Neste momento pelo menos aqui no mercado residencial, nas nossas faturas vem discriminada a proveniência da energia elétrica e na minha ultima diz:Juniorbombeiro escreveu:Ok...mas vc esqueceu apenas de um detalhe. Aí na Europa (me corrija se eu estiver errado, mas acho que não estou) a geração de energia elétrica provem principalmente de combustíveis fósseis (carvão, gás e petróleo) e fissão nuclear, certo??? Uma coisa é vc substituir uma parte do consumo residencial e industrial (aquecimento e iluminação) por energia renovável, outra é trocar toda uma matriz energética baseado em petróleo (automóveis, trens, caminhões, ônibus, grandes equipamentos industriais, navios, ...) por energia renovável. A não ser que tenham descoberto algum pulo do gato, te não estou sabendo, vai faltar espaço para espelhinho e cata vento...faz a conta aí, quantos automóveis tem na Europa??? A uns anos atrás, li em uma revista técnica de motores aí da Europa (que um amigo engenheiro assinava) uma entrevista de um diretor da BMW, que afirmava categoricamente que até 2020, não produziriam mais automóveis com motor de combustão interna, falta só 4 anos, e não estou vendo maneira de isso se concretizar. Os motores estão ficando mais eficientes sim, surgiram tecnologias como injeção direta, turbo compressores mais eficientes, híbridos, recuperação de energia, redução de peso sem sacrificar resistência. Veículos elétricos ainda sofrem de dois grandes problemas: Baterias, que salvo alguma tecnologia nova que se venha a aplicar, ainda são um grande gargalo, seja em densidade energética, seja em durabilidade ou seja em disponibilidade de materiais; Matéria prima energética, que se não tiver disponibilidade abundante de vento, área de insolação, rios de corredeira e geotérmica, ainda vai ter que ser obtida queimando alguma coisa. Fusão nuclear seria o grande sonho da humanidade, mas ainda estamos longe de controlá-la, na minha perspectiva.joaolx escreveu: Tenho as minhas duvidas junior, depois desta ultima crise em especial foram dados passos irreversíveis na procura de alternativas aos hidrocarbonetos, tenho para mim que em 25/30 anos a maioria dos carros em circulação serão elétricos...E a energia proveniente de fontes renováveis e limpas
Por exemplo em Portugal neste momento 2/3 da energia elétrica que é consumida no pais já provem de fontes limpas e renováveis.
Como matéria prima será como bem dizes amplamente usado e por muito tempo...
Até lá, principalmente aí nas partes mais desenvolvidas do mundo (vocês não devem conceber o que é uma casa sem energia elétrica), alguém vai ter que abrir mão de alguns luxos e mimos e rever totalmente o modelo (aquecimento no inverno, automóvel, eletrodomésticos), senão, não consigo ver perspectivas de fugir do petróleo a médio prazo.
53% Eólica
10,90% Carvão
Cogeneração Fóssil - 9,90%
Hidrica - 7,70%
Outras - 18,50%
Quanto aos veículos sim são uma tecnologia recém nascida mas que vai avançando em passos largos, vemos as estruturas para apoio aos mesmos aparecendo e sendo incentivadas e para alem dos benefícios ambientais que já consegues autonomias interessantes o bastante para quem circula em cidade, é uma questão de tempo...Com 1 € fazes 100 kms....e as baterias já duram cerca de 150 kms como te disse é algo para os próximos 25, vá lá 50 anos até haverem mais veículos destes vendidos que os tradicionais...Também aqui os governos têm carregado tanto de impostos os nossos combustíveis que praticamente nos obrigam a isso..
(Mas neste lapso se calhar até já tens mais veículos autonomos sem condutor a circular que com... )
Fusão nuclear seria o nirvana
A necessidade aguça o engenho!!!