Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Aviação do Exército

#2476 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 24, 2016 1:55 pm

Creio que quando, e se um dia, o ministério da defesa chegar a se tornar algo pouco mais parecido que uma coleira para milico, só para alguns civis poderem se sentir mais seguros, ou talvez, importantes, isso de helo de ataque seja resolvido da maneira mais óbvia e célere possível, ou seja, determina-se quais as necessidades das 3 forças, identifica-se quais os requisitos de operação/desempenho de cada um, e por fim, cria-se um ROB para todo mundo, e verifica-se a possibilidade de um programa de aquisição com RFI e tudo mais, e não apenas uma mera compra de prateleira.

É sabido há tempos que a MB quer helos de ataque, assim como o EB, e também a FAB, que se pudesse compraria mais. E no entanto, pegunta se os comandantes das ffaa's ou suas alas aéreas conversam sobre isso efetivamente?
Necas. É cada um olhando para o seu próprio umbigo. Como sempre.

A mesma coisa com relação a um avião leve de transporte. Todas as três foças tem requisitos e necessidades parecidos, e no entanto, ninguém fala com ninguém, e menos ainda com o MD, que é simplesmente incapaz de produzir qualquer tipo de ação conjunta efetiva tanto em termos de planejamento como de proposição de respostas.

Talvez quando o nosso pensamento militar sair do séc XX tenhamos um luz no fim do túnel.

Mas vai demorar. :roll:

abs.




Carpe Diem
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Aviação do Exército

#2477 Mensagem por Tikuna » Ter Mai 31, 2016 5:50 am

Pelo que sei a FAB tem mais de 30 Caravans. Seria muito transferir uns 3 para o EB, para baratear os custos de operações dessa força e iniciar sua aviação de asas fixas?




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Aviação do Exército

#2478 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 31, 2016 11:37 am

Tikuna escreveu:Pelo que sei a FAB tem mais de 30 Caravans. Seria muito transferir uns 3 para o EB, para baratear os custos de operações dessa força e iniciar sua aviação de asas fixas?
Os C-98 Caravans estão todos lotados nos ETA's, e essencialmente fazem serviço de ligação, transporte e apoio operacional e logístico as undes do EB e da MB nas fronteiras, além de propriamente da FAB.

Em termos práticos, estas aeronaves passam a maior parte do tempo realizando missões ACISO, EVAM, CAN e apoio SAR, além de ressuprimento dos PEF's e de OM's da FAB isoladas.

São muitos utilizados, e requisitados à, FAB por isso. Não vejo como ela abrir mão deles em favor da Avex. Na verdade, a aviação de transporte e o GTE são as únicas em que os pilotos terão garantidos este ano um mínimo de 200 horas de voo. Para se ver a importância que se dá as missões que ela exerce dentro, e principalmente fora, da FAB.

Eu tenho uma opinião sobre isso. Existe o projeto da aeronave IPE-014, nacional e que precisa só de um empurrãozinho para sair do papel. Pelas características da mesma, atenderia de forma elementar as necessidades da Avex - da MB e FAB também - quanto a asa fixa, até que as coisas se estabelecem. É um bom jeito de recomeçar.

Imagem
http://www.ipeaeronaves.com.br/ava/ipe014.html

Está faltando o quê mesmo?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Aviação do Exército

#2479 Mensagem por talharim » Ter Mai 31, 2016 12:14 pm

Eu penso que o inicio da aviação de asa fixa do EB deva partir do principio de uma aeronave de transporte turbohelice bimotora (pelas dimensões continentais do Brasil) com capacidade de ligação e vigilância .Nesse sentido os Caravns estariam descartados deveríamos partir dos Dornier DO 228 para cima chegando numa disponibilidade orçamentaria perfeita ate o ápice dos C-27 Spartan .




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: Aviação do Exército

#2480 Mensagem por eligioep » Ter Mai 31, 2016 4:13 pm

FCarvalho escreveu: ...........................................................................
Eu tenho uma opinião sobre isso. Existe o projeto da aeronave IPE-014, nacional e que precisa só de um empurrãozinho para sair do papel. Pelas características da mesma, atenderia de forma elementar as necessidades da Avex - da MB e FAB também - quanto a asa fixa, até que as coisas se estabelecem. É um bom jeito de recomeçar.
...........................................................................
abs.
Carvalho,
e corrermos o risco de fazer como no Guarani?
Porque reinventar a roda? Pega o que está pronto, solicita as mudanças para nós convenientes, e voilá......!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Aviação do Exército

#2481 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 31, 2016 6:00 pm

eligioep escreveu:
FCarvalho escreveu: ...........................................................................
Eu tenho uma opinião sobre isso. Existe o projeto da aeronave IPE-014, nacional e que precisa só de um empurrãozinho para sair do papel. Pelas características da mesma, atenderia de forma elementar as necessidades da Avex - da MB e FAB também - quanto a asa fixa, até que as coisas se estabelecem. É um bom jeito de recomeçar.
...........................................................................
abs.
Carvalho,
e corrermos o risco de fazer como no Guarani?
Porque reinventar a roda? Pega o que está pronto, solicita as mudanças para nós convenientes, e voilá......!
Olá Eligio,

o problema do Guarani, penso, foi mais financeiro e de gestão, do que propriamente do veículo em si. No caso do IPE 014, talvez pudéssemos evitar tais coisas, mas teria realmente pensar muito. O pouco que conheço da aeronaves dá a entender que é um bom projeto e adaptável sem maiores problemas as necessidades, e condições, do EB.

Mas concordo, é aquele negócio, no nosso país quem não tem cão, caça com o gato do vizinho. :roll:

ps: duvido que a FAB abra mão de algum C-98. E para o EB achar no mercado, vai ter que enfiar a mão no bolso. A Avex tem cacife para isso junto ao EME? :|

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Aviação do Exército

#2482 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 31, 2016 6:02 pm

talharim escreveu:Eu penso que o inicio da aviação de asa fixa do EB deva partir do principio de uma aeronave de transporte turbohelice bimotora (pelas dimensões continentais do Brasil) com capacidade de ligação e vigilância .Nesse sentido os Caravns estariam descartados deveríamos partir dos Dornier DO 228 para cima chegando numa disponibilidade orçamentaria perfeita ate o ápice dos C-27 Spartan .
Se a Avex um dia chegar a operar C-212 e C-235 já vou achar bom demais. :)

O resto, helos em quantidade, variedade e qualidade resolvem.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Aviação do Exército

#2483 Mensagem por ABULDOG74 » Ter Mai 31, 2016 7:46 pm

31 de Maio, 2016 - 09:30 ( Brasília )
Aviação

Boeing vence contrato de € 2.600 milhões no Reino Unido
O governo de David Cameron deverá entregar aos norte-americanos a construção e manutenção de 50 helicópteros Apache, avança o jornal britânico. O anúncio deverá ser feito dentro de um mês
Imagem
Paulo Zacarias Gomes
Jornal de Negócios - Portugal


A fabricante norte-americana de aviões Boeing deverá sair vencedor da concorrência para o fornecimento de 50 aeronaves (helicópteros de ataque) ao Ministério da Defesa britânico (MoD), informou no fim-de-semana o jornal inglês The Telegraph.

Em pauta está um contrato de 2,6 mil milhões de euros para o fabricação e manutenção de helicópteros Apache.

Pelo caminho terão ficado os italianos da Leonardo Finmeccanica, que também estavam na concorrência. O anúncio da entrega da encomenda aos norte-americanos só deverá ser feito em Julho.

O jornal acrescenta que o preço competitivo apresentado pela Boeing foi favorecido pelo fato de o fabricante ter em curso uma grande encomenda de helicópteros Apache para Força Aérea dos EUA (USAF), onde será acomodada agora a capacidade a vender ao Reino Unido.

O Reino Unido compromete ao longo dos próximos cinco anos o equivalente a 2% do PIB com o programa de defesa da Aliança Atlântica (OTAN), refere a mesma agência.

Tanto a Boeing como o Ministério da Defesa britânico, contatados pela Reuters, ainda não reagiram à notícia. As ações da Leonardo Finmeccanica caem 0,82% para 10,84 euros em Milão.

FONTE: REUTERS

http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... ino-Unido/

ADSUMUS




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Aviação do Exército

#2484 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 01, 2016 12:00 pm

Os italianos não precisam se preocupar. Com a gente aqui eles estão praticamente na varanda de casa tomando chá e comendo biscoitos. :mrgreen:

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Aviação do Exército

#2485 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jun 01, 2016 4:06 pm

Não entendi!

