NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6824
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 792 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8266 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Fev 19, 2016 7:16 pm

Essa história é bem mais engraçada do que eu pensava. Merece virar filme.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
V.Soares
Júnior
Júnior
Mensagens: 79
Registrado em: Sáb Jul 17, 2010 1:36 pm
Agradeceu: 3 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8267 Mensagem por V.Soares » Dom Mar 13, 2016 12:15 pm

Vejam só!


Brasileiros criam material para camuflagem ativa

Com informações da USP - 10/03/2016

Brasileiros criam material para camuflagem ativa
É a primeira vez que se consegue fabricar materiais eletrocrômicos fora da faixa do azul. [Imagem: Agnieszka Maule/Agência USP]



Camuflagem ativa

Pesquisadores da USP desenvolveram uma nova tecnologia de materiais que mudam de cor, o que os torna adequados para camuflagens ativas, adaptando-se às cores do ambiente externo.

"Nós pensamos que ele poderá ser construído no formato de uma manta ou placa flexível ou mesmo tela para ser colocada sobre veículos ou tanques de guerra, ou outros equipamentos, com o intuito de camuflá-los", explica a professora Agnieszka Joanna Pawlicka Maule, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

O projeto está em processo de patenteamento no Brasil e na Comunidade Europeia. "Já fomos procurados por uma indústria militar da Europa que se interessou pelo dispositivo camaleão," conta Agnieszka.

Material camaleão

Dispositivos eletrocrômicos têm sido propostos para uso em várias aplicações, como janelas de edifícios e retrovisores de carros.

Eles podem ser fabricados a partir de vários materiais, de moléculas orgânicas a géis poliméricos e filmes finos cerâmicos.

Apesar de toda essa versatilidade e de já existirem diversas utilizações práticas, as cores sempre ficam na faixa do azul, o que pode não ser adequado para todas as aplicações.

A inovação da equipe da professora Agnieszka foi desenvolver um material eletrocrômico "camaleão", que muda de cor do verde ao amarelo, em diversas tonalidades. Essas cores fizeram a equipe pensar nos veículos militares, já que elas são adequadas para a camuflagem em ambientes como deserto, selva, terra ou montanhas rochosas.

Brasileiros criam material para camuflagem ativa

A versatilidade do material permite vislumbrar vários modos de aplicação. [Imagem: Agnieszka Maule/Agência USP]

Materiais eletrocrômicos

Os dispositivos eletrocrômicos são compostos por sete camadas: vidro, material condutor transparente (carga positiva), reservatórios de íons, eletrólito, filme eletrocrômico (que muda de cor), condutor transparente (carga negativa) e vidro. "Essas camadas são muito finas, quase imperceptíveis e, por serem transparentes, parecem vidro comum. Portanto, quando dispositivos eletrocrômicos são instalados em janelas é difícil distingui-las das outras," exemplifica a pesquisadora.

Seu funcionamento lembra uma bateria: são dois pólos elétricos com um eletrólito (condutor elétrico) no meio que, ao receber uma corrente elétrica, e dependendo da polaridade (positiva ou negativa), pode ficar colorido, descolorido ou transparente. Ou seja, é possível ligar e desligar as cores atuando eletricamente sobre o eletrólito.

A ideia é que o dispositivo camaleão seja composto por dezenas de "janelas", semelhantes aos píxeis de uma tela, embora maiores, e que poderão ser comandadas individualmente para a mudança de cores, lembrando o padrão das roupas camufladas.

Primeiro, uma máquina fotográfica tirará fotos do local. As imagens serão enviadas para um computador que as transformará em padrões de cores e depois em números. Esses números serão transformados em potencial elétrico e enviados para os píxeis, que vão modular as próprias cores de acordo com as do ambiente.

Obtendo financiamento, eventualmente da indústria, a equipe planeja construir um protótipo, na forma de uma manta flexível ou placa.


http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... uV_d01wW1s




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6824
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 792 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8268 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Mar 13, 2016 9:38 pm

V.Soares escreveu: O projeto está em processo de patenteamento no Brasil e na Comunidade Europeia. "Já fomos procurados por uma indústria militar da Europa que se interessou pelo dispositivo camaleão," conta Agnieszka.
Acho que a SAAB tava trabalhando numa superfície com um material desse tipo num protópito do CV90. Deve ser tal empresa européia que procurou eles.

EDIT: é a BAE Systems





I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8269 Mensagem por Tikuna » Dom Mar 13, 2016 11:10 pm

Fábio Machado escreveu: Agora sim essa história foi esclarecida. Parabéns ao Defesanet por não cair no jornalismo barato baseado em fofocas.
Será que o nome dele é Saltanov mesmo? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37868
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5702 vezes
Agradeceram: 3255 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8270 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 14, 2016 7:50 pm

Lastimavel que ate quando a P&D nacional produz alguma coisa que nos (deveria) interessar a industria nacional ou as ffaa`s, que leva primeiro e uma empresa estrangeira. Ai daqui a nao sei quantos anos, vamos nos atras de comprar algo para um novissimo CC nacional la fora. E justamente de alguem que veio aqui e comprou a ideia de nos mesmos.

Tem coisas que realmente nao tem jeito.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39445
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1136 vezes
Agradeceram: 2843 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8271 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mar 18, 2016 11:33 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61447
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6294 vezes
Agradeceram: 6645 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#8272 Mensagem por Túlio » Qui Mar 31, 2016 12:46 pm

IACIT APRESENTA SISTEMA DE CONTRAMEDIDA ELETRÔNICA PARA SEGURANÇA PÚBLICA

O sistema, também chamado de JAMMER, poderá ser usado para bloquear drones, celulares, rádios, entre outros sinais de radiofrequencia

Interferir ou mesmo bloquear diferentes sinais de radiofrequência (RF) pode ser uma importante estratégia de defesa e segurança. Pensando nisso, a IACIT, empresa brasileira com atuação consolidada no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia nas áreas de segurança, defesa, navegação aérea, redes integradas e meteorologia, desenvolveu uma sofisticada família de sistemas de contramedida eletrônica batizada de SCE0100. O sistema será um dos destaques da empresa na FIDAE 2016 (Feira Internacional do Ar e Espaço), que acontece entre 29 de março e 03 de abril em Santiago no Chile. Presente no Pavilhão Brasil (F), coordenado pela ABIMDE e com apoio da APEX-Brasil.

O SCE0100, também chamado de JAMMER, possui configurações específicas para o bloqueio ou interferência de sinais de drones, celulares, rádios, dispositivo explosivo controlado por rádio (RCIED) e outros sistemas que utilizam sinais de RF para comunicação. Além desse diferencial, o sistema é embarcado em um gabinete robusto e portátil, podendo ser operado em qualquer local para o bloqueio de diferentes sinais de RF.

Segundo Luiz Teixeira, presidente da IACIT, a configuração do sistema é vinculada com a potência e faixa de frequência da operação, de acordo com a missão a ser realizada. Ele explica que, independentemente dos modelos de bloqueio (para drones, celulares ou RCIED), o JAMMER da IACIT é composto por canais independentes, capazes de operar simultaneamente, sem a necessidade de "saltar" entre bandas. Cada canal tem a capacidade de varrer rapidamente ao longo de uma banda, a fim de garantir a potência máxima em cada uma das frequências usadas.

Com aplicação dual, o JAMMER SCE0100 da IACIT pode ser usado em diversas situações, como proteção de estabelecimentos governamentais e militares, refinarias de petróleo e gás, prisões e centros de detenção, grandes eventos, comboios e controle fronteiriço, entre outras. Devido à expansão do uso de drones em diversas situações, o equipamento da IACIT surge para suprir um mercado vulnerável pela ação de bandidos, espiões e até mesmo terroristas."O sistema SCE0100 tem emprego dual, podendo ser utilizado tanto para a área militar quanto civil. Imaginamos que os potenciais clientes estejam nas forças armadas, segurança pública, polícias civil, militar e federal e no setor privado, com as firmas de segurança privada, empresas e bancos", destaca Teixeira.

O desenvolvimento do novo equipamento envolveu uma equipe de cerca de 30 profissionais durante os últimos 12 meses. O JAMMER 100% nacional deve atender não só ao mercado interno, mas também deve ser um grande aliado de potências internacionais no combate a crimes. O sistema moderno e sofisticado permite oferecer soluções independentes ou integradas, com o uso de câmeras, sensores acústicos e radares para combater o ataque de drones, por exemplo.

Com a nova família de jammers, a IACIT busca intensificar sua participação junto à segurança pública e militar, oferecendo soluções tecnológicas integradas. Os novos equipamentos SCE0100 somam-se às soluções integradas já existentes no portfólio da companhia, entre eles sistemas eletro-ópticos e de segurança eletrônica patrimonial, soluções de SW associados a Redes Neurais Artificiais (RNA) e LPR, processamento de imagens e de Comando Controle Inteligência (C2I) e as soluções de Telemetria e Telecomando RCS-0400.

Com quase três décadas de atuação no mercado, a IACIT, certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED), é uma importante instituição de desenvolvimento para a conquista de autonomia tecnológica para o Brasil. "Nos preocupamos dia a dia em pesquisar e desenvolver produtos e serviços que agreguem valor ao País. Nosso objetivo é sermos uma empresa parceira na busca e consolidação de um país mais soberano", conclui o executivo.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39445
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1136 vezes
Agradeceram: 2843 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8273 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 13, 2016 8:41 am

German soldiers run out of overtime, forced to quit NATO exercise

German troops were forced to leave a NATO military exercise only 12 days into the month-long event in Norway after exhausting all of their allotted overtime.

Under German military organization, personnel are only allowed to work 41 hours a week, with no monetary compensation for overtime- only the reward of time off.

According to the Independent, Soldiers often are spending entire days doing nothing due to the country’s stringent working restrictions.

Budget cuts have hit the German military particularly hard- last year, less than half of Germany’s 66 Panavia Tornado aircraft were classified as “airworthy”. Ground troops were forced to use broomsticks in place of machine guns during exercises and the military is severely short of night-vision devices.

With budget shortages affecting readiness capabilities, German Parliamentary Armed Forces Commissioner Hans-Peter Bertels has called for the German government to increase flexibility through conversion of weekly overtime limits to yearly limits.

Expressing his disdain for the current restrictions, Bertels said that “It can’t be (tolerated) that we can’t fulfill our Nato obligations because of overtime.”

The German Bundeswehr has a budget of about 3.4 billion Euros, about 1.2% of Germany’s GDP.

© 2016 Bright Mountain Media, Inc.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37868
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5702 vezes
Agradeceram: 3255 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8274 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 14, 2016 1:27 pm

Imagine se por aqui a soldadesca resolve se profissionalizar e passar a receber ordens da CLT.

Vixe. :|

abs.




Carpe Diem
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8275 Mensagem por jauro » Qui Abr 14, 2016 4:57 pm

"As tropas terrestres foram forçados a usar cabos de vassoura no lugar de metralhadoras durante os exercícios"

Sacanagem!!!




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6824
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 792 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8276 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Abr 14, 2016 9:59 pm

Deve ser por isso que a Inglaterra está com um plano ousado de rearmamento, pq se depender da Alemanha a OTAN já era.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39445
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1136 vezes
Agradeceram: 2843 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8277 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 15, 2016 8:28 am

Eles queixam-se de falta de dinheiro... não percebo à uns anos atrás num grande exercício de helicópteros cá em Portugal eles ficaram num hotel em vez de dormirem em tendas na base como todos os outros...

Ainda por cima estão finalmente a investir na Defesa e vão comprar muita coisa nova.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 521
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 88 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8278 Mensagem por Fábio Machado » Sex Abr 15, 2016 10:45 pm

jauro escreveu:"As tropas terrestres foram forçados a usar cabos de vassoura no lugar de metralhadoras durante os exercícios"

Sacanagem!!!
Será que eles fazem barulhos com a boca, como os soldados malineses ?



Falando serio, coisas assim devem jogar a moral da tropa no fundo do poço.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8279 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Abr 16, 2016 12:05 am

Mas... Na AMAN também não é na base do "pow pow"?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39445
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1136 vezes
Agradeceram: 2843 vezes

Re: NOTÍCIAS

#8280 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 30, 2016 2:16 pm

Desentendimentos e troça de colegas na origem de mortes em posto militar em Cabo Verde
Um desentendimento com um colega que resultou em confrontos físicos seguidos de troça por parte de outros colegas terá estado na origem da morte de 11 pessoas num destacamento militar em Cabo Verde, segundo as Forças Armadas.

Desentendimentos e troça de colegas na origem de mortes em posto militar em Cabo Verde


Em conferência de imprensa hoje, na cidade da Praia, o Comandante da Guarda Nacional, coronel Jorge Martins Andrade, adiantou que esta conclusão resulta das primeiras investigações internas à morte de oito militares e três civis num posto militar, de que é principal suspeito Manuel António Silva Ribeiro, soldado do mesmo destacamento.

"Conclui-se que esteve na origem do ocorrido um desentendimento do soldado Ribeiro com um colega, que culminou com um confronto físico, donde saiu derrotado, ficando no posto de serviço em vez de outro, tendo sido alvo de gozo por parte dos restantes colegas", disse Jorge Andrade.

O responsável pela Guarda Nacional adiantou ainda que o soldado se considerou injustiçado e "ameaçou matar a todos, ameaça que não foi levada a sério pelos demais".

O suspeito das 11 mortes foi detido na quarta-feira e presente a Tribunal Militar na sexta-feira, aguardando julgamento em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional Militar.

De acordo com o mesmo responsável das Forças Armadas, que durante a conferência de imprensa traçou uma linha cronológica dos acontecimentos, os militares foram mortos pelo colega enquanto dormiam.

Na quarta-feira, o ministro da Administração Interna cabo-verdiana, Paulo Rocha, indicou que os corpos foram descobertos durante a manhã de terça-feira, mas adiantou que as mortes dos soldados terão ocorrido, cerca de 24 horas antes, entre as 09:30 e as 10:00 de segunda-feira.

Jorge Martins Andrade adiantou que o alerta foi dado à 3.ª Região Militar na terça-feira cerca das 10:30 por um técnico da empresa CV Telecom, que tem antenas de comunicações no local, que estranhou o facto de o destacamento estar sem militares.

Cada destacamento permanece uma semana no posto, sendo que este grupo deveria se rendido de Monte Txota na última quarta-feira.

A diferença temporal entre a suposta data das mortes e a altura em que foi dado o alerta levantou dúvidas sobre as rotinas de comunicação entre o posto e o comando.

De acordo com o comandante da 3.ª Região Militar, tenente-coronel Carlos Monteiro, a última tentativa de contacto por parte do comando foi na segunda-feira cerca das 18:00 locais (20:00 em Lisboa), não tendo, nessa altura, havido resposta por parte do posto militar.

Carlos Monteiro explicou que os postos militares têm vários meios de comunicação disponíveis e que a iniciativa do contacto diário pode ser feita quer pelo comando, quer pelo posto.

Admitiu, no entanto, que face à falta de resposta na segunda-feira, o oficial de serviço deveria ter insistido no contacto com o posto militar.

"A partir do momento em que no dia 25 de abril o oficial de dia não conseguiu estabelecer a comunicação às 18:00, se calhar deveria ter insistido mais em tentar falar com o comandante do destacamento. Deixou para o dia seguinte", adiantou o responsável militar, indicando que a investigação ainda está a decorrer.

Este caso está também a gerar um debate na sociedade cabo-verdiana em torno do funcionamento dos destacamentos e da existência de maus tratos aos militares, que o próprio suspeito terá alegado sofrer.

O Comandante da Guarda Nacional rejeitou as críticas sobre o mau funcionamento no posto militar, adiantando que há controlos regulares e de surpresa para avaliar o cumprimento das normas dos postos.

Sobre os maus tratos nas Forças Armadas, Jorge Andrade disse que é uma "prática condenável" e deu conta que havia casos esporádicos que aconteciam antes da tomada de posse do atual Chefe Estado Maior das Forças Armada, Alberto Fernandes, que produziu um despacho a proibir os castigos físicos excessivos nos comandos ou nas unidades militares.

Por seu lado, Carlos Monteiro considerou que quem está ao serviço militar "está sujeito a alguns sacrifícios que na vida civil não passa".

Carlos Monteiro, sob cujo comando estão os postos militares de Santiago, incluindo Monte Txota, disse que se mantém "sereno" e "tranquilo" no cargo à disposição do superior hierárquico.

Lusa/Fim




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder