FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Matheus
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Re: FAB NEWS

#4501 Mensagem por Matheus » Ter Mai 17, 2016 8:56 am

arcanjo escreveu:FAB GASTA R$ 102 MILHÕES COM REVISÃO DE AVIÃO PRESIDENCIAL
Serviços serão realizados no centro de manutenção da TAM, em São Carlos (SP); contrato vale até 2019

THIAGO VINHOLES — 13 DE MAIO DE 2016

http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Airbus_FAB-VC1A.jpg

Manter o avião presidencial brasileiro vai custar mais de R$ 100 milhões nos próximos três anos. Segundo edital publicado no Diário Oficial da União, no dia 4 de maio, o Comando da Aeronáutica contratou o centro de manutenção de aeronaves da companhia TAM para revisar o “FAB-VC1A”, o Airbus A319 executivo da Força Aérea Brasileira (FAB), até maio de 2019.

O contrato de suporte logístico inclui serviços de revisão programada e reforma da aeronave, baseado nas horas de voo do aparelho e recomendações do fabricante. O acordo também prevê operações de manutenção de emergência. O centro de manutenção da TAM é a “oficina” do avião presidencial desde que ele chegou ao Brasil, em 2005.

Assim como os automóveis, aviões também passam por revisões programadas. Cada uma delas têm uma série de processos específicos, indicados pelo fabricante de acordo com a idade da aeronave ou suas horas de voo, o “hodômetro” da aviação. É um processo criterioso e essencial para manter a aeronave voando respeitando os limites de segurança.

Reapertando os parafusos

Como apurou o Airway, o Airbus da Aeronáutica está perto de passar por seu primeiro “D Check”, um longo serviço de revisão que praticamente desmonta a aeronave em busca de defeitos. Nessa operação, que dura cerca de dois meses, diversos componentes e equipamentos são revitalizados ou substituídos por versões mais modernas. Até a pintura externa do avião é renovada nesse processo.

Aeronaves comerciais, que voam com maior frequência, realizam o D Check, em média, quando completam 10 anos. O avião presidencial do Brasil, também chamado de “Santos Dumont”, está perto de completar 12 anos. A aeronave foi adquirida em 2004, durante o governo Lula.

Em contato com o Airway, a LATAM Airlines informou que, “por motivo de confidencialidade contratual”, não comenta nenhum detalhe sobre as relações com seus clientes. Já a FAB, “por questões de segurança nacional”, não revela quais serviços de manutenção serão realizados no Airbus presidencial.

O centro de manutenção da LATAM é o maior e mais avançado da América Latina. Além de revisar seus próprios aviões, a empresa também oferece o serviço a outros operadores, como companhias aéreas ou forças aéreas. A oficina instalada no aeroporto de São Carlos é certificada para revisar aeronaves da Airbus, Boeing, ATR e Fokker.

Preço alto, mas normal

Achou o valor da revisão do avião presidencial brasileiro alto? A culpa é do dólar… Na aviação, praticamente tudo é cobrado na moeda americana. Essa manutenção é obrigatória a todos os aviões, especialmente comerciais – aeronaves sem os certificados de manutenção em dia são proibidas de voar.

Os processos de manutenção prolongam a vida útil do avião. Porém, conforme sua idade aumenta, os preços das próximas revisões também ficam mais caros. em contrapartida, ainda é mais barato do que “trocar” de avião: um A319 executivo atual, com características semelhantes ao usado no Brasil (da série Governments), é avaliado em cerca de US$ 300 milhões, mais de R$ 1 bilhão na cotação atual.

http://airway.uol.com.br/fab-gasta-r-10 ... sidencial/

abs.

arcanjo
melhor seria comprar um executivo pequeno de longo alcance, manter os Lagacy e fazer o resto da pataquada andar de comercial. Chega de privilégio pra vagabundo.




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Re: FAB NEWS

#4502 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 17, 2016 1:46 pm

Matheus escreveu:melhor seria comprar um executivo pequeno de longo alcance, manter os Lagacy e fazer o resto da pataquada andar de comercial. Chega de privilégio pra vagabundo.
Faço minhas suas palavras, Matheus. Um Legaçy 650 já mais que daria para o gasto.

[009]

abs.




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Re: FAB NEWS

#4503 Mensagem por Tikuna » Ter Mai 17, 2016 2:13 pm

O problema é que é anti-econômico viajar em um Legacy para a Europa por exemplo. perde-se muito tempo e dinheiro. o Investimento inicial no VC-1 foi alto, mas compensa em termos de custos de paradas. Na minha opinião deveríamos ter no minimo um 767 para a presidência. o Resto, senadores e deputados realmente deviam pegar voos normais de linha aérea. O Salário deles cobre isso com folga.

"Pelo futuro da minha família" eles disseram. creio que isso deve ser a menor preocupação deles.