Bacchki




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13784
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Aviação do Exército

#2486 Mensagem por gabriel219 » Qua Jun 01, 2016 5:05 pm

eligioep escreveu:
FCarvalho escreveu: ...........................................................................
Eu tenho uma opinião sobre isso. Existe o projeto da aeronave IPE-014, nacional e que precisa só de um empurrãozinho para sair do papel. Pelas características da mesma, atenderia de forma elementar as necessidades da Avex - da MB e FAB também - quanto a asa fixa, até que as coisas se estabelecem. É um bom jeito de recomeçar.
...........................................................................
abs.
Carvalho,
e corrermos o risco de fazer como no Guarani?
Porque reinventar a roda? Pega o que está pronto, solicita as mudanças para nós convenientes, e voilá......!
Acho que o problema do Guarani ainda não chegou no 36º Btl.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Aviação do Exército

#2487 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 01, 2016 8:06 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Não entendi!
Bacchki
Olá Bacchi,

Os italianos da Agusta/Westland vem oferecendo ao EB/Avex uma proposta de parceria comercial, industrial e tecnológica para o desenvolvimento conjunto de um novo helicoptero de ataque baseado na versão do T-129 vendido aos turcos.

Este projeto seria para substituir tanto os 60 Mangusta do exército italiano, como prover os requisitos da Avex para os 36 helicópteros de ataque especificados no último planejamento do EB.

Neste sentido, pelo que a imprensa especializada vem comentando, e divulgando, nos últimos dois anos, esta proposta tem a simpatia e a preferência, diz-se, da Avex e do comando do EB, por preencher na sua maior parte os requisitos da END para o fornecimento de material militar vindo do exterior.

E até que outra proposta seja feita e que conte com maiores atrativos do que estes, a priori, os italianos estão com um pé adiante neste processe de escolha para um novo helicóptero de ataque do EB.

Espero ter ajudado.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Aviação do Exército

#2488 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jun 01, 2016 9:37 pm

Obrigado.

Bacchi




Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Aviação do Exército

#2489 Mensagem por Tikuna » Qua Jun 01, 2016 11:32 pm

FCarvalho escreveu:
Tikuna escreveu:Pelo que sei a FAB tem mais de 30 Caravans. Seria muito transferir uns 3 para o EB, para baratear os custos de operações dessa força e iniciar sua aviação de asas fixas?
Os C-98 Caravans estão todos lotados nos ETA's, e essencialmente fazem serviço de ligação, transporte e apoio operacional e logístico as undes do EB e da MB nas fronteiras, além de propriamente da FAB.

Em termos práticos, estas aeronaves passam a maior parte do tempo realizando missões ACISO, EVAM, CAN e apoio SAR, além de ressuprimento dos PEF's e de OM's da FAB isoladas.

São muitos utilizados, e requisitados à, FAB por isso. Não vejo como ela abrir mão deles em favor da Avex. Na verdade, a aviação de transporte e o GTE são as únicas em que os pilotos terão garantidos este ano um mínimo de 200 horas de voo. Para se ver a importância que se dá as missões que ela exerce dentro, e principalmente fora, da FAB.

Eu tenho uma opinião sobre isso. Existe o projeto da aeronave IPE-014, nacional e que precisa só de um empurrãozinho para sair do papel. Pelas características da mesma, atenderia de forma elementar as necessidades da Avex - da MB e FAB também - quanto a asa fixa, até que as coisas se estabelecem. É um bom jeito de recomeçar.

Imagem
http://www.ipeaeronaves.com.br/ava/ipe014.html

Está faltando o quê mesmo?

abs.
Bom foi só ma opinião, dado o fato de que o EB também tem interesse no Caravan.

Claro que um bimotor seria mais interessante.

E quanto aos C-95 pra transportes gerais? claro que não em pistas não pavimentadas, mas é um inicio.

A FAB tem de sobra. Inclusive os ex-GEIV




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Aviação do Exército

#2490 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 02, 2016 5:10 am

Eu apostaria no Caravan e depois algo da classe do C-235 ou 295.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder