mas sim que ele deu algum resultado no que ele propunha: diminuir os homicídios por armas de fogo. Digo isso pois não gosto muito desse argumento de que quem propôs o desarmamento "são vermelhinhos vagabundos", da mesma maneira que não gosto de ler que quem propõe a flexibilização no acesso as armas seja chamado de "texano, membro da bancada da bala" e outras bobagens... a proposta do desarmamento, gostem dela ou não, foi uma iniciativa séria, feita por pessoas sérias, e apoiada por vários órgãos internacionais sérios, visando ao menos atenuar um problema que se tornou endêmico no país. Hoje, 13 anos após a adoção dessa política, podemos fazer pelo menos algum balanço.