Desmilitarização das PM's
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: Desmilitarização das PM's
Acho que a ideia de postar este item foi muito boa. Eu pensei que íamos discutir nele os prós e contras do sistema policial brasileiro.
Já vi que isto não vai acontecer.
Não vou perder mais meu tempo.
Bacchi
Já vi que isto não vai acontecer.
Não vou perder mais meu tempo.
Bacchi
- Matheus
- Sênior
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Qual a real vantagem de acabar com a PM? Não consigo ver. Pra mim, a policia civil é muito mais ineficiente q a PM, e não é militarizada. A raiz do problema da segurança pública tem 90% da origem na política e na justiça. Desmilitarização não resolve nada enquanto não mudar o sistema.
- Ckrauslo
- Sênior
- Agradeceu: 209 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Caro Bacchi, sobre esses modelos policiais, podem ter requintes militarizados, mas é um bocado diferente do Brasil, e isso que o Henrique deixou claro na argumentação dele, quando ele diz que sistema igual ao Brasil, existe apenas nos dois países citados por ele.Reginaldo Bacchi escreveu:Muito bem henriquejr, e onde fica a Gendarmerie francesa, os Carabinieri italianos, a Guardia Civil espanhola etc etc etc. Que eu saiba são policia militarizada e não pertencem a Guiné Bissau nem ao Cabo Verde. O interessante é que eu escrevi isto na minha primeira mensagem e você fugiu pela tangente, não a comentando.
Bacchi
Agora nada justifica o tom um tanto quanto rude em sua resposta.
Kept you waiting, huh?
- Wingate
- Sênior
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Nesta discussão, seria interessante observar como funciona a polícia norte-americana.
Digo isso porque vemos, em filmes, os policiais fardados, fazendo policiamento de rua e de trânsito nas cidades e detetives, à paisana, fazendo o trabalho de investigação.
Aparentemente (digo --aparentemente-- pois não conheço o sistema deles em profundidade) o indivíduo entra na corporação e, ao passar para pronto, depois de sua preparação, começa fazendo o serviço de rua, no trânsito ou no patrulhamento a pé ou em viaturas, devidamente uniformizado (e aí vemos a graduação dos policiais até o posto de "sargentos").
A partir daí, por promoção ou por concurso (eles também fazem concursos internos) o indivíduo pode passar então a "tenente" e aí deixa a farda e passa a trabalhar em investigações, nos diversos departamentos (narcóticos, costumes, etc...).
É então um misto de "militar" (fardamentos e hierarquia, no policiamento ostensivo) e "civil" (policiais à paisana, fazendo trabalho de investigação e infiltrados em quadrilhas).
Me parece que a Real Polícia Montada do Canadá adota o mesmo sistema.
Não sei se seria um sistema adequado para o Brasil.
Correções e comentários são bem vindos.
SDS,
Wingate
Digo isso porque vemos, em filmes, os policiais fardados, fazendo policiamento de rua e de trânsito nas cidades e detetives, à paisana, fazendo o trabalho de investigação.
Aparentemente (digo --aparentemente-- pois não conheço o sistema deles em profundidade) o indivíduo entra na corporação e, ao passar para pronto, depois de sua preparação, começa fazendo o serviço de rua, no trânsito ou no patrulhamento a pé ou em viaturas, devidamente uniformizado (e aí vemos a graduação dos policiais até o posto de "sargentos").
A partir daí, por promoção ou por concurso (eles também fazem concursos internos) o indivíduo pode passar então a "tenente" e aí deixa a farda e passa a trabalhar em investigações, nos diversos departamentos (narcóticos, costumes, etc...).
É então um misto de "militar" (fardamentos e hierarquia, no policiamento ostensivo) e "civil" (policiais à paisana, fazendo trabalho de investigação e infiltrados em quadrilhas).
Me parece que a Real Polícia Montada do Canadá adota o mesmo sistema.
Não sei se seria um sistema adequado para o Brasil.
Correções e comentários são bem vindos.
SDS,
Wingate
- Ziba
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 18 vezes
O problema da polícia no Brasil não é esse. O sistema é ruim mas poderia funcionar a contento desde que outras coisas fossem feitas. EUA não dá pra comparar porque lá tem polícia pra tudo quanto é coisa. O nosso problema é corrupção, baixos salários e falta de estrutura, além da intromissão do Executivo. A Polícia deveria ser autônoma, como é a Defensoria e o MP, receber uma verba do Executivo e ter uma maneira de eleger um chefe dentre os próprios policiais.
Enquanto isso não acontecer vamos continuar falando de sistemas e sistemas e o problema permanecerá.
Enquanto isso não acontecer vamos continuar falando de sistemas e sistemas e o problema permanecerá.
- Wingate
- Sênior
Aproveitando o comentário do nobre colega sobre uma possível autonomia da Polícia faço uma pergunta: O Secretário de Segurança do Estado não deveria ser eleito pelo povo, da mesma forma que o são os governadores, prefeitos, deputados, etc...?Ziba escreveu:O problema da polícia no Brasil não é esse. O sistema é ruim mas poderia funcionar a contento desde que outras coisas fossem feitas. EUA não dá pra comparar porque lá tem polícia pra tudo quanto é coisa. O nosso problema é corrupção, baixos salários e falta de estrutura, além da intromissão do Executivo. A Polícia deveria ser autônoma, como é a Defensoria e o MP, receber uma verba do Executivo e ter uma maneira de eleger um chefe dentre os próprios policiais.
Wingate
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
Como colega Ziba já explicou, eu não critiquei o sistema militar, que na minha opinião, é muito bom para manter a disciplina e hierarquia nas forças policiais, coisas indispensáveis, mesmo para as policias de modelo civil. Eu critiquei a forma como as polícias brasileiras (exceto a Polícia Federal) são moldadas para trabalhar. É um sistema totalmente ineficiente.Reginaldo Bacchi escreveu:Muito bem henriquejr, e onde fica a Gendarmerie francesa, os Carabinieri italianos, a Guardia Civil espanhola etc etc etc. Que eu saiba são policia militarizada e não pertencem a Guiné Bissau nem ao Cabo Verde. O interessante é que eu escrevi isto na minha primeira mensagem e você fugiu pela tangente, não a comentando.
Bacchi
A própria figura do Delegado, nos dias de hoje, é uma aberração. E nenhuma mudança, do atual modelo, avança, por causa deles!
.
-
- Avançado
Eu gostei da enquete tb, acho que dei uma explicação bem plausível do pq eu ser contra,,, querem desmilitarizar por ranço, não pq é uma solução, pq solução não é,,, solução é parar com essa conversa de reeducando e recuperando e de perdoar, bla bla bla, blem blem blem; os criminosos RIEM DA CARA DA JUSTIÇA E DO CUMPRIMENTO DAS PENAS. Se a bandidagem não levar isso a sério, a polícia pode ser estelar, podem chamar o Batman ou os Vingadores...
- Matheus
- Sênior
- Agradeceu: 341 vezes
Quem é contra a militarização, normalmente, o é por ranço. Como já foi dito, se desmilitarizar fosse a solução, a PC seria eficiente.Wilton kvalheiro escreveu:Eu gostei da enquete tb, acho que dei uma explicação bem plausível do pq eu ser contra,,, querem desmilitarizar por ranço, não pq é uma solução, pq solução não é,,, solução é parar com essa conversa de reeducando e recuperando e de perdoar, bla bla bla, blem blem blem; os criminosos RIEM DA CARA DA JUSTIÇA E DO CUMPRIMENTO DAS PENAS. Se a bandidagem não levar isso a sério, a polícia pode ser estelar, podem chamar o Batman ou os Vingadores...
-
- Avançado
E acreditem, a hora que desmilitarizar, e os PM´s passarem a responder civilmente, meu amigo......... quero ver quem vai segurar a tropa.Matheus escreveu:Quem é contra a militarização, normalmente, o é por ranço. Como já foi dito, se desmilitarizar fosse a solução, a PC seria eficiente.Wilton kvalheiro escreveu:Eu gostei da enquete tb, acho que dei uma explicação bem plausível do pq eu ser contra,,, querem desmilitarizar por ranço, não pq é uma solução, pq solução não é,,, solução é parar com essa conversa de reeducando e recuperando e de perdoar, bla bla bla, blem blem blem; os criminosos RIEM DA CARA DA JUSTIÇA E DO CUMPRIMENTO DAS PENAS. Se a bandidagem não levar isso a sério, a polícia pode ser estelar, podem chamar o Batman ou os Vingadores...
-
- Intermediário
- Agradeceu: 224 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Dois pontos, possivelmente bem irrelevantes para a discussão:
- Alguns estados americanos, e eu vi uma vez o da Florida, têm uma policia estadual que chamam de state troopers. Eles são visualmente bem parecidos com as PM's de alguns de nossos estados.
- O ministro Jobim em uma palestra proferida no Congresso levantou um ponto muito interessante. Os centros de formação de soldados da policia militar focam na formação de soldados de infantaria e não de policiais. Faz sentido?
1 abraço
- Alguns estados americanos, e eu vi uma vez o da Florida, têm uma policia estadual que chamam de state troopers. Eles são visualmente bem parecidos com as PM's de alguns de nossos estados.
- O ministro Jobim em uma palestra proferida no Congresso levantou um ponto muito interessante. Os centros de formação de soldados da policia militar focam na formação de soldados de infantaria e não de policiais. Faz sentido?
1 abraço
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
É basicamente uma PRF estadual. Cuida de estradas e alguns locais mais isolados. Algo como as gendarmerie nos países europeus. Larga maioria das cidades americanas são policiadas por departamentos municipais (é só assistir Batman e ver que o prefeito é o chefe do departamento de polícia) e os pequenos condados são policiados pelos departamentos de Sheriff, que é uma figura meio estranha que mistura policial, delegado e promotor de justiça.Arataca escreveu:Dois pontos, possivelmente bem irrelevantes para a discussão:
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- prp
- Sênior
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 412 vezes
Em alguns estados ainda é assim, os caras ainda se acham uma força militar auxiliar do exército treinada para combater um inimigo.Arataca escreveu:Dois pontos, possivelmente bem irrelevantes para a discussão:
1 abraço
Mas na maioria dos Estados não é mais, principalmente em Minas e São Paulo.
O que mata essas duas PMs é o que já foi exposto aqui, o ausência do siclo completo. Serão eternamente guardas patrimoniais caríssimos.
- prp
- Sênior
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 412 vezes
Bem isso. O Balesteri defendia esse modelo, mas foi defenestrado da secretaria por lobi das associações do Oficiais e dos Delegados.henriquejr escreveu:Como colega Ziba já explicou, eu não critiquei o sistema militar, que na minha opinião, é muito bom para manter a disciplina e hierarquia nas forças policiais, coisas indispensáveis, mesmo para as policias de modelo civil. Eu critiquei a forma como as polícias brasileiras (exceto a Polícia Federal) são moldadas para trabalhar. É um sistema totalmente ineficiente.Reginaldo Bacchi escreveu:Muito bem henriquejr, e onde fica a Gendarmerie francesa, os Carabinieri italianos, a Guardia Civil espanhola etc etc etc. Que eu saiba são policia militarizada e não pertencem a Guiné Bissau nem ao Cabo Verde. O interessante é que eu escrevi isto na minha primeira mensagem e você fugiu pela tangente, não a comentando.
Bacchi
A própria figura do Delegado, nos dias de hoje, é uma aberração. E nenhuma mudança, do atual modelo, avança, por causa deles!
- Wingate
- Sênior
Observação: O Xerife (ou "Sheriff") é eleito pela população da cidade e está subordinado ao Prefeito.Bolovo escreveu:É basicamente uma PRF estadual. Cuida de estradas e alguns locais mais isolados. Algo como as gendarmerie nos países europeus. Larga maioria das cidades americanas são policiadas por departamentos municipais (é só assistir Batman e ver que o prefeito é o chefe do departamento de polícia) e os pequenos condados são policiados pelos departamentos de Sheriff, que é uma figura meio estranha que mistura policial, delegado e promotor de justiça.Arataca escreveu:Dois pontos, possivelmente bem irrelevantes para a discussão:
Wingate