Desmilitarização das PM's

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Você é a favor da desmilitarização das PM's?

( ) Sim
28
41%
( ) Não
34
49%
( ) Talvez
4
6%
( ) Outras respostas
3
4%
 
Total de votos: 69

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#16 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Abr 30, 2016 4:04 pm

Acho que a ideia de postar este item foi muito boa. Eu pensei que íamos discutir nele os prós e contras do sistema policial brasileiro.

Já vi que isto não vai acontecer.

Não vou perder mais meu tempo.

Bacchi




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#17 Mensagem por Matheus » Sáb Abr 30, 2016 8:46 pm

Qual a real vantagem de acabar com a PM? Não consigo ver. Pra mim, a policia civil é muito mais ineficiente q a PM, e não é militarizada. A raiz do problema da segurança pública tem 90% da origem na política e na justiça. Desmilitarização não resolve nada enquanto não mudar o sistema.




Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#18 Mensagem por Ckrauslo » Sáb Abr 30, 2016 9:49 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Muito bem henriquejr, e onde fica a Gendarmerie francesa, os Carabinieri italianos, a Guardia Civil espanhola etc etc etc. Que eu saiba são policia militarizada e não pertencem a Guiné Bissau nem ao Cabo Verde. O interessante é que eu escrevi isto na minha primeira mensagem e você fugiu pela tangente, não a comentando.

Bacchi
Caro Bacchi, sobre esses modelos policiais, podem ter requintes militarizados, mas é um bocado diferente do Brasil, e isso que o Henrique deixou claro na argumentação dele, quando ele diz que sistema igual ao Brasil, existe apenas nos dois países citados por ele.
Agora nada justifica o tom um tanto quanto rude em sua resposta.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#19 Mensagem por Wingate » Dom Mai 01, 2016 3:11 am

Nesta discussão, seria interessante observar como funciona a polícia norte-americana.

Digo isso porque vemos, em filmes, os policiais fardados, fazendo policiamento de rua e de trânsito nas cidades e detetives, à paisana, fazendo o trabalho de investigação.

Aparentemente (digo --aparentemente-- pois não conheço o sistema deles em profundidade) o indivíduo entra na corporação e, ao passar para pronto, depois de sua preparação, começa fazendo o serviço de rua, no trânsito ou no patrulhamento a pé ou em viaturas, devidamente uniformizado (e aí vemos a graduação dos policiais até o posto de "sargentos").

A partir daí, por promoção ou por concurso (eles também fazem concursos internos) o indivíduo pode passar então a "tenente" e aí deixa a farda e passa a trabalhar em investigações, nos diversos departamentos (narcóticos, costumes, etc...).

É então um misto de "militar" (fardamentos e hierarquia, no policiamento ostensivo) e "civil" (policiais à paisana, fazendo trabalho de investigação e infiltrados em quadrilhas).

Me parece que a Real Polícia Montada do Canadá adota o mesmo sistema.

Não sei se seria um sistema adequado para o Brasil.

Correções e comentários são bem vindos.

SDS,

Wingate




Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 444
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#20 Mensagem por Ziba » Dom Mai 01, 2016 10:55 am

O problema da polícia no Brasil não é esse. O sistema é ruim mas poderia funcionar a contento desde que outras coisas fossem feitas. EUA não dá pra comparar porque lá tem polícia pra tudo quanto é coisa. O nosso problema é corrupção, baixos salários e falta de estrutura, além da intromissão do Executivo. A Polícia deveria ser autônoma, como é a Defensoria e o MP, receber uma verba do Executivo e ter uma maneira de eleger um chefe dentre os próprios policiais.

Enquanto isso não acontecer vamos continuar falando de sistemas e sistemas e o problema permanecerá.




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#21 Mensagem por Wingate » Dom Mai 01, 2016 11:10 am

Ziba escreveu:O problema da polícia no Brasil não é esse. O sistema é ruim mas poderia funcionar a contento desde que outras coisas fossem feitas. EUA não dá pra comparar porque lá tem polícia pra tudo quanto é coisa. O nosso problema é corrupção, baixos salários e falta de estrutura, além da intromissão do Executivo. A Polícia deveria ser autônoma, como é a Defensoria e o MP, receber uma verba do Executivo e ter uma maneira de eleger um chefe dentre os próprios policiais.

Enquanto isso não acontecer vamos continuar falando de sistemas e sistemas e o problema permanecerá.
Aproveitando o comentário do nobre colega sobre uma possível autonomia da Polícia faço uma pergunta: O Secretário de Segurança do Estado não deveria ser eleito pelo povo, da mesma forma que o são os governadores, prefeitos, deputados, etc...?

Wingate




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#22 Mensagem por henriquejr » Dom Mai 01, 2016 12:11 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Muito bem henriquejr, e onde fica a Gendarmerie francesa, os Carabinieri italianos, a Guardia Civil espanhola etc etc etc. Que eu saiba são policia militarizada e não pertencem a Guiné Bissau nem ao Cabo Verde. O interessante é que eu escrevi isto na minha primeira mensagem e você fugiu pela tangente, não a comentando.


Bacchi
Como colega Ziba já explicou, eu não critiquei o sistema militar, que na minha opinião, é muito bom para manter a disciplina e hierarquia nas forças policiais, coisas indispensáveis, mesmo para as policias de modelo civil. Eu critiquei a forma como as polícias brasileiras (exceto a Polícia Federal) são moldadas para trabalhar. É um sistema totalmente ineficiente.
A própria figura do Delegado, nos dias de hoje, é uma aberração. E nenhuma mudança, do atual modelo, avança, por causa deles!




.
Wilton kvalheiro
Avançado
Avançado
Mensagens: 419
Registrado em: Qui Abr 28, 2016 3:40 pm

Re: Desmilitarização das PM's

#23 Mensagem por Wilton kvalheiro » Seg Mai 02, 2016 2:33 pm

Eu gostei da enquete tb, acho que dei uma explicação bem plausível do pq eu ser contra,,, querem desmilitarizar por ranço, não pq é uma solução, pq solução não é,,, solução é parar com essa conversa de reeducando e recuperando e de perdoar, bla bla bla, blem blem blem; os criminosos RIEM DA CARA DA JUSTIÇA E DO CUMPRIMENTO DAS PENAS. Se a bandidagem não levar isso a sério, a polícia pode ser estelar, podem chamar o Batman ou os Vingadores...




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#24 Mensagem por Matheus » Seg Mai 02, 2016 4:12 pm

Wilton kvalheiro escreveu:Eu gostei da enquete tb, acho que dei uma explicação bem plausível do pq eu ser contra,,, querem desmilitarizar por ranço, não pq é uma solução, pq solução não é,,, solução é parar com essa conversa de reeducando e recuperando e de perdoar, bla bla bla, blem blem blem; os criminosos RIEM DA CARA DA JUSTIÇA E DO CUMPRIMENTO DAS PENAS. Se a bandidagem não levar isso a sério, a polícia pode ser estelar, podem chamar o Batman ou os Vingadores...
Quem é contra a militarização, normalmente, o é por ranço. Como já foi dito, se desmilitarizar fosse a solução, a PC seria eficiente.




Wilton kvalheiro
Avançado
Avançado
Mensagens: 419
Registrado em: Qui Abr 28, 2016 3:40 pm

Re: Desmilitarização das PM's

#25 Mensagem por Wilton kvalheiro » Seg Mai 02, 2016 4:40 pm

Matheus escreveu:
Wilton kvalheiro escreveu:Eu gostei da enquete tb, acho que dei uma explicação bem plausível do pq eu ser contra,,, querem desmilitarizar por ranço, não pq é uma solução, pq solução não é,,, solução é parar com essa conversa de reeducando e recuperando e de perdoar, bla bla bla, blem blem blem; os criminosos RIEM DA CARA DA JUSTIÇA E DO CUMPRIMENTO DAS PENAS. Se a bandidagem não levar isso a sério, a polícia pode ser estelar, podem chamar o Batman ou os Vingadores...
Quem é contra a militarização, normalmente, o é por ranço. Como já foi dito, se desmilitarizar fosse a solução, a PC seria eficiente.
E acreditem, a hora que desmilitarizar, e os PM´s passarem a responder civilmente, meu amigo......... quero ver quem vai segurar a tropa.




Arataca
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 224
Registrado em: Qua Nov 03, 2010 6:35 pm
Agradeceram: 31 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#26 Mensagem por Arataca » Seg Mai 02, 2016 6:33 pm

Dois pontos, possivelmente bem irrelevantes para a discussão:

- Alguns estados americanos, e eu vi uma vez o da Florida, têm uma policia estadual que chamam de state troopers. Eles são visualmente bem parecidos com as PM's de alguns de nossos estados.

- O ministro Jobim em uma palestra proferida no Congresso levantou um ponto muito interessante. Os centros de formação de soldados da policia militar focam na formação de soldados de infantaria e não de policiais. Faz sentido?

1 abraço




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#27 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 02, 2016 8:27 pm

Arataca escreveu:Dois pontos, possivelmente bem irrelevantes para a discussão:

- Alguns estados americanos, e eu vi uma vez o da Florida, têm uma policia estadual que chamam de state troopers. Eles são visualmente bem parecidos com as PM's de alguns de nossos estados.
É basicamente uma PRF estadual. Cuida de estradas e alguns locais mais isolados. Algo como as gendarmerie nos países europeus. Larga maioria das cidades americanas são policiadas por departamentos municipais (é só assistir Batman e ver que o prefeito é o chefe do departamento de polícia) e os pequenos condados são policiados pelos departamentos de Sheriff, que é uma figura meio estranha que mistura policial, delegado e promotor de justiça.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8744
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#28 Mensagem por prp » Seg Mai 02, 2016 8:58 pm

Arataca escreveu:Dois pontos, possivelmente bem irrelevantes para a discussão:

- Alguns estados americanos, e eu vi uma vez o da Florida, têm uma policia estadual que chamam de state troopers. Eles são visualmente bem parecidos com as PM's de alguns de nossos estados.

- O ministro Jobim em uma palestra proferida no Congresso levantou um ponto muito interessante. Os centros de formação de soldados da policia militar focam na formação de soldados de infantaria e não de policiais. Faz sentido?

1 abraço
Em alguns estados ainda é assim, os caras ainda se acham uma força militar auxiliar do exército treinada para combater um inimigo.
Mas na maioria dos Estados não é mais, principalmente em Minas e São Paulo.

O que mata essas duas PMs é o que já foi exposto aqui, o ausência do siclo completo. Serão eternamente guardas patrimoniais caríssimos.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8744
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#29 Mensagem por prp » Seg Mai 02, 2016 9:06 pm

henriquejr escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:Muito bem henriquejr, e onde fica a Gendarmerie francesa, os Carabinieri italianos, a Guardia Civil espanhola etc etc etc. Que eu saiba são policia militarizada e não pertencem a Guiné Bissau nem ao Cabo Verde. O interessante é que eu escrevi isto na minha primeira mensagem e você fugiu pela tangente, não a comentando.


Bacchi
Como colega Ziba já explicou, eu não critiquei o sistema militar, que na minha opinião, é muito bom para manter a disciplina e hierarquia nas forças policiais, coisas indispensáveis, mesmo para as policias de modelo civil. Eu critiquei a forma como as polícias brasileiras (exceto a Polícia Federal) são moldadas para trabalhar. É um sistema totalmente ineficiente.
A própria figura do Delegado, nos dias de hoje, é uma aberração. E nenhuma mudança, do atual modelo, avança, por causa deles!
Bem isso. O Balesteri defendia esse modelo, mas foi defenestrado da secretaria por lobi das associações do Oficiais e dos Delegados.




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Desmilitarização das PM's

#30 Mensagem por Wingate » Seg Mai 02, 2016 9:22 pm

Bolovo escreveu:
Arataca escreveu:Dois pontos, possivelmente bem irrelevantes para a discussão:

- Alguns estados americanos, e eu vi uma vez o da Florida, têm uma policia estadual que chamam de state troopers. Eles são visualmente bem parecidos com as PM's de alguns de nossos estados.
É basicamente uma PRF estadual. Cuida de estradas e alguns locais mais isolados. Algo como as gendarmerie nos países europeus. Larga maioria das cidades americanas são policiadas por departamentos municipais (é só assistir Batman e ver que o prefeito é o chefe do departamento de polícia) e os pequenos condados são policiados pelos departamentos de Sheriff, que é uma figura meio estranha que mistura policial, delegado e promotor de justiça.
Observação: O Xerife (ou "Sheriff") é eleito pela população da cidade e está subordinado ao Prefeito.

Wingate




Responder