Super Tucano News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: Super Tucano News
A questão ai é o custo, um turboélice é muito mais barato de voar que o A-10 ou F-16.
Mas discutem muito esse A-29 vs OV-10, e o Predator?
Mas discutem muito esse A-29 vs OV-10, e o Predator?
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: Super Tucano News
A questão é: O A-10 é muito eficiente, mas foi pensado na época para um confronto de maior intensidade, onde tinha que atacar blindados pesados. Hoje, o que mais se depara é com caminhonetes com uma metralhadora na caçamba. E Pra isso o ST Sobra. Pra qualquer coisa mais, manda Hellfire neles.
Há aquela regra dos 10 minutos, em que nenhuma unidade terrestre está há mais de 10 minutos do apoio aéreo. Mas em tese isso não acontece, com a baixa disponibilidade do A-10 e a necessidade de usar pistas convencionais. O ST muda esse cenário. Pode pousar em pistas despreparadas bem mais próximos dos combatentes, ser armado e voltar ao campo de batalha.
Abraços
Há aquela regra dos 10 minutos, em que nenhuma unidade terrestre está há mais de 10 minutos do apoio aéreo. Mas em tese isso não acontece, com a baixa disponibilidade do A-10 e a necessidade de usar pistas convencionais. O ST muda esse cenário. Pode pousar em pistas despreparadas bem mais próximos dos combatentes, ser armado e voltar ao campo de batalha.
Abraços
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: Super Tucano News
Olá camaradas, confesso que a polivalência do projeto do BRONCO é de impressionar, essa porta traseira e esses 09 "cabides",vejam o vídeo:
ADSUMUS
ADSUMUS
- Wingate
- Sênior
- Mensagens: 5130
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
- Localização: Crato/CE
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Re: Super Tucano News
Essa versátil aeronave foi muito utilizada em operações promovidas pela CIA no Laos e no Camboja, durante a Guerra do Vietnã.ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, confesso que a polivalência do projeto do BRONCO é de impressionar, essa porta traseira e esses 09 "cabides",vejam o vídeo:
ADSUMUS
Wingate
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: Super Tucano News
Olha o que inventaram na época, uma metralhadora de 20mm com um grande giro e que pode proporcionar que a aeronave circule a área de apoio de fogo e não tenha que interromper esse apoio; imagine hoje com o remotamente controlado?
ADSUMUS
ADSUMUS
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Super Tucano News
Foi usada praticamente no mundo todo ...Wingate escreveu:Essa versátil aeronave foi muito utilizada em operações promovidas pela CIA no Laos e no Camboja, durante a Guerra do Vietnã.ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, confesso que a polivalência do projeto do BRONCO é de impressionar, essa porta traseira e esses 09 "cabides",vejam o vídeo:
ADSUMUS
Wingate
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39436
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1136 vezes
- Agradeceram: 2838 vezes
Re: Super Tucano News
ABULDOG74 escreveu:Olha o que inventaram na época, uma metralhadora de 20mm com um grande giro e que pode proporcionar que a aeronave circule a área de apoio de fogo e não tenha que interromper esse apoio; imagine hoje com o remotamente controlado?
ADSUMUS
- talharim
- Sênior
- Mensagens: 9831
- Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
- Localização: Santos-SP
- Agradeceram: 212 vezes
Re: Super Tucano News
O Imperio Portugues deveria comprar uns 800 Super Tucanos para conseguir retomar suas ex-colônias Africanas .
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39436
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1136 vezes
- Agradeceram: 2838 vezes
Re: Super Tucano News
Não podemos, Portugal é deles (Angola). A patroa não ia gostar nada disso!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_dos_Santos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_dos_Santos
- Wingate
- Sênior
- Mensagens: 5130
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
- Localização: Crato/CE
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Re: Super Tucano News
Esquadrilha da Fumaça emociona na primeira demonstração internacional com o A-29
http://www.defesanet.com.br/fidae/notic ... om-o-A-29/
Ten Emille Cândido e Ten Flávia Cocate
Juan, de 5 anos, veio para a FIDAE 2016 preparado. Lanche na mochila e binóculos na mão, procurou o melhor lugar para acompanhar o show aéreo e, com a mãe, os tios e os irmãos, ouviu o primeiro “Fumaça... Já” internacional da Esquadrilha da Fumaça em três anos.
Essa era uma informação que o Juan não tinha. Ou até que o nome daquela aeronave era A-29 Super Tucano. Para ele, outros detalhes eram mais interessantes. “Os binóculos são muito importantes. Preciso ver melhor os aviões. Há sempre um que fica sumindo e volta rápido passando no meio dos outros”, comenta Juan antes de ‘sacar una foto’, descrevendo o que na verdade seria a manobra “castelo”.
Sobre a demonstração e o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), o Júlio Tavares, brasileiro aposentado que mora no Chile há 23 anos, já sabia mais um pouco. “Não consigo assistir a Esquadrilha da Fumaça desde que era moço em São Paulo. Mas sei que ficaram um tempo sem apresentações porque estavam passando pela adaptação para a nova aeronave”. O Júlio está certo. Foram dois anos de treinamentos, até a estréia em 2015. “Eu fico emocionado porque, no final das contas, sempre serei brasileiro e é um orgulho ver essas cores serem tão bem representadas”, confessou Júlio.
“É por emoções como essa, por esse efeito no público que nos assiste, especialmente as crianças, e pelo nosso Brasil - país que representamos - que atuamos sempre com compromisso e amor pelo que fazemos”, afirma o #5 Major Aviador Daniel Garcia Pereira.
O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Líbero Onoda Luiz Caldas, complementa: “Em ações internacionais, a Esquadrilha da Fumaça leva mais que o nome da Força Aérea Brasileira, leva o nome do Brasil para outras nações. É um orgulho carregar essa responsabilidade com profissionalismo e excelência”.
Mesmo com essas reações, talvez outras informações comumente exigidas em uma matéria jornalística, também caibam aqui: Quando? Neste sábado (02). Onde? Em Santiago, no Chile, durante a FIDAE, maior evento de aviação da América Latina. Por quê? Para ultrapassar barreiras, carregar o nome do Brasil e marcar a história do Juan, do Júlio, dos pilotos e mecânicos da Esquadrilha da Fumaça e das milhares de pessoas que também acompanharam a demonstração. Inclusive a pequena Rafaela, de 7 anos, que, garante: “quero ser piloto”.
Demonstração
A demonstração realizada em Santiago foi especialmente desenvolvida para a FIDAE. Por cerca de 25 minutos, mais de 30 manobras foram apresentadas ao público, além de ter contado com uma trilha sonora exclusiva e locução em espanhol.
Neste sábado, a meteorologia, que parecia que não iria ajudar, melhorou pouco antes do início da demonstração da Esquadrilha da Fumaça no final da tarde. Com isso, a fumaça ficou melhor marcada no céu, facilitando a visualização das manobras e, inclusive, do “FIDAE 2016” escrito durante a apresentação. Uma das maiores atrações, porém, é o próprio A-29 Super Tucano, que carrega as cores fortes da Bandeira Nacional e encanta especialmente o público infantil.
Robusto e eficiente, o A-29 - fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) - é ainda empregado pela Força Aérea Brasileira (FAB) no cumprimento de missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e na formação de líderes da aviação de caça. A aeronave turboélice incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos e foi concebida para atender aos requisitos operacionais da Força para uma aeronave de ataque tático. Mais de 10 países já possuem o Super Tucano, entre eles, Estados Unidos, Angola, Colômbia e Chile.
Tenente-Coronel Caldas realiza primeira demonstração no Comando da Fumaça
A estreia do líder da Esquadrilha da Fumaça não teria como ser realizada em um cenário melhor. Na maior feira civil e militar da América Latina e do hemisfério sul, a FIDAE, o Tenente-Coronel Líbero Onoda Caldas voou, pela primeira vez, como líder em uma demonstração do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) para um público estimado de 50 mil pessoas de todo o mundo. A apresentação, com cerca de 30 minutos de acrobacias aéreas, aconteceu na tarde deste sábado, dia 2 de abril, em Santiago, no Chile.
