PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1962
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#946 Mensagem por eligioep » Qui Abr 07, 2016 2:19 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:There are more things in heaven and Earth, Horátio, than are dreamt of in your philosophy!!!

Isto reflete muito bem a minha confusão em relação ao Guarani 6X6!

O que é impressionante é que não encontro uma única palavra na imprensa especializada internacional sobre a questão de espaço interno nos VBTP/VBCI.

Bacchi
Und Bilder auch nicht, Herr Bacchi?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61261
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6570 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#947 Mensagem por Túlio » Qui Abr 07, 2016 2:46 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:There are more things in heaven and Earth, Horátio, than are dreamt of in your philosophy!!!

Isto reflete muito bem a minha confusão em relação ao Guarani 6X6!

O que é impressionante é que não encontro uma única palavra na imprensa especializada internacional sobre a questão de espaço interno nos VBTP/VBCI.

Bacchi
Mestre Bacchi, sem querer me arvorar em "especialista de internet", creio que não se comenta nada simplesmente por ser o padrão atual. Apenas minha opinião, claro.

De resto, alguns comentários sobre as fotos com o que o grande e véio cupincha Elígio nos brindou, e á luz do que vi e experimentei com o Guarani:

FOTO 1 - De fato, brabo de chegar lá sem ser pela escotilha. Isso na posição normal, ou seja, vertical. Tombado (de lado ou com as rodas para cima), há espaço sim. Ademais, mesmo com a escotilha fechada dá para dirigir ereto (quem entrou no Osório sabe que é "posição de Fórmula 1", ou seja, quase deitado).

FOTOS 2 E 3 - Estranhei, fui de passageiro em algumas missões de Treinamento, só para "sentir" o carro. Numa delas fui no banco à direita de quem entra pela porta traseira, em outra no mais à frente (torre Platt); em nenhuma das vezes "bati joelho" com ninguém, mesmo em QT bem esburacado, e notar que não tinha nanico no PELOPES e eu mesmo meço 1,75 , biótipo normal (exceto pelos braços ligeiramente mais longos). Notar que os depósitos de armas ainda estavam só "no esqueleto", ou seja, mesmo contraindicado, só podiam levar Fz (IA-2 LED) na mão, entre as pernas. Não vi (e estava lá profissionalmente, ou seja, observando tudo) um único Fz bater em ninguém. Bancos e cintos confortabilíssimos.

FOTOS 4, 5 E 6 - O sistema de apresilhamento seguro de armas leves (aqueles canos brancos paralelos) me parece igual ao que vi, sem qualquer forma aparente de firmar nada. Na época me foi dito que ainda estavam incompletos (daí o PELOPES ter que levar as armas individuais na mão). Bem aparentes estão os sistemas de extinção de incêndio, tanto automáticos (inclusive os sensores) quanto manuais. Nas fotos 5 e 6 há anteparas metálicas (isolando Mot, Cmt e Atdr do resto da Tropa) que não vi nas VTRs que visitei/andei (e, como não há o "degrau", as fotos são de um Guarani não-Platt). Não entendi a função delas, proteção balística/anti-spall parece difícil, além de atrapalhar (ao menos aparentemente) o desembarque do Cmt do GC.

Por enquanto era isso. Maldita a hora em que não salvei no pendrive as trocentas fotos e alguns filmes do Guarni que fiz na Boca do Monte, daí fritou o HD e...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#948 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Abr 07, 2016 7:30 pm

eligioep escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:There are more things in heaven and Earth, Horátio, than are dreamt of in your philosophy!!!

Isto reflete muito bem a minha confusão em relação ao Guarani 6X6!

O que é impressionante é que não encontro uma única palavra na imprensa especializada internacional sobre a questão de espaço interno nos VBTP/VBCI.

Bacchi
Und Bilder auch nicht, Herr Bacchi?
Nada com a profundidade abrangência das que você mandou.

Sinceramente, estou confuso!!!

Fiquei mais confuso ainda quando vi as fotografias dos 8X8 e Braddleys, parecendo caminhões de mudança, que o bolovo postou!!!

