EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#931 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 28, 2016 4:44 pm

Não digo que a Embraer vá querer vender estes aviões no USA, isto seria mesmo contraprudocente, tendo em vista o histórico de russos e americanos com bem disseste. Mas no caso do MS-21, fato é que ele está sendo fabricado/projetado em padrões ocidentais e, ao menos em teoria, não deverá nada a nenhum modelo dito ocidental nas categorias em que concorrerá.

A Irkut, dona do projeto, trabalha com parceiros da Europa ocidental no projeto, e vai procurar obter as necessárias licenças da FAA/EASA, o que por si só liberaria a aeronave para ser comercializada por lá; vender, por outro lado, seria na verdade um problema dos russos e de seus parceiros de projeto, e não da Embraer.

A idéia é que a empresa atuasse como um back up para nossa região, e junto também a seus clientes, que eventualmente venham a se interessar em modelos maiores do que a empresa oferece. fato que já foi constatado mais de uma vez nos últimos anos pela própria Embraer ao ser consultada pela clientela que tem.

Não digo que o avião russo fosse passar a fazer parte da linha de produtos Embraer, mas ele seria como que um plus a mais nos casos em que algum cliente apresentasse esta necessidade à empresa e, sendo interessante para ambas as partes, ela oferece o suporte necessário para a sua aquisição e manutenção, o que a nível de América Latina e Africa, não seria nenhum problema real para eles.

Eu tenho aqui com os meus botões, que se o MS-21 dispor de tudo que anda se falando dele por aí em termos de desempenho, desing e confiabilidade, ele tenderá a ser uma boa opção ao que existe hoje no mercado, não devendo nada a nenhum concorrente direto. Ademais, temos de pensar o seguinte: até quando irá durar os E-2? A Embraer ficará sempre limitada a atuar na "aviação regional"?

A próprio marketing da empresa argumenta que os E-190/195 E-2 em alguns casos podem concorrer, no sentido de serem mais eficientes, do que 737 e/ou A-320 em determinadas rotas/condições. Bem, isso a meu ver é uma forma disfarçada de entrar com um pé na seara dos outros, sem tirar o outro da sua. Assim, particularmente não teria nada contra se a empresa resolva apoiar a venda e manutenção dos aviões russos aqui dentro e na vizinhança, se isto for realmente conveniente e lucrativo para a empresa. E no final, sabemos que o que conta é isso.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#932 Mensagem por JT8D » Dom Fev 28, 2016 9:46 pm

FCarvalho escreveu:Não digo que a Embraer vá querer vender estes aviões no USA, isto seria mesmo contraprudocente, tendo em vista o histórico de russos e americanos com bem disseste. Mas no caso do MS-21, fato é que ele está sendo fabricado/projetado em padrões ocidentais e, ao menos em teoria, não deverá nada a nenhum modelo dito ocidental nas categorias em que concorrerá.

A Irkut, dona do projeto, trabalha com parceiros da Europa ocidental no projeto, e vai procurar obter as necessárias licenças da FAA/EASA, o que por si só liberaria a aeronave para ser comercializada por lá; vender, por outro lado, seria na verdade um problema dos russos e de seus parceiros de projeto, e não da Embraer.

A idéia é que a empresa atuasse como um back up para nossa região, e junto também a seus clientes, que eventualmente venham a se interessar em modelos maiores do que a empresa oferece. fato que já foi constatado mais de uma vez nos últimos anos pela própria Embraer ao ser consultada pela clientela que tem.

Não digo que o avião russo fosse passar a fazer parte da linha de produtos Embraer, mas ele seria como que um plus a mais nos casos em que algum cliente apresentasse esta necessidade à empresa e, sendo interessante para ambas as partes, ela oferece o suporte necessário para a sua aquisição e manutenção, o que a nível de América Latina e Africa, não seria nenhum problema real para eles.

Eu tenho aqui com os meus botões, que se o MS-21 dispor de tudo que anda se falando dele por aí em termos de desempenho, desing e confiabilidade, ele tenderá a ser uma boa opção ao que existe hoje no mercado, não devendo nada a nenhum concorrente direto. Ademais, temos de pensar o seguinte: até quando irá durar os E-2? A Embraer ficará sempre limitada a atuar na "aviação regional"?

A próprio marketing da empresa argumenta que os E-190/195 E-2 em alguns casos podem concorrer, no sentido de serem mais eficientes, do que 737 e/ou A-320 em determinadas rotas/condições. Bem, isso a meu ver é uma forma disfarçada de entrar com um pé na seara dos outros, sem tirar o outro da sua. Assim, particularmente não teria nada contra se a empresa resolva apoiar a venda e manutenção dos aviões russos aqui dentro e na vizinhança, se isto for realmente conveniente e lucrativo para a empresa. E no final, sabemos que o que conta é isso.

abs.
O Sukhoi Superjet 100 também é um primor técnico, mas um fracasso de vendas. O mesmo acontece com o C Series da Bombardier, um avião reconhecidamente excelente, mas que está levando a Bombardier à falência.
A Embraer é líder mundial na aviação regional. Nesse mercado ela não tem nada a aprender com ninguém. A Embraer é uma marca forte e ela não vai emprestar esse prestígio para nenhum de seus concorrentes. Seria muito estupido da parte dela fazer isso.
Abs,

JT




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#933 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 01, 2016 12:02 am

Pode até ser. Mas a pergunta ainda me fica na cabeça. Até quando vão durar os E-Jets? A vida comercial de um avião de passageiros não costuma ser muito longeva, a não ser em uns poucos casos.

Se a Embraer tiver convertidas todas as suas opções de venda da nova família E-2, e mesmo da anterior, ainda vamos ter uns vinte anos de linhas abertas de E-jets. Mas insisto: e depois disso?

Viste que os E-145's não duraram tudo isso, apesar de serem os responsáveis por tirar a Embraer do buraco e definirem novos padrões para a aviação regional. Sua linha chegou ao fim antes da segunda década. E como disse, muitos dos clientes da empresa andam flertando com o andar de cima dos E-Jets. E a Embraer sabe disso porque já foi questionada sobre o assunto. Tanto que o E-195 pode chegar a 144 paxs. Algo deveria chamar a atenção, porque foi esta versão que a Azul vai operar aqui, em rotas onde voam, também, 737 e A320.

Enfim, tudo são conjecturas. O futuro vai dizer qual o melhor caminho para eles. Com certeza eles saberão encontrá-lo.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#934 Mensagem por JT8D » Ter Mar 01, 2016 12:15 am

FCarvalho escreveu:Pode até ser. Mas a pergunta ainda me fica na cabeça. Até quando vão durar os E-Jets? A vida comercial de um avião de passageiros não costuma ser muito longeva, a não ser em uns poucos casos.

Se a Embraer tiver convertidas todas as suas opções de venda da nova família E-2, e mesmo da anterior, ainda vamos ter uns vinte anos de linhas abertas de E-jets. Mas insisto: e depois disso?

Viste que os E-145's não duraram tudo isso, apesar de serem os responsáveis por tirar a Embraer do buraco e definirem novos padrões para a aviação regional. Sua linha chegou ao fim antes da segunda década. E como disse, muitos dos clientes da empresa andam flertando com o andar de cima dos E-Jets. E a Embraer sabe disso porque já foi questionada sobre o assunto. Tanto que o E-195 pode chegar a 144 paxs. Algo deveria chamar a atenção, porque foi esta versão que a Azul vai operar aqui, em rotas onde voam, também, 737 e A320.

Enfim, tudo são conjecturas. O futuro vai dizer qual o melhor caminho para eles. Com certeza eles saberão encontrá-lo.

abs.
Também compartilho essas dúvidas. Qual será o próximo passo da Embraer? Até aqui a companhia tem conseguido encontrar nichos de mercado em que ela consegue liderar, sem bater de frente com Boeing e Airbus. A Bombardier entrou em competição com esses gigantes e só não quebrou porque o governo canadense está injetando dinheiro na empresa.
Sinceramente, não tenho a menor ideia de qual será o próximo movimento da Embraer. Só espero que ela não dê nenhum passo em falso.
Abs,

JT




toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#935 Mensagem por toncat » Ter Mar 01, 2016 8:36 am

O próximo passo da Embraer é avançar na aviação executiva onde estão Gulfstream, Bombardier e Cessna. E na área de defesa, com o KC-390. :wink:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#936 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 01, 2016 10:37 am

toncat escreveu:O próximo passo da Embraer é avançar na aviação executiva onde estão Gulfstream, Bombardier e Cessna. E na área de defesa, com o KC-390. :wink:
Exatamente com o quê? A não ser que seja com um produto totalmente novo, eles não tem por agora nada que possa competir igualmente com estas empresas, não ao menos no que se refere a aeronaves da categoria de um Global Express ou equivalente. É somente nesta área área que a Embraer ainda não tem produtos. O resto cobrimos.

Não creio em novos produtos na executiva por pelo menos uns 5 a 10 anos. A não ser que os ventos mudem radicalmente.

Aliás, vejo na verdade um pequeno nicho que ainda não exploramos integralmente e que fica na categoria entre os Phenom e os Legacy 400/500. Esse sim pode ainda ser muito explorado. Mas não vejo a empresa interessada nisso agora.

Mas posso estar enganado.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#937 Mensagem por LeandroGCard » Ter Mar 01, 2016 11:19 am

FCarvalho escreveu:Exatamente com o quê? A não ser que seja com um produto totalmente novo, eles não tem por agora nada que possa competir igualmente com estas empresas, não ao menos no que se refere a aeronaves da categoria de um Global Express ou equivalente. É somente nesta área área que a Embraer ainda não tem produtos. O resto cobrimos.
No momento a Embraer está ocupada com os E-2 e o KC-390. Mas estes desenvolvimentos estão perto do fim, e em breve eles estarão anunciando os próximos produtos que irão desenvolver.

Se notarem que o mercado dos executivos de longo alcance tem bom potencial de lucro, pode apostar que entrarão nele sim, pois estão em uma posição privilegiada para isso. Se não entrarem é porque o potencial de lucro é pequeno e não vale o esforço. Outra possibilidade é que acabem partindo mesmo para aviões comerciais de maior porte, mas aí com sua base de vendas na categoria imediatamente inferior garantida.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#938 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 01, 2016 11:39 am

Bom, o último E-2 a entrar em serviço apenas em 2020, no caso do -175. O KC-390 também deve estar recebendo o seu FOC por esta época. Então temos ainda aí uns 4/5 anos de desenvolvimento para estes projetos.

Considerando que deve haver também um prazo mínimo para a maturação de ambos no mercado, até que se comece a pensar em versões MK2 e/ou a estabilização da produção, e coisas do gênero, é de se presumir que talvez tenhamos de esperar mais ou menos até 2025, posto que a empresa também está envolvida, e entendo que se envolverá cada vez mais, no projeto do Gripen NG. E isto não pode ser considerado pouca coisa, mesmo não sendo um projeto próprio.

Eu também entendo que na área de longo alcance podemos oferecer algo. Talvez baseado nos Legacy 600, ou em alguma plataforma diferente, mas neste último caso, seria um projeto totalmente novo, e consequentemente, vai levar uns 10 anos entre concepção, rolout, avaliação e produção. Isto se começarem agora. Aliás, esta parte do mercado é realmente para poucos, e exclusivíssimo. Só existe na prática Bombardier, Dassaut e Gulfstream competindo diretamente nele. Seria uma briga muito boa. Creio que somente um produto novo poderia garantir um diferencial para a Embraer nesta fatida do mercado.

Mas por outro lado, temos um mercado intermediário que também poderia ser bem explorado, como citei acima, que é a faixa entre os Phenom e Legacy. Creio que podemos incluir algo na seara dos Lear e Citation para competir a altura nesta faixa também. Creio que seria, talvez, bem mais interessante, já que podemos tanto ampliar utilizar os Phenom como base, ou trazer os Legacy para ela como base também. Seria algo bem interessante.

ps: pensei agora em algo assim:

Phenom 100 - 4/5 pax's
Phenom 300 - 5/6 pax's
Phenom 200 - 7/8 pax's
Phenom 400 - 8/9 pax's


:wink:

abs.




Carpe Diem
toncat
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 322
Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#939 Mensagem por toncat » Ter Mar 01, 2016 11:53 am

A estrategia da Embraer é diversificar para não entrar em concorrência com Boeing e Airbus.

A Embraer não tem concorrente para os Gulfstream, jato com cabine grande e capacidade intercontinental. Esses jatos dão dinheiro, a Gulfstream vive só disso.




Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#940 Mensagem por JT8D » Ter Mar 01, 2016 12:20 pm

FCarvalho escreveu:Bom, o último E-2 a entrar em serviço apenas em 2020, no caso do -175. O KC-390 também deve estar recebendo o seu FOC por esta época. Então temos ainda aí uns 4/5 anos de desenvolvimento para estes projetos.
FCarvalho, quando um avião entra em teste, a parte pesada do trabalho de projeto já está finalizada. Isso significa uma quantidade considerável de mão de obra qualificada (e cara) ociosa. É nesse momento que é preciso iniciar novos desenvolvimentos, do contrário a empresa teria que demitir funcionários que farão falta no futuro.
Por motivos óbvios, a empresa não divulga seus próximos passos com antecedência, mas nesse momento eles já devem estar trabalhando nisso.
Abs,

JT




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#941 Mensagem por LeandroGCard » Ter Mar 01, 2016 1:24 pm

FCarvalho, quando um avião entra em teste, a parte pesada do trabalho de projeto já está finalizada. Isso significa uma quantidade considerável de mão de obra qualificada (e cara) ociosa. É nesse momento que é preciso iniciar novos desenvolvimentos, do contrário a empresa teria que demitir funcionários que farão falta no futuro.
Por motivos óbvios, a empresa não divulga seus próximos passos com antecedência, mas nesse momento eles já devem estar trabalhando nisso.
Abs,
Exatamente.

As equipes de engenharia que fazem a concepção e design iniciais dos produtos e as que cuidam dos testes e industrialização são diferentes. Se o avião já está montado e sendo apresentado (no caso do KC-390 já está até voando), então a concepção está finalizada e o pessoal responsável já está pensando no próximo avião.

Entre o estudo de mercado, a avaliação do marketing estratégico e o desenvolvimento dos conceitos iniciais acredito que em dois ou três anos já veremos a Embraer falando de um ou mais novos aviões. Eles sabem bem que o cerne do negócio deles é desenvolver novos produtos.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#942 Mensagem por joao fernando » Ter Mar 01, 2016 1:38 pm

Tenho uma teoria: o EMB110 foi vendido, maoria pra uso civil os USA, e qdo ele foi aposentado, entrou um maior (EMB 120 Brasilia)

O Brasilia segue a mesma linha, e entra o 145 (que é um Brasilia a jato esticado)

Mas o 110 e o 120 estão sendo colocados a venda usados no mercado. Se a Embraer mantivesse em produção, iria concorrer com os usados dela mesma

Talvez explique a vida dos produtos dela. ão tem concorrência. São produtos dela mesmo, els que abre o nicho




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#943 Mensagem por LeandroGCard » Ter Mar 01, 2016 2:28 pm

joao fernando escreveu:Tenho uma teoria: o EMB110 foi vendido, maoria pra uso civil os USA, e qdo ele foi aposentado, entrou um maior (EMB 120 Brasilia)

O Brasilia segue a mesma linha, e entra o 145 (que é um Brasilia a jato esticado)

Mas o 110 e o 120 estão sendo colocados a venda usados no mercado. Se a Embraer mantivesse em produção, iria concorrer com os usados dela mesma

Talvez explique a vida dos produtos dela. ão tem concorrência. São produtos dela mesmo, els que abre o nicho
Sempre que possível é isso mesmo, a Embraer procura uma aplicação específica que a evolução da tecnologia permite atender mas para a qual ainda não há um produto no mercado e lança o produto para esta aplicação. Aí, neste segmento do mercado, ela já nasce como a líder. Isso demonstra o uso perfeito das táticas de "flanco" e "guerrilha " da Guerra de Marketing, tais como definidas por Al Ries e Jack Trout em seu livro "Marketing de Guerra".

Se o segmento cresce e evolui a Embraer avança e lança versões cada vez mais atualizadas e eficientes de seus produtos, mantendo-se a líder (terceiro princípio estratégia de flanco: O acompanhamento é tão crítico quanto o próprio ataque). Como exemplo temos os treinadores/aviões de ataque turbo-hélice (Tucano e Super-Tucano), os jatos executivos e os aviões regionais a jato (E-jets e agora E-2). Se não, ela cai fora sem lamentar e parte para a próxima (terceiro princípio da guerra de guerrilha: Esteja preparado para recuar no momento certo). Como exemplo temos o Bandeirante, o Brasília, e a família 145.

Referência:https://cadeiadevalor.files.wordpress.c ... d-aqui.pdf

E qual o grande segredo para que uma empresa possa aplicar de forma eficiente estes princípios? Que ela tenha uma grande capacidade de desenvolver novos produtos nos mais diversos segmentos de seu campo de atuação. Justamente a área onda a Embraer é excelente e se diferencia das concorrentes.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#944 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 02, 2016 6:24 pm

Leandro e JT8, grato pelos comentários.

Vamos aguardar para ver o que a Embraer irá apresentar até 2020.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: EMBRAER: Notícias de Aviação Civil

#945 Mensagem por Bolovo » Qua Mar 02, 2016 7:28 pm

Já explicaram tudo. É isso mesmo, a Embraer encontra um nicho específico do mercado, vira praticamente líder e quando percebe que não há mais futuro, vai embora sem choro. A empresa brasileira é líder do segmento de 75~120 lugares com os E-jets e aparentemente manterão a coroa com a nova geração E2. É um dos líderes do segmento VLJ com o Phenom 100. Na classe do Phenom 300, é o líder. O Super Tucano em sua classe é único incontestável. Nos anos 90 ela tinha apenas dois produtos, a família ERJ e o AMX, que estava sendo entregue a FAB. A ERJ se tornou um dos lideres de mercado (apenas disputado pelo CRJ200 da Bombardier) e dela derivou os jatos executivos e militares. Hoje a Embraer fabrica jatos executivos dedicados e um cargueiro militar. A Embraer vai sempre se reformulando ao mercado. Esse é o grande trunfo da empresa brasileira, ela sabe ler muito bem a demanda de mercado. Quem sabe o que possa aparecer no futuro? Diferente do passado, onde a Embraer basicamente fazia aviões regionais e treinadores militares, hoje ela é uma das grandes, e o segmento de aviões executivos é um dos principais. Não duvido que no futuro, se necessário, ela se torne, por exemplo, uma Dassault apenas fazendo aviões executivos e militares. Mas eu creio, uma aposta minha, que no futuro, daqui uns 15~20 anos, vá surgir uma necessidade por novos turbohélices regionais para substituir os ATR e Dash 8 atuais, que já estão no ápice evolutivo. Aposto que a Embraer vá por aí.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder