gabriel219 escreveu:A DNCS já apresentou um parecer em que diz que o Sampa pode operar uma catapulta de 25 toneladas de capacidade e reformar (aumentar o tamanho) dos elevadores. Não sei se 30 aeronaves cabem no A-12, junto com alguns AEW&C do Trader, mas 18 formam uma aviação bem invejável.
Uns 18 F-18C\D modernizados com radar AESA e dispor de todo seu armamento, junto com 2 E-1 Trader (talvez o radar Erieye ou E\L-2085) faria uma força naval de respeito.
Era pra Marinha ter feito isso antes de ter gastado dinheiro no A-4. Que parasse o navio por 4 anos para modernização, mas ficaria bem melhor do que hoje.
Abs
Prezados Colegas,
1. Para modernizar o São Paulo e preciso ter USD.
2. Para se ter o NAe e as aeronaves necessárias para o seu pleno emprego e preciso ter USD.
3. Em havendo o NAe e preciso ter os navios de escolta, que não temos. Os propostos no PROSUPER seriam suficientes apenas para formar o GT do São Paulo.
4. Em havendo o NAe e os navios escolta (que devem ter capacidade plena de acompanha-lo em qualquer mar e em alta velocidade) e preciso ter NaApLo e também os USD.
5. Para se ter o NAe,os navios de escolta, o NaAplo e as aeronaves do GAE deve haver USD para poder realizar os PMG's,modernizações, reparos de urgência e para poder realizar os dias de mar necessários ao efetivo emprego estratégico dos navios.
6. Para realizar os PMG's e necessário ter as instalações de terra e pessoal treinado, então também e preciso ter USD.
7. Para se ter os navios citados e preciso ter uma industria naval militar consolidada e programas navais permanentes para que os navios ao final de suas vidas úteis já tenham seus substitutos navegando. Vejam o exemplo das classe Niterói. Também e preciso ter os USD que somados aos outros já citado chegam aos bilhões.
O Brasil que conhecemos proporcionara as sete condições citadas para a MB? Eu, acredito que não. Em função desta constatação da dura realidade no momento me preocupo com a solução da construção dos NaPa 500 ( programa que demonstra a plena capacidade da industria naval militar do país ) uma vez que A12 Modernizado, GT com NAe, desenvolvimento de Gripen Naval para mim e na atualidade pura peça de ficção. Em função deste raciocínio estou dedicando minha massa encefálica a queimar neurônios com aquilo que considero ser possível uma nação que tem as costas voltadas para o mar proporcionar para a sua pobre Marinha.
No DAN foi publicado vários infográficos com itens relacionados a programas navais de países da Ásia e Oceania que mesmo o Brasil em retração tem varias vezes o PIB nominal da maioria deles. Ao observar estas informações o sentimento de frustração, de quem tem o pleno conhecimento que o mar e um dos expoentes que determina a grandeza de uma nação, e simplesmente contundente.
Sds
Lord Nauta