TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78181 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Fev 02, 2016 1:18 pm

A matéria fala bem do Gripen, o que prova que ela é uma verdade absoluta.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78182 Mensagem por mmatuso » Ter Fev 02, 2016 1:37 pm

Nada mais do que a verdade um gráfico onde o Gripen é o melhor caça disparado ao invés das arvores de natal voadoras dos outros fabricantes.

O resto é choro de viúvas que não sabem aceitar a verdade absoluta.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78183 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Fev 02, 2016 2:10 pm

kirk escreveu:
Bolovo escreveu: Esse gráfico é sobre raio de curva e não tem absolutamente nada a ver com atualização de um gráfico "capacidade operacional" x "custo".
joao fernando escreveu:É um GIF animado gente...basta esperar umas 768 horas sem desgrudar da tela que os pontos se movem
Senhores,

Tem haver com raio de curva e taxa de curva sustentada, que por sua vez está diretamente ligada à taxa de sobrevivência ... quem sobreviveu é quem venceu ... isso nada tem haver com "capacidade operacional" ??? ... como bem diz a matéria que apresentou o gráfico "tais capacidades continuam sendo determinantes como sempre foram" ...

A matéria cita literalmente :

"A aeronave no quadrante superior direito do gráfico terá uma maior taxa de sobrevivência. Os do quadrante inferior esquerdo produzirão mais viúvas."

http://dailycaller.com/2016/01/22/ameri ... nightmare/

Obrigado, eu precisava de dar uma boa risada! :lol: :lol: :lol:
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David Archibald is a Perth-based scientist working in the fields of oil exploration, medical research, climate science, and energy. A true polymath, his achievements include pioneering the study of how climate change is linked to the solar cycle. Through his work both in oil exploration, and as a stockbroker in Sydney, he has developed an intricate understanding of how climate, energy, and the economy interact. Archibald uses this knowledge to make predictions about how the forces already in motion in the global economy and climate will affect the future prosperity and security of the world. In the past, Archibald conducted oil explorations for Exxon, and he is currently a visiting fellow at the Institute of World Politics in Washington, D.C., where he teaches a course in Strategic Energy Policy




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78184 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Fev 02, 2016 2:13 pm

Que versão do F-16 está no dito gráfico? Que versão do F-15 está no gráfico? Que versão do F-18 está no gráfico? Que versão do Gripen está no gráfico?
There is no fighter out there that can sustain a 9g turn indefinitely. I fly F-16s, and we can sustain a high g turn better than just about any aircraft in the world, including the F-15. In a clean configuration going into a max g turn at 500 knots in full afterburner, we can only sustain 9g's for a few seconds, then the g's rapidly begin to bleed off as your airspeed decreases. Like someone mentioned above, your instantaneous g will be much higher than your sustained g. Some fighters, have very good instantaneous turn rates, but crappy sustained rates (delta wing aircraft are like that). Others are terrible in both rates (Mig 23 and 25 for example). The F-16 is good in both regimes which is why it generally has an advantage over most fighters in a turning fight.
Alguém explique-me como o F-22 que tem motores estupidamente potentes e TVC, fica atrás de um caça quem tem motores menos potentes e não tem TVC.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78185 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 02, 2016 2:50 pm

O mundo das planilhas e PowerPoints sem dúvida é facinante.

Novamente a desinformação agradece. :|

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78186 Mensagem por kirk » Ter Fev 02, 2016 3:52 pm

cabeça de martelo escreveu:
kirk escreveu: Senhores,

Tem haver com raio de curva e taxa de curva sustentada, que por sua vez está diretamente ligada à taxa de sobrevivência ... quem sobreviveu é quem venceu ... isso nada tem haver com "capacidade operacional" ??? ... como bem diz a matéria que apresentou o gráfico "tais capacidades continuam sendo determinantes como sempre foram" ...

A matéria cita literalmente :

"A aeronave no quadrante superior direito do gráfico terá uma maior taxa de sobrevivência. Os do quadrante inferior esquerdo produzirão mais viúvas."

http://dailycaller.com/2016/01/22/ameri ... nightmare/

Obrigado, eu precisava de dar uma boa risada! :lol: :lol: :lol:
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Mais engraçados ainda são alguns foristas que sentenciam as performances de caças com dados supertrunfo ...

Se ler o artigo completo verá que as opiniões estão embasadas ... não vejo onde está tanta graça assim ...