Antes desse momento histórico, ele também liderou as aeronaves da Fumaça em um voo que ocorreu junto com os Halcones, a Esquadrilha acrobática da Força Aérea do Chile, no dia primeiro de abril. Completando 100.000 horas de voo com aeronaves brasileiras, T-27 Tucano e A-29 super Tucano, a Fumaça teve o privilégio de comemorar sua marca histórica ao lado desta outra importante esquadrilha da América do Sul, os Halcones, cuja amizade entre ambas as Forças Aéreas, Brasil e Chile, já existe há anos.
Antes de assumir a liderança a partir desse ano de 2016, o Tenen te-Coronel Caldas já fez parte da Esquadrilha da Fumaça como piloto números 6 e 7. Ele tem 5400 horas de de voo, entre o EDA e outras unidades pelas quais passou, e já teve a oportunidade de participar por três vezes da FIDAE em seu tempo de piloto da Fumaça.
Agora como líder, ele destaca a importância do momento de sua estréia. “O aviador para por vários momentos marcantes durante a carreira, como o primeiro voo solo. A primeira demonstração na Esquadrilha da Fumaça como Comandante é um desses momentos. Ainda mais, a maior sensação é de realização, um momento de mostrar de fato tudo o que tanto treinamos para fazer com excelência”, relata.
Segundo ele, este é só o começo e são muitos os planos para o futuro da Fumaça. “Acabamos o processo de implantação, mas estamos consolidando o emprego da aeronave. Precisamos retomar o ritmo de demonstrações e, ano que vem, buscar sequências novas e manobras específicas para o A-29”, promete.
---------------------
Wingate
http://www.defesanet.com.br/fidae/notic ... om-o-A-29/
Ten Emille Cândido e Ten Flávia Cocate
Juan, de 5 anos, veio para a FIDAE 2016 preparado. Lanche na mochila e binóculos na mão, procurou o melhor lugar para acompanhar o show aéreo e, com a mãe, os tios e os irmãos, ouviu o primeiro “Fumaça... Já” internacional da Esquadrilha da Fumaça em três anos.
Essa era uma informação que o Juan não tinha. Ou até que o nome daquela aeronave era A-29 Super Tucano. Para ele, outros detalhes eram mais interessantes. “Os binóculos são muito importantes. Preciso ver melhor os aviões. Há sempre um que fica sumindo e volta rápido passando no meio dos outros”, comenta Juan antes de ‘sacar una foto’, descrevendo o que na verdade seria a manobra “castelo”.
Sobre a demonstração e o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), o Júlio Tavares, brasileiro aposentado que mora no Chile há 23 anos, já sabia mais um pouco. “Não consigo assistir a Esquadrilha da Fumaça desde que era moço em São Paulo. Mas sei que ficaram um tempo sem apresentações porque estavam passando pela adaptação para a nova aeronave”. O Júlio está certo. Foram dois anos de treinamentos, até a estréia em 2015. “Eu fico emocionado porque, no final das contas, sempre serei brasileiro e é um orgulho ver essas cores serem tão bem representadas”, confessou Júlio.
“É por emoções como essa, por esse efeito no público que nos assiste, especialmente as crianças, e pelo nosso Brasil - país que representamos - que atuamos sempre com compromisso e amor pelo que fazemos”, afirma o #5 Major Aviador Daniel Garcia Pereira.
O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Líbero Onoda Luiz Caldas, complementa: “Em ações internacionais, a Esquadrilha da Fumaça leva mais que o nome da Força Aérea Brasileira, leva o nome do Brasil para outras nações. É um orgulho carregar essa responsabilidade com profissionalismo e excelência”.
Mesmo com essas reações, talvez outras informações comumente exigidas em uma matéria jornalística, também caibam aqui: Quando? Neste sábado (02). Onde? Em Santiago, no Chile, durante a FIDAE, maior evento de aviação da América Latina. Por quê? Para ultrapassar barreiras, carregar o nome do Brasil e marcar a história do Juan, do Júlio, dos pilotos e mecânicos da Esquadrilha da Fumaça e das milhares de pessoas que também acompanharam a demonstração. Inclusive a pequena Rafaela, de 7 anos, que, garante: “quero ser piloto”.
Demonstração
A demonstração realizada em Santiago foi especialmente desenvolvida para a FIDAE. Por cerca de 25 minutos, mais de 30 manobras foram apresentadas ao público, além de ter contado com uma trilha sonora exclusiva e locução em espanhol.
Neste sábado, a meteorologia, que parecia que não iria ajudar, melhorou pouco antes do início da demonstração da Esquadrilha da Fumaça no final da tarde. Com isso, a fumaça ficou melhor marcada no céu, facilitando a visualização das manobras e, inclusive, do “FIDAE 2016” escrito durante a apresentação. Uma das maiores atrações, porém, é o próprio A-29 Super Tucano, que carrega as cores fortes da Bandeira Nacional e encanta especialmente o público infantil.
Robusto e eficiente, o A-29 - fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) - é ainda empregado pela Força Aérea Brasileira (FAB) no cumprimento de missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e na formação de líderes da aviação de caça. A aeronave turboélice incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos e foi concebida para atender aos requisitos operacionais da Força para uma aeronave de ataque tático. Mais de 10 países já possuem o Super Tucano, entre eles, Estados Unidos, Angola, Colômbia e Chile.
Tenente-Coronel Caldas realiza primeira demonstração no Comando da Fumaça
A estreia do líder da Esquadrilha da Fumaça não teria como ser realizada em um cenário melhor. Na maior feira civil e militar da América Latina e do hemisfério sul, a FIDAE, o Tenente-Coronel Líbero Onoda Caldas voou, pela primeira vez, como líder em uma demonstração do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) para um público estimado de 50 mil pessoas de todo o mundo. A apresentação, com cerca de 30 minutos de acrobacias aéreas, aconteceu na tarde deste sábado, dia 2 de abril, em Santiago, no Chile.
Antes desse momento histórico, ele também liderou as aeronaves da Fumaça em um voo que ocorreu junto com os Halcones, a Esquadrilha acrobática da Força Aérea do Chile, no dia primeiro de abril. Completando 100.000 horas de voo com aeronaves brasileiras, T-27 Tucano e A-29 super Tucano, a Fumaça teve o privilégio de comemorar sua marca histórica ao lado desta outra importante esquadrilha da América do Sul, os Halcones, cuja amizade entre ambas as Forças Aéreas, Brasil e Chile, já existe há anos.
Antes de assumir a liderança a partir desse ano de 2016, o Tenen te-Coronel Caldas já fez parte da Esquadrilha da Fumaça como piloto números 6 e 7. Ele tem 5400 horas de de voo, entre o EDA e outras unidades pelas quais passou, e já teve a oportunidade de participar por três vezes da FIDAE em seu tempo de piloto da Fumaça.
Agora como líder, ele destaca a importância do momento de sua estréia. “O aviador para por vários momentos marcantes durante a carreira, como o primeiro voo solo. A primeira demonstração na Esquadrilha da Fumaça como Comandante é um desses momentos. Ainda mais, a maior sensação é de realização, um momento de mostrar de fato tudo o que tanto treinamos para fazer com excelência”, relata.
Segundo ele, este é só o começo e são muitos os planos para o futuro da Fumaça. “Acabamos o processo de implantação, mas estamos consolidando o emprego da aeronave. Precisamos retomar o ritmo de demonstrações e, ano que vem, buscar sequências novas e manobras específicas para o A-29”, promete.
---------------------
Wingate
- hotm
- Avançado
- Mensagens: 439
- Registrado em: Qui Fev 22, 2007 2:56 pm
- Agradeceu: 23 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Super Tucano News
Muito bom post eu gostava de comentar mais "cabeça de martelo". XDDD
mas sou engenheiro numa empresa dela
mas sou engenheiro numa empresa dela
- jeanscofield
- Avançado
- Mensagens: 395
- Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
- Agradeceu: 70 vezes
- Agradeceram: 36 vezes
Re: Super Tucano News
Afghan A-29s conduct strikes in northeastern province of Badakhshan
http://www.janes.com/article/59586/afgh ... badakhshan
http://www.janes.com/article/59586/afgh ... badakhshan
- Wingate
- Sênior
- Mensagens: 5130
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
- Localização: Crato/CE
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Re: Super Tucano News
Notícia já postada por colega mas segue um texto em português.
Wingate
SUPER TUCANO ENTRA EM COMBATE NO AFEGANISTÃO
Aeronave de ataque ao solo da Embraer bombardeou posições insurgentes, afirma site
http://airway.uol.com.br/super-tucano-e ... eganistao/
Wingate
SUPER TUCANO ENTRA EM COMBATE NO AFEGANISTÃO
Aeronave de ataque ao solo da Embraer bombardeou posições insurgentes, afirma site
http://airway.uol.com.br/super-tucano-e ... eganistao/
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: Super Tucano News
Ataques de A-29 da Força Aérea Afegã matam comandantes insurgentes
Missões de aeronaves A-29 Super Tucano foram realizadas à noite, no nordeste do Afeganistão, segundo reportagem do IHS Jane’s
Na segunda-feira, 18 de abril, o site IHS Jane’s publicou reportagem sobre ataques aéreos realizados por aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã, contra alvos insurgentes na província de Badakhshan, no nordeste do Afeganistão.
Diversas fontes informaram ao IHS Jane’s que os ataques, realizados em 15 de abril a partir de Kabul, marcaram a primeira missão de combate confirmada do Super Tucano no Afeganistão.
Três comandantes insurgentes morreram – Foram três ataques realizados à noite no vale Khostak, no distrito de Jurm, um dos principais pontos fortes de insurgentes na região, e que tiveram como resultado a morte de três dos comandantes insurgentes, dois locais e um natural do Tajiquistão. No ataque a este último, toda a família foi morta, num total de 12 pessoas, segundo fonte do Exército Nacional Afegão.
Ainda segundo o IHS Jane’s, uma fonte diplomática com familiaridade com assuntos da Força Aérea Afegã afirmou que os alvos foram atingidos com sucesso pelo A-29, que utilizou bombas para atacá-los.
Os alvos foram designados por coordenadas fornecidas por plataformas ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento) não especificadas pela fonte. No momento, oito aeronaves A-29 Super Tucano estão em serviço no Afeganistão, recebidas nos primeiros meses deste ano, e em 2018 deverá ser finalizada a entrega de todos os 20 exemplares encomendados.
http://www.aereo.jor.br/2016/04/19/ataq ... surgentes/
Missões de aeronaves A-29 Super Tucano foram realizadas à noite, no nordeste do Afeganistão, segundo reportagem do IHS Jane’s
Na segunda-feira, 18 de abril, o site IHS Jane’s publicou reportagem sobre ataques aéreos realizados por aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã, contra alvos insurgentes na província de Badakhshan, no nordeste do Afeganistão.
Diversas fontes informaram ao IHS Jane’s que os ataques, realizados em 15 de abril a partir de Kabul, marcaram a primeira missão de combate confirmada do Super Tucano no Afeganistão.
Três comandantes insurgentes morreram – Foram três ataques realizados à noite no vale Khostak, no distrito de Jurm, um dos principais pontos fortes de insurgentes na região, e que tiveram como resultado a morte de três dos comandantes insurgentes, dois locais e um natural do Tajiquistão. No ataque a este último, toda a família foi morta, num total de 12 pessoas, segundo fonte do Exército Nacional Afegão.
Ainda segundo o IHS Jane’s, uma fonte diplomática com familiaridade com assuntos da Força Aérea Afegã afirmou que os alvos foram atingidos com sucesso pelo A-29, que utilizou bombas para atacá-los.
Os alvos foram designados por coordenadas fornecidas por plataformas ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento) não especificadas pela fonte. No momento, oito aeronaves A-29 Super Tucano estão em serviço no Afeganistão, recebidas nos primeiros meses deste ano, e em 2018 deverá ser finalizada a entrega de todos os 20 exemplares encomendados.
http://www.aereo.jor.br/2016/04/19/ataq ... surgentes/
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”