Bacchi




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1962
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#949 Mensagem por eligioep » Ter Abr 12, 2016 2:07 pm

Kaiser Konrad hoje no CIBld ..... quando o DB virá?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37457
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#950 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 12, 2016 5:26 pm

eligioep escreveu:Kaiser Konrad hoje no CIBld ..... quando o DB virá?
well... me pagando a passagem, um copo de chocolate quente e três dias na serra gaúcha, eu até posso pensar em ver como é que está a minha agenda aqui para ver se encontro um tempinho para mais este compromisso. :mrgreen: 8-]

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1962
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 341 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#951 Mensagem por eligioep » Qua Abr 13, 2016 9:37 am

FCarvalho escreveu:
eligioep escreveu:Kaiser Konrad hoje no CIBld ..... quando o DB virá?
well... me pagando a passagem, um copo de chocolate quente e três dias na serra gaúcha, eu até posso pensar em ver como é que está a minha agenda aqui para ver se encontro um tempinho para mais este compromisso. :mrgreen: 8-]

abs.

............ :oops: [002]




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#952 Mensagem por Lord Nauta » Sex Abr 15, 2016 6:58 pm

O 8x8 vai ficar para bem depois. O EB realizara uma ampla modernização dos EE-9. :wink:




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#953 Mensagem por gabriel219 » Sex Abr 15, 2016 8:58 pm

Elígio ou Coronel Jauro, poderiam me esclarecer algo? Ultimamente tenho ouvido de Militares da 3ª Bda de Infantaria Motorizada, que agora o 36ª Btl se transformou em Mecanizado, de que o Esq Cav Mec (deve ser transformado em Reg no futuro) apenas contará com viaturas 8x8, VBR e VBTP\VBCI, PROVAVELMENTE um Guarani 6x6 esticado, como é possível no seu projeto.

Está sabendo algo sobre isso? Eu ouvi algo parecido a muito tempo, no 14ª Esq daqui de Pernambuco (10ª Bda), mas agora que irão transformar em Bda Lv, não escutei mais nada, mas agora ouvi isso no Esq da 3a.

Abs




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#954 Mensagem por jauro » Sáb Abr 16, 2016 4:39 pm

Por enquanto a única coisa que sei é que o 36º BIMtz transformar-se-á em Mec, ainda não o é. Só o será quando publicar no Boletim o Decreto de Transformação . Quanto ao restante são os caminhos por onde passam os sonhos da nova mecanização.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#955 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 17, 2016 2:54 pm

jauro escreveu:Por enquanto a única coisa que sei é que o 36º BIMtz transformar-se-á em Mec, ainda não o é. Só o será quando publicar no Boletim o Decreto de Transformação . Quanto ao restante são os caminhos por onde passam os sonhos da nova mecanização.
O meu amigo, que estudou comigo quando criança, é da 3ª Cia e disse que o Batalhão já atua como Batalhão mecanizado, só esperando as demais viaturas, salvo engano lá há por volta de 15 viaturas.

Abs




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#956 Mensagem por jauro » Seg Abr 18, 2016 5:18 pm

gabriel219 escreveu:
jauro escreveu:Por enquanto a única coisa que sei é que o 36º BIMtz transformar-se-á em Mec, ainda não o é. Só o será quando publicar no Boletim o Decreto de Transformação . Quanto ao restante são os caminhos por onde passam os sonhos da nova mecanização.
O meu amigo, que estudou comigo quando criança, é da 3ª Cia e disse que o Batalhão já atua como Batalhão mecanizado, só esperando as demais viaturas, salvo engano lá há por volta de 15 viaturas.

Abs
Então é isso aí. 01 Cia é Mec, em experimentação e 03 são Mtz.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#957 Mensagem por BrasilPotência » Seg Abr 18, 2016 5:39 pm

GUARANI
A produção do Guarani, outro blindado para transporte de tropas, está temporariamente suspensa devido à falta de pagamento dos blindados já produzidos pela fabricante, que se acumulam nos corredores externos da fábrica.

http://www.motorpress.com.br/transporte ... brasileiro




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#958 Mensagem por gabriel219 » Seg Abr 18, 2016 9:24 pm

jauro escreveu:
gabriel219 escreveu: O meu amigo, que estudou comigo quando criança, é da 3ª Cia e disse que o Batalhão já atua como Batalhão mecanizado, só esperando as demais viaturas, salvo engano lá há por volta de 15 viaturas.

Abs
Então é isso aí. 01 Cia é Mec, em experimentação e 03 são Mtz.
Uma ótima decisão a 3ª ter virado Mec, concentrar tudo no centro não dá, tem que ter no Nordeste e Centro-oeste.




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#959 Mensagem por ciclope » Ter Abr 19, 2016 7:35 pm

Infelizmente vemos uma classe politica acostumada a comprar tudo pronto ou pior a alugar para uso imediato como os carros de policia e ambulâncias brasil afora do que desenvolver e construir.
Se continuar assim e melhor virar comprador de prateleira de vez novamente que estaríamos melhor.




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1917
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 815 vezes
Contato:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#960 Mensagem por arcanjo » Qua Jun 15, 2016 7:18 pm

Eurosatory 2016: Oto Melara conversa com empresas brasileiras
Por Tecnodefesa - jun 15, 2016

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2016/06/RVC_8112-696x462.jpg
O chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, general-de-Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, durante visita ao estande da ARES, com Gianfranco Pazienza, presidente da Oto Melara do Brasil.

O anúncio da parceria entre ARES, Oto Melara e Imbel, com vistas à promoção da torre HITFACT (ver T&D 145) teve novos lances revelados pela reportagem de T&D durante a Eurosatory 2016.

A torre, oferecida ao Exercito Brasileiro para equipar o futuro VBR-MR 8×8, novo veiculo da familia IVECO Guarani em desenvolvimento, pode receber dois tipos de tubo, nos calibres 105 mm (peso total de 5.100 Kg) ou 120 mm (5.800 Kg). Tripulada por três militares, oferece baixa forca de recuo no disparo e protecao adequada para os tripulantes, obtida com o emprego de avancados materiais compostos, placas de aco e alumínio balístico especial. A preferência do Exército Brasileiro é pelo tubo de 105mm.

No estande da ARES, T&D conversou com Gianfranco Pazienza, president da Oto Melara do Brasil, que acrescentou novas informacoes sobre a oferta “Acreditamos que a HITFACT atenda plenamente aos requisitos colocados pelo Exército Brasileiro, pois trata-se de um produto consagrado, utilizado em mais de 500 carros blindados e com experiência de combate adquirida em teatros tão dispares como o Afeganistão, Somália, Bosnia-Herzegovina, Kosovo, Líbano e Iraque”, afirmou.

Sobre a produção da HITFAC localmente, caso seja adotada para o VBR-MR 8×8, Gianfranco acrescentou; “Estamos muito confiantes na nossa proposta, que inclui a produção da HITFACT no Brasil. Inicialmente, até como forma de transferir know-how, a torre devera ser montada apenas (CKW), isso com relação aos primeiros exemplares. Com a gradual qualificação de empresas brasileiras subcontratadas, a produção e integração da HITFACT devera ser toda executada no Brasil. Nós já começamos a conversar com algumas, especialmente no Estado de Minas Gerais. A cidade de Contagem, que possui um parque industrial com o perfil necessário, pode oferecer a capacitação em usinagem de precisão, metalurgia avançada e outras qualificações técnicas demandadas pelo produto. A proximidade de Contagem com Sete Lagoas, onde fica a fábrica da IVECO Veículos de Defesa, local onde o 8×8 será produzido, é outro diferencial competitivo da cidade mineira. Obviamente, outras empresas em outras cidades estão sendo avaliadas também”. conclui Pazienza.

Roberto Caiafa
enviado a Paris


http://tecnodefesa.com.br/eurosatory-20 ... asileiras/

abs.

arcanjo




Responder