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78187 Mensagem por kirk » Ter Fev 02, 2016 4:06 pm

cabeça de martelo escreveu:Que versão do F-16 está no dito gráfico? Que versão do F-15 está no gráfico? Que versão do F-18 está no gráfico? Que versão do Gripen está no gráfico?
There is no fighter out there that can sustain a 9g turn indefinitely. I fly F-16s, and we can sustain a high g turn better than just about any aircraft in the world, including the F-15. In a clean configuration going into a max g turn at 500 knots in full afterburner, we can only sustain 9g's for a few seconds, then the g's rapidly begin to bleed off as your airspeed decreases. Like someone mentioned above, your instantaneous g will be much higher than your sustained g. Some fighters, have very good instantaneous turn rates, but crappy sustained rates (delta wing aircraft are like that). Others are terrible in both rates (Mig 23 and 25 for example). The F-16 is good in both regimes which is why it generally has an advantage over most fighters in a turning fight.
Alguém explique-me como o F-22 que tem motores estupidamente potentes e TVC, fica atrás de um caça quem tem motores menos potentes e não tem TVC.
Não se tem notícia de reator mais potente do que o do F-35 ... entretanto seu maximum speed não ultrapassa 1,6 mach ... existem outros fatores e relações de peso, potência, aerodinâmica nessa equação ... e TVC pode incrementar o raio de curva mas não tem influência na taxa de sustentação ... e não precisamos dizer que a condição humana limita a manobra a 9Gs.

Também não é segredo, pelo menos não deveria ser, que quanto maior a aeronave maior perda de energia em manobras de alto "G" ... retomada muito mais lenta ... o que se traduz em vantagem ao Gripen ...




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78188 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Fev 02, 2016 4:10 pm

Kirk, por favor, o artigo não tem ponta que se pegue. Volto a perguntar, dos caças mencionados, que versões são? Um F-16 V com Radar AESA é taticamente obsoleto? Então também o é o Gripen E e grande parte dos caças mencionados.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78189 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 02, 2016 4:58 pm

Quando ele propoe que fechar a linha de produção do SHornet seria uma boa oportunidade para trazer o Gripen para a America por conta da associação Boeing / Saab para o T-X, você já sabe que aí vem chumbo grosso.

:|

Ao mesmo tempo que propor o Gripen como uma solução para o F-35 e o F-22 mostra uma certa falta de contato com a realidade desses projetos.

Esse é o problema desse artigo.

É mais um trabalho de Marketing temperado com um pouquinho de fatos reais para tentar ter credibilidade.

[]s
CB_Lima




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78190 Mensagem por kirk » Ter Fev 02, 2016 7:07 pm

cabeça de martelo escreveu:Kirk, por favor, o artigo não tem ponta que se pegue. Volto a perguntar, dos caças mencionados, que versões são? Um F-16 V com Radar AESA é taticamente obsoleto? Então também o é o Gripen E e grande parte dos caças mencionados.
Prezado,
HAMMER HEAD !

Entendo que essa foi uma análise bem específica (raio de curva e taxa de curva sustentada), não considerando a atualização dos sensores, mas tão somente a performance de voo.

Talvez por esse motivo não se identifica qual F-15, F-16 ou Gripen, apenas performance de voo.

Claro que os sensores são fundamentais para uma analise da capacidade do equipamento e certamente o gráfico muda quando são considerados na equação, assim como furtividade, contra-medidas e toda a tecnologia embarcada.

Mas não há porque desmerecer os pontos positivos de uma aeronave porque não gostamos dela ou porque não "queremos" concordar com as análises de performance dele.

Oficiais graduados da Força Aérea Brasileira destacaram as capacidades operacionais do equipamento, devem saber do que estão falando ... se o fizessem por "obrigação" somente, como alguns sugerem, não o fariam com mentiras ... apenas destacariam outros fatores como preço de operação por exemplo. Não falariam de performance que não fossem reais.




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78191 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 02, 2016 7:11 pm

Marechal-do-ar escreveu:A matéria fala bem do Gripen, o que prova que ela é uma verdade absoluta.
Não diga isso, seu comunista antipatriota!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78192 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Fev 02, 2016 7:12 pm

Kirk escreveu: Não se tem notícia de reator mais potente do que o do F-35 ...
Mas há caças com dois motores, juntos são mais potentes que o do F-35.

E claro, é preciso levar em conta o PESO, porque o número que interessa é a relação potência/peso, nessa o Gripen fica atrás de seus contemporâneos.
Kirk escreveu: entretanto seu maximum speed não ultrapassa 1,6 mach ...
E? Velocidade máxima é tão 1960...
Kirk escreveu:e TVC pode incrementar o raio de curva mas não tem influência na taxa de sustentação ...
TVC melhora a energia nas curvas, um fator importante, junto com a relação potência/peso para garantir um bom giro sustentado.
Kirk escreveu:Também não é segredo, pelo menos não deveria ser, que quanto maior a aeronave maior perda de energia em manobras de alto "G" ...
Porque tem mais energia para início de conversa, e os motores mais potentes mais do que compensam a perda, o importante aqui é a relação, potência/peso, não um ou outro desses parâmetros isolados.
Kirk escreveu:retomada muito mais lenta ... o que se traduz em vantagem ao Gripen ...
Retomada é potência/peso, não apenas peso, e o Gripen é o lanterna aqui.

Enfim, a quem realmente estiver interessado, a posição do Gripen NG no gráfico é um chute sem qualquer relação com a realidade. Aos seguidores do culto "Gripen NG todo poderoso" continuem acreditando nos superpoderes dele até ele voar, e depois façam as teorias conspiratórias de esconder o desempenho para explicar o fato dele não mostrar o desempenho que alguns prometem.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78193 Mensagem por joaolx » Ter Fev 02, 2016 8:48 pm

Marechal-do-ar escreveu:Enfim, a quem realmente estiver interessado, a posição do Gripen NG no gráfico é um chute sem qualquer relação com a realidade. Aos seguidores do culto "Gripen NG todo poderoso" continuem acreditando nos superpoderes dele até ele voar, e depois façam as teorias conspiratórias de esconder o desempenho para explicar o fato dele não mostrar o desempenho que alguns prometem.
O mais provável é nunca sequer entrar em combate tal como o Viggen e o Draken...No papel são todos muito bons :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78194 Mensagem por kirk » Qua Fev 03, 2016 12:29 am

Marechal-do-ar escreveu:
Kirk escreveu: Não se tem notícia de reator mais potente do que o do F-35 ...
Mas há caças com dois motores, juntos são mais potentes que o do F-35.

E claro, é preciso levar em conta o PESO, porque o número que interessa é a relação potência/peso, nessa o Gripen fica atrás de seus contemporâneos.
Relação peso/potência não se trata de uma regrinha de três que determina performance, isso é ridículo, há inúmeros outros fatores como por exemplo aerodinâmica e arrasto que compõe a questão da performance de vôo.

No SH pro exemplo há um problema de que os mísseis não podem ficar alinhados à fuselagem, causando maior arrasto ...

Dois motores gerarem maior potência é outro fator relativo, geração de energia não é a soma simples da potência dos dois motores, assim como o consumo não é a soma dos dois reatores, porém o peso é sempre a soma dos pesos dos reatores ...

Há somente três aviões já desenvolvidos que de FATO voam em regime de supercruise, F-22, Typhoon e Gripen NG ... dessa forma de QUAIS contemporâneos o amigo se refere nessa sua raza análise ???

Marechal-do-ar escreveu:
Kirk escreveu: entretanto seu maximum speed não ultrapassa 1,6 mach ...
E? Velocidade máxima é tão 1960...
1,6 mach, ou seja o caça multimissão mais lento já desenvolvido.
Marechal-do-ar escreveu:
Kirk escreveu:e TVC pode incrementar o raio de curva mas não tem influência na taxa de sustentação ...
TVC melhora a energia nas curvas, um fator importante, junto com a relação potência/peso para garantir um bom giro sustentado.
TVC não melhora a energia coisa nenhuma:
http://theaviationist.com/2013/02/21/ra ... yphoon-us/



Peso/potência não quer dizer absolutamente nada, sem a consideração de outros fatores, como mencionei acima.
Marechal-do-ar escreveu:
Kirk escreveu:Também não é segredo, pelo menos não deveria ser, que quanto maior a aeronave maior perda de energia em manobras de alto "G" ...
Porque tem mais energia para início de conversa, e os motores mais potentes mais do que compensam a perda, o importante aqui é a relação, potência/peso, não um ou outro desses parâmetros isolados.
Lá vem você com sua regrinha de três ... cara, por favor, vê se raciocina ... uma caixa leve com um motorzão vai ter performance ridícula, independente de sua maravilhosa relação de peso/potência ... aliás o F-35, mesmo com um motor de superpotência é uma baba de performance ...

Marechal-do-ar escreveu:
Kirk escreveu:retomada muito mais lenta ... o que se traduz em vantagem ao Gripen ...
Retomada é potência/peso, não apenas peso, e o Gripen é o lanterna aqui.

Enfim, a quem realmente estiver interessado, a posição do Gripen NG no gráfico é um chute sem qualquer relação com a realidade. Aos seguidores do culto "Gripen NG todo poderoso" continuem acreditando nos superpoderes dele até ele voar, e depois façam as teorias conspiratórias de esconder o desempenho para explicar o fato dele não mostrar o desempenho que alguns prometem.
Mamamia ! :shock: ... agora sentencia o gráfico ...

O amigo sempre foi muito prolixo em matemática e faz comentário bem didáticos, mas noto uma certa dificuldade em raciocinar as "cositas" que fala ...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#78195 Mensagem por kirk » Qua Fev 03, 2016 12:50 am

joaolx escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Enfim, a quem realmente estiver interessado, a posição do Gripen NG no gráfico é um chute sem qualquer relação com a realidade. Aos seguidores do culto "Gripen NG todo poderoso" continuem acreditando nos superpoderes dele até ele voar, e depois façam as teorias conspiratórias de esconder o desempenho para explicar o fato dele não mostrar o desempenho que alguns prometem.
O mais provável é nunca sequer entrar em combate tal como o Viggen e o Draken...No papel são todos muito bons :mrgreen:
Talvez essa seja uma prova irrefutável que tais equipamentos cumpriram seu principal objetivo: DISSUASÃO ...

A Russia anexou inúmeros países expandindo seu território formando a União Soviética ... as luzes de kaliningrado podem ser vistas da ilha de Gotland, mas os suécos, embora não tivessem a "proteção" da OTAN não foram ameaçados ...

Não entrar em combate não significa não ter capacidade de combater ... é o contrario ...




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