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- Stephen R. Covey
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Re: FAB NEWS

#4504 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 17, 2016 5:26 pm

O VC-1 não tem autonomia para chegar à Europa sem fazer escalas. Ao menos em Lisboa ou Madri, saindo de Brasília rumo a Europa central e do leste. Ou então em Natal, ilhas Canárias ou da Madeira, quando for o caso de países do oriente médio ou Russia, por exemplo.

Em todo caso, existe ou existiria a possibilidade técnica de fazer com que o VC-2(E-190 VVIP) tivesse o alcance necessário para isso, mas tanto em um quanto noutro modelo, a questão do alcance parece ter sido relegada a segundo plano em função de outras questões que não me recordo agora.

Os Legacy 600/650 também poderiam fazê-lo sem escalas, desde que preparados para isso. Mas isto tão pouco convém.

Se é para dispor de um avião de muito longo alcance, que se privilegie então a Embraer, e coloca um E-190/195 VVIP com um alcance de A-330/767-3ER. Isso é plenamente possível. É só deixar a cambada de puxa-sacos de fora e as bugingangas que eles costumam leva, mandando todo mundo em voos comerciais ou em algum cargueiro da FAB, ou então em algum outro avião que sempre faz o apoio a essas viagens presidenciais e que poderiam fazer escala a perder de vista.

De qualquer forma, esses fdp engravatados tem mais é que ir de busão pra casa, se dependesse só de mim. Mas, como eu não mando nem na cozinha lá de casa... :roll:

abs.




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Re: FAB NEWS

#4505 Mensagem por V.Soares » Qua Mai 18, 2016 4:03 pm

Boa tarde! Alguém tem notícias sobre o míssil A-Darter?
Tenho o seguinte questionamento sobre ele:
Suponhamos que queiramos exportá-lo para os Agentinos, haveria alguma forma de outro país como a Inglaterra embargar a venda dele?

Grato a quem puder responder.




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Re: FAB NEWS

#4506 Mensagem por Tikuna » Qua Mai 18, 2016 5:47 pm

V.Soares escreveu:Boa tarde! Alguém tem notícias sobre o míssil A-Darter?
Tenho o seguinte questionamento sobre ele:
Suponhamos que queiramos exportá-lo para os Agentinos, haveria alguma forma de outro país como a Inglaterra embargar a venda dele?

Grato a quem puder responder.
O A-Darter segue.

E não teriamos embardo.




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Re: FAB NEWS

#4507 Mensagem por Tikuna » Qua Mai 18, 2016 5:54 pm

FCarvalho escreveu:
Se é para dispor de um avião de muito longo alcance, que se privilegie então a Embraer, e coloca um E-190/195 VVIP com um alcance de A-330/767-3ER. Isso é plenamente possível. É só deixar a cambada de puxa-sacos de fora e as bugingangas que eles costumam leva, mandando todo mundo em voos comerciais ou em algum cargueiro da FAB, ou então em algum outro avião que sempre faz o apoio a essas viagens presidenciais e que poderiam fazer escala a perder de vista.

De qualquer forma, esses fdp engravatados tem mais é que ir de busão pra casa, se dependesse só de mim. Mas, como eu não mando nem na cozinha lá de casa... :roll:

abs.
Na verdade pra fazer isso precisaríamos de um redesenho de toda a aeronave.
Digo isso porque não há como colocar tanques na traseira, teríamos que colocar no centro, e esse não comporta, pois fecharia toda a passagem.

Teríamos que redesenhar a asa toda. É possível? sim. Mas pagaremos o preço.




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Re: FAB NEWS

#4508 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 18, 2016 6:32 pm

Tikuna, tal empreitada poderia ser verificada na nova versão E-2 da família. Provavelmente a Embraer vai fazer o up grade necessário do modelo anterior do seu VVIP E-190 para o atual. Talvez aí teríamos uma boa oportunidade.

A nova versão comercial do E-190 possui cerca de 5.100 mil kms de alcance. E como a versão VVIP anterior está na faixa de 8,5 mil kms, chegar aos 11 mil kms de um A330, creio, que não seria assim um empecilho tão grande. Desde que observadas as questões que apontei acima.

Vamos ver o que o tempo nos dirá. Os E-2 começam a entrar em serviço a partir de 2019. Nesta data os VC-2 atuais estarão completando cerca de 15 anos de uso no GTE. Se juntarmos a natural evolução do modelo comercial a uma natural evolução do modelo executivo do Lineage 1000, então podemos pensar em um VC-1 nacional já lá pelo meio da próxima década.

abs.




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Re: FAB NEWS

#4509 Mensagem por general-lee » Qua Mai 18, 2016 10:02 pm

Putz! me faz lembrar da aviaçao dos anos 20....! entre eles os vagoes voadores sds




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Re: FAB NEWS

#4510 Mensagem por V.Soares » Qua Mai 18, 2016 11:39 pm

Tikuna escreveu:
V.Soares escreveu:Boa tarde! Alguém tem notícias sobre o míssil A-Darter?
Tenho o seguinte questionamento sobre ele:
Suponhamos que queiramos exportá-lo para os Agentinos, haveria alguma forma de outro país como a Inglaterra embargar a venda dele?

Grato a quem puder responder.
O A-Darter segue.

E não teriamos embardo.
Muito obrigado amigo. A dúvida surgiu por que o A-Darter está usando um inercial da BAE Systems. Eu imaginei que já tínhamos desenvolvido inercial por aqui.


Valeu!




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Re: FAB NEWS

#4511 Mensagem por talharim » Qui Mai 19, 2016 7:59 am

COMANDO-GERAL DO PESSOAL

DIRETORIA DE INTENDÊNCIA

GRUPAMENTO DE APOIO DOS AFONSOS
EXTRATO DE CONTRATO Nº 6/2016 - UASG 120623
Nº Processo: 67560500620201564.
CONCORRÊNCIA SISPP Nº 4/2016. Contratante: COMANDO DA
AERONAUTICA -CNPJ Contratado: 51212348000183. Contratado :
RECOMA CONSTRUCOES, COMERCIO E -INDUSTRIA LTDA.
Objeto: Fornecimento de pisos esportivos de esportes olímpicos e
paraolímpicos, incluindo o fornecimento dos materiais, transporte internacional,
transporte do Porto do Rio de Janeiro para os locais de
instalação, valor da instalação, desinstalação, transporte nacional para
os locais de instalação, custo da nova instalação e seguro internacional
de transporte dos bens.
Fundamento Legal: Lei 8.666/1993 .
Vigência: 08/04/2016 a 04/03/2017. Valor Total: R$3.296.465,35.
Fonte: 100000000 - 2016NE800693. Data de Assinatura:
08/04/2016.
(SICON - 18/05/2016) 120623-00001-2016NE800216

EXTRATO DE CONTRATO Nº 7/2016 - UASG 120623
Nº Processo: 67560500620201564.
CONCORRÊNCIA SISPP Nº 4/2016. Contratante: COMANDO DA
AERONAUTICA -CNPJ Contratado: 02470279000100. Contratado :
ACE REVESTIMENTOS LTDA -Objeto: Fornecimento de pisos esportivos
de esportes olímpicos e paraolímpicos, incluindo o fornecimento
de materiais, transporte internacional, transporte do porto do
Rio de Janeiro para locais de instalação, valor de instalação,desinstalação,
do transporte nacional para os locaisde instalação, custo da
nova instalação e seguro internacional de transportes dos bens.
Fundamento
Legal: Lei 8666/93 . Vigência: 08/04/2016 a 04/03/2017.
Valor Total: R$3.391.936,55. Fonte: 100000000 - 2016NE800692.
Data de Assinatura: 08/04/2016.
(SICON - 18/05/2016) 120623-00001-2016NE800216




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Re: FAB NEWS

#4512 Mensagem por talharim » Ter Mai 24, 2016 8:12 am

GRUPAMENTO DE APOIO LOGÍSTICO

EXTRATO DE TERMO ADITIVO
Espécie: Inexigibilidade;
Contratante: União, Ministério da Defesa, por meio do Comando da
Aeronáutica representada pelo Parque de Material Aeronáutico do
Galeão (PAMAGL);
Contratada: EMBRAER AVIATION INTERNATIONAL,
EXE0FB459;
Objeto: Serviços de suporte de material, manutenção programada e
não programada, monitoramento e controle de manutenção para as 24
aeronaves C99/VC99 e E-99/R-99, com vistas a possibilitar a adequada
pronta-resposta logística para garantia dos índices de disponibilidade
necessários ao cumprimento das missões do 1º/2º GT, do
GTE e do 2º/2ºGAv;
Finalidade: Adequar as atividades de suporte do Contrato nº 005/PAMAGL/
2012 frente ao cenário de alteração do perfil operacional da
frota C/VC/ER-99 em atendimento à solicitação do CONTRATANTE
devido às restrições orçamentárias;
Amparo Legal: Lei nº 8.666/93;
Valor do Termo Aditivo: US$ 130.096.891,28;
Cronograma Físico Financeiro: 2013 - US$ 22.826.620,58 2014 -
US$ 19.502.520,74, 2015 - US$ 21.303.693,30 2016 - US$
25.948.431,23 e 2017 - US$ 40.515.625,44;
Programa/Natureza da Despesa: 051512058204800010000/339039;
Nota de Empenho/Data: 2016NE000186 - 21/04/2016 - CABE
Data de Assinatura: 12 de abril de 2016; e
Vigência: 09 de agosto de 2012 a 20 de dezembro de 2017.
Marcelo Tenório de Carvalho Cel Int
Ordenador de Despesas do GAL




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Re: FAB NEWS

#4513 Mensagem por talharim » Sex Mai 27, 2016 7:41 am

PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO
DE SÃO PAULO - PAMASP

AVISO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
A Administração do Parque de Material Aeronáutico de São
Paulo torna público que intenciona efetuar contratação direta por
meio de inexigibilidade de licitação, em face de haver se configurado
inviabilidade de competição para atender ao objeto pretendido, nas
seguintes condições:
Amparo legal: Caput do art. 25 da Lei 8.666, de 21 de junho
de 1993.
Processo Administrativo de Gestão: nº 67115.010656/2015-17.
Objeto: Prestação de serviços de suporte logístico de 500
(quinhentas) horas de voo anuais do Sistema ATLAS (RQ-450WE) e
de 300 (trezentas) horas do Sistema HÉRCULES (RQ-900), ambos na
configuração EOP, ou seja, com a utilização de payloads eletro-óticos
(EO); substituição contínua de consumíveis e não reparáveis utilizados
nos serviços de inspeção de nível orgânico, manutenção de
nível "D" de reparáveis, overhaul de motores, logística de transporte
das unidades em falha para serviços de reparo/overhaul, serviços de
gerenciamento e engenharia, fornecimento sob demanda de lista de
aprovisionamento inicial (LAI) e de payload EO; e serviços sob
demanda de reparo dos payload SAR e do servidor de armazenamento
de suas missões (GMS), do payload SkEye e de suas estações
de controle SCMC SkEye.
Favorecido: AEROELECTRÔNICA INTERNATIONAL LTD.
Considerando o que preconiza a Súmula nº 255, de 13 de
abril de 2010, do Tribunal de Contas da União, fica aberto o prazo de
oito dias úteis para que qualquer interessado, caso queira, venha se
manifestar formalmente a respeito da intenção da contratação do
objeto nas condições de que trata a presente publicação.
Dados para comunicação: Parque de Material Aeronáutico de
São Paulo - Avenida Braz Leme, 3258 - Campo de Marte, CEP:
02022-901, São Paulo-SP. Assessoria de Gestão de Acompanhamento
de Contratos (DGAC) - Fone: (11) 2281-4147/(11) 2281-4063/(11)
2281-4074 - e-mail: dgac@pamasp.aer.mil.br.
Brig Ar RICARDO AUGUSTO FONSECA NEUBERT
Ordenador de Despesas




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Re: FAB NEWS

#4514 Mensagem por talharim » Ter Mai 31, 2016 7:57 am

GRUPAMENTO DE APOIO LOGÍSTICO
EXTRATO DE CONTRATO Nº 31/2016 - UASG 120195
Nº Processo: 67106003768201512.
CONCORRÊNCIA SISPP Nº 3/2015. Contratante: COMANDO DA
AERONAUTICA -Parque de Material Aeronáutico de São Paulo.
CNPJ Contratado: 03945337000160. Contratado : FLYONE SERVICO
AEREO -ESPECIALIZADO, COMERCIO E SERVICOS. Objeto:
Prestação de serviço de suporte logístico integrado de material,
manutenção, reparo, revisão geral, modificação e calibração, com
fornecimento de material, para frota de aeronaves H-50 Esquilo, e
seus equipamentos, excluindo-se os motores ARRIEL 1B e seus acessórios.

Fundamento Legal: Lei nº 8.666/93 . Vigência: 23/05/2016 a
23/05/2019. Valor Total: R$33.242.201,57. Fonte: 280120320 -
2016NE800789 Fonte: 250120388 - 2016NE800554. Data de Assinatura:
23/05/2016.
(SICON - 30/05/2016) 120195-00001-2016NE800162




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Re: FAB NEWS

#4515 Mensagem por talharim » Qua Jun 01, 2016 8:08 am

COMANDO-GERAL DE APOIO

CENTRO LOGÍSTICO
EXTRATO DO CONTRATO Nº 4/CABE/2016
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: COMISSÃO AERONÁUTICA
BRASILEIRA NA EUROPA. CONTRATADA: PSYTECH
LTD.
Nº DA FICHA DE INEXIGIBILIDADE: 001/GAPYS/
2016. Nº DO CONTRATO: Contrato 004/CABE/2016. FINALIDADE:
Concessão de licença anual de uso da bateria de testes
PILAPT, avaliação psicométrica no programa de selação de pilotos da
Academia da Força Aérea Brasileira.
AMPARO LEGAL: Em conformidade
com a Lei 8.666/93. VALOR: GBP 22,936.00. DATA DE
ASSINATURA: 01/05/2016. VIGÊNCIA: 30/04/2017.




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