Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
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Carlos Lima
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#661 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 02, 2016 12:35 am

Vencedor do KC-X Leasing...

https://www.cabw.org/cabwsite/announcements.html
IFB 160335/CABW/2016 – FINAL RESULT

OBJECT
The Chief of the Brazilian Aeronautical Commission in Washington (“BACW”), located at 1701 22nd Street, N.W. - Washington, D.C. 20008 –USA, hereby notifies, to whom it may concern, that the company COLT TRANSPORTES AEREOS S/A was the winner of the bidding process 160335/CABW/2016, in accordance with the terms of the bid announcement
Site da Vencedora:

http://coltcargo.com.br/frota

Interessante, pois ao que parece eles não tem 767 na frota deles.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Matheus
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#662 Mensagem por Matheus » Qui Jun 02, 2016 8:57 am

A licitação para o leasing de uma aeronave B767-300ER é uma decisão controversa e de risco para a FAB. Além de retirar a oportunidade de geração de empregos na Base Industrial de Defesa

http://www.defesanet.com.br/editorial/n ... ejudicial/




Tikuna
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#663 Mensagem por Tikuna » Qui Jun 02, 2016 5:25 pm

Carlos Lima escreveu:
Interessante, pois ao que parece eles não tem 767 na frota deles.

[]s
CB_Lima
Não tem, mas seria uma boa maneira de amortizar os custos de aquisição de um.

Bela jogada.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#664 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 02, 2016 7:00 pm

Acho que esta questão do leasing é bem interessante, visto que o próprio GF já alardeou que investimento este ou em qualquer outro ano na área de defesa, com um rombo de R$ 170 bi no orçamento, é praticamente nulo.

O aumento do funcionalismo público ajuizado agora é, também, uma jogada política e estratégica. Não tem bobos no palácio do planalto e nem no congresso.

Bom, a defesa segue a sua lida de não ter rumo no Brasil.

ps: é mais fácil deixar a empresa vencedora se virar com os trâmites burocráticos e financeiros de conseguir um 767-300 ER no mercado, tal como requisitado no edital, do que propriamente a FAB. Na verdade, se a empresa ganhou, entendo, é porque, no mínimo, ela tem em mãos a possibilidade concreta e de curto prazo, de oferecer a aeronave requisitada de acordo com o pedido. Do contrário não faria qualquer sentido ela ter ganho o contrato.

abs.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#665 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 10, 2016 10:44 am

09 de Junho, 2016 - 18:50 ( Brasília )
Aviação

FAB - Assina Contrato Leasing B767-300ER
O Comando da Aeronáutica anda acelerado com o contrato e assinou no dia 06 Junho com publicação no dia 09 Junho no DOU.

http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... 767-300ER/

O defesanet tem feito algumas perguntas que creio serem pertinentes. E a FAB até agora não respondeu a nenhuma delas. Ou porque não foi perguntada, ou porque não quis, ou não sabe responder.
Enfim, fica a dúvida sobre que tipo de aeronave será operada, se comercial, a ser transformada em COMBI, ou cargueira, a ser adaptada para COMBI.
A ver.

abs.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#666 Mensagem por arcanjo » Qua Jun 15, 2016 1:36 pm

14 de Junho, 2016 - 23:00 ( Brasília )
FAB: Posicionamento - Leasing BOEING 767
Nota recebida do CECOMSAER referente a Editorial e Matéria publicadas por DefesaNet

http://55ca7cd0-f8ac-0132-1185-705681baa5c1.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com/defesanet/site/upload/news_image/2016/06/31229_resize_620_380_true_false_null.jpg
Comando da Aeronáutica posiciona-se referente a matérias de DefesaNet

Ministério da Defesa
Comando da Aeronáutica
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica


Brasília DF, 14 de Junho de 2016

Portal DefesaNet
Sr. Nelson During,

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica discorda do conteúdo publicado pelo site DefesaNet em seu editorial do dia 1º de junho, intitulado "Na Pressão - Um Passo Prejudicial", e na notícia "FAB - Assina Contrato Leasing B767-300ER", publicada no dia 9 de junho. Nesses textos há uma série de informações equivocadas que podem levar o leitor a uma interpretação errônea e que precisam ser esclarecidas.

Em primeiro lugar, é fundamental reafirmar o cumprimento de todos os passos previstos na elaboração e condução do processo licitatório, pautado nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Nesse sentido, sugerir a existência de evasão fiscal é uma acusação grave, que tenta prejudicar um procedimento transparente, técnico e pautado no interesse público.

É importante ainda destacar alguns aspectos para tornar claros o processo, o escopo e os objetivos dessa contratação.

A suposição de que o jato não poderá voltar ao serviço civil após o término do aluguel para a FAB também não tem fundamento. Quanto a isso, é importante ressaltar que todo o programa de manutenção da aeronave será executado por empresa certificada segundo o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica N° 145. Desta forma, a aeronave seguirá todas as diretivas e boletins técnicos do fabricante, bem como todas as exigências da ANAC e, por isso, manterá seu certificado de aeronavegabilidade. Assim, a empresa contratada poderá retornar a aeronave ao serviço civil após o término do contrato com a FAB.

Ainda quanto à manutenção da aeronave, os textos questionam a capacidade da empresa vencedora para realizar este serviço. No entanto, a realidade é que o contrato dá à empresa a possibilidade de subcontratar serviços de manutenção, o que efetivamente será feito.

Também, sobre a questão do seguro da aeronave, veiculou-se mais desinformação. Pois a aeronave será efetivamente segurada, respeitadas as exigências contratuais que normalmente são requeridas para este tipo de contrato.

Quanto à posse da aeronave, o edital não firma essa exigência, mas sim o prévio direito de uso e a capacidade de entregá-la em um prazo máximo de 30 dias após a assinatura do contrato. A empresa vencedora já tem, desde 14 de abril de 2016, o direito do uso de uma aeronave Boeing 767, que, inclusive, já está com seguro.

Também foram exigidas das empresas concorrentes todas as comprovações documentais e técnicas de suas capacidades para o cumprimento do objeto contratual. Destaca-se ainda que a empresa vencedora possui variados e importantes contratos ativos com o setor público.

É importante frisar ainda que, ao contrário do que possa ser interpretado com a leitura do editorial do site DefesaNet, a locação do Boeing 767 não cancela o projeto KC-X2, de aquisição de aeronaves do mesmo modelo. Este é um projeto prioritário para o Comando da Aeronáutica e a sua provisória descontinuidade ocorreu devido às restrições orçamentárias atuais.

A locação de uma única aeronave se justifica pela necessidade premente de reforçar a capacidade de transporte aerologístico da Força Aérea Brasileira. Há previsão, inclusive, de que seja recebida antes dos Jogos Olímpicos de 2016, evento que demandará forte atuação das Forças Armadas.

Ainda é relevante destacar que a decisão de alugar a aeronave foi tomada com base em vários fatores de cunho operacional, logístico e financeiro, a exemplo do fato de a Força Aérea Brasileira já possuir tripulações qualificadas no modelo Boeing 767. A aeronave alugada, longe de representar um revés no fundamental projeto KC-X2, representará tão somente o início da história desses jatos na Força Aérea Brasileira.

Respeitosamente,
_____________________________________________
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Assessoria de Imprensa
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Asas que protegem o País

http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... OEING-767/

abs.

arcanjo




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#667 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 15, 2016 6:47 pm

Resposta clara, direta, objetiva e sem churumelas. Como deve ser sempre.

abs.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#668 Mensagem por Justin Case » Qua Jun 15, 2016 9:21 pm

Amigos,

Parece também uma mudança de estratégia da FAB.
Em anos passados, vimos a Força desativar aeronaves (F-2000 e KC-137) tentando consolidar a necessidade de renovação da frota. Agora partimos novamente para uma solução temporária. Irá virar uma saída provinitiva (provisória/definitiva)?
A desativação forçada dos Mirage até que contribuiu para a contratação do F-X2; mas o KC-X2 não foi para a frente, apesar de ter um resultado anunciado.
Será que o leasing TAMPAX do nosso transporte estratégico vai atrapalhar o alcance dos objetivos principais do projeto KC-X2, aqueles relacionados ao transporte de carga e reabastecimento em voo?
Abraços,

Justin

Edit: KC-137, não KC-135




Editado pela última vez por Justin Case em Ter Jun 28, 2016 6:37 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#669 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 16, 2016 10:37 am

Justin, digamos que a FAB está apostando suas fichas em 50 a 50 de chances para uma coisa e outra.
Ao que parece o alto comando das ffaa's já se resignou a admissão de deixara-se enganar, mais uma vez, pelo canto da sereia do mundo político.
Em todo caso, com a realidade concreta batendo à porta, segue-se o ditado: "é melhor um pássaro na mão do que dois sem previsão."

abs.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#670 Mensagem por Thor » Seg Jun 27, 2016 6:28 pm

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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#671 Mensagem por Energys » Seg Jun 27, 2016 6:38 pm

Justin Case escreveu:Amigos,

Parece também uma mudança de estratégia da FAB.
Em anos passados, vimos a Força desativar aeronaves (F-2000 e KC-135) tentando consolidar a necessidade de renovação da frota. Agora partimos novamente para uma solução temporária. Irá virar uma saída provinitiva (provisória/definitiva)?
A desativação forçada dos Mirage até que contribuiu para a contratação do F-X2; mas o KC-X2 não foi para a frente, apesar de ter um resultado anunciado.
Será que o leasing TAMPAX do nosso transporte estratégico vai atrapalhar o alcance dos objetivos principais do projeto KC-X2, aqueles relacionados ao transporte de carga e reabastecimento em voo?
Abraços,

Justin
A FAB treinou pilotos de 767 e não poderia perdê-los. Creio que esta foi a solução de compromisso da Força enquanto não sai o orçamento adequado. Como creio que o País só entrará nos eixos após 2018, até lá tripulações e pessoal de terra vão se adaptando ao meio cujo modelo já foi escolhido como sendo o definitivo.

Att.




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#672 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Jul 02, 2016 1:01 pm

Olá camaradas, desculpem o desconhecimento no setor, mas tenho uma pergunta: O E-190E2 da EMBRAER não poderia ser usado como avião tanque na FAB? Não digo para transporte por dimensões menores; mas exclusivamente para tanque, não poderia?Pois o tempo que teríamos 02 ou 03 no máximo, poderíamos ter uns 06 desse(somente para função tanque) em posições estratégicas pelo país



http://www.aereo.jor.br/2016/07/02/vide ... ent-365427

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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#673 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 02, 2016 1:13 pm

O que o E-190E2 faria Abuldog, o KC-390 irá fazer quando estiver operacional. Missões táticas. E o ideal é que houvessem vários deles espalhados pelas cinco regiões do país. Chegou-se a comentar há alguns anos que a FAB teria planos de equipar o 7o Gav em Mao com este modelo, também.

Mas do jeito que as coisas vão, ou são, já vai ser muito bom se conseguirmos substituir todos os Hércules nos atuais esquadrões baseados todos apenas no RJ.

abs




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#674 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 05, 2016 8:25 pm

Será que não seria interessante para a FAB?

http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/b ... _2695.html

Um avião 10 anos parado deve ter baixíssimo tempo de vôo!




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Re: Oficial - Projeto KC-X2

#675 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 06, 2016 10:37 am

ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, desculpem o desconhecimento no setor, mas tenho uma pergunta: O E-190E2 da EMBRAER não poderia ser usado como avião tanque na FAB? Não digo para transporte por dimensões menores; mas exclusivamente para tanque, não poderia?Pois o tempo que teríamos 02 ou 03 no máximo, poderíamos ter uns 06 desse(somente para função tanque) em posições estratégicas pelo país



http://www.aereo.jor.br/2016/07/02/vide ... ent-365427

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Pra quem tem Mosquito NG seria a saída né?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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